De repente, como uma chuva que
desaba sem avisar, começaram a surgir várias mensagens — escritas e pregadas —
na internet alegando que Davi era um filho bastardo de Jessé e não seu filho
legítimo.
Tais artigos e pregações estão cheios de interpretações pessoais e muitas invencionices humanas e estão baseadas, principalmente, em interpretações particulares das palavras de Davi no
Salmos 51:5
Eu nasci na iniquidade,
e em pecado me concebeu minha mãe.
Para esses falsos mestres, no
versículo acima Davi “confessa” que foi gerado através dum relacionamento
extraconjugal de Jessé, seu pai.
Ora, qualquer um pode dizer o que
quiser de qualquer texto da Bíblia, mas o fato é que existe uma forma correta
de se interpretar a Palavra de Deus usando de forma apropriada as ferramentas
da hermenêutica, da exegese, das línguas originais e etc. Argumentos tolos
como: “o Senhor me mostrou”,“o Senhor me revelou”, “apenas agora essa verdade
está sendo revelada”, etc., não passam de verdadeiros embustes.
Para ajudar nossos leitores a
entenderem o que Davi diz no Salmo 51 oferecemos o estudo abaixo:
O texto de Salmos 51:3-6
diz o seguinte:
3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o
meu pecado está sempre diante de mim.
4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o
que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu
falar e puro no teu julgar.
5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me
concebeu minha mãe.Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
6. Eis que te comprazes
na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
O assunto em questão é CONFISSÃO DE PECADO e não, como desejam muitos
intérpretes mal formados, uma discussão acerca de como Davi foi gerado. Se o leitor entender apenas essa verdade, mais da metade do caminho para
resolver esse falso ensinamento, terá sido percorido.
A confissão de Davi tem início
com uma poderosa e cristalina afirmação acerca do conhecimento pessoal que ele
possui: Eu nasci na iniquidade — Salmos
51:5a. A força
do “eu conheço” — verso 3a — é amplificada pela adição de um pronome pessoal
separado. A expressão “eu conheço” deve ser entendida no sentido pessoal do
conhecimento, em vez de apena um reconhecimento ou uma admissão — no sentido de
confissão. A firmação paralela que encontramos em Salmos 51:3b é semelhante: e o meu pecado (ou pecaminosidade) está sempre diante de mim. Tal afirmação também é
poderosa, pois traduz a ideia de uma percepção constante, em vez de consciência
ocasional. Junto com tal percepção vamos encontrar uma tensão contínua
provocada pelo medo e pela vergonha constantes, que não tem nada a ver com seu
nascimento e sim com seu pecado com Bate-Seba – ver
Salmos 32:3—5
3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram
os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.
4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre
mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade
não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu
perdoaste a iniquidade do meu pecado.
Salmos 38:18
18 Confesso a minha
iniquidade; suporto tristeza por causa do meu pecado.
A coragem de tratar com toda imparcialidade seus próprios atos é uma das características da verdadeira confissão.
O coração da confissão pode se
encontrado em Salmos 51:4a onde Davi diz: “Pequei contra ti, contra ti somente”. Dificilmente poderíamos entender tal frase como uma
referência ao seu nascimento, uma vez que as crianças não têm responsabilidades
nenhuma vinculadas com os atos que culminam com a geração delas mesmas.
Portanto, Davi está definitivamente tratando do seu pecado e não de algum
hipotético nascimento, fruto da prática de qualquer tipo de imoralidade sexual.
Alguns comentaristas desse Salmo
como John James Stewart Perowne — The Book of Psalms; a New Translation., With
Notes e Hermann Gungkel — Introduction
to Psalms: The Genres of the Religious Lyric of Israel (Mercer Library of
Biblical Studies) — têm notado a ausência da confissão de pecado cometido
contra qualquer outro ser humano e assumem que Davi não estava ciente que
houvesse, de fato, cometido tal tipo de pecado. Mas existem diversas passagens
no Antigo Testamento que nos mostram que desde a história mais primitiva do
povo de Israel, já existia a crença que pecados cometidos contra pessoas eram
vistos como pecados contra Deus conforme Hans Kraus aponta em seu comentário — Psalms
1-59 — Continental Commentaries. Ele indica as seguintes passagens:
Gênesis 39:9
Ele não é maior do que
eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como,
pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
2 Samuel 12:9 — 13 –
Passagem central à nossa discussão
9 Por que, pois,
desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o
heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar
com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se
apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a
mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11 Assim diz o SENHOR:
Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres
à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em
plena luz deste sol.
12 Porque tu o fizeste
em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.
13 Então, disse Davi a
Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o
teu pecado; não morrerás.
Provérbios 14:31
O que oprime ao pobre
insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece do necessitado.
Provérbios 17:5
O que escarnece do
pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune.
Deve ficar óbvio que Davi trata
em Salmo 51:5 apenas de seu próprio pecado ou pior ainda, de sua pecaminosidade
e não do fato de ter sido fruto de um adultério. Caso contrário todos os
versículos do contexto não fazem nenhum sentido. Mas isso já é esperado de
pregadores mal treinado na arte da interpretação com acontece com esse pessoal
que pulula pela internet. A violação de um mandamento é vista como uma ofensa
PESSOAL a Deus. Davi jamais poderia ver seu nascimento com tal. Assumir uma
culpa por algo que ele não era culpado. Ele já estava tendo um tempo difícil
demais para aceitar a culpa da qual ele era culpado e não era correto ser
acusado de algo que ele, absolutamente não tinha culpa. Ver também o comentário
de Artur Weiser — The Psalms: A Commentary - The Old Testament Library.
A afirmação paralela de Salmos 51:4b: e fiz o que é mal perante os teus olhos, também
é enfática. Note que Davi diz: fiz. Ele não diz “meus pais fizeram”. A expressão “e fiz o que é mal perante os teus olhos” é o exato oposto יָשָׁר —
yashar — aquilo que é
certo ou טוֹב
— tob — bom, aos olhos
do ETERNO, conforme podemos ver em:
Deuteronômio 6:18
Farás o que é reto e
bom aos olhos do SENHOR, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa
terra a qual o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais.
Deuteronômio 12:8, 25 e
28
8 Não procedereis em
nada segundo estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus
olhos
25 Não o comerás, para
que bem te suceda a ti e a teus filhos, depois de ti, quando fizeres o que é
reto aos olhos do SENHOR.
28 Guarda e cumpre
todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus
filhos, depois de ti, para sempre, quando fizeres o que é bom e reto aos olhos
do SENHOR, teu Deus.
A expressão רַע — ra`— mal, refere-se a
qualquer coisa que é má , desagradável ou discordante e pode ou não ter uma
conotação ética específica conforme podemos ver nos seguintes casos:
1. Corrupto ou sem valor:
2 Reis 2:19
Os homens da cidade
disseram a Eliseu: Eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor,
porém as águas são más, e a terra é estéril.
Provérbios 20:14
Nada vale, nada vale,
diz o comprador, mas, indo-se, então, se gaba.
Provérbios 25:19
Como dente quebrado e
pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia.
Jeremias 24:2
Tinha um cesto figos
muito bons, como os figos temporãos; mas o outro, ruins, que, de ruins que
eram, não se podiam comer.
Mateus 6:23
Se, porém, os teus
olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que
em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
Mateus 7:17
Assim, toda árvore boa
produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.
2. Desagradável, feio ou triste:
Gênesis 21:11—12
11 Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão,
por causa de seu filho.
12 Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça
isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o
que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência.
Gênesis 28:8
Sabedor também de que
Isaque, seu pai, não via com bons olhos as filhas de Canaã.
Gênesis 41:19—20
19 Se sois homens
honestos, fique detido um de vós na casa da vossa prisão; vós
outros ide, levai
cereal para suprir a fome das vossas casas.
20 E trazei-me vosso
irmão mais novo, com o que serão verificadas as vossas palavras, e não
morrereis. E eles se dispuseram a fazê-lo.
Neemias 2:3
E lhe respondi: viva o
rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os
sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?
3. Doloroso ou injurioso:
Deuteronômio 26:16
Hoje, o SENHOR, teu
Deus, te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os, pois, e cumpre-os
de todo o teu coração e de toda a tua alma.
Deuteronômio 28:35
O SENHOR te ferirá com
úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, das quais não te possas curar, desde
a planta do pé até ao alto da cabeça.
2 Samuel 12:18
Ao sétimo dia, morreu a
criança; e temiam os servos de Davi informá-lo de que a criança era morta,
porque diziam: Eis que, estando a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não
dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança é morta? Porque
mais se afligirá.
Provérbios 11:15
Quem fica por fiador de
outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro.
Apocalipse 16:21
Também desabou do céu
sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento;
e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus,
porquanto o seu flagelo era sobremodo grande.
Portanto, a afirmação de Salmos
51:5 a qual, por si mesma já foi explicada em outro artigo, precisa ser,
necessariamente entendida, dentro do contexto em que se encontra e não ser
separada e interpretada ao bel prazer do intérprete.
Todavia, todos são
livres para aceitar ou rejeitar a verdade. Mas ninguém tem liberdade para mudar
a verdade.
Espero que esse artigo possa
ajudar a todos, abrindo seus olhos para a multidão de falsos mestres que a cada
dia inventam novidades para faturar alto em cima das pessoas mais simples A
Bíblia fala por si mesma!
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
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