quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

EVANGELHO PSEUDOEPIGRÁFICO ATRIBUÍDO A MARIA É DO SÉCULO VI


Evangelho com 1500 anos foi decifrado, mas as dúvidas são muitas
 Harvard Art Museums/Arthur M. Sackler Museum, Gift of Mrs. Beatrice Kelekian in memory of her husband, Charles Dikran Kelekian, 1984.669


O material abaixo foi publicado pelo site TSF Rádio Notícias

Evangelho com 1500 anos foi decifrado, mas as dúvidas são muitas

Segundo a investigadora que o traduziu, o manuscrito designa-se a si próprio como evangelho, mas tem características muito diferentes dos textos cristãos.

Anne Marie Luijendijk, professora de religião na Universidade de Princeton (EUA) foi a responsável por ter decifrado o documento escrito em copta e que foi traduzido para inglês com o nome "The Gospel of the lots of Mary", agora publicado em livro.

«Quando comecei a decifrar o manuscrito e encontrei a palavra "evangelho" na linha de abertura, esperava ler uma narrativa sobre a vida e morte de Jesus como os evangelhos canônicos, ou uma coleção de ditos semelhante ao Evangelho de Tomé (um texto não canônico)», conta Luijendijk.

Mas o que encontrou foi uma série de 37 oráculos, escritos de forma muito genérica, sendo que apenas alguns mencionam Jesus.

Na página de abertura pode ler-se Escrito «O Evangelho da Sorte de Maria, a mãe do Senhor Jesus Cristo, a quem Gabriel Arcanjo trouxe a boa notícia. O que avançar com todo o seu coração vai obter o que procura. Só não seja de duas mentes».

A professora entende que este antigo manuscrito pode ter sido usado para fornecer orientação ou incentivo para pessoas procurando ajuda para seus problemas ou então foi usado para adivinhação (o fato de ter apenas 75 milímetros e ser possível de esconder numa mão reforça essa tese).

O texto é propriedade do Museu Sackler da Universidade de Harvard (EUA), doado pela família de um comerciante de antiguidades coptas.

O artigo original poderá ser visto por meio desse link aqui:


NOSSO COMENTÁRIO

É óbvio que o tal “evangelho” não tem nada de EVANGELHO e muito menos, guarda qualquer relação com Maria. O mesmo era um livro de oráculos usados para adivinhações.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. Temos que cuidar com nossas anotações de bolso, porque pode ser que o papel não estrague e daqui há mil anos alguém venha a entender como mais um evangelho perdido.

    ResponderExcluir