sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SERMÃO PARA O ANO NOVO 2012

EM TUDO DAI GRAÇAS.

Texto: 1 Tessalonicenses 5:18.

Introdução.

• Nesse ano de 2011 nós tivemos a oportunidade de consultar toda a igreja acerca de qual deveria ser o versículo tema para o nosso ano 2012.

• Vários irmãos e irmãs deram sugestões. As mesmas foram as seguintes:

 Eclesiastes 4:9 - Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

 1 Tessalonicenses 4:3a - Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação.

 Lucas 12:32 - Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.

 Isaías 40:8 - Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.

 Tiago 2:26 - Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

 Daniel 12:3 - Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

 Oséias 12:5—6 - O SENHOR, o Deus dos Exércitos, o SENHOR é o seu nome; converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre.

 1 Tessalonicenses 5:18 - Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

 Mateus 14:16 - Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer.

 Colossenses 3:9 - Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.

 Colossenses 4:6 - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

• O mais votado foi: 1 Tessalonicenses 5:18 - Em tudo, dai graças, porque
esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

• Então vamos tomar um pouco de tempo para analisarmos esse versículo em sua totalidade já que o mesmo não possui uma parte que podemos chamar de central.

EM TUDO, DAÍ GRAÇAS, PORQUE ESTA É A VONTADE DE Deus Em CRISTO JESUS PARA CONVOSCO

Introdução.

• No início desse capítulo – 1 Tessalonicenses 5:5 – Paulo nos chama como crentes de:

 Filhos da Luz.

 Filhos do Dia.

• Como filhos da Luz e Filhos do dia, ainda nesse capítulo nós somos lembrados que temos certas obrigações ou deveres a cumprir:

• 1 Tessalonicenses 5:14:

 Admoesteis os insubmissos.

 Consolai os desanimados.

 Ampareis os fracos

 Sejais longânimos com todos.

• 1 Tessalonicenses 5:15: Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.

• 1 Tessalonicenses 5:16: Regozijai-vos sempre.

• 1 Tessalonicenses 5:17: Orai sem cessar.

• Por fim chegamos em 1 Tessalonicenses 1:18 que nos diz: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

• Esse o verso que servirá para nortear nossos caminhos em 2012.

I. A Enorme Necessidade que Temos de Dar Graças em Tudo.

1. A Ingratidão é algo que desagrada muito a Deus.

• A mesma está incluída entre os pecados que irão prevalecer nos “tempos difíceis” do fim – ver 2 Timóteo 3:1—5.

• Como a ingratidão é um pecado terrível, a ira de Deus já se manifesta do céu contra todos aqueles que praticam tal pecado – ver Romanos 1:18—22.

2. Todo cristão deve ser reconhecido por sua “atitude de gratidão”.

• Devemos ser gratos por tudo o que Deus o Pai fez por nós – ver Colossenses 1:12—14.

• Devemos entender que o ato de ser agradecido é um processo no qual devemos nos empenhar e nos disciplinar para conseguir crescer no mesmo –
Colossenses 2:7.

• Devemos ter um coração agradecido, porque o mesmo é parte da nossa nova constituição ou da nossa nova vestimenta, agora que nos livramos das roupas do velho-homem do pecado – ver Colossenses 3:12—15.

• Ações de graças devem fazer parte de todas as nossas orações – ver Colossenses 4:2; 1 Timóteo 2:1.

3. Ações de graças Quando Adicionadas às Nossas Orações Servem para...

• Ajudar-nos a vencer a ansiedade – ver Filipenses 4:6.

• Ajudar-nos a obter a “paz que excede todo entendimento” – ver Filipenses 4:6—7.

II. O Caminho Que Devemos Seguir para Sermos Gratos Sempre e em Todas as coisas.

1. Em Primeiro Lugar Temos que nos Lembrar Sempre que: “Todas as coisas cooperam para o nosso bem Espiritual” – ver Romanos 8:28.

• Por esse motivo nós podemos “Regozijar e Exultar” mesmo em meio às perseguições, as injúrias, e as mentiras que são lançadas sobre nós – ver Mateus 5:10—12.

• Também podemos nos “gloriar nas próprias θλίψις – thlipsis - tribulações – cujo significado literal é: prensar, imprensar ou colocar pressão. Metaforicamente a palavra tem os seguintes significados: opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas – ver Romanos 5:3

• Além disso, conforme Tiago 1:2—3, nós podemos nos alegrar por passarmos por várias πειρασμοῖς – perasmoîs – teste de da fidelidade do homem, da sua integridade, virtude e constância.

2. Como Daniel nós devemos colocar ações de graças em todas as nossas orações diárias – ver Daniel 6:10.

3. Da mesma maneira que devemos orar sem cessar – ver 1 Tessalonicenses 5:17 – nós também devemos Dara graças à Deus sem cessar!

Conclusão:

1. Em primeiro lugar queremos uma igreja aqui:

• Onde os membros tenham seus corações repletos de ações de graças.

• Onde os membros tenham suas bocas transbordantes de ações de graças e louvores para como nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.

• Onde os membros possam se reunir aqui e nos lares com o propósito específico de “contar as benções” uns para os outros e render a Deus e ao Senhor Jesus Cristo as ações de graças devidas.

2. Todas essas verdades estão interligadas. Senão vejamos:

• Quanto mais gratos nos formos, mais estaremos orando para manifestar nossa gratidão.

• Quanto mais orarmos, maior será a alegria que iremos experimentar vinda da parte do Senhor.

3. A chave para experimentarmos toda a alegria que nos está reservada em Cristo começa com uma “atitude de gratidão”. Portanto sejamos gratos. Quem vai ser o primeiro a compartilhar sua gratidão com toda a igreja agora mesmo?

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário