terça-feira, 30 de agosto de 2011

PARADA GLBT EM RIBEIRÃO PRETO EXPÕE A HIPOCRISIA DOS EVANGÉLICOS



O Movimento LGBT está cada vez mais organizado. E quanto maior a organização, maior o número de paradas chamadas do “Orgulho Gay” que acontecem por todo o Brasil. Não temos dúvidas que estamos lidando com pessoas inteligentes. Dizemos isso porque em vez de unificar a manifestação do movimento, preferem dividi-la em centenas de manifestações espalhadas pelo país. Com isso, conseguem manter-se na mídia o tempo inteiro do ano. Além da própria esperteza, esses indivíduos encontram nos chamados “evangélicos” um excelente grupo de apoio que fortalece a presença dos mesmos em todos os tipos de mídia.

O que mais nos chama a atenção é que a estupidez dos evangélicos não está limitada apenas a alguns pastores ignorantes e histriônicos, mas passa por verdadeiros incapazes mentais, como podemos ver por meio do link abaixoi:

http://juliosevero.blogspot.com/

O último desses confrontos promocionais do movimento LGBT aconteceu no fim de semana passado – 21 de Agosto de 2011 – na cidade de Ribeirão Preto. O movimento LGBT local decidiu marcar para aquela data seu desfile e parada do Orgulho Gay. Ato contínuo uma comunidade evangélica decidiu publicar um outdoor em dois ou três lugares da cidade. No outdoor nada além de três referências Bíblicas e o logo da igreja postado no canto superior esquerdo do mesmo. Até aí nada demais. O problema é que o o movimento LGBT de Ribeirão Preto entrou com uma denúncia contra os outdoors. Para surpresa geral, o Ministério Publico concordou com a denúncia e mandou retirar os outdoors de circulação. Aqui começam todos os problemas segundo o nosso entendimento.

1) O movimento LGBT precisa aprender que na prática da democracia constitucional em que vivemos nesse pais, a livre expressão é um direto concedido a todos os cidadãos. Assim, aqueles que querem celebrar seu Orgulho Gay podem fazê-lo e aqueles que, por convicções religiosas, consideram as praticas homossexuais condenáveis, também têm o direito de se manifestarem livremente. Somos, portanto, contrários à denúncia e repudiamos a interferência do ministério público na livre e espontânea manifestação dos cidadãos brasileiros.

2) Por outro lado, sentimos uma enorme vergonha quando vemos pastores, igrejas, indivíduos, organizações, blogueiros bons e ruins, do ramo chamado evangélico, separando os membros do movimento LGBT e passando a tratá-los como se fossem os únicos ou os maiores pecadores do planeta. Quero deixar bem claro que eles não são. Existem muitos pecados indicados nas páginas da Bíblia e as Escrituras Sagradas deixam bem claro que todos os seres humanos, sem exceção são pecadores.

Aliás a Bíblia nos ensina que os seres humanos caídos e pecadores são completamente depravados, porque o pecado, qualquer tipo de pecado é a pior coisa que um ser humano pode fazer. E todos nós somos mestres em pecar. Apenas para ajudar o leitor a entender melhor as implicações disso que estamos dizendo vou fornecer uma lista de como Deus nos vê, enquanto pecadores, todos nós seres humanos, nas páginas da Bíblia. Deus diz que nós somos:

Desviados, perdidos, fracos, ímpios, extraviados, inúteis e pecadores; incapazes de fazer o bem, mortos em delitos e pecados, transgressores, homens naturais incapazes de aceitar e de entender a revelação de Deus; néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-se uns aos outros; impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores; infiéis, adúlteros, traidores, assassinos, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus; cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.

Bem, a lista é longa, mas não é exaustiva !

É curioso que as igrejas chamadas evangélicas e os chamados evangélicos de modo geral, tão vocais quando o assunto é homossexualismo, não falem nada, não organizem concentrações, não façam programas televisivos nem mandem publicar outdoors ou faixas denunciando a ganância, a mentira, os falsos mestres, os falsos profetas, os adúlteros e outras imoralidades sexuais. Não se ouve nenhuma reclamação contra a desobediência aberta aos mandamentos de Deus. Segundo pesquisa publicada no Almanaque Genizah, quase 25% dos carismáticos de terceira e quarta onda são infiéis aos seus parceiros conjugais, e entre os pentecostais esse número beira os 22%. Quem desejar ver o artigo in loco, poderá fazê-lo aqui:

http://www.genizahvirtual.com/2011/08/o-neopentecostalismo-e-etica-crista.html

Mas ninguém diz nada a esse respeito. Infelizmente para todos esses senhores o adultério e a fornicação são tão condenados na Bíblia quanto as práticas homossexuais. Isso para não falar no verdadeiro ódio que Deus tem pelo divórcio, mas que está tão na moda entre os chamados evangélicos, inclusive pastores – ver Malaquias 2:16.

3) Não deve, portanto, nos surpreender que os movimentos LGBT desejem colocar uma mordaça na boca dos evangélicos através de leis esdrúxulas como a PLC 122 ou outra qualquer que venha substituí-la. O ódio que nutrem por nós é o mesmo que percebem que nutrimos por eles. Daí desejarem se vingar com tudo o que estiver ao alcance de suas mãos. A hipocrisia dos evangélicos é patética, especialmente quando dizem que amam os homossexuais. Todos nós sabemos o desconforto que a presença de um indivíduo assim causa quando adentra um “santuário” evangélico: das duas uma: ou ele será tratado como um verdadeiro endemoninhado ou será até mesmo impedido de entrar ou permanecer no “local sagrado”. Chega desse papo furado de que amamos os homossexuais, mas abominamos suas práticas. Quem ama de verdade não discrimina. Devemos denunciar todo tipo de pecado e não apenas esse que resolvemos eleger como o maior pecado que alguém pode cometer. Nossa hipocrisia não nos deixa ver que esses indivíduos precisam de verdadeiro acolhimento cristão, que seja capaz de conduzi-los até Cristo e ensiná-los a viver com seus impulsos homossexuais como nós precisamos aprender a viver como nossos impulsos heterossexuais.

É aqui que entram as Boas Novas trazidas por Jesus Cristo. Apesar de sermos esses elementos toscos, conforme descritos acima, ainda assim Deus nos ama e enviou Jesus Cristo para providenciar um modo de nos reconciliarmos consigo mesmo através daquilo que Jesus fez a nosso favor.

Ouçamos o que Jesus, por sua vez, tem a nos dizer:

Mateus 11:28—30 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

O convite de Jesus não é para você se unir a alguma religião ou movimento religioso.

Note bem. O convite de Jesus é VINDE A MIM. É um convite pessoal para você entrar em um relacionamento pessoal com Ele mesmo.

Jesus convida todos os que estão cansados e sobrecarregados por obrigações religiosas, por qualquer tipo de discriminação, para virem a ele, e promete aliviar a todos.

Além do mais, o que Jesus tem para nos oferecer, a todos, é exatamente aquilo que nossas almas mais almejam: O Espírito Santo de Deus que produz em nós um fruto maravilhoso composto de:

Gálatas 5:22—23.

• Amor - Amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência.

• Alegria - Alegria, satisfação.

• Paz - O estado tranqüilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo, e por esta razão nada temendo de Deus e contente com porção terrena, de qualquer que seja a classe.

• Longanimidade - paciência, tolerância, constância, firmeza, perseverança.

• Benignidade - Bondade moral, integridade.

• Bondade - Integridade ou retidão de coração e vida, bondade, gentileza.

• Fidelidade – Lealdade, o caráter de alguém em quem se pode confiar.

• Mansidão - Gentileza, bondade, humildade

• Domínio próprio - Auto controle. A virtude de alguém que domina seus desejos e paixões, especialmente seus apetites sensuais.

• Contra estas coisas não há lei.

Que Deus nos livre dos pesados jugos humanos e nos conduza sempre na direção do jugo suave de Jesus. Amem.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê entendimento verdadeiro nessa questão toda pois não é apenas a salvação dos homossexuais que está em jogo, mas a de todos nós também.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Notas.

1. Listas contendo as coisas terríveis que os seres humanos são capazes de fazer podem ser encontradas, por exemplo, em: Marcos 7:21 – 22; Romanos 1:28 – 32; 1 Coríntios 6:9 – 10; Gálatas 5:19 – 21; Efésios 4:31; 5:3 – 6; Colossenses 3:5; e 2 Timóteo 3:1 – 6. E isto para ficarmos no Novo Testamento somente.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Palavras Usadas no Salmo 119 que se Referem à Palavra de Deus



No Salmo 119 encontramos diversas palavras que são usadas pelo autor original para fazer referência à palavra de Deus. Como estamos publicando uma série de estudos sobre o Salmo 119, achamos que uma lista contendo essas diferentes palavras, acompanhada de uma relação de todos os versículos onde as mesmas aparecem, poderia ser uma ferramenta adicional bastante útil. Por esse motivo estamos publicando agora esse material.

Que Deus abençoe a todos.

Irmão Alex.

• Lei - תּוֹרָה – toráh – ensino ou lei. Neste Salmo o uso da expressão lei não está restrito à lei dada a Moisés no monte Sinai e corresponde à lei de Deus no sentido mais amplo possível, e que compreende absolutamente tudo que Deus ordenou para nossa obediência e conformidade.

Salmos 119:1 Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR.

Salmos 119:18 Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.

Salmos 119:29 Afasta de mim o caminho da falsidade e favorece-me com a tua lei.

Salmos 119:34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei.

Salmos 119:44 Assim, observarei de contínuo a tua lei, para todo o sempre.

Salmos 119:51 Os soberbos zombam continuamente de mim; todavia, não me afasto da tua lei.

Salmos 119:53 De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei.

Salmos 119:55 Lembro-me, SENHOR, do teu nome, durante a noite, e observo a tua lei.


Salmos 119:61 Laços de perversos me enleiam; contudo, não me esqueço da tua lei.

Salmos 119:70 Tornou-se-lhes o coração insensível, como se fosse de sebo; mas eu me comprazo na tua lei.

Salmos 119:72 Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata.

Salmos 119:77 Baixem sobre mim as tuas misericórdias, para que eu viva; pois na tua lei está o meu prazer.

Salmos 119:85 Para mim abriram covas os soberbos, que não andam consoante a tua lei.

Salmos 119:92 Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia.

Salmos 119:97 Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!

Salmos 119:109 Estou de contínuo em perigo de vida; todavia, não me esqueço da tua lei.

Salmos 119:113 Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.

Salmos 119:126 Já é tempo, SENHOR, para intervires, pois a tua lei está sendo violada.

Salmos 119:136 Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei.

Salmos 119:142 A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.

Salmos 119:150 Aproximam-se de mim os que andam após a maldade; eles se afastam da tua lei.

Salmos 119:153 Atenta para a minha aflição e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.

Salmos 119:163 Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei.

Salmos 119:165 Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.

Salmos 119:172 A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça.

Salmos 119:174 Suspiro, SENHOR, por tua salvação; a tua lei é todo o meu prazer.

• Testemunhos - עֵדוֹת – ‘edot – testemunho. Existia uma cópia da lei de Deus colocada dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e do Templo em Jerusalém, para servir de testemunha de acusação contra o povo de Israel diante do único Deus verdadeiramente misericordioso e perdoador – ver Deuteronômio 31:26.

Salmos 119:14 Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.

Salmos 119:22 Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois tenho guardado os teus testemunhos.

Salmos 119:24 Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros.

Salmos 119:31 Aos teus testemunhos me apego; não permitas, SENHOR, seja eu envergonhado.

Salmos 119:36 Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.

Salmos 119:46 Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis e não me envergonharei.

Salmos 119:59 Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.

Salmos 119:79 Voltem-se para mim os que te temem e os que conhecem os teus testemunhos.

Salmos 119:88 Vivifica-me, segundo a tua misericórdia, e guardarei os testemunhos oriundos de tua boca.

Salmos 119:95 Os ímpios me espreitam para perder-me; mas eu atento para os teus testemunhos.

Salmos 119:99 Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

Salmos 119:111 Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração.

Salmos 119:119 Rejeitas, como escória, todos os ímpios da terra; por isso, amo os teus testemunhos.

Salmos 119:125 Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos.

Salmos 119:129 Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa.

Salmos 119:138 Os teus testemunhos, tu os impuseste com retidão e com suma fidelidade.

Salmos 119:144 Eterna é a justiça dos teus testemunhos; dá-me a inteligência deles, e viverei.

Salmos 119:146 Clamo a ti; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.

Salmos 119:157 São muitos os meus perseguidores e os meus adversários; não me desvio, porém, dos teus testemunhos.

Salmos 119:167 A minha alma tem observado os teus testemunhos; eu os amo ardentemente.

Salmos 119:168 Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, pois na tua presença estão todos os meus caminhos.

• Preceitos - פִקֻּד – piqqud – preceito. Constitui-se de instruções dadas aos homens para dirigi-los na conduta correta.

Salmos 119:5 Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos.

Salmos 119:12 Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos.

Salmos 119:15 Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito.

Salmos 119:27 Faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas.

Salmos 119:40 Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos; vivifica-me por tua justiça.

Salmos 119:45 E andarei com largueza, pois me empenho pelos teus preceitos.

Salmos 119:56 Tem-se dado assim comigo, porque guardo os teus preceitos.

Salmos 119:63 Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.

Salmos 119:69 Os soberbos têm forjado mentiras contra mim; não obstante, eu guardo de todo o coração os teus preceitos.

Salmos 119:78 Envergonhados sejam os soberbos por me haverem oprimido injustamente; eu, porém, meditarei nos teus preceitos.

Salmos 119:87 Quase deram cabo de mim, na terra; mas eu não deixo os teus preceitos.

Salmos 119:93 Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida.

Salmos 119:94 Sou teu; salva-me, pois eu busco os teus preceitos.

Salmos 119:100 Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos.

Salmos 119:104 Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.

Salmos 119:110 Armam ciladas contra mim os ímpios; contudo, não me desvio dos teus preceitos.

Salmos 119:128 Por isso, tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos e aborreço todo caminho de falsidade.

Salmos 119:134 Livra-me da opressão do homem, e guardarei os teus preceitos.

Salmos 119:141 Pequeno sou e desprezado; contudo, não me esqueço dos teus preceitos.

Salmos 119:159 Considera em como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua bondade.

Salmos 119:168 Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, pois na tua presença estão todos os meus caminhos.

Salmos 119:173 Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.

• Decretos - חֻקַּת – huqqat – decreto. Os decretos falam da força obrigatória e da permanência das Escrituras em se tratando de leis “registradas para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente – ver Isaías 30:8”.

Salmos 119:8 Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais.

Salmos 119:16 Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.

Salmos 119:23 Assentaram-se príncipes e falaram contra mim, mas o teu servo considerou nos teus decretos.

Salmos 119:26 Eu te expus os meus caminhos, e tu me valeste; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:33 Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.

Salmos 119:48 Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.

Salmos 119:54 Os teus decretos são motivo dos meus cânticos, na casa da minha peregrinação.

Salmos 119:64 A terra, SENHOR, está cheia da tua bondade; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:68 Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:71 Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.

Salmos 119:80 Seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos, para que eu não seja envergonhado.

Salmos 119:83 Já me assemelho a um odre na fumaça; contudo, não me esqueço dos teus decretos.

Salmos 119:112 Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.

Salmos 119:117 Sustenta-me, e serei salvo e sempre atentarei para os teus decretos.

Salmos 119:118 Desprezas os que se desviam dos teus decretos, porque falsidade é a astúcia deles.

Salmos 119:124 Trata o teu servo segundo a tua misericórdia e ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:135 Faze resplandecer o rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:145 De todo o coração eu te invoco; ouve-me, SENHOR; observo os teus decretos.

Salmos 119:155 A salvação está longe dos ímpios, pois não procuram os teus decretos.

Salmos 119:171 Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus decretos.

• Mandamentos - מִצְוֹת - mitsevot – mandamentos. Palavra usada para ressaltar a qualidade daquilo que está sendo dito.

Salmos 119:4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca.

Salmos 119:6 Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos.

Salmos 119:10 De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.

Salmos 119:19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.

Salmos 119:21 Increpaste os soberbos, os malditos, que se desviam dos teus mandamentos.

Salmos 119:32 Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração.

Salmos 119:35 Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo.

Salmos 119:47 Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.

Salmos 119:48 Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.

Salmos 119:60 Apresso-me, não me detenho em guardar os teus mandamentos.

Salmos 119:66 Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.

Salmos 119:73 As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos.

Salmos 119:86 São verdadeiros todos os teus mandamentos; eles me perseguem injustamente; ajuda-me.

Salmos 119:98 Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.

Salmos 119:115 Apartai-vos de mim, malfeitores; quero guardar os mandamentos do meu Deus.

Salmos 119:127 Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado.

Salmos 119:131 Abro a boca e aspiro, porque anelo os teus mandamentos.

Salmos 119:143 Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, os teus mandamentos são o meu prazer.

Salmos 119:151 Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade.

Salmos 119:166 Espero, SENHOR, na tua salvação e cumpro os teus mandamentos.

Salmos 119:172 A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça.

Salmos 119:176 Ando errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos.

• Juízos - מִשְׁפְּט – misheppet – juízo. Refere-se às decisões do Juiz onisciente a respeito de situações humanas comuns. As Escrituras são o padrão que deve reger o relacionamento entre as pessoas por este motivo são elas exatamente que definem por excelência este termo.

Salmos 119:7 Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos.

Salmos 119:13 Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca.

Salmos 119:20 Consumida está a minha alma por desejar, incessantemente, os teus juízos.

Salmos 119:30 Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos.

Salmos 119:39 Afasta de mim o opróbrio, que temo, porque os teus juízos são bons.

Salmos 119:43 Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.

Salmos 119:52 Lembro-me dos teus juízos de outrora e me conforto, ó SENHOR.

Salmos 119:62 Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos.

Salmos 119:75 Bem sei, ó SENHOR, que os teus juízos são justos e que com fidelidade me afligiste.

Salmos 119:91 Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas.

Salmos 119:102 Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas.

Salmos 119:106 Jurei e confirmei o juramento de guardar os teus retos juízos.

Salmos 119:108 Aceita, SENHOR, a espontânea oferenda dos meus lábios e ensina-me os teus juízos.

Salmos 119:120 Arrepia-se-me a carne com temor de ti, e temo os teus juízos.

Salmos 119:137 Justo és, SENHOR, e retos, os teus juízos.

Salmos 119:149 Ouve, SENHOR, a minha voz, segundo a tua bondade; vivifica-me, segundo os teus juízos.

Salmos 119:156 Muitas, SENHOR, são as tuas misericórdias; vivifica-me, segundo os teus juízos.

Salmos 119:160 As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.

Salmos 119:164 Sete vezes no dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos.

Salmos 119:175 Viva a minha alma para louvar-te; ajudem-me os teus juízos.

• Palavra e Palavras - דְּבָר – debar – palavra ou דְּבָרִים – debariym – palavras. Este é o termo mais comum e abrange toda a verdade de Deus seja ela declarada, prometida ou mandada.

Salmos 119:9 De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.

Salmos 119:16 Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.

Salmos 119:17 Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.

Salmos 119:25 A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.

Salmos 119:28 A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.

Salmos 119:42 E saberei responder aos que me insultam, pois confio na tua palavra.

Salmos 119:43 Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.

Salmos 119:50 O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.

Salmos 119:58 Imploro de todo o coração a tua graça; compadece-te de mim, segundo a tua palavra.

Salmos 119:65 Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.

Salmos 119:67 Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.

Salmos 119:74 Alegraram-se os que te temem quando me viram, porque na tua palavra tenho esperado.

Salmos 119:76 Venha, pois, a tua bondade consolar-me, segundo a palavra que deste ao teu servo.

Salmos 119:81 Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra.

Salmos 119:89 Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.

Salmos 119:101 De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.

Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Salmos 119:107 Estou aflitíssimo; vivifica-me, SENHOR, segundo a tua palavra.

Salmos 119:114 Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra, eu espero.

Salmos 119:133 Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma.

Salmos 119:139 O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.

Salmos 119:140 Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima.

Salmos 119:147 Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na tua palavra, espero confiante.

Salmos 119:158 Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra.

Salmos 119:161 Príncipes me perseguem sem causa, porém o que o meu coração teme é a tua palavra.

Salmos 119:169 Chegue a ti, SENHOR, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a tua palavra.

Salmos 119:170 Chegue a minha petição à tua presença; livra-me segundo a tua palavra.

• Palavras

Salmos 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Salmos 119:57 O SENHOR é a minha porção; eu disse que guardaria as tuas palavras.

Salmos 119:103 Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.

Salmos 119:130 A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.

Salmos 119:148 Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras.

Salmos 119:160 As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.

• Promessa e Promessas - אִמְרַה – ‘imerah – promessa. Esta expressão é por vezes traduzida como palavra, pois os tradutores buscam o melhor equilíbrio na língua de destino. Ela se refere a qualquer coisa que tenha sido dita por Deus. Como nem tudo o que Deus fala é promessa no sentido nato da palavra em português os tradutores têm optado por traduzir a mesma por “palavra”.

Salmos 119:38 Confirma ao teu servo a tua promessa feita aos que te temem.

Salmos 119:41 Venham também sobre mim as tuas misericórdias, SENHOR, e a tua salvação, segundo a tua promessa.

Salmos 119:49 Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar.

Salmos 119:82 Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar?

Salmos 119:116 Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe.

Salmos 119:123 Desfalecem-me os olhos à espera da tua salvação e da promessa da tua justiça.

Salmos 119:154 Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me, segundo a tua promessa.

• Promessas

Salmos 119:162 Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos.

• Além destas 8 expressões, outras também podem ser usadas para se fazer referência à auto-revelação de Deus. Em Salmo 119:3 e 37 encontramos a expressão: דְדְכ – caminhos, sem o acompanhamento de nenhum dos termos mencionados acima. Em Salmos 119:132 encontramos: שְׁמ – shem – nome, e em Salmos 119:90 temos: אֱמוּנָה – ‘emuwnah - fidelidade. Estas duas últimas expressões servem para se referir, primariamente, à imutabilidade daquilo que Deus tem decretado.

Outros estudos na série do Salmo 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS


Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

CAI POR COMPLETO A MÁSCARA DO SILAS MALAFAIA



Que o Sr. Silas Malafaia  é um falso mestre e falso profeta, promotor de outros falsos mestres como Morris Cerrullo, Mike Murdock e tantos outros, temos conhecimento mais que suficiente.

Por ser um hipócrita que gosta de se pavonear em todos os momentos, querendo passar a impressão daquilo que qualquer pessoa, com um mínimo de inteligência, sabe que ele não é, o Silas sempre tenta e quase sempre consegue receber o título honorário de cidadão das cidades onde costuma organizar suas cruzadas. Tudo isso não passa de pura vaidade e de exibicionismo barato.

Pois muito bem, em sua última tentativa de conseguir o título de cidadão ludovicense – como são chamados os cidadãos da cidade de São Luis, no Estado do Maranhão, onde ele realizou sua última campanha, deu tudo errado. E pior: o vereador Ivaldo Rodrigues do PDT solicitou que a Câmara dos Vereadores processe o pastor – os motivos daremos logo abaixo – além de requerer que a mesa diretora publicasse uma nota de desagravo atribuindo ao malfadado Silas o título de persona non grata em São Luis, o que já foi feito pelos vereadores do local. De quebra, os vereadores de São Luis decidiram arquivar, em caráter definitivo, o processo de concessão de cidadão ludovicense para o o Silas. Esse pedido  havia sido feito pela vereadora Rose Sales do PCdoB. O motivo alegado pelo vereador para recusar a concessão do título foi porque o mesmo considera o Sr. Silas um verdadeiro homofóbico.

O pastor Silas é homem poderoso nesse mundo, tem dinheiro e amigos influentes e, por esse motivo não se sentiu nem um pouco intimidado pelo ocorrido. Por ter seu orgulho ferido ao ver seu nome recusado pela Câmara de Vereadores de São Luis, o homem que alega ser “pastor” e “servo de deus” deixou cair a máscara da pretensão e se revelou com todas as cores do arco-íris – risos.

Falando para uma rádio local controlada por um grupo dos chamados “evangélicos” – Rádio Gospel 92 FM São Luis do Maranhão – o “homem de deus” dirigiu a palavra ao vereador Ivaldo Rodrigues do PDT chamando-o de “moleque”, “vagabundo” “idiota” e “bandido”. Para completar sua afronta, chamou a Câmara de Vereadores de São Luis de “poleiro” e todos os vereadores de verdadeiros bocós ou tolos. Quanto à vereadora Rose Sales, que levou a proposta original até a Câmara, nosso pretenso líder espiritual referiu-se à mesma como sendo uma mulher “frouxa”.

Aqui vai uma palavra para todos aqueles que gostam do Silas e o idolatram como se fosse um artigo genuíno, diretamente da boca do vereador Ivaldo Rodrigues: “Um homem que usa um palavreado destes e age dessa maneira desequilibrada não pode ser um homem de Deus”. Não sei se o vereador Ivaldo é crente, mas que ele tem total discernimento acerca de quem é de fato o Silas Malafaia, isso ele tem de sobra.

No fim a cruzada de Vida Vitoriosa acabou ficando em segundo plano no noticiário local diante da vileza do comportamento do Sr. Silas Malafaia. Agora toda a verdade está escancarada: além de negar a fé cristã, Silas perdeu completamente a compostura e o controle ao não conseguir ver seu sonho de  receber o título honorário de cidadão ludovicense que para nada aproveita na promoção do reino de Deus.

Os leitores que desejam ajudar enviando ofertas procurem pessoas e instituições dignas de receberem suas ofertas. Instituições e indivíduos cuja preocupação esteja em anunciar o verdadeiro Evangelho promovendo a glória do nome de Deus e o engrandecimento do nome do Senhor Jesus. Nenhum tele evangelista, desses que estão diariamente na TV, se encontra nessa categoria.

Quantas humilhações mais terá que passar o Sr. Silas até se arrepender de verdade e retornar para os retos caminhos do Senhor. Enquanto há vida há esperança e precisamos orar para que ele pare com suas papagaiadas que tanto danos causam à verdadeira causa do Evangelho. Vamos relembrar as palavras do Senhor?

Mateus 7:19—27

15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.

18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;

27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Lucas 17:1—4

1 Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!

2 Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.

3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.

4 Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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sábado, 20 de agosto de 2011

DEUS PODE SALVAR PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM EM JESUS CRISTO?



Cada dia mais e mais pessoas gostam da idéia de que Deus pode e, de fato, está salvando pessoas em todos os lugares no meio de todas as religiões, porque Seu amor o impele a fazer isso. Essas pessoas não entendem, todavia, uma verdade básica: se Deus pretendia salvar as pessoas sem a necessidade da fé em Cristo, então por que fazer Jesus passar por tamanha huilhação e sofrimento? A identidade de Jesus como Filho de Deus não possui nenhum significado a menos que seja revelada em um contexto que envolva a declaração de que o “o Filho do Homem” precisa sofrer – ver Marcos 8:27—31.

Talvez o exemplo mais importante dessa mentira que nega a exclusividade de Jesus sejam as palavras do próprio Billy Graham, notório pregador, que podem ser vistas aqui em um clipe favorável à salvação universal:

http://www.youtube.com/watch?v=C4KwDy3XoTQ

Mas pouco importa o que até mesmo figurinhas carimbadas como Billy Graham digam ou deixem de dizer. A verdade, como temos insistido, está apenas na Bíblia e em Jesus Cristo. Essa é a condição em que se encontram todos aqueles que não crêem em Cristo como seu Salvador pessoal e em se encontravam todos os que hoje crêem em Cristo. Note o estado terrível, do qual Deus nos resgata por seu amor através de Jesus Cristo:

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,

5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,

6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Note Bem:

1. Nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Não mortos nessa vida, mas mortos para Deus e condenados a vivermos separados dEle por toda a eternidade – verso 1.

2. Estávamos completamente controlados e vivendo de acordo com os ditames do próprio Diabo que controla esse mundo que funciona como um rio que vai arrastando a tudos e todos – verso 2.

3. Deus nos chama de “filhos da desobediência”, dominados pelos desejos da carne– verso 3.

4. Deus nos chama de “filhos da ira” por natureza – verso 3.
Nessas condições somo caracterizados “separados de Cristo” e estranhos aos cuidados de Deus – verso 12. Ou seja, sem Cristo não tínhamos esperança alguma e estávamos completamente abandonados por Deus nesse mundo, já que nos encontrávamos muito distantes dEle e do Seu grande amor – verso 13.

A Bíblia é muito clara: não existe esperança alguma para aqueles que não exercem fé pessoal no Senhor Jesus. Mesmo antes de Paulo escrever a Epístola aos efésios, o próprio Senhor Jesus já havia estabelecido essas mesmas verdade em seu diálogo com Nicodemos: João 3:2—8.

2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Apesar de Nicodemos ser uma pessoa piedosa e sincera ele estava completamente errado quando a questão era a salvação eterna da sua alma. Mas Jesus não permite que ele continue iludido. A sinceridade de Nicodemos iria acabar levando-o diretamente para o inferno. Como Cristo disse: era necessário que Nicodemos fosse renascido pelo Espírito Santo de Deus. Mais adiante na mesma conversa Jesus diz: Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus – João 3:18. Com essas palavras concorda plenamente João Batista ao afirmar: Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus – João 3:36.

Através de Jesus e apenas através dEle, qualquer que se aproxima com fé pode obter a salvação eterna da sua alma conforme Romanos 10:9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

Deus é bom e o amor com que nos ama é definido por Paulo como “o grande amor com que nos amou – ver Efésios 2:4. Nós sim somos terríveis e medonhos pecadores. Mas Jesus veio tomar nosso lugar e sofrer o que nós merecíamos sofrer. Diante disso nós temos absoluta certeza que não passam de acusações ridículas e vazias as palavras desse que acusam Deus de seu um “Deus injusto”.

O chamado de Cristo continua ativo. É nossa obrigação de: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século – Mateus 28:19—20.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os Nicolaítas



As chamadas doutrina de Balaão – ver Apocalipse 2:14 e a doutrina dos nicolaítas - ver Apocalipse 2:15 - não consistiam de um “corpo” de doutrina formal como por exemplo o “Manual da Doutrina Reformada”. Também não consistiam em doutrinas separadas, mas o texto grego indica, de forma precisa, que tanto uma quanto a outra tinham uma mesma ênfase.

Não temos nenhuma informação acerca dos nicolaítas do primeiro século d.C. Nossas informações mais antigas acerca deles, fora as menções no Apocalipse, nos vêm de Irineu que viveu no século II d.C. Irineu dizia que os nicolaítas eram seguidores de Nicolau, um prosélito, que foi contado entre os primeiros diáconos – ver Atos 6:5 - e que havia se esquecido da verdadeira doutrina cristã – ver “Contra Heresias” Livro I – 26:3. O bispo Hipólito, também do século II d.C., confirma este fato dizendo que Nicolau abandonou a doutrina correta e tinha o hábito de não se importar com o que alguém comia ou como vivia. O livro conhecido por “Constituições Apostólicas” diz que os nicolaítas viviam em extrema imundície - espiritual. Por fim, Clemente de Alexandria, apesar de defender Nicolau, alegando que os seus seguidores deturpavam seus ensinos, diz que eles se entregavam as paixões carnais como um bode solto no campo, ou seja, sem nenhuma restrição. Mas não existem provas concretas que liguem o Nicolau diácono com os nicolaítas

Existe outra explicação possível, desta vez lingüística. Tanto a palavra Balaão quanto nicolaítas podem ser quebradas de maneira tal, que as duas teriam um e o mesmo significado. Vamos ver como isto funciona:

Nicolaítas = Nicos + Laos = Vencedor + Povo
Aquele que derrota o povo

Balaão = Bela + Haám = Vencedor + Povo
Aquele que derrota o povo

De acordo com esta interpretação, os nicolaítas e Balaão seriam as formas grega e hebraica de um mesmo nome.

Conforme mencionamos no princípio, as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas eram uma e a mesma. Vimos também que tudo que sabemos acerca dos nicolaítas chegou até nós através de autores que escreveram pelo menos 50 anos depois dos fatos narrados no Apocalipse. Todavia, sabemos muito acerca de Balaão. Desde a antiguidade ele foi visto em Israel como a personificação do mestre mau, que procura conduzir o povo à destruição. Como a doutrina de Balaão e a dos nicolaítas é uma e a mesma, nós podemos dizer que tudo que se aplica a doutrina de Balaão pode também ser aplicado aos nicolaítas.

A doutrina de Balaão tem a ver com o acontecimento descrito em Números 25:1—3, quando os filhos de Israel foram atraídos pelas mulheres moabitas, de uma maneira tal, que puseram em risco a própria existência de Israel como nação! Deus teve que agir de maneira fulminante para impedir um resultado tão desastroso – ver Números 25:4. A história de Balaão termina no capítulo 24 do livro de Números, e apesar do mesmo não ser mencionado no capítulo 25, Moisés nos informa mais adiante – ver Números 31:13—18 - que foi Balaão quem aconselhou as mulheres moabitas que quase causaram a ruína de Israel. Com este fato Balaão entrou para história do povo de Deus como símbolo do homem mau que conduz o povo de Deus aos pecados da idolatria e da imoralidade.

Os judeus passaram a identificar o Senhor Jesus com Balaão. Para eles Jesus e Balaão são a mesma coisa. Nos seus escritos oficiais – Enciclopédias e Talmude, especialmente o Talmude Babilônico – muitas das afrontas feitas a Jesus estão disfarçadas sob o nome de Balaão. Em tempos recentes o leitor pode acreditar que toda a literatura produzida pelos rabinos, especialmente os ortodoxos e ultra ortodoxos, quando menciona Balaão, pretende esconder ofensas e agressões que estão sendo realmente dirigidas ao Senhor Jesus.

Na carta aos cristãos em Pérgamo – ver Apocalipse 2:12—17 - os nicolaítas são acusados de seduzir o povo de Deus a comer carne sacrificada a ídolos e cometer fornicação. Estes dois pecados haviam sido destacados entre as coisas que os cristãos deveriam evitar pela reunião da Igreja em Jerusalém – ver Atos 15:28—29). Os nicolaítas eram pessoas que usavam a liberdade cristã como ocasião para dar lugar a carne – ver Gálatas 5:13. A atração a essas práticas era a própria sociedade na qual os cristãos estavam inseridos. Comer carne sacrificada aos ídolos era algo comum e relações sexuais fora do casamento eram completamente aceitáveis em tal sociedade. Os nicolaítas tentavam, portanto, estabelecer um compromisso entre o cristianismo e a sociedade pagã do mundo greco-romano em que viviam. A palavra do Cristo é objetiva: se os verdadeiros cristãos de Pérgamo não se arrependessem desta tolerância, Cristo viria a eles sem demora e pelejaria contra os seguidores destas falsas doutrinas, com a espada que sai de sua boca – ver Apocalipse 2:16. Isto é uma referência ao poder concedido pelo imperador a todo governador de província que podia ordenar a morte de uma pessoa, independente de qualquer outra coisa, mediante o uso de uma lei chamada “ius gladii”. Cristo quer deixar bem claro, que: o verdadeiro poder de punir encontra-se em suas mãos e não nas mãos dos governadores romanos.

Que Deus abençoe todos.

Alexandros Meimaridis 

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terça-feira, 9 de agosto de 2011

Efésios 4:1-3 - Suportai-vos uns aos Outros - AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - PARTE 09 - SERMÃO 14



Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Texto: Efésios 4:1 - 3.

Introdução.

• Nosso tema é a vida comum dos santos que deve ser caracterizada, acima de tudo, pelo amor com que devemos amar uns aos outros.

• Este amor assume formas variadas. Já falamos acerca de:

 Acolhei-vos ou aceitai uns aos outros.

 Saudai uns aos outros.

 Tende o mesmo cuidado de uns para com os outros.

 Sujeitai-vos uns aos outros.

• Todos estes podem ser caracterizados como mandamentos que possuem implicações relativas às nossas responsabilidades de uns para com os outros.

• Hoje queremos abordar um novo mandamento. E o que nos ensina que devemos:

Suportar uns aos Outros


I. Introdução


Na Igreja Primitiva existiam pessoas de todos os tipos:

• Elas tinham opiniões diferentes, modos diferentes de fazer as coisas, bem como graus diferentes de maturidade.

• Algumas pessoas eram mais lerdas em fazer morrer a “natureza carnal e pecaminosa” e a revestir-se com o “novo homem”.

• Outros tinham orgulho de sua espiritualidade e das coisas que haviam alcançado de Deus.

• Outros ainda, eram muito críticos, invejosos e alguns eram muito briguentos.

• Alguns tinham maneirismos terríveis, enquanto outros tinham temperamentos explosivos.

• Em resumo: eram pessoas imperfeitas e ainda pecaminosas, apesar de serem crentes dedicados.

Por estes motivos todos, Paulo exorta os crentes a que deveriam “suportar” uns aos outros.

• Todos se encontravam em um mesmo estado de imperfeição – de uma ou de outra maneira.

• Todos precisavam se submeter ao Espírito Santo para andar de modo digno do chamado que haviam recebido.

A Igreja dos dias de hoje enfrenta estes mesmos tipos de problemas.

• Pessoas ainda são pessoas.

• Crentes ainda encontram dificuldades para “fazer morrer” seus costumes e praticas pecaminosas.

• Então, o conselho ainda é válido. Vamos tentar compreender, exatamente, o quê Paulo estava querendo dizer ao ensinar que devemos...

II. Suportar Uns Aos Outros

A. O mandamento:


• Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. – Efésios 4:1 – 3.

• Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição – Colossenses 3:12 - 14.

Note que para sermos capazes de “suportar uns aos outros” precisamos conseguir, da parte de Deus, as seguintes qualidades espirituais:

• Humildade, mansidão e longanimidade.

• Nos revestir de ternos afetos de misericórdia e ternos afetos de bondade.

Portanto, a obediência a este mandamento depende do desenvolvimento destas qualidades.

B. Definição do Mandamento.


• Suportar uns aos outros é suportar de forma graciosa aquelas atitudes que consideramos desagradáveis, ofensivas e até mesmo pecaminosas da parte de nossos irmãos na fé.

• O verbo ἀνεχόμαι – anechómai – também traduz a idéia que a repreensão, a disciplina e a correção sejam adiadas, tanto quanto possível, visando permitir o ofensor reconhecer seus erros e corrigi-los por ele mesmo.

C. Exemplos e Não Exemplos de obediência a este mandamento.

• Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. – 2 Coríntios 11:19.

• Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos! O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? – 1 Coríntios 6:6 - 7.

D. O Ensino da Bíblia Acerca deste Mandamento.

Tanto o Novo Testamento quanto o Antigo Testamento contêm versos que tratam deste tipo de atitude de amor. Vejamos alguns:

• Provérbios 17:9 - O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos.

• Provérbios 27:6 - Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.

• 1 Coríntios 13:4 e 7 - O amor é paciente, é benigno;... tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

• 1 Coríntios 16:14 - Todos os vossos atos sejam feitos com amor.

Conclusão:

1. Suportar uns aos outros é um mandamento que possui as seguintes implicações:

• Esta é uma das atitudes, mediante a qual, Deus tem manifestado seu amor para com o mundo. Muitas vezes Deus esperou, de forma paciente, pelo arrependimento espontâneo do povo de Israel – ver o Salmo 78. Somente depois de muito tempo foi que Deus trouxe um justo castigo sobre seu povo.

• Pedro nos diz que Deus continua tratando os homens com paciência suportando as ofensas, porque não deseja que nenhum ser humano se perca: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” – 2 Pedro 3:9.

• Deus é paciente para conosco, e Ele nos ama como nós somos, independente dos nossos pecados e fraquezas. Nós também devemos imitar nosso Deus e suportar nossos irmãos em Cristo com suas fraquezas e pecados.

2. Quando obedecemos a este mandamento nós contribuímos para a manutenção tanto da unidade quanto da paz no seio da igreja.

3. Quando somos rápidos demais em apontar os erros, os maus hábitos, os problemas de personalidade e até mesmo os pecados nos outros, nós contribuímos para que um espírito de julgamentos e de crítica surja em nosso meio.

4. Se nos irritarmos e nos irarmos facilmente uns contra os outros então, as sementes da discórdia e da divisão serão semeadas em nosso meio.

5. O apóstolo Tiago nos recomenda o seguinte:
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar - Tiago 1:19”.

6. E o apóstolo Pedro diz:
“Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” – 1 Pedro 4:8.

7. Quando tivermos que corrigir ou repreender a um irmão devemos fazê-lo sempre com uma atitude de amor, com humildade e desejando o melhor para ele.

8. Quando somos acintosos – provocadores - em nossas confrontações recebemos em troca uma resposta à altura do nosso próprio acinte ou provocação.

9. Quando aprendermos a criar uma atmosfera assim – paciente e longânime i.e. bondosa, magnânima e generosa - em nosso meio, nós estaremos caminhando para um ambiente onde não teremos mais nada para perdoar.

10. Que o Deus longânimo e paciente nos abençoe com estes dons que só podem proceder de suas bondosas e generosas mãos.

O artigo 015 dessa série pode ser encontrado aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/09/confessai-vossos-pecados-uns-para-os.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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sábado, 6 de agosto de 2011

ROB BELL E SEU DEUS PAGÂO



No post anterior nos tivemos a oportunidade de iniciar o processo de tornar o pastor Rob Bell mais familiar aos leitores brasileiros. Ver link aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/08/rob-bell-tao-falso-quanto-cor-dos-seus.html

Não que ele seja um completo desconhecido. Absolutamente. Ele tem livros publicados em português, bem como uma série de vídeos de curta metragem – série NOOMA – além de ter vários fãs entre alguns pastores “chapa branca”. Entre esses podemos citar dois bem conhecidos: Ricardo Gondim, pastor da Assembléia de Deus Betesda e Ed René Kivitz, pastor da Igreja Batista da Água Branca. Como podemos notar as mentiras propaladas por Rob Bell são bem aceitas em diversas denominações, especialmente entre aquelas que não possuem origem reformada.
Hoje queremos retomar o assunto Rod Bell para tratarmos, de forma específica, a maneira como ele pensa e escreve acerca do Deus verdadeiro. Novamente, vamos utilizar do material do seu último livro, “Love Wins” – O Amor Vence.

Quando lemos o material escrito por Rob Bell, a primeira coisa que notamos é que ele não apenas rejeita a idéia de um inferno que seja eterno, mas ele também rejeita o Deus da Bíblia. Em nenhum momento em seu livro Rob Bell demonstra acreditar no Deus triplamente santo, que abomina toda e qualquer prática de pecado, como descrito no livro de Isaías: Isaías 6:1—3 -

1 - No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.

2 - Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.

3 - E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

Por sua falta de fé em um Deus que é santo e que abomina o pecado, apesar de amar o pecador, Bell afirma que a pregação de um inferno de fogo que seja eterno está “equivocada, além de ser muito tóxica”. Para o pastor Bell a pregação de um inferno de fogo eterno nos oferece uma “visão barata e letal de deus”. Esse deus, não pode ser o Pai amoroso do Senhor Jesus Cristo. Ele afirma que tal tipo de deus “não pode, em nenhuma hipótese, ser um amigo verdadeiro e protetor, além de existir algo muito errado com esse deus”. “Um deus assim”, nos diz o pastor Bell, “atemoriza, traumatiza e é insuportável”. Para ilustrar melhor o que está dizendo o pastor Bell propõe a seguinte analogia: “se existisse um pai humano que agisse como esse Deus que manda seres humanos para o inferno, então esse pai deveria ser denunciado ao conselho tutelar”.

Não devemos temer em afirmar que é óbvio que o pastor Rob Bell não quer nada com o Deus verdadeiro, que se revelou através da Bíblia, mas especialmente, através de Jesus Cristo. O deus do pastor Bell está mais para uma divindade qualquer da Nova Era – bem próximo do panteísmo – do que do Deus revelado nas Escrituras Sagradas. Em várias passagens do seu livro o pastor Bell se refere a Deus apenas como uma “força, uma energia, um ser que chama todos os seres humanos nas mais diversas línguas e que usa uma variedade de métodos e eventos para tal”. É certo que esse deus não é o Pai do Senhor Jesus Cristo, pois até mesmo o cristo de Bell é muito diferente daquele que encontramos no Novo Testamento.

De acordo com o pastor Bell, seu jesus é um ser “supracultural”, que está presente em todas as culturas e que recusa, terminantemente, ser adotado por uma cultura específica. Nem todos os que chegam ao Pai, nos diz Bell, têm consciência de que estão sendo aproximados pela ação de Jesus Cristo, conforme o próprio Senhor declarou em João 14:6. O pastor Bell acredita mesmo que existe apenas uma montanha – que seria representativa de Cristo – mas existem muitos caminhos ao redor dessa montanha e muitas pessoas se aproximam de Jesus das mais diversas maneiras. Algumas vezes, as pessoas usam Seu nome, outras vezes não sabem que nome usar ou usam outro nome qualquer.

Bem, diante de tudo isso, acho que vale à pena refletirmos nas seguintes palavras do Senhor: Mateus 7:13—15 –

13 - Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),

14 - porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

15 - Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

A verdade meus irmãos e irmãs está apenas na Bíblia e em Jesus Cristo. O que for além dessas revelações precisa ser ignorado, antes que nos vejamos como tantos, até mesmo pastores, envolvidos pela “artimanha dos homens e pela sutileza com que induzem ao erro” – Efésios 4:14.

Você poderá ler outro artigo acerca de Rob Bell nesse link:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/07/o-deus-da-biblia-vai-mesmo-julgar-as.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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