O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
Texto: Apocalipse 3:7—13
Introdução.
A. Hoje queremos finalizar nossa apresentação da carta enviada pelo Senhor Jesus Cristo para a Igreja localizada na cidade da Filadélfia.
B.
Como já vimos antes, Jesus, além de fazer exortações no decorrer dessas cartas,
sempre termina as mesmas com algumas promessas que nós devemos aprender a somar
umas às outras.
C.
No caso específico que temos diante de nós, Jesus diz:
Apocalipse 3:12—13
12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna
no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome
do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu,
vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
D.
As promessas logo acima, quando somadas com a que encontramos em Apocalipse 3:8
e com as outras quatro que já vimos em Apocalipse 3:9—11, perfazem um total de
sete promessas, de longe a maior coleção de promessas que podemos encontrar em
qualquer uma das sete cartas enviadas por Cristo de Patmos para as Igrejas da
Ásia Menor.
E.
No último caso, que estamos vendo hoje, deve ficar evidente que, as promessas
feitas para a Igreja em Filadélfia envolvem duas verdades, que serão o objeto
da nossa apresentação hoje:
UMA
NOVA SEGURANÇA E UM NOVO NOME
I. Coluna no Templo de Deus
A. As ideias atreladas à palavra
“coluna” são de “firmeza e estabilidade”.
B.
A ênfase não está tanto naquilo que sustenta, que é a primeira ideia que nos
vem à mente quando usamos a expressão “coluna”, e sim naquilo que permanece
firme como o Senhor fez com o profeta Jeremias, quando levantou o mesmo para
denunciar o pecado do povo de Judá:
Jeremias 1:18
Eis que hoje te ponho por cidade
fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país,
contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e
contra o seu povo.
C.
Deve ser óbvio que tal uso da expressão coluna é metafórico, ou como temos
preferido nos referir a essas expressões como algo simbólico.
D.
E nesse caso que estamos vendo temos uma ralação claramente estabelecida entre
a “coluna” e o nome ou nomes que serão gravados na mesma.
E.
Portanto, daqui para frente iremos abordar esse aspecto duplo.
II. A Coluna e o Nome ou Nomes
Gravados na Mesma.
A.
A ideia de coluna talvez seja emprestada das duas colunas que Salomão mandou
construir na entrada do templo em Jerusalém. Essas colunas chamam nossa atenção
por dois motivos:
1.
Em primeiro lugar elas não tinham nenhuma função de sustentação, já que não
havia nada apoiado nelas. Daí podemos derivar, que as mesmas teriam sido
colocadas ali com o intuito de enfatizar firmeza e estabilidade.
2.
Em segundo lugar as mesmas receberam nomes conforme podemos ler em —
1 Reis 7:21
Depois, levantou as colunas no
pórtico do templo; tendo levantado a coluna direita, chamou-lhe Jaquim; e,
tendo levantado a coluna esquerda, chamou-lhe Boaz.
B.
Agora note o significado dos nomes dados a essas colunas:
1.
Jaquim quer dizer: ele estabelecerá.
2.
Boaz quer dizer: rapidez.
C.
O sentido prático dos nomes dessas colunas nos dias de Salomão pode ser que o
Povo de Deus será estabelecido e isso será feito com rapidez pelo próprio Deus.
D.
Quanto à expressão “coluna no templo do meu Deus”, é da maior importância
entendermos que na eternidade não haverá nenhum templo, pois o Próprio Deus
será o templo da cidade eterna, conforme —
Apocalipse 21:22
Nela, não vi santuário, porque o
seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E.
Não devemos nos esquecer que cada cristão é como uma pedra que está sendo
colocada nesse magnificente templo espiritual conforme lemos em —
Efésios 2:19—22
19 Assim, já não sois
estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de
Deus,
20 edificados sobre o fundamento
dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
21 no qual todo o edifício, bem
ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22 no qual também vós juntamente
estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
F.
Não existe nisso tudo nenhuma contradição, porque, como dissemos estamos
lidando com metáforas e símbolos e não com elementos concretos.
G.
Os novos nomes escritos nos crentes têm um triplo objetivo:
1.
Ter o nome de Deus escrito em nós significa que nós pertencemos a Ele, que
temos sua essência, que somos seus filhos, mesmo que seja por meio da adoção.
2.
O segundo nome é o nome da cidade do próprio Deus: a nova Jerusalém. Esse nome
faz referência à nossa cidadania. Um dia deixarei de ser Alex de Tessalônica
para ser Alex da Nova Jerusalém. E isso é verdadeiro para cada e todo crente
genuíno.
3.
O terceiro nome é o próprio novo nome de Cristo. Não sabemos que nome é esse.
Nós lemos o seguinte em —
Apocalipse 19:12
Os seus olhos são chama de fogo;
na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece,
senão ele mesmo.
H.
Esse novo nome não pode ser, em nossa opinião, nenhum dos nomes já conhecidos e
atribuídos a Deus ou ao Filho, tais como, O ETERNO, Jesus, o Cristo, Senhor, Verbo
de Deus e etc.
I.
Para nós, mais importante do que conhecer esse novo nome deve ser sabermos que
iremos compartilhar do mesmo. Isso deve bastar para fazer nossos corações
transbordarem de Alegria.
J.
Por fim, como acontece com todas as outras cartas somos convidados a ouvir, ou
dar a devida atenção às palavras do Espírito Santo — Apocalipse 3:12.
Conclusão:
A. Como crentes nós somos peregrinos nesse mundo, mas na eternidade, não iremos mais peregrinar. Nossa posição será firme e imutável: comparada com a condição de uma coluna. Firmes, inabaláveis para sempre e sempre.
Apocalipse 21:3—7
3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
B. Pela expressão “colunas no templo de Deus”, Jesus quer enfatizar nossa “permanência”. Algo que não pode ser movido em nenhuma hipótese. Quanta segurança.
C. Também já tivemos a oportunidade de comentar como toda aquela região da Ásia Menor está sujeita a muitos terremotos, até nos nossos dias. Mas a promessa de Jesus é que na eternidade eles nunca mais serão abalados, nem perderão seus bens, nem sofrerão por que tinham pouca força diante dos seus perseguidores.
D. Na eternidade gozaremos de plena paz, plena alegria, plena segurança e qualquer outro substantivo que você quiser agregar ao adjetivo plena ou pleno.
E. Que possamos abrir nossos corações e recebermos tudo de bom que o Senhor Jesus promete e deseja de fato nos dar nesse mesmo instante.
OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE
IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE
001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE
002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA —
PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA —
PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO —
PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA
— PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
002
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
003
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
005 — FINAL
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 024 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 001
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 025 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 002
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 026 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 003
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 027 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 004
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 028 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 005
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/05/functionisogramigoogleanalyticsobjectri.html
Apocalipse
3:14—22 — SERMÃO 029 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html
APOCALIPSE 3:14—22 — SERMÃO 030 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 002
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Alexandros
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