sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SANTOS CATÓLICOS PODEM INTERCEDER PELOS VIVOS AQUI NATERRA?



Padre Paulo está se tornando frequente em nosso site por dois motivos:

• Os evangélicos gostam dele porque ele fala contra o aborto, a lei da homofobia e outros assuntos de interesse comum.

• Ele, definitivamente, foi incluído por mim, na lista das pessoas que produzem o besteirol que não tem fim.

Quem quiser acompanhar o que temos publicado acerca dele poderá ver os links abaixo:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/09/discurso-de-padre-catolico-expoe.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/09/padre-diz-que-protestantes-tem.html

Em outra apresentação que trata da intercessão dos santos a nosso favor, o besteirol do Padre Paulo continua. Ele cita 1 Timóteo 2:5 onde Paulo afirma que existe apenas um único mediador entre Deus e os homens. Querendo justificar seu erro, ele diz que esse problema não é apenas da Igreja Católica, mas também é um erro dos protestantes. Ora é bem evidente que um erro nunca vai justificar outro erro. Por esse motivo o padre está duplamente errado.

O verso que ele usa para dizer que católicos e protestantes têm um sério problema com a afirmação de Paulo em 1 Timóteo 2:5 é Tiago 5:16, que ele não cita, mas faz questão de dizer que: se não existe intercessão a nosso favor feita pelos santos católicos, então nossa intercessão aqui na terra também não tem nenhum valor. Ou pior, que a mesma vai contra os ensinamentos das Escrituras.

Senhor padre, vossa reverendíssima é uma vergonha à classe dos pensadores. Meu conterrâneo Sócrates, se estivesse vivo, sentiria verdadeira repulsa por sua falta de lógica e desrespeito aos seus ouvintes ao usar uma espécie de lógica tacanha que só funciona com pessoas que não pensam. Sua comparação esdrúxula tenta dizer que uma coisa é a mesma que a outra, quando se tratam de duas coisas completamente diferentes. Desculpe, mas a sua lógica é falha. Pena que o senhor tenha estudado tantos anos de filosofia e de teologia e não entenda nada nem de uma nem de outra. O apóstolo Paulo tinha plena razão ao advertir Timóteo contra pessoas que agem como o Senhor quando disse:

1 Timóteo1:7 Pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.

Aliás, diga-se de passagem, todos os exemplos que o senhor deu em sua fala e que foram retirados das Escrituras aconteceram entre pessoas vivas na terra. Uma delas chegou a ser hilária. Trata-se da passagem em que Pedro e João curam um paralítico de nascença numa das portas que dava acesso ao templo em Jerusalém. A passagem se encontra em Atos 3 e gostaria de destacar os seguintes versículos da mesma: Atos 3:4—6 –

4 Pedro, Olha para nós.

5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.

6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!

Fico imaginando a mesma cena hoje com o Papa Bento XVI, alegado sucessor de Pedro e o Padre Paulo, no papel de João, tendo que curar um coxo de nascença às portas do Vaticano. O diálogo seria mais ou menos assim:

Papa e o padre: o Papa Bento XVI, fitando-o, juntamente com o padre Paulo, disse: Olha para nós.

O coxo: Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.

O Papa e o padre: temos muito ouro e muita prata, mais do que você pode imaginar, mas não vamos te dar nada. Por outro lado, infelizmente, não temos nenhum poder para te curar. Bye, bye.

Ou seja, nos dias de hoje, o alegado sucessor de Pedro não poderia dizer nem uma coisa nem outra que Pedro disse ao coxo naquele dia.

Padre Paulo em seu discurso admite que não faz idéia como os protestantes resolvem o tipo de problema que ele mesmo inventou. Nós, os protestantes, não precisamos resolver esse problema, porque para nós ele simplesmente não existe.

Sim, nós cremos que existe no céu um único mediador como diz Paulo, ao contrário do Senhor que acredita que além de Jesus, existe uma medianeira e muitos outros mediadores menores intercedendo a nosso favor diante do Pai.

Todavia, o fato de termos esse único mediador diante do Pai, não muda em absolutamente nada, nossa obrigação de intercedermos uns pelos outros enquanto estamos aqui peregrinando, pelos seguintes motivos:

1 – Em primeiro lugar devemos orar uns pelos outros porque esse é o mandamento do Senhor, de acordo com Tiago 5:16 que diz:

Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Como podemos notar, a súplica de um crente, aqui chamado de “justo” pode muito por sua eficácia. A exortação é clara: devemos orar uns pelos outros. Sei que o senhor gostaria de estender esse mandamento a todos os santos, que o senhor alega estarem no céu, aos anjos – ops!, não existe nenhum mandamento para intercedermos a favor dos anjos – às almas que estão no purgatório – outra estupidez que não vale sequer à pena perder tempo com ela. Mas o fato é que os mandamentos que costumo chamar de “reciprocidade” – de uns para os outros, de uns para com os outros, mutuamente e etc. – só se aplicam enquanto estamos sobre a terra. Eles nos foram deixados para melhorar o relacionamento que deve existir entre cristãos, enquanto habitamos nesse mundo caído e ainda temos dentro de nós nossa velha natureza pecaminosa, que luta continuamente contra o Espírito Santo que também habita em nós, conforme bem nos lembra o apóstolo Paulo em Gálatas:

Gálatas 5:17 - Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

No céu esses mandamentos não serão necessários, porque já teremos sido aperfeiçoados – ver Hebreus 12:33. O único mandamento que irá permanecer será aquele que nos diz que devemos amar uns aos outros.

2. O segundo motivo porque não precisamos de nenhum intercessor além de Cristo no céu é exatamente isso mesmo. Cristo está no céu intercedendo por nós continuamente. Veja se consegue aprender essas três realidades espirituais:

A. Romanos 8:26—27 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

Isso quer dizer que todas as vezes que oramos, nem sabemos orar direito, mas o Espírito Santo nos ampara e ele mesmo intercede a nosso favor. Prá que eu preciso da intercessão de Maria e de outros seres humanos já mortos para intercederem por mim, se tenho um batalhão de irmãos e irmãs aqui mesmo, amparadas pelo próprio Deus – o Espírito Santo – intercedendo por mim?

B. Hebreus 9:24—25 - Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.
Cristo está, agora mesmo diante de Deus, no santuário celestial, intercedendo por nós. Quando Jesus nos ordenou orar em Seu nome ele queria dizer que essa oração seria proferida por Ele mesmo diante do Pai – ver João 14:14—15; 15:16; 16:23.

Além disso, vamos aproveitar o embalo e denunciar seu falso sacrifício da missa como a verdadeira abominação que é aos olhos de Deus. Jesus se ofereceu uma única vez. Seus atos diários de sacrifício incruento – como vocês costumam chamar – não têm nenhum valor diante de Deus, já que são completamente desnecessários.

C. 1 João 2:1—2 - Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Espero que o senhor entenda que nossa intercessão aqui na terra uns pelos outros só tem valor:

• Porque oramos em nome de Jesus, i.e., é como se Ele mesmo estivesse fazendo a oração a nosso favor.

• Em nossas orações somos amparados pelo Espírito Santo de Deus.

• Jesus está diante de Deus intercedendo e renovando os benefícios de sua obra redentora de forma permanente a nosso favor.

Deu para entender a diferença entre as bobagens que o senhor fala e aquilo que a Bíblia ensina de modo claro e não contraditório. O senhor quer dar a impressão que a Bíblia é um livro contraditório, e então oferece os falsos ensinamentos da sua tradição que negam a obra de Cristo e entronizam o homem no lugar de Deus. O senhor devia ter vergonha de ensinar essas coisas. Seu pífio argumento de que Jesus é único mediador, mas ele não é sozinho não passa de pura blasfêmia. Me admira que o senhor enfatize a exclusividade da mediação de Cristo, enquanto sua igreja crê e ensina – como o senhor também faz – que Maria é “Medianeira de Todas as Graças”. Ou, como disse o doutor da Igreja Romana Afonso de Ligório: nenhuma bênção de Deus pode ser dispensada aos cristãos senão pela mediação de Maria”. Fala sério. Tenha vergonha na cara. Jesus é o único, mas ele não é sozinho! Isso é mero sofisma apenas para continuar negando a Jesus o direito que ele alcançou por causa das coisas que teve que suportar - ver Hebreus 12:1—4. E hoje tem que suportar, com muita paciência, suas mentiras proferidas com um sorriso nos lábios. Mas vem o dia e não demora, em que todo esse riso irá se transforma em pranto, pode ter certeza. Arrepende-te enquanto é tempo.

Depois o senhor cita o sacerdócio do crente com a cara mais deslavada. Se todo crente é um sacerdote, então porque precisamos de uma casta sacerdotal como essa a que o senhor pertence, cuja história está entre as mais infames que temos notícia. Seu cínico. Se você acreditasse no sacerdócio real de todos os cristãos largava esse sacerdócio meramente humano. Por favor, pare de pregar uma coisa e fazer outra. Você é o perfeito fariseu do nosso século.

Outra de suas afirmações – mentirosa para variar – dizendo que é da igreja católica que vem a Bíblia foi algo que o senhor pensou por si mesmo ou... Ah! Agora me lembro foi um velho professor seu no Vaticano quem lhe ensinou que: “A Bíblia foi escrita pelos católicos e para os católicos”. Eu diria que seu mestre além de velho, já estava caducando. Quanta mentira e estupidez em uma mesma frase.
Qualquer crente verdadeiro sabe que a Bíblia é a Palavra de Deus. Ela nunca é chamada de Palavra da Igreja Católica Romana. Aliás, vocês têm feito mais coisas para achincalhar e destruir com a Bíblia que, não fosse a mesma um Livro verdadeiramente divino, ela já teria desaparecido da face da Terra. Apenas para relembrar:

João 17:17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Veja bem. TUA, i.e., de Deus, PALAVRA È A VERDADE.

Já as suas palavras senhor padre se não são verdade, não passam mesmo de mentiras. Por falar em mentiras o senhor sabe quem é o pai da mentira? E mais, o senhor sabe que quando mente, se parece um bocado com seu verdadeiro pai? Pois é.

O senhor fala de modo tão seguro, tão eloquente, chamando os crentes de otários, mas quero que você saiba que consigo enxergar através da suas mentiras da mesma maneira que enxergo a água que escorre pela minha privada. Como o senhor mesmo costuma dizer ao seu próprio público: “Já entendeu, ne?”.

Espero que todo verdadeiro cristão, trate o senhor como merece. Não lhe dando um pingo de atenção, mas orando ao Pai celestial para que se compadeça e lhe conceda a iluminação que tanto você precisa.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A VERDADEIRA IGREJA - PARTE 2



II – A Igreja como “Corpo de Cristo”.

Existem na Bíblia inúmeras metáforas aplicadas ao povo de Deus. No Novo Testamento o povo de Deus foi chamado de: família, noiva, vinha, edifício, reino e rebanho de ovelhas. Mas a metáfora mais importante é aquela que compara a Igreja - ἡ ἐκκλησία – ekklissía - com o Corpo de Cristo. Todas as metáforas anteriores possuem um termo relativo correspondente no Antigo Testamento. A metáfora do Corpo, todavia, é introduzida no Novo Testamento, e é exclusiva da Nova Aliança.

A. A Implicação número 1 da ἐκκλησία – ekklissía - igreja, como corpo de Cristo, é: UNIDADE.

Existem no Novo Testamento inúmeras passagens que nos ensinam acerca da unidade fundamental que existe na ἐκκλησία - ekklissía. Esta unidade é tanto dos crentes individualmente com o Senhor, como uns com os outros.

• 1 Coríntios 12:12 – “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo”. O corpo é corpo somente quando reconhece esta unidade!

• Efésios 5:23 – “Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”. Apesar desta verdade, alguns irmãos acham que eles é que são a cabeça da igreja!

• Como é que alguém se torna parte da igreja que é o corpo de Cristo? 1 Coríntios 12:13 tem a resposta: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”. Os cristãos constituem uma unidade, porque a salvação através de Jesus Cristo é o ponto inicial da unidade. Nós devemos nos esforçar por preservar essa unidade e nunca devemos fazer nada para tentar “criá-la” – ver Efésios 4:3 - Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

• O que é o Batismo com o Espírito Santo? É sermos colocados pelo Espírito Santo no Corpo de Cristo que é a igreja. O Batismo com o Espírito Santo não é e nunca foi uma “segunda experiência” como ensinada pelas denominações pré pentecostais e pentecostais, de todos os matizes, nos últimos 120.

• Mas não fomos somente colocados pelo Espírito Santo no corpo de Cristo. A cada um de nós, que cremos em Jesus, também nos foi concedido “beber de um só Espírito”. Isto é uma metáfora para indicar que o Espírito Santo veio habitar dentro de cada um de nós que cremos em Jesus. Cada crente e todo crente é habitado pelo Espírito de Deus e é parte da unidade que o Espírito Santo forma no corpo de Cristo que é a igreja - ver Romanos 8:9 e Efésios 4:3. Além disto, todo e cada crente foi ungido por Deus com o Espírito Santo e recebeu o Espírito Santo como selo e penhor - garantia – ver 2 Coríntios 1:21—22. Não existem super crentes! Não existe nenhuma unção especial. Cada crente precisa se consagrar completamente a Jesus Cristo e se deixar absorver integralmente pelo Espírito Santo.

• A unidade da igreja não está baseada, portanto, em relacionamentos artificiais nem organizacionais. Apesar destas verdades, ainda assim existem pessoas que preferem se separar, “formar panelas” com outras pessoas que pensam e agem da mesma maneira. A dicotomia que existe, de forma tão evidente, entre o “povão”, no dizer de um pastor presbiteriano da nossa cidade e os “ministros”, entre o “nós e o eles” é tão escandalosa que deveria nos fazer corar de vergonha só pensarmos em promover tamanha iniquidade. Somos um no Senhor e nenhum crente possui absolutamente nada em que ele possa se gloriar ou usar para se mostrar arrogante com relação a outros crentes!

• Dessa forma, o organograma da igreja corpo de Cristo é bem simples:

Jesus Cristo é o Cabeça do Corpo que é a Igreja
/
/
O Corpo composto por cada um e todos os crentes. Todos Estão em Cristo

Nada poderia sem mais simples e distante das hierarquias clericais que vemos por aí.

1. A ἐκκλησία - ekklissía - igreja é uma noiva com um só esposo; um rebanho com um só pastor; um jogo de ramos pertencentes a uma só vinha; um reino com um só rei; uma família com um só pai; um edifício com um só fundamento e um corpo com uma só cabeça que é Jesus Cristo!

2. A ἐκκλησία - ekklissía - igreja em Corinto estava dividida em vários grupos. Uns diziam que eram de Paulo, outros diziam que eram de Apolo e outros ainda diziam que eram de Cefas ou Pedro. Mas havia um grupo, “mais espiritual”, que dizia que era de Cristo – ver 1 Coríntios 1:12. O apóstolo Paulo cheio de indignação pergunta: “Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? – 1 Coríntios 1:13”. E mais adiante conclui dizendo: “Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus – 1 Coríntios 3:21—23".

3. Tudo o que foi dito acima demonstra quão equivocada e abusiva é a tentativa contemporânea de unir, visivelmente, a igreja sob o tacão dos modernos autodenominados Apóstolos e Profetas. Não compreendendo que a unidade fundamental da igreja é algo que já existe, esses senhores insistem em buscar uma unidade alienígena, baseada no que existe de pior, que é a distinção já mencionada entre o “nós” e o “eles” – ver item 5 acima.

Assim sendo, devemos andar de forma prática, de acordo com o chamado que recebemos e com a posição de plena unidade que temos “em Cristo” – ver Efésios 4:1. Este andar deve levar em conta as seguintes verdades:

• Todos os crentes estão “em Cristo” e isto quer dizer que além de sermos um, temos todos, rigorosamente, a mesma posição. Assim sendo, ninguém é superior nem inferior a outrem. Este fato é um impulso que Deus nos dá visando nos ajudar a preservar a unidade que temos pela ação do Espírito Santo. O surgimento de castas sacerdotais, seja na forma de Apóstolos e Profetas, seja na forma de Reverendos e Doutores e outras formas similares no seio da ἐκκλησία – ekklissía - igreja, é o fator número um do porque as comunidades encontram-se tão fragmentadas. O personalismo e o individualismo de algumas dessas pessoas chega a ser imoral.

• Jesus aboliu todas as barreiras de nacionalidade, raça, classe social e sexo para com isto poder criar uma nova humanidade genuinamente unida – ver Romanos 10:12; Gálatas 3:28; Efésios 2:11—22 e Colossenses 3:11.

• Apesar de tudo isso, a maioria daqueles que se chamam cristãos não aceitam e nem permitem serem controlados por estas verdades. Estes não entendem que em Cristo toda a discriminação termina. Na ἐκκλησία – ekklissía - igreja que Jesus criou e da qual Ele, Jesus, é a cabeça, distinções não podem ser toleradas!

• Note como todos os crentes, indistintamente, são chamados de:

 Concidadãos – Efésios 2:19.

 Co herdeiros – Efésios 3:6.

 Co participantes – Efésios 3:6.

 Membros uns dos outros – Romanos 12:5.

• Esta questão da unidade é tão crucial que o Senhor Jesus orou especificamente acerca deste assunto – ver João 17:20—21. Note a implicação: quando formos supersensíveis às necessidades uns dos outros – unidade - o mundo irá crer que Jesus é o enviado de Deus.

• Para nos ajudar nesta missão de unidade o Senhor Jesus nos deu a mesma glória que recebeu do Pai – ver João 17:22—23. E o que é esta glória que Ele nos deu? A resposta não é o que é esta glória, e sim, quem é “esta glória”! A glória que o Senhor Jesus nos deu é o Espírito Santo – ver 1 Pedro 4:14.

B – Como a unidade funciona na prática?

• Existem dois elementos fundamentais para que a unidade funcione: humildade e amor.

• Como Jesus, o apóstolo Paulo também desejava a unidade entre os cristãos – ver Filipenses 2:1—5 - humildade enfatizada especialmente nos versos 3 e 4.

• O resumo dos versículos citados acima está em Filipenses 2:5: “tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” - literalmente uma mente como a de Cristo. E no que consistia a mente de Cristo?

• Filipenses 2:6—8 - note especialmente as palavras: “subsistindo em forma Deus... a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo... a si mesmo se humilhou tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. Essa era a mente de Cristo: humildade e desejo de servir o Pai de forma incondicional.

• Nós precisamos ser como Cristo e dizer: “eu não estou preocupado comigo, tudo o que me interessa é o teu bem estar irmã(o)”. A unidade brota espontaneamente quando pensamos nos outros em vez de pensarmos em nós mesmos – ver a atitude de Paulo em Filipenses 2:17. Quando agimos assim, não há espaço para “egos feridos”. De fato, não há espaço para o próprio ego - palavra transliterada do grego Ἐγὼ - ‘Egò – EU. Temos que começar a aprender a estender nossas mãos e tocar a vida das outras pessoas ao nosso redor. Somos um – unidade - e o ponto de contato, onde nos encontramos, é a humildade. Temos que ter disposição para sofrer até danos pessoas - lembre-se de Cristo e de Paulo - se isto contribuir para a manutenção da unidade! – ver 1 Coríntios 6:7.

• A segunda qualidade que se compõe com a humildade é o amor. Jesus disse: ”Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” – João 13:37.

• No que consiste a novidade do mandamento que Jesus nos deixou? Consiste exatamente nisto: Jesus não ordenou apenas que nos amássemos uns aos outros, isto seria meramente a repetição do mandamento dado por Deus em Levítico 19:18. Jesus nos ordena que devemos amar uns aos outros, assim como Ele mesmo nos amou.

• E como foi que Jesus nos amou? João nos diz em seu evangelho que: “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim” - João 13:1. Jesus amou os discípulos até ao fim. Em outras palavras isto quer dizer que Jesus amou de forma perseverante e incondicional.

• Quando dizemos para um irmão “eu te amo em Cristo” é o mesmo que dizer: “irmão eu te odeio”! O “eu te amo em Cristo” não existe, não é Bíblico. Ou nós amamos de verdade ou não estamos amando de jeito nenhum. E mais, amar os irmãos não é uma opção e sim um mandamento.

• Este amor perseverante e incondicional não existe naturalmente em nós. Ele só é possível porque:

 Somos nascidos de Deus – 1 João 4:7 – 8.

 É Deus quem derrama Seu amor em nossos corações – Romanos 5:5.

 Nós podemos amar somente porque Deus nos amou primeiro – João 4:19.

 Jesus nos deu o mandamento de amar uns aos outros como ele mesmo amou e nos capacitou. Veja as implicações graves desta falta de amor como ordenado em 1 João 4:20—21.

• Quando amamos uns aos outros de forma perseverante e incondicional - Pedro chama isto de amar “ardentemente” e de “amor intenso” – ver 1 Pedro 1:22; 4:8 - as conseqüências são logo percebidas pelas pessoas que não crêem – ver João 13:34—35!

• Paulo orou para que os Tessalonicenses pudessem crescer e aumentar no amor – ver 1 Tessalonicenses 3:12. E João nos diz que esta tem sido a mensagem cristã desde o início: que devemos nos amar uns aos outros – ver 1 João 3:11.

C – Como o amor funciona na prática

Quando olhamos ao nosso redor - na nossa comunidade em particular e nas comunidades em geral - será que estamos vendo aqueles que se dizem cristãos amar como Jesus nos amou? Ou o que temos visto são cristãos tão protetores de seus egos que assim que se percebe que algo não vai bem ou que algo está errado reagem de forma vingativa e amargurada? O que fazem os cristãos quando as coisas não andam do jeito que eles acham que deveriam andar? Quando o irmão beltrano ou a irmã fulana fazem algo que os irrita e incomoda? Tornam-se raivosos e amargurados? Ou procuram ser carinhosos e amorosos não se importando com as circunstâncias?

O verdadeiro amor entre os crentes deve nos conduzir a procurar uns aos outros e dizer: “Irmã(o), eu tenho guardado uma bronca ou aborrecimento ou mágoa contra você e por este motivo gostaria que você me perdoasse. Eu quero começar a te amar de verdade”. O verdadeiro amor reage a este tipo de atitude dizendo: “Irmã(o) eu te perdôo”. O verdadeiro amor sabe dizer: “Irmã(o) me desculpe, eu estava errado”. O verdadeiro amor não critica os outros visando parecer ser melhor do que eles. Se o que temos no coração por outro crente for menos do que o amor perseverante e incondicional de Deus então precisamos, de forma urgente, orar, nos arrepender na presença de Deus e confessar nosso pecado. Em seguida precisamos procurar nosso irmão e acertarmos a situação. Somente quando agirmos desta maneira, o corpo de Cristo será saudável. Caso contrário, a descrição que Isaías fez da nação de Israel pode muito bem ser aplicada às nossas comunidades – ver Isaías 1:5—6. Em vez do povo de Deus representar um corpo sadio, tudo o que se via eram feridas do topo da cabeça até à planta dos pés. Qual é a aparência das nossas comunidades hoje?

D. – Unidade em Meio à Variedade.

• Nossa unidade é um fato consumado, pois está garantida pela ação do Espírito Santo em nossas vidas. Mas nem sempre, na prática, experimentamos esta unidade, a qual, diga-se de passagem, precisamos nos esforçar - ver Efésios 4:3 - para manter. Um dos motivos pelo qual não experimentamos está unidade é o fato de não entendermos que cada um de nós é diferente dos outros. Os cristãos são diferentes uns dos outros.

• Um dos erros mais graves que cometemos como cristãos é desejar que as outras pessoas sejam “como nós somos”. É este nosso desejo, muitas vezes inconsciente, que nos leva a inventar tantas regras e modismos. A imposição da vontade de um irmão ou irmãos sobre o resto da comunidade demonstra falta de compreensão daquilo que somos como cristãos - um corpo com muitos membros - e é a causa de muitas, senão todas, as divisões que existem na ἐκκλησία - ekklissía – Igreja ou Comunidade daqueles chamados por Deus – ou igreja do Senhor.

• Como a graça de Deus funciona na ἐκκλησία - ekklissía – Igreja do Senhor:

 1 Pedro 4:10 – A graça de Deus é multiforme, multifacetada ou multicolorida. Deus derrama sua χάρις - cháris – graça, sobre sua ἐκκλησία - ekklissia – Igreja, e esta graça se manifesta na forma de muitos e variados χαρίσματα - charísmata – dons. Podemos dizer que o efeito da graça de Deus derramada sobre o povo de Deus é semelhante àquele da luz ao passar por um prisma! A luz é uma só, mas se decompõe em muitas e variadas cores, que vão desde o vermelho até o violeta!

 Romanos 12:4—6 – Somos um só σῶμά - sômá – corpo e como tal somos membros uns dos outros e temos diferentes χαρίσματα - charísmata – dom(dons) de acordo com a χάρις - cháris – graça que nos foi dada. De que maneira podemos enfatizar o suficiente o que estes versos querem dizer? Nós precisamos uns dos outros. Nós dependemos uns dos outros. Quando qualquer um de nós não funciona de maneira apropriada, isto é, quando qualquer um de nós não faz aquilo que a graça de Deus nos habilitou a fazer em benefício do σῶμά - sômá – corpo, então esse mesmo corpo é traído, não funciona como deve funcionar e sofre!

 1 Coríntios 12:4 - χαρίσματα – charísmata – dom(dons) são diferentes, mas o πνεῦμα - pneûma – espírito é um só. Esta diversidade de– χαρίσματα – dom ou dons existe porque o σῶμά - sômá – corpo do Senhor precisa de todos e de cada um deles. Como crentes, nós existimos para complementar uns aos outros. Nenhum de nós pode ser nem fazer todas as coisas sozinho! Eu tenho um dom e você tem um dom e cada um de nós tem um dom e nós precisamos ministrar nossos dons ἀλλήλον - allélon – uns aos outros.

• A falta de compreensão das verdades apresentadas acima tem causado os seguintes males à ἐκκλησία - ekklissía – Igreja do Senhor:

 Divisões de todas as espécies. Irmãos que se consideram melhores que outros irmãos. Irmãs que pensam que podem agradar mais a Deus do que outras irmãs. Essas atitudes, por sua vez, demonstram...

 Falta de humildade e amor fraternais que causam o surgimento de panelas e atitudes de favoritismo, que acabam por aleijar o funcionamento normal do σῶμά - sômá – corpo do Senhor.

 Outro elemento da maior gravidade é o surgimento de castas sacerdotais, sejam eles sacerdotes, ou anciãos, ou pastores, ou reverendos, pouco importa. Estas castas além de criar uma separação perversa entre “nós e eles”, alimentam intermináveis lutas pelo poder. Essas lutas pelo poder, que não podem ser vencidas em caráter definitivo por ninguém, escandalizam, aleijam e destroem as pessoas pelas quais Jesus derramou Seu precioso sangue.

 A cegueira e arrogância das lideranças no meio da ἐκκλησία - ekklissía – Igreja do Senhor são o maior empecilho ao desenvolvimento sadio do σῶμά - sômá – corpo. Nossa cegueira se manifesta no próprio fato de transformarmos nossos irmãos, aos quais estamos irremediavelmente unidos pelo Espírito Santo, em nossos inimigos. Não existe nada pior nem mais destrutivo.

E – Unidade na Variedade, mas com Harmonia.

• O Espírito de Deus nos une em um só σῶμά - sômá – corpo do Senhor, distribui a cada um de nós seus χαρίσματα - charísmata – dom ou dons mediante Sua - cháris – graça e harmoniza tudo isto de tal maneira que a ἐκκλησία - ekklissía – igreja, pode manifestar e compartilhar a vida que recebe diretamente de Deus.

• Para funcionar como deve, a ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, precisa que cada membro seja atuante. Precisamos que cada membro funcione de modo correto e apropriado. A última coisa de que precisamos é de mais estrutura e de mais organização.

• A unidade cristã é aquela do πνεῦμα - pneûma – Espírito e não da denominação ou da organização.

III – A Igreja Como “Mistério” de Deus.

• Em todo Novo Testamento não existe nenhum outro livro que trate da ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, seja em seus aspectos teológicos, ou em seus aspectos de vida prática, como o livro de Efésios.

• Em Efésios Paulo se refere à ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, como um μυστήριον - mistérion – mistério. Esta palavra grega usada no Novo Testamento tem o sentido de “uma verdade ordenada por Deus na eternidade passada, para ser revelada em um determinado tempo específico ”. Paulo usa a palavra μυστήριον - mistérion – mistério em Efésios 6 vezes:

 Efésios 1:9 – “... mistério da sua vontade...”

 Efésios 3:3 – “... me foi dado conhecer o mistério...”

 Efésios 3:4 – “... o meu discernimento do mistério...”

 Efésios 3:9 – “... a dispensação do mistério...”

 Efésios 5:32 – “Grande é este mistério...”

 Efésios 6:19 – “...fazer conhecido o mistério do Evangelho...”

• É acerca deste grande μυστήριον - mistérion – mistério, chamado por Paulo de ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, que iremos nos ocupar em outro estudo envolvendo uma exposição de Efésios 1:3—14. A verdade central deste mistério é que em Cristo, tanto judeus como gentios são unidos em um só corpo!

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.

sábado, 24 de setembro de 2011

A VERDADEIRA IGREJA - PARTE 1



Doutrina da igreja

A Igreja

I. A Igreja – ἡ ἐκκλησία - ekklissía – Igreja. 

A. Introdução – “... à igreja, a qual é o seu corpo”- Efésios 1:22 – 23.

• Nosso conceito mental da igreja: prédio, edifício, local de reuniões, instituição, denominação etc...

• Problemas causados pelas traduções.

 Nossa Bíblia não foi escrita em português.

 O Antigo Testamento foi escrito em hebraico com umas pequenas porções escritas em aramaico.

 O Novo Testamento foi inteiramente escrito em grego.

 A palavra grega usada pelos autores do Novo Testamento para se referir à igreja foi ἐκκλησία - ekklissía – lê-se eclissía.

 Nossa tradução de Almeida Revista e Atualizada em português traduz a expressão grega ἐκκλησία - ekklissía da seguinte maneira: a palavra ocorre 114 vezes no texto grego editado por Westcott e Hort, Tischendorf e os revisores ingleses.

 Igreja

Igrejas

 Assembléia

 Congregação

• Por causa da tradução e dos conceitos dominantes a grande maioria das pessoas em nossos dias têm a tendência de pensar que a palavra igreja se refere um prédio na rua tal ou a uma instituição decadente e à beira da morte.

B - Definição do Termo

• O Dicionário Aurélio 2000 define a palavra igreja da seguinte maneira: Do grego ekklesía, 'assembléia de cidadãos', 'assembléia de fiéis', pelo latim ecclesia.

• Substantivo feminino.

a.Templo cristão.

b. Autoridade eclesiástica.

c. A comunidade dos cristãos.

d. O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé e sujeitos a uma mesma liderança.

• O Dicionário de grego clássico de Liddell-Scott define assim:

a. Assembléia devidamente convocada, menos geral que - súllogos.

b. Na Septuaginta a definição corresponde a: congregação dos filhos de Israel - traduz o termo hebraico קְהַל - QeHaL.

c. No Novo Testamento: igreja como corpo de cristãos.

• Os dicionários do Novo testamento, geralmente, definem como:

a. Igreja como comunidade universal.

b. Congregação como comunidade particular, i.e., de um determinado local, bem como uma comunidade familiar.

Conclusão: a palavra que usamos irá, inevitavelmente, afetar a maneira como pensamos e nosso conceito de igreja será influenciado de forma concomitante.

C. O Significado da palavra grega ἐκκλησία – ekklissía.

A expressão grega ἐκκλησία – ekklissía – é comumente traduzida pelo termo “igreja” no Novo Testamento em português.

• A expressão grega ἐκκλησίαν τοῦ θεοῦ - ekklissían toû Theoû – Igreja de Deus, foi usada pelos primeiros cristãos para identificar a “sociedade” a que pertenciam como uma associação que era comum – familiar - a todas as pessoas. Não havia nada de extraordinário no uso deste termo. A reunião dos cristãos era apenas mais uma, no meio de uma multidão de associações não oficiais.

• O que diferenciava a associação dos cristãos das outras associações tão comuns dos seus dias era o fato de que essa associação ou assembléia havia sido convocada pelo próprio Deus mesmo! Foi Deus quem os convocou. Da mesma maneira é Deus quem nos convoca nos dias de hoje.

• A relação que existe entre ἐκκλησία - ekklissía – Igreja, e o chamado a viver a vida cristã acaba se perdendo completamente quando traduzimos a palavra grega ἐκκλησία pela expressão igreja. Vejamos como Paulo relacionou estes dois conceitos em Efésios 3:21 e 4:1:

“A ele – Deus - seja a glória, na igreja - derivada do verbo καλέω - kaléo – chamar - e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! ... Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da κλήσεως - klésseos - vocação a que fostes ἐκλήθητε - ekléthete - chamados.

• Assim temos que Deus deve ser glorificado na vida da igreja. Como? Pelos cristãos andando de um modo que seja digno do chamado que receberam.

• O chamado que recebemos de Deus implica no seguinte:

 Somos chamados para fora do mundo e para dentro da igreja de Deus = libertação.

 Somos chamados para manter um relacionamento com Deus através do estabelecimento de uma aliança com Ele – ver 1 Coríntios 1:9.

 Somos chamados para herdarmos uma herança futura. O que para Israel era a terra de Canaã, para nós será o céu – ver Hebreus 3:1, Filipenses 3:14 e 1 Timóteo 6:12.

 Somos chamados para formar um povo especial que pertence ao único e verdadeiro Deus – ver Deuteronômio 7:6 e 1 Pedro 2:9—10.

D. Uma Definição mais abrangente da palavra grega ἐκκλησία – ekklissía – Igreja.

O termo grego ἐκκλησία – ekklissía – Igreja, como usado no Novo Testamento, representa a totalidade - universalidade ou catolicidade - daqueles que pertencem à comunidade dos redimidos. Nessa condição a comunidade dos redimidos forma a igreja como “corpo de Cristo”. Como redimidos que formam o corpo de Cristo, os indivíduos desta comunidade estão íntima e completamente ligados e dependentes uns aos outros e todos, sem exceção, estão ligados, de modo absoluto, ao Senhor Jesus Cristo. Esses redimidos estão ainda em íntima ligação com a comunidade representada por todo o povo de Israel do Antigo Testamento, já que o mesmo é também designado ἐκκλησία – ekklissía – Igreja ou Congregação na Septuaginta. No Novo Testamento o termo é também usado para fazer referências a uma comunidade local de redimidos - igreja local. O termo nunca é usado para referir-se a uma construção nem a uma instituição. Tais conceitos não existiam nos dias da igreja primitiva - ate o ano 100 d.C. - nem nos dias dos pais da igreja - até o ano 200 d.C. Mas, acima de tudo somos um povo chamado por Deus. Ver intens abaixo com as referências bíblicas:

Igreja como corpo de Cristo e Cristo como cabeça da igreja: Efésios 1:22 -23
Colossenses 1:18, 24; 2:18 - 19

Os redimidos como membros do Corpo de Cristo: 1 Coríntios 12:27, Efésios 4:4; 5:30 e Colossenses 3:15

Os redimidos como membros uns dos outros: Romanos 12:5, 1 Coríntios 12:13; 24 - 26

Assim temos que:

• O verdadeiro caráter da Igreja é determinado pelo fato de ser Deus mesmo aquele que a convoca para se reunir. A igreja não é um prédio ou uma construção de qualquer tipo, e sim um ajuntamento de crentes convocados por Deus mesmo.

• No Novo Testamento encontramos poucas evidências de que existisse algum tipo de organização que fosse muito além da igreja local - comunidade de cristãos localizada em uma determinada cidade ou em um lar, etc.

• De acordo com o irmão Edwin Hatch: “Apesar de ser indisputável que o Senhor fundou a Igreja ἐκκλησία – ekklissía – assumimos de forma improvável que a igreja seja uma agregação de sociedades organizadas. Cada comunidade cristã era uma comunidade completa em si mesma”. Com a passagem do tempo esse formato foi alterado. Tal alteração não pode ser definida, a priori, como algo bom ou mau para a Igreja.

• Nós precisamos começar a entender que cada comunidade local possui certa primazia real entre os vários tipos de unidade que poderiam existir.

• Infelizmente, nos dias de hoje, a igreja institucional tem se tornado tão desfigurada e as pessoas, de um modo geral, estão muito desencantadas com ela. Hoje em dia as igrejas, independente da denominação a que pertençam, são algo muito difícil de reconhecermos como uma comunidade, na qual exista qualquer relação entre o que ai está e o ensino das Sagradas Escrituras – ver Efésios 5:25—27 e Efésios 2:19—22.

• A igreja não é uma denominação, nem uma convenção, nem uma associação e sim um corpo espiritual.

• A igreja não é uma organização e sim uma comunhão, ou como diz o Novo Testamento, uma κοινωνίᾳ – koinonía - Comunhão.

CONTINUA NO PRÓXIMO POST

Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Padre Diz que Protestantes têm “cabecinhas”.


Com essa cara padre Paulo diz que "protestantes têm cabecinhas"

O cidadão Padre Paulo Ricardo de Figueiredo já foi objeto de outro post por seus ensinamentos mentirosos e idólatras acerca de Maria. Ver post aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/09/discurso-de-padre-catolico-expoe.html

Ao fazer a pesquisa para o post anterior, eu tive a oportunidade de descobrir que Padre Paulo está bastante presente na internet com suas muitas mentiras, falsos ensinamentos e muita, mas muita mesmo, conversas para “boi dormir”. Ele é a cópia exata da descrição feita por Diderot de um personagem em sua sátira “o Sobrinho de Rameu”. Padre Paulo se encaixa perfeitamente na descrição que diz: “Misto de altivez e de baixeza, de bom senso e desatino. Certamente, as noções de honesto e desonesto devem estar estranhamente embaralhadas em sua cabeça, pois mostra sem ostentação as boas qualidades que a natureza lhe deu, e as más, sem pudor”. Essa é uma perfeita decsriçao desse indivíduo que atende pelo nome de Padre Paulo.

Em um desses momentos, ele aparece num programa da rede da TV Canção Nova onde responde a um longo questionamento feito por um telespectador. Como dissemos antes, o besteirol que não tem fim não é algo exclusivo dos evangélicos. O senhor padre faz questão de participar ativamente do mesmo.

1. Para começar ele afirma que os protestantes acreditam que a Bíblia caiu do céu com zíper e tudo! A platéia ignorante que assistia ao programa achou engraçado e aplaudiu. Bem, não sei de onde o padre tirou essa idéia esdrúxula, mas me disponho a ensiná-lo como aconteceu todo o processo de formação tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento. É uma pena que a formação que os padres católicos romanos recebem se dedique mais a ensinar filosofia do que Bíblia.

2. Dando continuidade à sua ignorância, Padre Paulo perguntou ao telespectador se ele sabia que devia a posse de sua própria Bíblia Protestante aos bispos da Igreja Católica Romana que, em sua opinião nos legaram a mesma. E mais, absurdo dos absurdos, que primeiro veio a Igreja Católica Romana e depois a Bíblia. Nas palavras do padre, a Bíblia foi uma criação da Igreja Católica Romana. Novamente devo me oferecer para ajudar o patético padre porque não entende que o Antigo e o Novo Testamento sofreram processos de formação distintos e que os bispos da Igreja Católica Romana – estabelecida lá pelo século V d.C. – herdaram o Antigo Testamento já pronto da versão conhecida como Septuaginta, produzida no século III a.C., que é uma tradução das escrituras hebraicas para o grego, com a adição de vários livros já escritos em grego, e que foram produzidos no período entre os dois testamentos. Os protestantes, por sua vez, optaram por aceitar o cânon do Antigo Testamento conforme decidido pelos estudiosos judeus no Concílio realizado na cidade de Jâmnia entre os anos 90-100 d.C. Quanto ao Novo Testamento, a ICAR apenas reconheceu os livros que a maioria dos cristãos já aceitavam como inspirados. O próprio padre admite em sua fala que a disputa para decidir quais livros seriam aceitos durou 300 anos. Ou seja, quando a ICAR se firmou como tal, essa verdadeira abominação que ela é, a questão já havia sido resolvida pelos membros da verdadeira e universal igreja de Cristo. Por volta do século V d.C., quando a ICAR se consolidou, já existiam centenas de cópias manuscritas dos documentos originais. Caso o senhor padre tenha interesse em realmente se ilustrar nessas questões segue a sugestão de um excelente site:

http://www.skypoint.com/members/waltzmn/

Esse site, verdadeira enciclopédia, tem a vantagem de ser periodicamente atualizada, à medida que a ciência chamada de “baixa crítica” ou de análise dos textos bíblicos antigos – paleografia - avança com novas descobertas. A afirmação do padre de que se temos uma Bíblia hoje devemos a mesma à Igreja Católica é uma afirmação das mais mentirosas que já tive oportunidade de ouvir. O contrário talvez estivesse mais perto da verdade: nós quase ficamos sem a Bíblia por causa das ações sistemáticas de perseguição, assassinatos dos verdadeiros pregadores do evangelho e da destruição de milhares e milhares de cópias manuscritas e impressas da preciosa Palavra de Deus praticadas sob a direção dos bispos da Igreja Católica Romana. O bom mocismo do padre não engana ninguém. Qualquer católico com mais de 50 anos sabe que os padres não recomendavam a leitura da Bíblia até perceberem que o negócio era multimilionário. Quem tiver interesse em conhecer melhor o tamanho desse negócio pode ler o que escrevemos em um post anterior aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/10/nossa-heranca-amarga.html

3. Em seguida o Padre Paulo diz que a Igreja Romana sobreviveu graças à tradição e não aos ensinamentos da Palavra de Deus. Nisso ele falou a verdade. A tradição continua até hoje, e com a infalibilidade papal assumiu ares de importância superiores, até mesmo à palavra revelada pelo próprio Deus. Hoje a ICAR respeita as encíclicas papais e outros documentos oficiais, como o Código de Direito Canônico, com autoridade superior àquela concedida à própria Bíblia. Daí o absurdo dos seus ensinamentos acerca dos santos – idolatria – do purgatório – pura estupidez – e das indulgências que é a maneira mais malandra de se arrancar dinheiro das pessoas simples e crédulas. Essa última funciona tão bem que os evangélicos têm suas próprias versões da mesma. O padre chega ao absurdo de afirmar que foi a Igreja Católica Romana quem criou a Bíblia. Quanta estupidez e falta de conhecimento!

4. Como o telespectador chamou a ICAR de “antro de pedofilia”, o Padre Paulo, de modo completamente desequilibrado, fez a seguinte acusação: “estatisticamente existem muito mais pastores acusados de pedofilia do que padres”. Como sabemos muito bem, as estatísticas normalmente, não provam nada. Fatos apenas podem ser usados como elementos de prova. O ex primeiro ministro da Inglaterra, Benjamim Disraeli, assim que as estatísticas começaram a ser utilizadas em larga escala, disse o seguinte, lá pela segunda metade do século XIX: “Existem três tipos de mentiras: 1) temos aquela mentirinha chamada “branca”, quase inocente; 2) depois temos aquelas mentiras feias e bem cabeludas; 3) por último temos a maior mentira de todas que são as estatísticas”.

O padre fez a acusação mencionando estatísticas, mas precisa responder: 1) essas estatísticas existem mesmo? Gostaria de saber onde posso encontrá-las. 2) de quem são essas estatísticas, ou seja, quem as produziu? 3) qual é o período coberto pelas mesmas? 4) quantos processos foram ajuizados contra os pastores e quantos contra padres em um mesmo período? 5) quantos bilhões de dólares as igrejas desses pastores tiveram que pagar em indenizações e em quanto já está o montante desembolsado pela ICAR, até aqui, para resolver os casos de pedofilia fora das cortes? 6) Para onde os pastores acusados de pedofilia podem fugir e encontrar abrigo como acontece com os padres estrangeiros que podem fugir para o Vaticano, de onde não podem ser extraditados? 7) Existe algum líder, de alguma denominação protestante sendo acusado no tribunal internacional de Haia, como acontece com o atual papa Bento XVI? Mais notícias sobre esse último ponto podem ser encontradas aqui:

http://defesadotrabalhador.blogspot.com/2011/09/bento-xvi-acusado-de-crimes-contra.html

ou aqui:

http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=45970

O leitor interessado deve ler pelo menos esse artigo introdutório produzido pela Wikipidia, com frases realmente reveladoras da liderança católica, especialmente de Sua Santidade o Papa Bento XVI, que afirma: Deus guiará "no caminho da coragem que precisamos para não nos deixarmos intimidar pelas fofoquinhas da opinião dominante e nos dar coragem e paciência para apoiar os outros". É isso mesmo. Seu filho ou filha que foi estuprado diversas vezes e, em alguns casos, por anos a fio, é apenas algo considerado como um “fofoquinha”, pelo santo padre. Julgue o leitor por si mesmo o post inteiro aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abuso_sexual_de_menores_por_membros_da_Igreja_Cat%C3%B3lica

Ao final de sua acusação, sem oferecer a mínima prova, o padre foi aplaudido de forma veemente pelos ignorantes presentes que não estão acostumados a pensar por si mesmos, porque há séculos lhes é ensinado que a Igreja Romana pensa por eles. E infelizmente, eles acreditam também nessa mentira como fica evidente no vídeo que pode se acessado aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=y3pTw2sySUk

Em seguida, o professor Aquino, apresentador do programa, resolveu meter a colher e veio com a alegação de sempre, de que Jesus fundou Sua igreja sobre Pedro.

Quanta bobagem. O telespectador tinha toda razão quando sugeriu que estudassem mais. Peço ao leitor que leia nosso post que trata das afirmações feitas por Jesus encontradas em Mateus 16:18, que foram mencionadas pelo professor Aquino. O Post pode ser acessado aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/06/o-proposito-distinto-e-singular-de-deus.html

Depois, o padre Paulo continua esculhambando com os protestantes dizendo que eles têm uma “cabeçinha” bem pequena e faz uma zombaria alegando que nós desejamos que a ICAR nos “mostre que Jesus foi num cartório registrar a Igreja”. A platéia ignorante deu risadas. Em primeiro lugar não existem protestantes que pensem desse modo. Cremos que Cristo fundou a Igreja como Paulo a descreve – Efésios 5:25—27.

25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,

27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

Essa sim é a verdadeira Igreja que Cristo fundou. Não essa denominação à qual esse senhor pertence. Aliás, por ser celibatário, Padre Paulo jamais poderá entender o amor que Cristo nutre pela verdadeira Igreja.

Melhor vossa reverendíssima se recolher à sua insignificância e liberar o espaço para outros, tenho certeza, que são bem mais competentes que o senhor e que estão abertos ao diálogo, sem os desequilíbrios mentais com o senhor manifesta.

Que os verdadeiros cristãos tomem nota e não percam seu tempo ouvindo e muito menos se associando com um idólatra confesso e patético como esse.

Quem quiser ouvir e ver o Padre Paulo agir de forma desequilibrada basta acessar o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=haOaQmewcu4&feature=related

Em outra mensagem, que tem o curioso título de: “Protestantes não ficarão impunes por perseguirem a Igreja”, Padre Paulo continua com seu destempero verbal e desequilíbrio emocional e chama os protestantes de “otários”. Sem apologias. Quem quiser ver e ouvir é só acessar:

http://www.youtube.com/watch?v=WjAslMXioo4&feature=related

Não tenho a menor dúvida em meu coração que, se algum dia essa igreja voltar a deter poder político ou influência sobre o poder político, nós os protestantes seremos perseguidos, esmagados e mortos, como aconteceu durante séculos, porque os danos que causamos às suas hostes da mentira foram de uma magnitude intolerável. É curioso que o perseguidor se diga perseguido. Essa é uma tática já antiga muito utilizada por políticos, e agora por esse senhor: acuse seus inimigos de estarem fazendo o que você está fazendo. Como ele consegue ter uma exposição na mídia muito maior do que a nossa, é fácil fazer sua mentira soar como se fosse verdadeira.

É por essas e por outras que voltamos a advertir a todos os cristãos verdadeiros a não se associarem e nunca promoverem nada que seja produzido por homens como esses. Quem faz isso merece o título tão distinto com o qual o padre se refere aos protestantes acima. Nosso propósito ao escrever esse artigo é chamar a atenção do Padre Paulo para as palavras do apóstolo Paulo em 1 Timóteo 1:5—7 que dizem:

5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.

6 Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola,

7 pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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terça-feira, 13 de setembro de 2011

Discurso de Padre Católico Expõe a Hipocrisia da Igreja Católica Apostólica Romana



Já tivemos a oportunidade de denunciar nesse blog a perigosa e imoral união entre católicos e evangélicos, ao redor de temas de interesse comum como o aborto, a Lei da Homofobia – antiga PLC 122 – e outros temas diversos. Quem quiser saber o que já escrevemos, basta ver os links abaixo:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/03/cuidados-que-devemos-tomar-com-todos-os.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/11/o-perigo-da-associacao-entre-catolicos.html

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/11/questao-do-aborto-e-alianca-entre.html

O perigo maior está no fato que qualquer associação com os idólatras e, como veremos hoje, especialmente mariólatras, nos torna culpados das mesmas abominações praticadas por esses indivíduos. Preste bem atenção nas palavras do apóstolo Paulo a seguir:

2 Coríntios 6:14—7:1.

14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?

16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,

18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

1 Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.

Creio que esse texto é claro o suficiente para ilustrar muito bem o perigo e as graves consequências que sobrevirão sobre todos os que se associam com a turba adoradora de ídolos.

Eu tinha a impressão que o besteirol que não tem fim fosse algo restrito aos chamados evangélicos, mas depois de ouvir o Padre – como ele faz questão de ser chamado – Paulo Ricardo de Azevedo Júnior, pude constatar que esse mal não ataca apenas evangélicos, mas também se manifesta, de forma poderosa, entre os padres católicos.

Mas antes de prosseguir alguns esclarecimentos são necessários:

1. Como meu e-mail é de domínio público eu recebo inúmeros e-mails não solicitados por mim, enviados por todo tipo de pessoas.

2. Como esses e-mails me chegam sem que eu tenha solicitado ou me inscrito em alguma lista qualquer eu me dou o direito de tratá-los do modo como acho mais conveniente.

3. Dentre essas pessoas estão muitos dos chamados evangélicos, que morrem de amores por padres católicos romanos e enxergam nos mesmos uma liderança com a qual gostariam de se unir no combate aos temas comuns que mencionamos acima. Esses indivíduos, que se dizem evangélicos, não entendem que padre católico e idolatria andam de mãos dadas, mesmo quando o tema é aborto ou outro qualquer. Portanto, recomendar algo produzido por um padre romano é o mesmo que aprovar a pratica da idolatria além das inúmeras outras invencionices que essa igreja produziu desde que se estabeleceu por volta do quarto século d.C.

4. Um desses indivíduos me enviou um e-mail contendo uma palavra “importante” produzida por um sacerdote romano. Quem tiver interesse em ver a palavra do Padre Paulo pode seguir esse link:

http://youtu.be/kQTVPFyuzPM

Depois de assistir a tal palavra “importante” eu fiquei me perguntando, até que ponto aquele padre estaria metido na grossa idolatria promovida pela sua Igreja Católica Apostólica Romana.

Não demorou muito para descobrir uma série de palestras proferidas pelo mesmo, cujo tema é: Consagra-te à Virgem Maria. A série tem três partes, mas confesso que já me foi penoso demais assistir, por completo, a parte 1/3. É acerca dos ensinamentos desse padre mariólatra que gostaria de tecer alguns comentários, especialmente, porque ele toma certas liberdades em seu discurso, que considerei bastante impróprias e penso que precisam ser respondidas. Bem, vamos ao que o padre disse:

1. Ele inicia sua palestra falando de um livro escrito por um santo católico chamado Luis María Grignion de Montfort. O título do livro é “"Verdadeira Devoção a Maria".

2. De acordo com o Padre Paulo, o pobre coitado do Papa João Paulo II resolveu dedicar sua vida completamente a Maria depois de ler o tal livrinho. Foi daí que ele inventou a frase “Totus Tuus” – totalmente teu – dedicada a Maria. Além disso, esse mesmo papa reconheceu que a Igreja Católica Apostólica Romana deveria, acima de tudo, ser uma igreja consagrada a Maria. Para provar sua lealdade ele mandou bordar uma enorme letra M no brasão e na bandeira do Vaticano, para deixar essa identidade com Maria solidamente estabelecida. Em tempos mais recentes ficamos sabendo que “sua santidade” tinha o costume de se auto flagelar com um chicote visando: 1) provar nosso amor a Deus e contribuir para a conversão dos pecadores.

Essas informações podem ser vista aqui:

http://ponteeuropa.blogspot.com/2010/01/joao-paulo-ii-e-autoflagelacao.html

Que pena! Se alguma vez na vida tivesse entendido que Jesus veio para sofrer tudo o que merecíamos sofrer por causa dos nossos pecados, e que Ele, Jesus, agradou Deus 100% a nosso favor, além de fazer tudo o que é necessário para a salvação das almas perdidas, não precisaria se submeter a tão patético procedimento. Vejam as palavras que nos ensinam essas verdades em

Isaías 53:2—9 -

2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.

3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.

4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.

9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.

Ou nas palavras do Apóstolo Paulo em 

2 Coríntios 5:21 –

21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Ou ainda nas palavras de Pedro em

1 Pedro 2:21—25 –

21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,

22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;

23 pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,

24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

25 Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.

Ah! Sim. Quando Pedro diz que Cristo nos deixou um exemplo de sofrimento – verso 21 acima – ele não está se referindo a sofrer para obter perdão ou qualquer benefício salvífico como era intenção do Papa João Paulo II. O Exemplo que Cristo nos deixou, foi que nós também, com o próprio Senhor estamos sujeitos a sofrer perseguições e maus tratos.

Bem creio que basta um pouco de boa vontade para entender o que Jesus fez a nosso favor e desprezar todas as bobagens que João Paulo II nos deixou como “maus” exemplos daquilo que não precisamos, nem devemos fazer. Esses ensinamentos são tão terríveis que os produtores do site citado acima se mostram completamente escandalizados com o tipo de “deus” apresentado por sua santidade.

3. Em outra passagem de sua apresentação, o Padre Ricardo chama a presidenta Dilma Rousseff de mentirosa. Ora, todos nós aprendemos cedo na vida que não faz sentido quem tem telhado de vidro atirar pedras nos telhados dos vizinhos. Eu deveria ficar surpreso com a atitude do consagrado sacerdote, mas de fato não estou. Esse pessoal é especializado na prática da hipocrisia. Não precisamos ir muito longe para justificar o que estamos dizendo. Vamos pegar apenas o caso recentemente denunciado envolvendo a prática de pedofilia entre os padres consagrados da Igreja Católica Apostólica Romana. Os casos já eram conhecidos da hierarquia romana há décadas, mas já naquela época a atual papa, Bento XVI, deu ordens expressas para que os casos fossem acobertados e que os padres que estivessem em risco de sofrerem ações judiciais, poderiam se refugiar em seus países de origem, caso fossem estrangeiros ou, em última instância, na própria cidade da Vaticano. Belo exemplo! Padre Ricardo deveria chamar de mentiroso seu próprio papa que tem se revelado um homem sem escrúpulos sob o manto de uma falsa santidade que não existe, nem em sua vida pessoal e muito menos na estrutura da igreja que representa.

Um pouco mais adiante, querendo bancar o engraçadinho, Padre Ricardo chama os protestantes, não os evangélicos, mas os protestantes, de nossos “irmãozinhos”. Para aqueles que quiserem entender a diferença histórica entre protestantes e evangélicos sugiro a leitura do nosso artigo “Uma Herança Amarga” aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/10/nossa-heranca-amarga.html

Bem, gostaria de dizer com toda a sinceridade ao senhor Padre Ricardo o seguinte:

1. Em primeiro lugar não existe nenhum propósito em tentar nos tratar como crianças, chamando-nos de “irmãozinhos”, porque estou pronto a discutir qualquer assunto teológico com o senhor no dia, hora e locar que escolher. Minha única exigência é que usemos apenas a Bíblia, a Palavra de Deus como base da nossa discussão. Sem essa de livretos de santos católicos nem de encíclicas de papa ignorantes e supersticiosos com o João Paulo II, ou mentirosos e criminosos como Bento XVI.

2. Não me sinto nem um pouco honrado em ser chamado de “irmãozinho”, nem mesmo como uma concessão, porque como o senhor sabe muito bem não somos nem “irmãozinhos”, nem “irmãozão”. Não somos sequer irmãos, já que o senhor promove a idolatria que é abominável ao Deus ETERNO e, como o líder supremo a igreja de vocês disse, a ICAR é uma igreja que pertence acima de tudo, à Virgem Maria. Por falar em João Paulo II veja essa pérola escrita por ele mesmo, na apresentação da nova edição do Código de Direito Canônico: “...sob a proteção da Beatíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, se promova mais e mais a salvação das almas”. Ora, qualquer pessoa de bom senso sabe que Maria não pode salvar a ninguém sendo ela mesma uma pecadora perdida precisando de salvação, que ela alcançou através do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Da nossa parte, como protestantes, nós preferimos continuar com nossa posição identificada com o claro ensinamento das Escrituras Sagradas, que a Salvação só é possível mediante a fé em Cristo, o único nome pelo qual importa que sejamos salvos. Essa fé salvadora é Dom de Deus, e não precisa do auxílio de nada mais, nem de ninguém. Veja o que a Bíblia diz através do apóstolo Pedro:

Atos 4:12 - E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Ou as palavras dos apóstolos Paulo:

Efésios 2:4—9

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,

5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,

6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

9 não de obras, para que ninguém se glorie.

Note senhor Paulo Ricardo que nenhuma palavra sequer é dita acerca de Maria. Apenas Deus e Jesus são mencionados. Mas nós seus livrinhos, escritos por verdadeiros homens doentes, Maria ocupa um lugar preeminente. Mas, somente nos livrinhos escritos pelos chamados “santos” católicos.

3. Além do mais, o Padre Paulo faz questão de avacalhar de vez com Maria, alegando que todos os cristãos são gerados à imagem de Cristo, no útero de Maria, inclusive os “irmãozinhos” protestantes, gostem eles ou não desse fato. A massa ignorante que participava da audiência, sem perceber o absurdo que estava sendo proferido, aplaudiu de forma entusiasmada o patético sacerdote. Na opinião do Padre, Maria deve ter um útero gigantesco para gerar tantos filhos assim. Diante dessa idiotice, como fica o falso ensinamento da virgindade perpétua de Maria? Ah! Sim, nosso padre dirá que sua referência é em termos metafóricos. Foi para isso que estudou filosofia? Para inventar uma metáfora que não faz nenhum sentido. Vejam a metáfora criada pelo apóstolo Paulo com relação aos seus filhos espirituais:

Gálatas 4:18—20 –

18 É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco,

19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;

20 pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito.

Note que nenhuma palavra é dita acerca dos crentes estarem sendo formados no útero de Maria e sim, que ele mesmo, Paulo, estava como que, outra vez sofrendo como uma mulher, as dores do parto “até ser Cristo formado em vós”.

4. O padre insiste que Deus mesmo escolheu Maria, o que é verdade, e que nós, os irmãozinhos protestantes podemos espernear o quanto quisermos que essa verdade não muda, porque Deus não muda. Mas nós nunca esperneamos contra o que a Bíblia ensina. Nos revoltamos, e muito, contra as mentiras apregoadas pelo Padre Paulo e seus clones. De fato, Deus escolheu Maria, e ela nos serve como um exemplo claro de submissão à vontade de Deus, submissão essa que todos devemos a Deus, mas nunca à Maria. Nesse contexto o Padre se animou e até citou alguns versículos bíblicos, tais como:

Lucas 1:28 - E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.

Lucas 1:42 - E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!

Para terminar o padre aplicou o que considerou o golpe fatal nos irmãozinhos protestantes, ao citar Lucas 1:48 que diz:

Porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem aventurada.

O padre fez questão de enfatizar a parte do verso que diz: “todas as gerações me considerarão bem-aventurada”. E isso é uma verdade bíblica, porque não foi coisa nem pequena ou corriqueira trazer o unigênito Filho de Deus ao mundo. Mas, nosso padre não foi honesto, no mínimo ou foi totalmente desonesto, no máximo, ao insistir nesse versículo. Dizemos isso porque o próprio Senhor Jesus disse o seguinte: Lucas 11:27—28 –

27 Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!

28 Ele, porém, respondeu: Antes, bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

Não é difícil perceber que a mulher citada no verso 27 seria uma excelente seguidora de Maria, mas o Senhor Jesus a corrigiu, ver verso 28, dizendo que, os verdadeiros: BEM AVENTURADOS SÃO OS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEU E A GUARDAM. Algo que, diga-se de passagem, Maria também fez. Mas em nenhuma passagem Maria é considerada superior a qualquer outro crente em Jesus como Salvador. Ela mesma confessou a necessidade que tinha de um Salvador em

Lucas 1:46—47 quando disse:

46 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,

47 e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador.

Não deixe passar despercebido que essas afirmações antecederam imediatamente a afirmação onde ela diz:

Lucas 1:48 –

“Desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”. Mas Maria sabia que não era melhor do que nenhum outro crente que é obediente à revelação de Deus como encontrada na Bíblia e na Pessoa de Seu Filho Jesus Cristo.

5. Mais para o final da sua mensagem o Padre Paulo assumiu as mentiras de outro livrinho, dessa vez escrito por um “santo e doutor” da Igreja Católica Apostólica Romana, Afonso de Ligório e intitulado “As Glórias de Maria”. O livro não é diretamente citado por padre Paulo, mas todo mundo sabe de onde aquelas mentiras descaradas que proferiu, à partir daquele momento têm sua origem. Nesse livro, o “doutor da igreja”, simplesmente pega todas as glórias que a Bíblia atribui a Cristo e, da forma mais desavergonhada possível, atribui as mesma a Maria. Ele cria a idéia de um Deus e um Jesus Cristo poderosos e truculentos e contrasta-os com uma apresentação piegas de Maria. O doutor chegar a recomendar que, ao chegar nos portais eternos, os pecadores procurem a porta onde Maria se encontra para serem recebidos, e evitarem a porta onde Jesus se encontra, já que o Filho de Deus é muito rigoroso. Quanta blasfêmia e abominações podem ser produzidas pela Igreja Romana contra o Deus de amor e Seu Filho que morreu para nos salvar é impossível dizer. Mas, de uma coisa temos absoluta certeza: os falsos ensinamentos acerca de Maria continuam a todo vapor, ainda mais agora, via internet. Por todos esses motivos, o Padre Paulo orienta seus fiéis a se entregarem completamente à Maria, pois apenas assim estarão se entregando completamente a Deus.

Por fim, ele diz: Mas nossos irmãozinhos protestantes nos perguntarão: não é mais simples se entregar diretamente a Deus? Sua resposta é realmente pouco criativa porque segue os passos do doutor Afonso de Ligório: Deus é temível ao passo que Maria é toda doçura. Como seres humanos, nós temos um medo natural de Deus, mas entendemos o amor de uma mãe. Que pena. Quanta ignorância, e superstição.
Como posso temer aquele de quem a Bíblia diz o seguinte:

João 3:16 

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Romanos 5:8 

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Romanos 8:28—39

28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Efésios 2:4
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou.

Efésios 5:2

E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

2 Tessalonicenses 2:16

Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,

1 João 3:1

Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

1 João 4:10

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

1 João 4:11

Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.

1 João 4:19

Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Apocalipse 1:5b

E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados

Como posso temer alguém que me ama assim – no tempo presente - dessa maneira a ponto de dar Sua própria vida por mim?

Infelizmente, para o padre, não é possível encontrar nen um verso sequer que fale do amor de Maria por mim ou por qualquer outro ser humano que seja. Porque deveria me entregar a ela? Esse é o papo mais furado que já ouvi.

Além de tudo isso, o padre insiste em tomar certas liberdade com o texto bíblico que são completamente imprópria e até mesmo imorais. Ele afirma que o corpo de Jesus, quando foi retirado da Cruz, foi colocado no colo de Maria. Ele imagina que as tolas pinturas e esculturas que mostram essa imagem fazem parte da Bíblia. Não fazer senhor padre. Mas o padre insiste de que não apenas isso aconteceu, mas que foi a fé de Maria que trouxe Jesus de volta à vida e que todos nós somos salvos pela fé dessa mulher. Coitada de Maria. Ainda bem que no céu, onde ela está não tem que tomar conhecimento das mentiras e aleivosias que fazem contra Jesus em seu nome. A Bíblia é bem clara. Quem ressuscitou a Jesus dentre os mortos foi o Deus Pai no poder do Espírito Santo, sem nenhuma ajudinha de Maria. Nenhuma mesmo. E mais, Jesus nunca esteve no colo de Maria depois de ter sido retirado da Cruz. O relato Bíblico é consistente: seu corpo foi retirado da cruz e entregue a José de Arimatéia. Maria não é sequer mencionada nesse contexto todo.

Romanos 1:4—6

4 E foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor,

5 por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios,

6 de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo.

Note: “Serdes de Jesus Cristo” e, graças a Deus, nunca de Maria.

Quanto a retirada do corpo de Jesus da Cruz seguem os relatos bíblicos:

Mateus 27:57—61.

57 Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus.

58 Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então, Pilatos mandou que lho fosse entregue.

59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho

60 e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou.

Marcos 15:42—46

42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,

43 vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

44 Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera.

45 Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José.

46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo.

Lucas 23:50—54

50 E eis que certo homem, chamado José, membro do Sinédrio, homem bom e justo

51 (que não tinha concordado com o desígnio e ação dos outros), natural de Arimatéia, cidade dos judeus, e que esperava o reino de Deus,

52 tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus,

53 e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado.

54 Era o dia da preparação, e começava o sábado.

João 19:38—41

38 Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Pilatos lho permitiu. Então, foi José de Arimatéia e retirou o corpo de Jesus.

39 E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés.

40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro.

41 No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto.

Portanto, meus caros irmãos e irmãs, se organizem entre vocês mesmos e lutem como pessoas que têm verdadeira sede e fome de justiça – ver Mateus 5:6 – e não vos associeis com esses incrédulos para não vos tornardes cúmplice de suas más obras.

Pelo contrário, devei sempre que a oportunidade surgir reprovar tais obras como
Paulo nos instrui:

Efésios 5:5—17.

5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

7 Portanto, não sejais participantes com eles.

8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),

10 provando sempre o que é agradável ao Senhor.

11 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.

12 Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha.

13 Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.

14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.

15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,

16 remindo o tempo, porque os dias são maus.

17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

Quem quiser ouvir o padre diretamente para dirimir eventuais duvidas poderá fazê-lo seguindo esse link aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=pRdSBAWQmH0&feature=related

Que Deus possa abençoar a todos e nos fortalecer a resistir às tentações de nos unirmos com os incrédulos e idólatras, por mais justa que seja a causa.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.