sexta-feira, 31 de julho de 2015

O SIGNIFICADO DA PALAVRA GREGA μυστήριον — mistérion — MISTÉRIO



A palavra significava na Antigüidade, literalmente, algo em que as pessoas precisavam ser iniciadas antes que o pudessem compreender na sua totalidade. A palavra μυστήριον mistérion — mistério procede da raiz do verbo μυω muo ser iniciado ou ser instruído. Por extensão, significa também algo que estava encoberto ou escondido. Em português, entre outros significados, a palavra “mistério” representa tudo aquilo que a inteligência humana é incapaz de explicar ou compreender; um enigma. Mas esse nunca é o significado da palavra no grego koiné — grego comum que foi usado pelos autores que escreveram os livros do Novo Testamento, onde a palavra μυστήριον mistérion – mistério, tem os seguintes significados: É usada para descrever:
A. Alguns aspectos da doutrina ou alguns fatos que estão encobertos ou escondidos.

B. Alguns aspectos da doutrina que ainda não foram completamente revelados.

C. Alguns aspectos da doutrina que foram apresentados em forma figurativa ou simbólica.

Quando qualquer aspecto da doutrina, que é considerado “mistério” é descoberto ou revelado, ele se torna, automaticamente, tão comum quanto qualquer outra porção existente. Essa era a condição da doutrina que trata acerca da salvação de todos aqueles que não são judeus: era um mistério! Biblicamente falando, a raça humana estava dividida entre judeus e gentios. Esses últimos são descritos da seguinte maneira em —

Efésios 2:11—13

11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,

12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

Colocado desta maneira, parecia que realmente todos aqueles que não eram judeus estavam em uma “sinuca de bico” no que diz respeito à salvação eterna. Mas apenas parecia! O plano de Deus para os gentios estava encoberto ou oculto não tanto pela ação de Deus, mas principalmente pelo orgulho cego e a arrogância preconceituosa dos judeus, que se julgavam superiores a todos os gentios. Nos versos a seguir podemos ver qual era a intenção de Deus, desde o princípio e como esta intenção foi rigorosamente ignorada pelos judeus:.

Gênesis 12:1—3

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Note especialmente a expressão “em ti serão benditas ou abençoadas todas as famílias da terra”.

Gênesis 28:14

A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.

Note como a mesma promessa feita a Abraão foi depois repetida a Jacó.

Êxodo 19:5—6

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

O povo de Israel deveria ser um reino de sacerdotes. Se todos os judeus deveriam funcionar como sacerdotes de Deus a quem deveriam servir além do próprio Deus?

Isaías 25:1—9

Ó SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti e louvarei o teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros. Porque da cidade fizeste um montão de pedras e da cidade forte, uma ruína; a fortaleza dos estranhos já não é cidade e jamais será reedificada. Pelo que povos fortes te glorificarão, e a cidade das nações opressoras te temerá. Porque foste a fortaleza do pobre e a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor; porque dos tiranos o bufo é como a tempestade contra o muro, como o calor em lugar seco. Tu abaterás o ímpeto dos estranhos; como se abranda o calor pela sombra da espessa nuvem, assim o hino triunfal dos tiranos será aniquilado. O SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos, pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem clarificados. Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos e o véu que está posto sobre todas as nações. Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o SENHOR Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o SENHOR falou. Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.

Este texto é certamente um dos mais preciosos de todos os textos do Antigo Testamento que tratam das promessas de Deus para os gentios!

Conforme falamos acima, o orgulho cego e a arrogância preconceituosa dos judeus haviam feito com que a nação de Israel, em vez de servir como um reino de sacerdotes entre as nações gentias se fechasse em si mesma. Além disso, eles desejavam ansiosamente o advento do Messias que deveria vir para quebrar o jugo dos gentios de sobre o povo escolhido. Quando o Messias viesse, acreditavam os judeus, os gentios seriam humilhados e o povo escolhido de Deus i.e., os judeus, seriam exaltados. Quando Jesus, que é o verdadeiro e único Messias de Israel veio, mas não cumpriu o que os judeus esperavam, fica fácil de entender o ódio e o desprezo com que foi tratado, ódio este que tem se tornado mais vocal nestes últimos dias como pode ser facilmente constatado na internet.

De todas as expectativas que os judeus dos dias de Cristo tinham nenhuma poderia ser mais contraditória do que a perspectiva de que o Messias de Israel se tornasse também no Salvador dos gentios! Mas é exatamente isto que o Novo Testamento ensina! O Messias esperado pelo povo de Israel não iria vir apenas para os judeus, mas iria vir também para os gentios. Aliás, o apóstolo João registra estas tristes palavras em relação aos judeus:

João 1:11

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

De fato Deus colocou a todos, judeus e gentios, debaixo da mesma situação com o advento de Jesus para assim poder usar de misericórdia com todos – ver, por exemplo:

Romanos 3:9

Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado.

Romanos11:32

Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.

Gálatas 3:22
Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem.

O grande mistério que estava oculto por séculos e de muitas gerações e que constitui o coração do evangelho, ou seja, das Boas Novas de Deus, é este: os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes das promessas em Cristo Jesus por meio do evangelho — ver Efésios 3:6. Este plano de Deus, apesar de revelado no Antigo Testamento, não foi completamente desvendado ou descoberto até que Deus resolveu fazê-lo através de algumas pessoas especialmente designadas para este fim — ver Efésios 3:5. E esta revelação é válida para todos os filhos de Deus — ver Colossenses 1:26. Assim temos que o mistério oculto de gerações passadas pode ser, agora, perfeitamente compreendido por todos os crentes! A parte que realmente constitua o grande mistério é o fato de que os gentios seriam aceitos no meio do povo de Deus, com todos os privilégios concedidos aos judeus, sem estarem obrigados a se submeterem à circuncisão e sem nenhuma necessidade de participarem em nenhum dos rituais e cerimônias judaicas – ver Efésios 2:13—16. Mas os judeus não precisam ficar enciumados, pois as mesmas prerrogativas concedidas aos gentios são estendidas a eles também!

Para o apóstolo Paulo, neste contexto, a expressão μυστήριον - mistérion – mistério, descreve verdades que outrora eram desconhecidas, e que não podem ser descobertas de forma natural, via pesquisa, pelos seres humanos. Verdades que pertencem à categoria de “mistério” precisam ser reveladas por Deus para se tornarem conhecidas. Através da revelação bíblica, todavia, estas verdades ficam disponibilizadas para todos os crentes e não é necessário nenhum intérprete especial para explicá-las. São verdades que pertencem a todo povo de Deus. Não é necessário ir muito longe para perceber as implicações destas palavras. A revelação de Deus não é escrava de nenhuma igreja nem de nenhum corpo de homens que pretensamente possui autoridade para determinar Seu significado. Pelo contrário a Palavra de Deus é soberana sobre o povo de Deus e está aberta e disponível para todos. Qualquer tentativa de subjugar a palavra de Deus por parte de denominações cristãs ou grupos humanos representados em concílios precisa ser firmemente rejeitada por todos os cristãos. Está mais do que provado que denominações erram e que concílios fracassam miseravelmente quando querem se impor sobre a Palavra de Deus. Este foi o sábio motivo e a santa motivação da Reforma Protestante: Sola Scrptura revelada por Deus.

Ao dizer que Deus nos “desvendou o mistério da sua vontade” o apóstolo Paulo estabelece um contraste com os “mistérios” representados pelas assim chamadas “religiões de mistérios” que existiam naqueles dias no mundo dominado pela cultura grega. Entre estes contrastes nós podemos alistar os seguintes:

1. Nas religiões de mistérios antigas existia uma clara distinção entre os iniciados e os não iniciados.

2. Alguns dos adoradores recebiam certas porções da “revelação” que tratavam de certos aspectos dos “santos segredos” acerca dos quais outros adoradores eram excluídos.

3. Era comum a existência de “mistérios maiores” e “mistérios menores”, como por exemplo, na religião chamada de Mistérios de Elêusis — Festas em honra da deusa da agricultura Deméter — Ceres para os romanos — que se realizavam em Elêusis na Grécia antiga — nas quais diferentes pessoas eram iniciadas, umas nos mistérios maiores e outras nos mistérios menores.

4. Em um vigoroso contraste com estas religiões de mistérios, o “grande mistério” do Cristianismo estava disponível a todas as pessoas. Não estava escondido de nenhuma pessoa e nem existia nenhum tipo de distinção entre as pessoas que podiam ser “iniciadas” nele.

5. Nenhuma parte da verdade revelada por Deus era mantida em secreto de nenhuma pessoa. Todos participavam de toda verdade revelada. A Palavra de Deus em forma impressa, que seguramos em nossas mãos nos dias de hoje, representa uma adesão moderna a este princípio: toda a Palavra de Deus, a todas as pessoas, indistintamente.

6. O Cristianismo não possui verdades escondidas ou ocultas que estão disponíveis somente para um seleto grupo de pessoas.

7. O Cristianismo não possui “doutrinas secretas ou reservadas”.

8. O Cristianismo não possui nenhuma verdade que esteja consagrada ao uso exclusivo de uma casta sacerdotal.

9. As doutrinas cristãs devem ser publicadas e feitas disponíveis para todas as pessoas. Todo seguidor do Senhor Jesus deve ser feito participantes de todas as verdades que nos foram trazidas pelo Senhor Jesus que era a personificação da própria verdade —

João 14:6

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

10. Por todos estes motivos, o apóstolo Paulo faz questão de destacar que a oferta de salvação completa e gratuita deixou de ser um segredo ou mistério e tornou-se algo notoriamente sabido por todas as pessoas. Desta maneira, Paulo tinha plena consciência de que ele possuía uma mensagem de valor incalculável para toda a humanidade e, por esse motivo, ele desejava ardentemente proclamá-la a todo o mundo.

Que Deus Abençoe a Todos

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.      

EFÉSIOS - SERMÃO 018 – A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS - EFÉSIOS 3:1—7



Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS


Introdução.

A. Paulo inicia essa passagem dizendo que era prisioneiro de Jesus. Mas na realidade ele era prisioneiro do imperador Nero.

Cabeça do imperador romano Nero

B. Acerca de Nero: — O imperador Nero Claudius Caesar Augustus Germanicus que era também conhecido como Nero Claudius Drusus Germanicus, nasceu em 15 de Dezembro do ano 37 d.C., em Antium na região de Latium — centro-oeste da Itália moderna — e veio a falecer aos 9 de Junho de 68 a.D. na cidade de Roma. Seu nome era, originalmente, Lucius Domitius Ahenobarbus, e ele foi o quinto imperador romano. Ele governou de 54 a 68 d.C. Nero era filho adotivo e tornou-se herdeiro do imperador Cláudio — Tiberius Claudius Caesar Augustus Germanicus. Nero tornou-se notório por sua vida devassa, extravagante e muito breve. Estudos recentes laçam profundas dúvidas sobre sua fama tanto como incendiário, como quanto perseguidor dos cristãos.

C. Como foi que Paulo tornou-se prisioneiro de Nero?

1. Após o apedrejamento de Estevão e de sua conversão no caminho para Damasco, Paulo tornou-se um audaz pregador da mensagem de salvação através de Jesus.

2. Sua mensagem, como vimos em Efésios 2, incluía a pregação da completa abolição da Lei Mosaica bem como do próprio Templo em Jerusalém.

3. A religião judaica como existia naqueles dias era fonte de riqueza para aqueles que administravam o Templo. O próprio Senhor Jesus derrubou as mesas dos cambistas e dos comerciantes, por duas vezes, tamanho era os escândalo que tudo aquilo Lhe causava — ver João 2:14—16 e Marcos 11:15—17.

4. Além disso Paulo havia se levantado contra velhas e poderosas tradições humanas, profundamente arraigadas nos corações dos líderes políticos e religiosos em Israel.

D. Como tal, Paulo passou a ser perseguido pelos judeus por todos os cantos por onde andava. Seu aborrecimento para com eles chegou a ser tão intenso que, escrevendo aos tessalonicenses, ele disse:

1 Tessalonicenses 2:14—16

Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus,  os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens, a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.

E. Em uma de suas visitas a Jerusalém, Paulo acabou sendo preso – ver Atos 21:17—36. A partir daí a sequência dos fatos é como segue:

1. Paulo livra-se de ser açoitado fazendo o centurião saber que era cidadão romano — ver Atos 22:22—30.

2. Paulo comparece diante do Sinédrio e é preso novamente — Atos 23:1—10.

3. Os judeus tramam a morte de Paulo — Atos 23:12—15.


Esquema da antiga Cesareia Marítima

4. A trama é descoberta e o comandante da guarda ordena que Paulo seja escoltado por uma tropa considerável — mais de duzentos soldados sendo, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros conforme Atos 23:23 — até a cidade de Cesareia Marítima que era a capital administrativa dos romanos para toda aquela região.

5. Paulo ficou preso em Cesareia até ser recebido em uma audiência pelo governador Félix — Atos 23:26 a 24:26. Paulo esteve preso por dois anos sob Félix, em Cesareia — Atos 24:27.

6. Félix foi substituído por Pórcio Festo e nova audiência foi concedida a Paulo o qual apelou para ser ouvido pelo próprio César, que era um direito que possuía por ser cidadão romano — Atos 25:1 a 26:32.

7. Paulo é enviado para a Itália — Atos 27.

8. Paulo chega a Roma onde permanece sob a custódia da guarda pretoriana — a guarda que fazia a segurança pessoal do imperador — Atos 28:16 e Filipenses 1:13.

F. E aqui está Paulo, em Roma, escrevendo aos Efésios para lhes falar acerca:

DA REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

I. Entendendo o significado da expressão grega μυστήριον mistérion na Antiguidade.

A. No mundo grego antigo a expressão μυστήριον mistérion significava:

1. Algo secreto, escondido e misterioso.

2. Como tal, dizia respeito a algo que não era do conhecimento geral, mas apenas de pessoas que podiam participar daquela informação.

B. Muitas das religiões da Antiguidade eram chamadas de “Religiões de Mistérios”. Isto era devido ao fato de:

1. As pessoas para participarem dessas religiões precisavam ser iniciadas nas mesmas.

2. Dentre os iniciados existiam níveis distintos com alguns sendo iniciados em “mistérios” mais profundos que outros.

C. Um exemplo moderno desse tipo de entendimento da palavra mistério pode ser observado na Maçonaria, onde para alguém poder participar de forma efetiva, torna-se necessário ser “iniciado” nos mistérios devidos.

D. Também como no mundo antigo, a Maçonaria mantém níveis distintos de iniciação, não sendo permitido aos iniciados inferiores participar nas reuniões dos iniciados superiores.

E. Mas, como iremos ver a seguir, o uso que o Novo Testamento faz da expressão μυστήριον mistérion é completamente distinto.

II. Entendendo o significado da expressão grega μυστήριον mistérion no Novo Testamento.

A. Para o apóstolo Paulo, nesse contexto, a expressão μυστήριον mistérion — mistério, descreve verdades que outrora eram desconhecidas, e que não podiam ser descobertas de forma natural, via pesquisa, pelos seres humanos.

B. Verdades que pertencem à categoria de “mistério” precisam ser reveladas por Deus para se tornarem conhecidas.

C. Através da revelação bíblica, todavia, estas verdades ficam disponibilizadas para todos os crentes e não é necessário nenhum intérprete especial para explicá-las.

D. Quando qualquer aspecto da doutrina que é considerado “mistério” é descoberto ou revelado ele se torna, automaticamente, tão comum quanto qualquer outra porção existente.

III. Qual é o Grande Mistério?

A. Esse grande mistério que acaba de ser revelado, através dos santos profetas e apóstolos do Novo Testamento é uma verdade tripla. Paulo usa três palavras que ele mesmo inventou para se referir a esta tripla verdade. Estas palavras têm em comum o prefixo συν sun — que significa “junto” ou em conjunto. Essas três palavras são:


1. συγκληρονόμα - sunkleronóma – co-herdeiros.

2. σύσσωμα - súnsoma – que pertence ao mesmo corpo.

3. συμμέτοχα - sunmétoha – co-participante.

B. É isto mesmo: todos aqueles que, independente da raça ou da nacionalidade, aceitam a Jesus, são feitos co-herdeiros, co-participantes e membros de um mesmo corpo.

C. O anúncio desta verdade nos diz o apóstolo Paulo, é fruto do fato dele ter sido

Efésios 3:7

Constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder.

Conclusão:

A. A Revelação de Deus é para todas as pessoas em geral e para todos os crentes em particular. Não é necessário ir muito longe para perceber as implicações dessas palavras.

1. A revelação de Deus não é escrava de nenhuma igreja nem de nenhum corpo de homens que pretensamente possui autoridade para determinar Seu significado.

2. A Palavra de Deus é soberana sobre o povo de Deus e está aberta e disponível para todos.

3. Qualquer tentativa de subjugar a palavra de Deus por parte de denominações cristãs ou grupos humanos representados em concílios precisa ser firmemente rejeitada por todos os cristãos.

4. Está mais do que provado que denominações erram e que concílios fracassam miseravelmente quando querem se impor sobre a Palavra de Deus. Este foi o sábio motivo e a santa motivação da Reforma Protestante: Sola Scriptura revelada por Deus. Verdade essa que foi logo descartada pelos orgulhosos seres humanos.


B. O Cristianismo é a manifestação da Verdade personificada em Jesus e como tal:

1. Nenhuma parte da verdade revelada por Deus pode ser mantida escondida das pessoas. Todos os crentes participavam e participam de toda verdade revelada. A Palavra de Deus em forma impressa, que seguramos em nossas mãos nos dias de hoje, representa uma adesão moderna a esse princípio: toda a Palavra de Deus, a todas as pessoas, indistintamente.

2. O Cristianismo não possui verdades escondidas ou ocultas que estão disponíveis somente para um seleto grupo de pessoas.

3. O Cristianismo não possui “doutrinas secretas ou reservadas”.

4. O Cristianismo não possui nenhuma verdade que esteja consagrada ao uso exclusivo de uma casta sacerdotal.

5. As doutrinas cristãs devem ser publicadas e feitas disponíveis para todas as pessoas. Todo seguidor do Senhor Jesus deve ser feito participantes de todas as verdades que nos foram trazidas pelo Senhor Jesus que era a personificação da própria verdade —

João 14:6 
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

6. Por todos esses motivos, o apóstolo Paulo faz questão de destacar que a oferta de salvação completa e gratuita deixou de ser um segredo ou mistério e tornou-se algo notoriamente sabido por todas as pessoas. Dessa maneira, Paulo tinha plena consciência de que ele possuía uma mensagem de valor incalculável para toda a humanidade e, por esse motivo, ele desejava ardentemente proclamá-la a todo o mundo.

C. Este é nosso imenso privilégio: Somos todos, indistintamente:

1. Membros de um mesmo corpo.

2. Co-herdeiros.

3. Co-participantes em todas as coisas que são pertinentes ao Senhor Jesus.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO

EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO

EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS

EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS
EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA

EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM

EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE

EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/efesios-sermao-027-os-dons-de-ensino-e_26.html

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

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