quarta-feira, 9 de julho de 2014

O MUNDO ESTÁ CANSADO DAS INSANIDADES DO ESTADO DE ISRAEL



O artigo abaixo foi escrito pelo colunista israelense Gideon Levy e foi publicado no site do jornal israelense Haaretz.


O MUNDO ESTÁ CANSADO DAS INSANIDADES DO ESTADO DE ISRAEL

Israel começa a descobrir que já não é mais o centro das atenções como estava acostumado.

Por Gideon Levy

Mas que mundo cruel: Três estudantes de uma escola religiosa dedicada ao estudo da Torá e do Talmude foram sequestrados e o mundo não tem nenhum interesse nisso; três mães estão chorando e o mundo não responde. Isso acontece porque o mundo inteiro está contra nós; o mundo é antissemita e odeia Israel. A Liga de Antidifamação — ADL na sigla em inglês — já está preparando um relatório. Mas a verdade é que: é assim que as coisas são mesmo, quando você empina seu nariz para o mundo por anos a fio, eventualmente, o mundo irá empinar seu nariz para você também.

As três mães dos jovens sequestrados foram levadas até Genebra. Uma delas estava viajando para o exterior pela primeira vez em sua vida. Elas fora até o Conselho para os Direitos Humanos das Nações Unidas. Mas tanto o mundo quanto o Conselho não deram a mínima importância. Essa é uma ironia do destino: há dois anos, o Estado de Israel suspendeu, oficialmente, toda cooperação com o tal Conselho; e junto com as Ilhas Marshall, Palau e os Estados Unidos da América, se opuseram à própria formação de tal Conselho. Mas agora, na sua hora de angústia e diante da angústia das mães, Israel se volta para o Conselho para os Direitos Humanos, o qual é de fato hostil a Israel, e gasta mais tempo tratando de Israel do que de qualquer outro país. De repente, Israel precisa do mundo. Precisa até mesmo das Nações Unidas, que de um momento para o outro já não é mais uma organização inútil, como foi uma vez definida, pelo então primeiro ministro de Israel Ben Gurion.

É preciso muito descaramento para exigir que o mundo se interesse pelo destino dos israelenses sequestrados e considerável ousadia para demonstrar desapontamento pelo fato do mundo manter-se em silêncio. Temos que admitir que, Israel tentou mover os céus e a terra, e seu embaixador/propagandista junto as Nações Unidas fez um discurso bastante emocional num último esforço de arrancar mais alguns pontos de diplomacia pública contra o Hamas. Mas enquanto estava prestando atenção, esse mundo bizarro estava mais interessado nas campanhas de punição coletivas impostas sobre os residentes da Cisjordânia que aconteceram logo depois dos sequestros.

É assim que as coisas são com o mundo que está completamente contra nós. O mundo está mais interessado na ocupação das terras dos palestinos que já dura quase cinquenta anos; o mundo está mais preocupado com o destino de três milhões de palestinos do que com o destino de três israelenses. O mundo tem vítimas de sequestro demais, mas nenhuma delas chegou nem perto da atenção dedicada ao sequestro do soldado israelense Gilad Shalit. Todavia, com o atual sequestro dos três israelenses, Israel não teve a menor chance. Durante as duas últimas semanas em que estive na Suécia, eu não ouvi nenhuma menção sequer do sequestro dos israelenses nas mídias daquele país. Nenhuma sequer.

É desse modo que um fruto podre se parece. O mundo não tem nenhuma razão para estar mais interessado com o que aconteceu com Naftali Fraenkel, Eyal Yifrah and Gilad Shaar do que com o que aconteceu com outra pessoa da idade deles, Mohammed Dudin, um menino de 15 anos que foi assassinado por soldados israelenses em Dura, na última sexta feira.    

O mundo não tem motivos para se espantar pelas palavras de Rachel Fraenkel, que disse que seu filho Naftali é um bom menino que gosta de tocar a guitarra, jogar futebol, quando Mohammed também era um bom menino, que ajudava seu pai na construção da casa em que viviam durante as férias escolares e que vendia doces para ajudar a sustentar sua família. Rachel deseja abraçar seu filho Naftali? Jihad, o pai do assassinado Mohammed, também deseja abraçar seu filho. Só para ficar registrado, ninguém se preocupou em levar Jihad para Genebra. Ele permaneceu sozinho em seu luto, na casa inacabada, que agora, provavelmente, nunca será terminada.

O mundo é uma confusão, costumam dizer. No Iraque, Nigéria, Síria e até mesmo na Ucrânia, a situação é bem mais cruel. Mas a completa falta de interesse pelos israelenses sequestrados não é resultado apenas dessa situação. É impossível exigir simpatia do mundo quando Israel ignora as decisões desse mesmo mundo. É impossível exigir qualquer ação quando Israel perpetua a ocupação das terras que pertencem aos palestinos. E, é impossível exigir solidariedade com relação às vitimas israelenses quando esse mesmo Israel vitimizado continua matando, ferindo e prendendo pessoas inocentes de forma rotineira. 

Agora Israel está descobrindo que não é mais o centro das atenções como estava acostumado, e que o destino das vítimas sequestradas não faz o mundo parar de girar, nem mesmo nos Estados Unidos da América. O mundo está cansado de Israel e de suas insanidades. Infelizmente, o mundo também perdeu interesse pelo que está acontecendo aqui. Quando Israel era um país mais justo, o mundo se identificava com suas vítimas. E assim continuou fazendo mesmo quando Israel tornou-se menos justo. Mas agora, quando os níveis de rejeição de Israel estão em níveis altíssimos e a opressão sobre o povo palestino está retornando aos níveis dos  piores períodos anteriores, o mundo começa a demonstrar cansaço com tudo isso. Até mesmo as meninas sequestradas na Nigéria atraem mais interesse.

© Haaretz Daily Newspaper Ltd. All Rights Reserved

FIM DO ARTIGO DO JORNAL HAARETZ

O artigo original do Haaretz poderá ser visto por meio desse link aqui:


Todos os comentários, especialmente os que são fruto de ódio, devem ser dirigidos diretamente para o site do jornal israelense Haaretz por meio do seguinte link:

http://www.haaretz.com/contact-us


O texto diz:

Meu nome é Mohhamed Abu Khdeir.

Hoje eu fui sequestrado e queimado por colonos.

Você não irá ler nada a meu respeito na mídia ocidental, porque eu sou um palestino.

Não Mohammed, sua voz foi ouvida e aqui estamos nós honrando tua memória no ocidente.

OUTROS ARTIGOS SOBRE ISRAEL




















Que Deus abençoe a todos e ajude o povo de Israel a produzir frutos de verdadeira justiça.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário