terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU —UMA MULHER - ESTUDO 003



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

VI. Uma Interpretação Histórica, Filológica e Teológica de Apocalipse 12.

1. Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça — Apocalipse 12:1.

A narrativa contida em Apocalipse é um quiasma que faz parte do soar das sete trombetas de Deus. De modo mais específico ela é um parêntese da sétima e última trombeta. A quinta trombeta que produz o primeiro “ai” — ver Apocalipse 8:13 — foi introduzida em Apocalipse 9:1 onde lemos: O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. A sexta trombeta, com o consequente segundo “ai” é mencionada em Apocalipse 9:13, que diz: O sexto anjo tocou a trombeta, e ouvi uma voz procedente dos quatro ângulos do altar de ouro que se encontra na presença de Deus. Por fim soa a sétima trombeta trazendo o terceiro “ai” em Apocalipse 11:15—19, e que nos conduz até o início do capítulo 12 onde João nos diz: Viu-se grande sinal no céu. Pronto, aqui nos encontramos no clímax da visão apocalíptica de João. Vamos analisar mais de perto essa afirmação:

Viu-se grande sinal no céu — Na Antiguidade as pessoas acreditavam que sinais no céu representavam mudanças na Terra. Assim temos a curiosa história dos Magos que vieram do Oriente, porque viram brilhar no céu uma estrela que os guiou até onde estava o menino Jesus. Note que os Magos foram tomados de grande alegria por ver a estrela. Depois entraram na casa onde Maria e Jesus estavam e adoraram a Jesus — não a Maria — oferecendo-lhe presentes dignos de um

1.    Rei — ouro.

2.    Sacerdote — incenso.

3.    Profeta — mirra. Ver Mateus 2:9—11.

De passagem devemos notar que os magos encontraram Maria e o menino Jesus em uma casa em Belém e não mais na estrebaria. Portanto, existe um erro histórico na tradição dos presépios os quais colocam os magos presentes na estrebaria. Os magos nunca estiveram na estrebaria!

Herodes, sendo um homem típico do seu tempo, sabia bem o significado daquele presságio anunciado pelos magos. Diante disso, ele procurou juntar informações que pudessem levá-lo a eliminar aquele que considerava como um rival potencial — ver Mateus 2:1—8.

Nos dias de Nero um cometa foi visto no céu — no ano 60 d. C. O surgimento de tal portento celestial, segundo as pessoas daqueles dias, só poderia significar uma coisa: a morte do atual imperador e a ascensão de outro em seu lugar. A morte da mãe do imperador acontecida pouco tempo antes — Agripina — apenas agravou ainda mais a situação. Mas Nero só veio a falecer em 9 de Junho o ano 68 d. C.

Os leitores de João esperam ansiosos por sua explicação do que significa esse grande sinal.

A expressão grega σημεῖον semeîon — sinal, prodígio, portento, i.e., uma ocorrência incomum, que transcende o curso normal da natureza é usada de duas formas distintas no livro do Apocalipse:

·     No singular σημεῖον semeîon — sinal, é usado para descrever algo extraordinário no céu como temos em Apocalipses 12:1, 3; 15:1. Esses sinais — com a palavra grega no singular no Apocalipse são atos de Deus e, geralmente apontam para o fim dos tempos, para a consumação de todas as coisas – ver Lucas 21:11, 25; Atos 2:19.

·      No plural σημεῖα semeîa — sinais é usada no livro do Apocalipse, exclusivamente para se referir a sinais praticados pelo Diabo e seus representantes — a besta e o falso profeta — cujo objetivo é enganar as pessoas — ver Apocalipse 13:13—14; 16:14 e 19:20.

·       Esses sinais praticados pelo Diabo e seus representantes não passam de uma zombaria feita em cima dos verdadeiros sinais realizados por Jesus Cristo — ver João 2: 11, 23.

A saber, uma mulher — Apocalipse 12:a – Existe muita especulação acerca de quem poderia ser essa mulher. Como já temos visto, a Igreja Católica Romana alega que a mesma é Maria. Essa afirmação e posição adotada por Roma está baseada nas inúmeras lendas de “deusas” que deram luz a filhos que algum inimigo tentava destruir. O problema com essa posição da Igreja Romana é que Maria nunca, nenhuma vez, nos é apresentada nos Evangelhos, nem no restante do Novo Testamento como sendo uma deusa. Portanto, não teria nenhuma lógica João apresentá-la e, de fato, transformá-la em uma deusa de alguma espécie. Maria é apenas um ser humano como qualquer um de nós.

A Visão Católica Romana de Maria como a Mulher do Apocalipse 12

Quando estudamos a o desenvolvimento histórico daquilo que a ICAR chama de “dogmas marianos” nós podemos perceber um processo bastante evidente que visa tornar Maria igual ao seu filho Jesus. A tabela abaixo não deixa nenhuma dúvida:

                              Ensinamentos
Relativos a Jesus
Relativos a Maria
Concepção sem mácula pelo pecado original
       Sim
        Sim
Vida sem pecado
       Sim
        Sim
Trabalho terminado como Redentor e Mediador
       Sim
        Sim
Subiu ao Céu com corpo glorificado
       Sim
        Sim
Fonte de vida
       Sim
        Sim
Senhor e Rei — Rainha do Céu
       Sim
        Sim
Dispensador da graça de Deus
       Sim
        Sim
Alvo de orações, confiança e devoção
       Sim
        Sim

A lista acima não deixa nenhuma dúvida de que Maria é feita igual ao Filho de Deus pela Igreja Católica Apostólica Romana. A situação se agrava quando percebemos, de forma bastante clara, que Maria ocupa um lugar, na prática do dia a dia, muito mais central na devoção dos membros da Igreja Romana do que aquele ocupado por Jesus, o próprio Filho de Deus e Deus mesmo. A ICAR, começando pelos exemplos estabelecidos pelos seus sumos pontífices — os papas — tem permitido que o culto a Maria, independente do nome atribuído a tal culto – Hiperdulia – se transforme em uma verdadeira e inconveniente “Mariolatria”, que é promovida em todos os níveis da sua instituição através das artes, das festas, das formas litúrgicas e da adoração. O próprio papa João Paulo II era um mariólatra dedicado, especialmente à senhora de Fátima, a quem ele atribuía a salvação de sua vida quando foi ferido na praça de São Pedro pelo turco Mehmet Ali Agca, no dia 13 de Maio de 1981.

Mas, felizmente, João não deixou essa porta aberta para a Igreja Romana transformar Maria em uma deusa segundo os modelos mitológicos da Antiguidade. A Igreja de Roma age assim apenas porque isso lhe é conveniente, já que ela mesma é grande patrocinadora da mariolatria reinante, a ICAR se declara como igreja que pertence a Maria e Maria ocupa uma evidência bem maior que Jesus. Ninguém em sã consciência se atreveria a negar esses fatos.

Então, se essa mulher não é Maria, quem é ela? A posição não católica romana apresenta dois aspectos. Um deles é defendida pelo grupo que podemos chamar de pré-milenistas — que acreditam num milênio literal sobre a Terra — e que ainda esperam que as promessas do Antigo Testamento vão se cumprir no meio do povo de Israel, apesar do Novo Testamento ter fortes palavras contra tal posição. A posição alternativa é defendida pela maioria dos amilenistas — aqueles que não acham que a Bíblia ensina um milênio literal na terra — os quais também não aceitam nenhum tipo de tratamento especial futuro para o povo de Israel.

Primeiro vamos apresentar o resumo do grupo de pré-milenistas de acordo com o pastor Warren Wiersbe. Ele diz: “A visão de João em Apocalipse 12 começa com dois sinais no céu – ver Apocalipse 12:1—6. O primeiro desses sinais é uma mulher dando a luz a um filho. Uma vez que essa criança é identificada com Jesus — compare Apocalipse 12:5; 19:15 e Salmos 2:9 — essa mulher não pode simbolizar a ninguém mais, senão a nação de Israel. Foi através da nação de Israel que Jesus Cristo veio a esse mundo — ver Romanos 1:3; 9:4—5. Quando comparamos Apocalipse 12:1 com o material de Gênesis 37:9—10 tal identidade parece mesmo ser a correta.

No Antigo Testamento, a nação de Israel é geralmente comparada com uma mulher e até mesmo com uma mulher em dores de parto: ver Isaías 54:5; 66:7; Jeremias 3:6—10; Miqueias 4:10; 5:2—3. O mundo apóstata é comparado com uma meretriz — ver Apocalipse 17:1—2 — e a Igreja é comparada com a pura noiva de Cristo — Apocalipse 19:7—9”.[1]

Outro grupo de intérpretes, a maioria deles amilenistas e de convicções reformadas assumem a seguinte posição, representada aqui pelo teólogo Robert Mounce: “A mulher descrita nesse capítulo do Apocalipse não é Maria, a mãe de Jesus e sim, a comunidade messiânica ou o que podemos chamar de Israel ideal”.[2] Ainda de acordo com esse grupo de autores “a narrativa do apóstolo João não é uma descrição alegórica do nascimento de Jesus como ser humano. Para eles a narrativa tem a ver com o nascimento do Messias celestial para uma “mãe” também celestial antes da criação”.

Sião como a mãe do povo de Deus é um tema recorrente nas Escrituras Sagradas — ver Isaías 54:1, 5; Ezequiel 16:8; Oséias 2:19—20; Gálatas 4:26. É da parte do Israel fiel a Deus que o Messias irá proceder. Não deve causar nenhum tipo de choque que nesse mesmo capítulo, essa mesma mulher assuma o papel da Igreja de Jesus Cristo conforme lemos no verso 17. Temos que sempre nos lembrar que o povo de Deus é apenas um, através de toda a história da redenção. A igreja primitiva em nenhum momento se viu dissociada ou em descontinuidade com o Israel fiel a Deus do Antigo Testamento.

Fiquem os leitores à vontade para decidir qual das duas interpretações possui mais méritos para ser crida. Só não deixem que a Igreja Romana imponha sua interpretação herética sobre o texto sagrado, de que se trata de Maria.

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] Wiersbe, Warren. The Bible Expository Commentary – New Testament – Volume II – Efesians — Revelation. David C. Cook, Colorado Springs, Second Edition, 2008.
[2] Mounce, Robert. The Book of Revelation em The New International Commentary on The New Testament. William B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, 1977.

11 comentários:

  1. RIDICULO, ESSA MULHER É MARIA, SO UM TOLO NAO VERIA, O INIMIGO TAMPA OS OLHOS DE TODOS QUE NAO QUEREM A ENCHERGAR COMO MAE PORQUE SABE QUE ELE SERA DERROTADO POR ELA, PORQUE É ELA QUE VAI ESMAGA-LO COM SEUS PES, PARA HONRA E GLORIA DO SEU FILHO JESUS, QUE O SENHOR DEUS TENHA MISERICORDIA DE SUA ALMA.
    "SENHOR PERDOAI ELE NAO SABE O QUE FALA"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Veja que interessante:

      Ridículo é você assinar como anônimo.

      Ridículo é você ser mariólatra.

      Ridículo é você me atacar em vez de debater o tema com seria conveniente.

      Ridículo é você não conhecer as Escrituras.

      Ridículo é você alegar que Deus precisa ter misericórdia da minha alma. Não seria da tua, pois Deus abomina todo tipo de idolatria, especialmente a mariolatria!

      Ridículo é você usar as palavras de Jesus sem entender o significado das mesmas.

      Então? Quem é mesmo ridículo?

      Tenha uma boa tarde,

      Alexandros Meimaridis

      Excluir
    2. Ridiculo é voce falar que catolicos são mariolatras , voce é um herege , estude e ve que desde os primeiros séculos os Cristãos ja veneravam os atos de Maria ,como pode voces protestantes ter tanto odio de Maria que só ajudou no plano redentor .quem pode nesta terra ter mais atos do que maria depois de Jesus, voces falam tanto dos profetas que foram pecadores e tem odio de uma pessoa que na biblia não se menciona pecado algum ,para voces silas, rr soares feliciano. valdomiro são mais importantes que aquela que disse sim e foi obidiente até o fim. Maria é a nova Eva o contrario da que pecou, leia eva ao contrario e ve o que dá . Herege

      Excluir
    3. Meu caro Ricardo,

      Não se trata apenas de falar, mas algo fácil de ser constatado. Não sei quem inventou essa frase, mas ele estava coberto de razão: O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!

      Não sei de onde você tirou que existe qualquer ódio ou até mesmo animosidade em nossos artigos pela Maria bíblica.

      Existe sim uma firmeza contra essa tentativa vã de transformar uma simples mulher na quarta pessoa da trindade.

      Quando me chama de herege, você apenas confirma a verdade do que escrevemos e com isso nos sentimos honrados.

      Abraço,

      Irmão Alex

      Excluir
  2. Não basta você afirmar que a Mariologia está enganada, sem nem ao menos ter provas históricas disso.
    Exatamente como o outro rapaz disse, é ridículo vocês que se dizem Evangélicos (aqueles que levam a palavra de Cristo), e não ter respeito á Maria.
    Considere que você não estava lá, na hora do parto, nem muito menos nos pés da cruz. Humildade é uma virtude que só se tem quem: respeita, conserva e silencia-se diante da verdade, e essa verdade é que Maria, a Mãe de Jesus é sim muito mais digna que qualquer mulher na terra, e que foi aquela aonde o Espírito Santo desceu, e do seu ventre Jesus, o Salvador se fez em carne.

    Eu mesmo, gostaria muito de ter a oportunidade de ressaltar, que, através da Fé em Maria, eu conquistei diversas graças espirituais, nas quais nunca havia recebido antes, devoção é algo que deve ser mantido, e blasfêmia contra ela é como blasfemar contra a santidade de Cristo, e de todos aqueles que lhe serviram em terra para a salvação do mundo.
    Viva aos Santos! Aos Profetas! Aos Mártires que derramaram seu sangue em nome do Cristo!
    Viva Nossa Senhora, a Virgem Imaculada e Rainha dos Céus!
    Viva JESUS CRISTO, o nosso SALVADOR, e nosso SENHOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Breno,

      Enquanto você acreditar, e você é livre para acreditar no que quiser, que pessoas mortas como Maria e os santos católicos podem fazer algo para te ajudar, não há muito que possa ser feito por você.

      Você me acusa de forma mentirosa de não oferecer provas do que escrevo. Isso se deve ao fato de você não ter lido o arquivo acima. Recomendo que leia o mesmo, e dê especial atenção à tabela comparativa entre o Jesus da Bíblia e a "MARIA" inventada pelos católicos romanos.

      Abraço,

      Alexandros Meimaridis


      Excluir
  3. Irmão Alex ! continue com o seu excelente trabalho amigo. Não entendo esses católicos, vem discutir aqui sem conhecimento de causa...o problema é que eles (A grande maioria) não lêem a Bíblia, ficam alienados a panfletos e liturgias, e desprezam a fonte de conhecimento que é a própria palavra de Deus, em vez disso acreditam cegamente no que diz os padres, papas e afins, e não consultam em nada a palavra de Deus para saber se é verdade ou não o que eles dizem e ensinam em seu catecismo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Edson,

      Obrigado por tomar do teu tempo para ler algo que escrevi e também por tuas generosas palavras.

      Que Deus continue abençoando tua vida com esse discernimento.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex

      Excluir
  5. Senhores! Sem atacar quem quer que seja, O texto 12 de apocalipse entre as três propostas de que esta seja Israel, Maria ou a igreja A mais coerente, no meu ponto de vista é a igreja ( só explico a quem se interessar rick,claudino@yahoo,com.br). Parto de do principio importante na área do conhecimento humano que é a CRONOLOGIA para essa exegese textual, O que reza: QUALQUER INTERPRETAÇÃO que leve para longe do "tempo do fim! deve ser descartada,!
    Pois a mesma é um simbolismo para o tempo do fim. E se afirmamos que a representação se trata da nossa amada Irmã Maria ou Israel, destoamos a imagem da mensagem comunicada pela mulher, Vale lembrar ainda que nenhum dos elementos casa perfeitamente, nem com Israel e nem com a irma Maria. Maria não fugiu para o deserto.depois de dar a luz ao filho, fugiu antes para ele Jesus subiu adulto para o céu e nem mesmo foi arrebatado ( o termo grego (αρπάζω) arrebatar, significa literalmente arrancar com força e Jesus já depois de adulto e ressurreto foi elevado ao céu) e por último, tem o agravante, o ultimo o toque da trombeta do último anjo que se dá depois de 1260 dias no inicio da ultima semana de Daniel. Esta ordem cronológica deixa a pessoa de Maria a mais de dois mil anos lá trás e Israel a mais de 4 mil anos Lembre do 1 verso de apocalipse ? Revelação que Deus deu a Jesus Cristo do que há de acontecer no TEMPO DO FIM! Desculpe-me se contrarie alguém não fique bravo comigo é só uma opinião!

    ResponderExcluir
  6. “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz”
    Em novembro de 2016 começou um evento astronômico único na história da humanidade, Júpiter (o planeta rei) entrará no corpo (ventre) da constelação de Virgem (a Virgem). Júpiter, em movimento retrógrado, passado 9 meses, em 23 de setembro de 2017, quando Júpiter estiver para sair de Virgem, veremos o sol ascendendo por trás da constelação (a mulher vestida de sol); aos pés da Virgem, estará a lua e sobre sua cabeça encontraremos uma coroa de doze estrelas, formada pelas nove habituais constelação de Leão, somadas aos planetas Mercúrio, Vênus e Marte.
    Esse "SINAL" no céu, é possível simular com qualquer programa de planetário (recomendo o Stellarium: www.stellarium.org/pt/ )

    ResponderExcluir