quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Qualidades dos Presbíteros, Bispos ou Pastores

Introdução

Muitas denominações adotam o modelo Neo Testamentário de eleição de Presbíteros ou Bispos. O propósito desse estudo é suprir certas orientações bíblicas para esse processo visando o maior benefício possível para a Igreja.

• Presbíteros, Bispos e pastores são três palavras diferentes para indicar ênfases diferentes, mas descrevem uma mesma função.

• Presbítero palavra transliterada do grego πρεσβύτερος – presbúteros, cuja tradução significa ancião ou homem experiente.

• Bispo palavra transliterada do grego ἐπίσκόπος – epískopos, cuja tradução significa supervisor.

• O termo grego ποιμένας – poiménas – que descreve o ato de apascentar, cuidar do rebanho, tomar conta das ovelhas.

• Assim temos que os presbíteros, bispos ou pastores devem ser homens experientes, maduros e que tenham o dom de supervisionar o trabalho de Deus, além de saberem cuidar do rebanho de Deus.

• A bíblia procura nos ajudar a encontrar os homens certos para esta função. Na primeira epístola de Paulo a Timóteo no capítulo 3 e na epístola de Paulo a Tito no capítulo 1 encontramos duas listas similares, não idênticas, não exaustivas e que se complementam na descrição de qualidades mínimas dos presbíteros, bispos e que incluem também, indiretamente, os pastores.

• É importante estarmos familiarizados com estas listas, pois é da compreensão das mesmas que nos virá a luz que nos conduzirá na direção certa no que diz respeito às eleições desses homens.

Para efeito da instrução neste estudo nós vamos usar o texto de 1 Timóteo 3 como base.

I – Das qualidades pessoais dos presbíteros, bispos ou pastores.

Porque esta posição é crucial para o bom andamento da obra de Deus, é necessário, portanto, que o presbítero-bispo seja:

A – Irrepreensível – ἀνεπίλημπτον – anepílempton - Não quer indicar que os presbíteros, bispos ou pastores não cometem erros, pois isto é humanamente impossível, mas indica que tais homens não permitem situações pendentes a partir das quais eles possam ser atacados. Sempre que tomam ciência de uma situação que lhes pode ser prejudicial na execução deste mister procuram, o quanto depender deles, consertar as coisas. Em outras palavras o presbítero, bispo ou pastor deve estar acima de qualquer crítica justificada.

B – Esposo de uma só mulher - μιᾶς γυναικὸς ἄνδρα – mias gunaikòs ándra. A primeira coisa que temos que frisar é que não é necessário que o presbítero, bispo ou pastor seja necessariamente casado. Ele pode ser solteiro, mas se for casado deve respeitar este mandamento. Mas o que esta frase quer dizer? Durante os séculos, a igreja tem aceitado três definições básicas dessa expressão:

• Não é necessário que seja casado.

• Se for casado e a esposa vier a falecer, que não se case novamente. A igreja Ortodoxa Grega permite aos padres ordinários casarem-se, mas insiste em que os que almejam ao presbiterato-episcopado não se casem para poderem atender melhor a obra de Deus. Mas não é isto que a palavra de Deus diz. A igreja Romana proíbe terminantemente, via celibato, o casamento tanto dos ordinários quanto dos bispos. Mas a bíblia também não aprova tal posição.

• Que seja esposo de uma só mulher, de cada vez. Ou seja, que não seja nem bígamo, nem polígamo. Esta me parece uma posição mais natural diante das necessidades humanas.

C – Temperante - νηφάλιος – nefálios - sóbrio, de mente limpa, equilibrado. Tal homem não pode, em hipótese nenhuma, permitir-se a prazeres e indulgências que diminuam sua vigilância cristã ou que manchem seu testemunho.

D – Sóbrio - σώφρον – sófron, auto-controlado, moderado. Eurípides considerava este o melhor dom que Deus poderia conceder a um homem mortal. Tem a ver com a capacidade de não causar escândalos de nenhuma ordem.

E – Modesto - κόσμιος – kósmios, ordeiro. Essa expressão implica a disposição de manter em ordem tanto o mundo interior quanto o exterior.

F – Hospitaleiro -φιλόξενος – filóxenos. Os gregos chamam os hotéis de “Filoxenio”, pois esta é exatamente a função deles: hospedar pessoas totalmente estranhas. O presbítero, bispo ou pastor deve manter sua casa sempre aberta para receber aqueles que estejam precisando tanto de apoio material quanto espiritual.

G – Apto para ensinar - διδακτικός – didaktikós. Uma palavra que indica que alguém é tanto capaz de ensinar quanto que tem a disposição certa para ser ensinado. Só pode ensinar aquele que está disposto a aprender.

H – Não dado ao vinho - μὴ πάροινος- mè pároinos. Alguém que se prolonga bebendo por horas e horas. Naqueles dias, devido à contaminação da água, era comum misturar-se de 3 a 5 medidas de água a uma de vinho, mas o que Paulo estava se referindo é ao hábito de freqüentar por muitas horas banquetes e festas onde, normalmente, as conversações não são edificantes. Como disse um dos nossos poetas “porque hoje é Sábado, os bares estão todos cheios de homens vazios” .

I – Não violento - μὴ πλήκτης – me pléktes. Os cânones apostólicos, escritos do segundo século d.C. que visavam normatizar certos procedimentos nas igrejas cristãs declaram: “um presbítero, bispo ou diácono, que castiga os fiéis quando erram ou aos irmãos quando cometem uma ofensa, e querem aterroriza-los usando tais métodos, devem ser depostos. Infelizmente não são poucos os que abusam da violência verbal ou política para punir pessoas decentes. Tais homens estão muito longe do exemplo de Cristo, o qual deveriam seguir, pois quando Cristo era ultrajado não revidava com ultraje; quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente – ver 1 Pedro 2:23. A congregação deve sempre ter em mente que o verdadeiro poder em uma igreja local está centrado no corpo total dos fieis e não em nenhum grupo de homens apontado por este mesmo corpo de fiéis. Tais homens são merecedores da nossa consideração e respeito somente enquanto honrarem o espírito do mandato que, mediante o voto, lhes foi concedido pela comunidade. Fora desse espírito a liderança é espúria e nós fazemos muito mal em tolera-la.

J – Cordato - ἐπιεικῆς – epiekês. Equânime, paciente, gentil. Aristóteles nos deu a melhor definição desta palavra “Aquele que perdoa os erros humanos, que contempla o legislador e não a lei, a intenção e não a ação, a totalidade e não a parte; aquele que se recorda do bem e não do mal, do bem que havia recebido e não do bem que havia realizado; aquele que deseja solucionar um assunto com palavras e não com atos. É a qualidade que nos refreia de pisar os direitos de outra pessoa e nos torna condescendentes, longânimes e adversários não agressivos.

L – Inimigos de Contendas - ἄμαχος – ámachos. As conseqüências das guerras são bem conhecidas. O incentivo Divino é que “se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens” - Romanos 12:18. Ver também Tiago 3:18

M – Não avarento - ἀφιλάργυρονς – afilárgurous. Não amante do dinheiro. A primeira preocupação dos presbíteros, bispos ou pastores, com relação a dinheiro, deve ser a pregação do evangelho e o socorro aos necessitados. Por séculos, as igrejas tem cometido, através dos seus líderes, verdadeiros crimes, erigindo templos supostamente para a glória de Deus em detrimento daquelas coisas que realmente contam. Em 1972 um terrível furacão se abateu contra a Guatemala. Naqueles dias, o conselho de uma igreja presbiteriana no Estado da Philadelphia, estava se reunindo para tomar a decisão final da construção do novo templo avaliado em 2,5 milhões de dólares. Um dos presbíteros-bispos pediu a palavra e comentou que enquanto eles estavam resolvendo comprar uma nova BMW os irmãos da Guatemala haviam perdido seu fusca. Tal comentário gerou uma revisão dos planos. A nova igreja foi redesenhada para um padrão mais econômico e com a diferença foram reconstruídas 37 igrejas e 40 casas pastorais na Guatemala.

N – Que governe bem a própria casa - ἰδίου οἴκου καλῶς προϊστάμενος – idíou oíkou kalôs proïstámenos. O caráter de um presbítero, bispo ou pastor é melhor revelado através da sua família. Por isso se requer que os mesmos “Criem seus filhos sob disciplina com todo o respeito” - τέκνα ἔχοντα ἐν ὑποταγῇ, μετὰ πάσης σεμνότητος – tékna échonta em upotagê, metá páses semnótetos. Esta semana mesmo alguém me disse, observando meus filhos, que eu deveria ser um bom homem, pois ele estava notando o comportamento dos meus filhos e tirando conclusões a meu respeito. Se alguém não governa bem um grupo pequeno – família - como poderá governar de maneira apropriada a casa de Deus? Nisto está implicado a criação dos filhos com disciplina e com respeito. Filhos rebeldes e não respeitosos indicam que o presbítero, bispo ou pastor é incompetente no seu ofício. Com a graça de Deus, nossos três filhos são todos crentes e envolvidos com a obra do Senhor. A conclusão de Paulo é óbvia: pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?

O – Não seja neófito - μὴ νεόφυτος – mè neófitos - literalmente a expressão neófito é composta pelas palavras Neo+Fitos = Planta nova, recém plantada. Para assumir a posição de superintendente na casa de Deus é necessário que a pessoa seja experiente, caso contrário corre-se o risco de se arruinar a vida desta pessoa por meio do orgulho. Este foi o pecado maior de Satanás. Queria ser como Deus nas alturas e acabou precipitado no mais profundo abismo. É apenas natural que homens imaturos se deixem levar pelas honras e pela posição.

P – Que tenha bom testemunho dos de fora – δεῖ δὲ καὶ μαρτυρίαν καλὴν ἔχειν ἀπὸ τῶν ἔξωθεν – deî dè kaì marturían kalèn échein apò tôn éxothen - i.e. dos incrédulos. Não confundir com louvor do mundo. Diz respeito ao reconhecimento que os incrédulos devem ter pela vida correta do presbítero, bispo ou pastor.

II – Quem habilita tais homens?

Deus é quem habilita tais homens. O que vimos acima, muito além de qualidades pessoais são realmente dons de Deus para o presbítero, bispo ou pastor.

III – Nossa responsabilidade.

O corpo local de cristãos deve estar ciente e atento a estas qualidades-dons e pronto para reconhecer tais homens e conceder aos mesmos o privilégio de se tornarem superintendentes na obra de Deus.

Conclusão

Tenhamos os olhos abertos para escolher homens que realmente se encaixem no perfil de Deus. Como é Deus mesmo quem ordenou a constituição de presbíteros, bispos ou pastores, Ele certamente tem alguns preparados para este serviço dentro de cada congregação – ver Atos 20:17, 28.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

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Desde já agradecemos a todos.

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