sábado, 24 de dezembro de 2011

O MENINO QUE NASCEU NO DIA DE NATAL

SERMÃO DE NATAL PARA O ANO 2011

Texto: Lucas 1:31—35

Introdução

• Aquilo que estamos chamando de natal nos nossos dias está tão longe do ensinamento bíblico que duas coisas são urgentemente necessárias.

 A primeira é que precisamos nos arrepender porque muitas vezes temos deixado nos arrastar por isso que está aí: a comercialização perversa e descontrolada, a ansiedade criada pela gastança exagerada e pelos presentes que esperamos ganhar, a atenção exagerada aos enfeites domésticos e a reverência, dedicação e amor que devotamos a essa figura perversa e abominável que chamamos de papai Noel.

 Precisamos nos voltar para as Escrituras e reafirmar algumas verdades acerca do Natal, mas particularmente, acerca daquele que nasceu nesse mundo com o propósito específico de morrer por nós.

• O que viria a ser aquela criança prometida a Maria? Espero mostrar para todos que Ele – que foi chamado Jesus – Deus é Salvador – é alguém que representa algo que vai muito além de servir como uma desculpa esfarrapada para indulgirmos numa gastança desenfreada nesses dias.

• Eu tenho certeza que cada pai e mãe aqui presentes, pensaram de como cada um dos filhos que tiveram seria “especial”.

• Mas isso é ainda mais verdadeiro com respeito ao nascimento do filho de Maria e de “José”.

• Quando o anjo Gabriel se manifestou a Maria, ele lhe disse as seguintes palavras: Lucas 1:30—33 -

30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.

31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.

32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;

33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.

34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?

35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

• Baseados nesses versículos queremos reafirmar três verdades acerca de
Jesus:

O MENINO QUE NASCEU NO DIA DE NATAL

I. Em Primeiro Lugar Gabriel diz que o menino seria : μέγας - mégas – grande.

• O menino seria μέγας - mégas – grande. Mas quão grande? Grande como o Vinicius? Não era desse tipo de grandeza que o anjo estava falando.

• Qual seria a grandeza desse menino que iria causar uma profunda impressão em seus pais, muito mais do que eles esperavam?

B. Gabriel Prossegue Dizendo que o menino seria chamado de:

• υἱὸς ὑψίστου – uiòs upsístou – Filho do Altíssimo.

• Ora todos nós sabemos que “filho de peixe, peixinho é”. Isso que dizer que Jesus é Deus, JESUS È DEUS.

 O fato de Jesus ser Deus implica em ser possuidor de Majestosa Soberania.

 Implica que não existe ninguém que esteja em seu mesmo nível nem acima d´Ele.

 Ele é o mesmo Deu chamado por Melquisedeque, ainda no Antigo Testamento de אֵל עֶלְיוֹן – El ´Eleyon – o Deus Altíssimo.
Salmos 47:2 - Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra.

 Diante dessa realidade, o Salmista só tem uma coisa a fazer: louvar o Senhor como todos nós devemos fazer:
Salmo 7:17 - Eu, porém, renderei graças ao SENHOR, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR Altíssimo.

Salmo 9:2 - Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores.

 Conforme lemos em Lucas 1:32, Jesus é o Filho do Altíssimo. Isso quer dizer que Jesus tem: A MESMA VIDA, A MESMA ESSÊNCIA E A MESMA NATUREZA DO PRÓPRIO DEUS

II. Jesus também é υἱὸς θεοῦ - uiòs Theoû - Filho de Deus – Verso 35.

Vamos ver como João nos apresenta essa realidade em seu Evangelho no capítulo 5:

• João 5:16—17—16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. 17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Isto é: Jesus reivindica ter a mesma natureza de Deus.

• João 5:19 - Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Isto é: Jesus faz exatamente as mesmas obras de Deus Pai.

• João 5:21 – Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. Isto é: Jesus tem o mesmo poder que Deus o Pai.

• João 5:22 - 22 E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento.

João 5:27 - E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Isto é: Jesus tem a mesma autoridade para julgar que o Pai.

• João 5:26 - Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. Isto é: Jesus tem a mesma essência de Deus o Pai.

• João 5:23 - A fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Isto é: Jesus merece a mesma honra que o Pai.

III. Mas Jesus Também é um menino ou ser humano.

• Em Lucas 2:7 nós lemos que Maria Deus à luz seu πρωτότοκον – protótokon – filho primogênito. Porque teria Lucas usado a expressão primogênito se alguns alegam que Maria não teve outros filhos. E não apenas isso: que apesar do nascimento de Jesus, Maria teria permanecido virgem para sempre. Mas o que nos dizem as escrituras?

 Em primeiro lugar que Jesus foi seu filho primogênito – ver Lucas 2:7.

 Que José não a conheceu – sexualmente falando – até que ela deu a luz a seu filho primogênito – ver Mateus 1:25;

 Que José e Maria tiveram os seguintes filhos juntos: Tiago, José, Simão e Judas e irmãs – pelo menos duas – que não são chamadas pelos seus nomes – ver Mateus 13:55—56.

• Como todas as crianças nesse mundo, em condições normais, o menino Jesus também cresceu e Lucas 2:40 nos confirma esse fato. Jesus continuou se desenvolvendo, como ser humano, até iniciar seu ministério recebendo o batismo pelas mãos de João Batista – ver Lucas 3:21—22.

Conclusão

1. Três verdades importantes acerca de João Batista que estão bem relacionadas com nossas próprias pessoas:

• Quando o Anjo Gabriel apareceu diante do sacerdote Zacarias para anunciar o nascimento de João Batista, ele disse que o menino seria μέγας - mégas – grande diante de Deus – ver Lucas 1:15.

• Jesus afirmou que dos seres humanos nascidos de mulher, não havia ninguém superior a João Batista, mas qualquer um que crê em Cristo é maior que João – ver Lucas 7:28.

• Não devemos ser tolos e começar a pensar que isso acontece por causa dos nossos próprios méritos. NÃO É. É pelos méritos de Cristo e porque, como crentes, nós estamos EM CRISTO

2. Jesus prometeu a seus discípulos que se eles imitassem as atitudes do próprio Senhor, todos eles também seriam υἱοὶ ὑψίστου – uioì upsístou – filhos do Altíssimo – ver Lucas 6:35.

3. Além disso, desde o Antigo Testamento, por causa da vinda de Jesus, o Deus Altíssimo já havia prometido que o reino do seu filho – ver Lucas 1:32—33 – também seria de todos os filhos de Deus. Esse é o reino que iremos herdar quando Jesus voltar e nos garantir, pessoalmente, acesso ao mesmo.
Daniel 7:18 - Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade.

4. Quando Jesus voltar ele nos convidará a tomar posse desse reino eterno com essas palavras:

Mateus 25:34 Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

5. Que nesse natal possamos com toda humildade nos humilhar diante do menino Filho do Altíssimo, Filho de Deus e também perfeito ser humano e oferecer-lhe nossas vidas como gratidão, por ser quem Ele é e pelo que fez por nós quando se deixou cravar naquela cruz, por causa dos nossos pecados.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário