Essa é uma série cujo propósito é estudar, com
profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No
final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem
o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.
Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a
Cultura.
Lição 033B – OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 007B.
II. O Prólogo do Evangelho de João – João 1:1—18 -
Continuação
C. Exposição de João 1:1—18 — Continuação.
1. João 1:1- No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus, e o Verbo era Deus - Continuação.
Da perspectiva bíblica e
teológica nós podemos dizer que João escolheu a expressão λόγος — lógos, visando enfatizar as seguintes idéias:
A. Jesus é a
personificação da Palavra de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Quando falamos
— usando palavras — nós estamos comunicando nossas idéias e vontade às outras
pessoas.
B. Dessa mesma maneira o
Filho de Deus é chamado de λόγος — lógos,
porque é por intermédio dele que Deus tem nos falado nestes últimos dias — ver
Hebreus 1:1—3
1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de
muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem
constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão
exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois
de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas
alturas,
É essa manifestação que
torna as pessoas indesculpáveis —
João 15:22
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado
não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.
C. Ao dirigir João para
que ele usasse essa palavra λόγος — lógos, o
Espírito Santo tinha a intenção de dar a essa expressão um significado
definitivo que pudesse servir para todos os cristãos de todas as eras. Nos dias
do próprio apóstolo João já existia uma seita que começava a defender a idéia
de que o Logos era na realidade o primeiro Aeon — era ou vida. Ele seria aquele
que havia emanado diretamente de Deus e como tal era algo criado. Ainda segundo
esta seita foi este Aeon que se uniu ao corpo do homem que chamamos Jesus. Foi
para impedir que doutrinas como estas triunfassem naqueles dias que o Espírito
Santo levou o apóstolo João a estabelecer a posição do Logos como sendo
exatamente a mesma do próprio Deus. Hoje em dia nós precisamos nos apegar com
firmeza à Palavra de Deus para enfrentarmos as muitas tentativas — inclusive de
grupos que se intitulam cristãos — de reduzirem o Senhor Jesus, o qual é Deus —
Romanos 9:5 —
Deles são os patriarcas, e também deles descende o
Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre.
Amém!
a um mero ser criado ou
a um deus de segunda categoria.
Entre os grupos,
pretensamente cristãos, que negam a divindade de Jesus, nós podemos citar os
seguintes:
Ensino Errado # 1
Jesus Cristo, antes de
se tornar homem, era Miguel, o arcanjo, a primeira e maior de todas as criações
de Deus Jeová.
Fonte
Cristo foi a primeira de
todas as criações de Deus — ver Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14 – “Jehovah’s Witnesses in the 20th Century”1989
Edition p. 13.
“... ele (o Verbo) foi
criado antes de todos os outros espíritos filhos de Deus, e ele é o único que
foi diretamente criado pelo próprio Deus”. “You
Can Live Forever in Paradise on Earth”, 1982, p. 50.
“... o Filho de Deus era
conhecido como Miguel antes de vir para a Terra”. Reasoning from the Scriptures” p. 218.
Nossa Resposta
Colossenses 1:15 é uma
passagem paralela com Filipenses 2:9—11 e Efésios 1:9—10. Passagens como estas
se referem a Cristo em termos das prerrogativas que ele possui e não fazem
nenhuma referência a ele ter sido criado por Deus. O que esSes textos afirmam é
que Cristo é anterior à criação e, portanto, Senhor de tudo o que foi criado.
Note de forma especial Colossenses 1:17.
A passagem de Apocalipse
3:14 usa a expressão grega ἀρχὴ — arché —
princípio. Como o Apocalipse e o Evangelho de João foram escritos pelo mesmo
autor, é apenas lógico que ele use uma mesma expressão de forma consistente
naquilo que escreveu. Como já vimos para João a expressão grega ἀρχὴ — arché
corresponde à expressão em hebraico רֵאשִׁית — re’shiyth — princípio e faz referência à condição desfrutada
por Deus ANTES que existisse o tempo.
A posição das
Testemunhas de Jeová é indefensável da perspectiva da exegese bíblica.
Ensino Errado # 2
Jesus era apenas o
“Relações Públicas” de Deus antes do seu nascimento.
Fonte
“... antes de nascer no
nosso planeta Terra como homem, Jesus havia sido nos céus um ser espiritual
poderoso... ele funcionava nos céus como alguém que fala por Deus”. “You Can Live Forever in Paradise on Earth”,
1982, p. 58.
Nossa Resposta.
I. Jesus
reivindicou, de forma específica, que ele mesmo era Deus. O Evangelho de João
registra algumas passagens onde Cristo reivindica ser Deus. Naquelas ocasiões a
audiência entendeu exatamente as implicações das suas reivindicações e reagiu
de acordo com as convicções que possuíam.
João 8:57—59
Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens
cinqüenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu
vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para
atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.
João 10:30 -33
Eu e o Pai somos um. Novamente, pegaram os judeus
em pedras para lhe atirar.
João 17:5
E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a
glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo –.
II. Jesus é identificado, de forma específica, como
sendo Deus pelos autores bíblicos da Nova Aliança. Assim, além das
reivindicações feitas diretamente pelo Senhor Jesus, o Espírito Santo conduziu
os autores do Novo Testamento a identificarem Jesus com o único e verdadeiro
Deus.
João 1:1
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com
Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:18
Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que
está no seio do Pai, é quem o revelou.
João 20:28
Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!
Atos 20:28
Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o
Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a
qual ele comprou com o seu próprio sangue.
Romanos 9:5
Deles — i.e. dos judeus — são os patriarcas, e também deles descende o
Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre.
Amém!
Colossenses 1:15
Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de
toda a criação.
Colossenses 2:9
Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a
plenitude da Divindade.
Tito 2:13
Aguardando a bendita esperança e a manifestação da
glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.
2 Pedro 1:1
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos
que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e
Salvador Jesus Cristo.
Ensino Errado # 3
Quando Jesus viveu na
Terra Ele não era Deus, mas somente um homem perfeito.
Fonte
“...quando Deus enviou
Jesus para a Terra, Ele fez de Jesus aquilo que poderia satisfazer a justiça,
não aconteceu uma encarnação, não tivemos um Deus-homem e sim, apenas, um homem
perfeito”. “Should You Believe in the
Trinity?”1989, p.15.
Nossa Resposta.
Jesus era Deus mesmo.
Nas Escrituras Sagradas Ele é chamado de Deus — ver João 20:28, Hebreus 1:8—9
e Tito 2:13; Jesus foi honrado como
sendo Deus — ver João 5:23; e pessoas oraram a Jesus como Deus —
Atos 7:59
E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor
Jesus, recebe o meu espírito!
Ensino Errado # 4
Depois que Jesus morreu,
Ele foi ressuscitado com Sua identidade original, restaurado, como o arcanjo
Miguel.
Fonte.
“Leia de maneira
cuidadosa a narrativa bíblica a seguir: ‘Uma guerra eclodiu no Céu: Miguel —
que é Jesus Cristo ressuscitado — e seus anjos batalharam com o dragão’”. “You
Can Live Forever in Paradise on Earth”, 1982, p. 21.
Nossa Resposta
O arcanjo Miguel baseado
em sua própria autoridade não foi capaz de repreender a Satanás — ver Judas 9 —
ao passo que em Mateus 4:8—10, é o próprio Senhor Jesus, apesar de se encontrar
em um estado de glória inferior, como homem, quem ordena de forma direta à
Satanás dizendo: ”retira-te”. Além do mais, Hebreus 2:5 deixa bem claro que não
foi a anjos de nenhum tipo que Deus sujeitou o mundo que há de vir. Textos tais
como o de Lucas 1:32—33 e o de Apocalipse 19:16 referem-se a Cristo como aquele
que irá reinar de forma soberana.
Portanto, o Senhor Jesus
e o arcanjo Miguel não podem ser uma e a mesma pessoa.
Ensino Errado # 5
Jesus não é o Deus
Todo-Poderoso.
Fonte
“Bem, teria Jesus
afirmado alguma vez que ele era Deus? Não, Ele nunca disse isso. Na Bíblia ele
é chamado de ‘Filho de Deus’. E foi Ele mesmo que disse: ‘O Pai é maior do que
Eu sou” — João 10:34—36 e 14:28. Além disso, Jesus disse que havia certas
coisas que nem Ele nem os anjos sabiam mas somente Deus sabia — Marcos 13:32.
Ainda mais: a Bíblia registra as seguintes palavras de Jesus em oração: ‘Não se
faça a minha vontade e sim a Tua’ — Lucas 22:42. Se Jesus fosse o Deus
“Todo-Poderoso” ele não teria feito esta oração, não é mesmo?
A Bíblia também registra
o fato de que após a morte de Jesus foi ‘Deus quem o fez ressuscitar’ — Atos
2:32. Desta forma podemos notar que o Todo-Poderoso Deus e Jesus são claramente
duas pessoas separadas. Mesmo depois da Sua morte, e da sua ressurreição e
ascensão, Jesus ainda não era igual a Seu Pai – ver 1 Coríntios 11:3 e 15:28”.
“You Can Live Forever in Paradise on Earth” 1982, pp 39 – 40.
Nossa Resposta
Em João 10:34—36 Jesus
estava, na realidade, Se fazendo igual a Deus ao afirmar que ele era o “Filho
de Deus” — ver João 5:17—18. Em João 14:28 Jesus faz uso da expressão μείζων — meízon —
para se comparar ao Pai e esta é um forma irregular e serve apenas para indicar
que Deus, o Pai, estava ocupando uma posição “mais alta”, no Céu, enquanto o
Filho estava aqui na Terra.
Em Marcos 13:32 Jesus,
como o Deus-homem que era, possuía duas naturezas: uma divina e outra humana.
Para se tornar em tudo igual a nós, Jesus optou por agir, a maior parte do
tempo, de acordo com Sua natureza humana. Ele optou de forma voluntária não
exercer Seus atributos de onisciência, por exemplo. Mas na Bíblia nós também
temos registros onde o Senhor optou por exercitar sua soberania e onisciência,
como podemos ver em, por exemplo, em Mateus 9:4.
Em Lucas 22:42 nós temos
o Senhor se submetendo à vontade do Pai. Mas o ato de submissão não representa
a inferioridade daquele que se submete a outro. A submissão não representa que
aquele que se submete possui uma natureza inferior, se assim fosse, então como
é que fica Efésios 5:21 onde somos ordenados a nos submeter uns aos outros?
Com referência a
afirmação de Atos 2:32, a Bíblia não deixa dúvidas de que: 1) O próprio Senhor
Jesus — ver João 2:19—20; 2) o Pai — ver Colossenses 2:12 e; 3) O Espírito
Santo — ver Romanos 8:11, são os responsáveis pela ressurreição de Jesus. Foi o
Deus Triuno quem, em última instância, trouxe o Senhor Jesus de volta à vida. É
ensinamento claro das Escrituras que, enquanto na Terra, Jesus honrou a Seu
Pai. A expressão κεφαλὴ — kefalè —cabeça designa, de forma
metafórica, alguém que merece ser honrado. E é exatamente neste sentido que
Paulo usa esta palavra.
Ensinamento Errado #6
Jesus é “um deus”, um
Deus menor que Jeová Deus.
Fonte
“Em João 1:1 que se
refere a Jesus como sendo o “Verbo”, algumas traduções da Bíblia dizem: “No
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. Mas note
que o verso 2 nos diz que o Verbo “estava no princípio com Deus”. E, Jesus foi
visto pelos homens. Agora o verso 18 nos diz que: ”Deus nunca foi visto por
homem algum”. Desta maneira nós achamos que algumas traduções do verso 1, nos
oferecem a ideia correta da língua original quando lemos: “O Verbo estava com
Deus, e o Verbo era divino, ou e o Verbo era um Deus”, isto é, que o Verbo era
alguém poderoso como um deus”. É claro que Jesus não é o Deus Todo Poderoso. De
fato, Jesus falou de Seu Pai como “meu Deus” e como o “único Deus verdadeiro” –
ver João 20:17; 17:3”. “You Can Live
Forever in Paradise on Earth” 1982, p 40.
Nossa Resposta
A única tradução que o
autor conhece que apresenta o tipo de texto como referido pelas Testemunhas de
Jeová é a “Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas” que é produzida
pelas próprias Testemunhas de Jeová. Tal tipo de tradução não está baseada no
texto grego do Evangelho de João e sim em um livro chamado “Emphatic Diaglott”
– que combina uma cópia do texto grego feita por J. J. Griesbach em — 1806 —
com uma tradução para o inglês feita palavra por palavra. Este material foi
publicado em 1864 por certo Benjamin Wilson, mas nunca foi aceito pelos
estudiosos do NT como tendo qualquer valor. O Diaglott traduz João 1:1 da
seguinte maneira: ”In
the beginning was the Logos, and the Logos was with GOD and the Logos was God.
This was in the beginning with GOD”.
Note a distinção na palavra “Deus” entre as forma “God e GOD”. De acordo com o
texto EM INGLÊS e NÃO EM GREGO
acima, as Testemunhas de Jeová na sua bíblia, traduzem João 1:1 da seguinte
maneira: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra
era deus”. Mas elas não param por aí. Assumindo ares de grandes estudiosos na
língua grega, as Testemunhas de Jeová justificam este tipo de tradução
“alegadamente” baseados na gramática da língua grega. Tal afirmação, todavia,
tem sido contestada de forma bastante veemente e conclusiva pelos estudiosos.
De acordo com o
professor da Universidade de Princeton Bruce Manning Metzger, a Tradução do
Novo Mundo das Sagradas Escrituras feita pelas Testemunhas de Jeová ignora por
completo uma bem estabelecida regra gramatical do grego koiné que exige que a
tradução seja “e o verbo era Deus”. De acordo com essa regra um predicado
nominativo definido possui sempre um artigo quando aparece DEPOIS de um verbo e
o mesmo não possui nenhum artigo quando PRECEDE o verbo. Quando esta regra é aplicada a João 1:1 fica bem
evidente que a leitura “e o Verbo era Deus” deve ter preferência sobre uma
leitura do tipo “e o Verbo era deus”; ou “e o Verbo era um deus”; ou ainda “e o
Verbo era divino”. Como a estrutura de João 1:1 é bastante simples não devemos
enfrentar problemas para provar a regra.
Senão vejamos: — a ordem das palavras a seguir corresponde ao Novo
Testamento Grego, publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas em sua quarta
edição.
Ἐν — En — preposição que no caso dativo significa “em” ou
“no” em português.
ἀρχῇ — arché — princípio — substantivo feminino no grego —
refere-se ao período antes da criação e funciona mais como qualificativo do que
temporal.
ἦν — ên —
era, verbo. Forma imperfeita do verbo εἰμί — eimí — e que expressa uma existência contínua e atemporal
e que está em contraste com a expressão ἐγένετο — egéneto — criadas como aparece em João 1:3.
ὁ — o —
artigo definido traduzido por “o, a, ele, ela, este ou aquele”. Note esta
pequena palavra de uma letra só porque é ela que detém a explicação que estamos
buscando.
λόγος — lógos — Verbo ou palavra. Substantivo masculino.
καὶ — kaì —
e. Conjunção.
ὁ — o —
artigo definido traduzido por “o, a, ele, ela, este ou aquele”. Note esta
pequena palavra de uma letra só porque é ela que detém a explicação que estamos
buscando.
λόγος — lógos — Verbo ou palavra. Substantivo masculino.
ἦν — ên —
era, verbo. Forma imperfeita do verbo εἰμί – eimí — e que expressa uma existência contínua e atemporal
e que está em contraste com a expressão ἐγένετο — egéneto — criadas como aparece em João 1:3.
πρὸς — pròs —
com. Preposição que no caso acusativo indica “com ou junto de”, no sentido de
companhia. Neste caso indica que o Verbo mantinha um relacionamento de
“companhia” com Deus antes da criação.
τὸν — tòn —
outra forma do artigo definido mencionado acima
θεόν — Theón — Deus. Substantivo masculino que pode ser usado
tanto para descrever o Deus verdadeiro como divindades falsas.
καὶ — kaì —
e. Conjunção.
θεὸς — Theòs — Deus. Substantivo masculino. Aqui temos que
notar que o substantivo θεὸς — Theòs — Deus PRECEDE o verbo e não vem, por sua vez,
precedido de um artigo. Por este motivo ele funciona como um predicado nominativo definido. É ele quem precede o
sujeito, definido pelo uso do artigo, e enfatiza a sua — do sujeito —
qualidade.
ἦν — ên —
era, verbo. Forma imperfeita do verbo εἰμί — eimí — e que expressa uma existência contínua e antemporal
e que está em contraste com a expressão ἐγένετο — egéneto — criadas como aparece em João 1:3.
ὁ — ὁ — o –
artigo definido traduzido por “o, a, ele, ela, este ou aquele”.
λόγος — lógos — Verbo ou palavra. Substantivo masculino. Como o
artigo acompanha a expressão λόγος — lógos — Verbo ou palavra esta é a palavra que é
qualificada pelo uso do substantivo θεὸς — Theòs — Deus. fazendo com que a tradução certa seja: “e
O VERBO era Deus”. Esta é a mesma regra que faz com que a tradução direta “e
Deus era o Verbo” também seja errada. A tradução certa só pode ser: “e o Verbo
era Deus”.
Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo
002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001
003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.
004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —
005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.
006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.
007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.
008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.
009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.
010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.
011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.
012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.
013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.
014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.
015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12
016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13
017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A
017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B
017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C
017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D
018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A
018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B
019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A
019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B
020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18
022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19
023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20
024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21
025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22
026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html
OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002
Que Deus abençoe a
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Alexandros Meimaridis
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