domingo, 8 de setembro de 2013

2 CORÍNTIOS 8—9 — A PRÁTICA CRISTÃ DE CONTRIBUIR


Resultado de imagem para contribuição cristã

ATENÇÃO: Para entender melhor o assunto abaixo é muito recomendável que o leitor se familiarize com os artigos anteriores que podem ser acessados pelo links abaixo:



Bem, agora vamos falar de como devemos contribuir para a obra de Deus durante os dias da Nova Aliança.

I. O Exemplo das Igrejas da Macedônia.

A. Quando Paulo Escreveu a epístola de 2 Coríntios existiam na região da Macedônia duas comunidades cristãs: uma em Filipos e outra em Tessalônica — Detalhes de como essas igrejas foram fundadas podem ser encontrados em Atos 16:11—40 no caso de Filipos e em Atos 17:1—10 para a igreja em Tessalônica. Paulo faz questão de dar a conhecer as atitudes ou características com que os Macedônios contribuam —

2 Coríntios 8:1

Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia.  

B. Quais eram as características de contribuição daquelas igrejas?

1. Contribuíam com alegria —

2 Coríntios 8:2

Porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.

De fato “Deus ama a quem dá com alegria” — 2 Coríntios 9:7.

2. Contribuíam de forma sacrificial —

2 Coríntios 8:3

Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários.

Todavia, a contribuição sacrificial não é exigida dos coríntios. A contribuição sob a nova aliança é sempre voluntária e nunca compulsória como acontecia com a mesma sob a Antiga Aliança.

2 Coríntios 8:11—13

11 Completai, agora, a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses.

12 Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem.

13 Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade.

3. Contribuíram de forma voluntária —

2 Coríntios 8:3b—4

3b Se mostraram voluntários,

4 pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.

Ninguém deve ser induzido nem forçado a contribuir contra a própria vontade durante os dias da Nova Aliança. As formas forçadas que vemos em prática nas igrejas evangélicas modernas, nos deixam envergonhados além de serem motivo de escândalo tanto para crentes quanto para incrédulos.  

2 Coríntios 8:8 e 10

8 Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor.

10 E nisto dou minha opinião; pois a vós outros, que, desde o ano passado, principiastes não só a prática, mas também o querer, convém isto.

Nossa motivação em contribuir deve, acima de tudo, se inspirar no exemplo do próprio Senhor Jesus —

2 Coríntios 8:9

9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.

4. Contribuíram de forma persistente —

2 Coríntios 8:4

4 Pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.

5. Por fim, não contentes em contribuir financeiramente acabaram por se entregar a si mesmos a Deus —

Quando nos entregamos como pessoas a Deus, fica fácil entregar nosso dinheiro também.

2 Coríntios 8:5

E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus.

O desejo do apóstolo Paulo era que os Coríntios se espelhassem no exemplo dos Macedônios e que a graça de contribuir fosse abundante entre eles —

2 Coríntios 8:6—7

6 O que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós.

7 Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça.

II. O Cuidado que Deve ser Exercido com as Ofertas.

A. Integridade é a palavra de ordem quando o assunto é o manuseio das ofertas do povo de Deus. No texto de 2 Coríntios 8:16 até 9:5 Paulo estabelece as normas para garantir a absoluta integridade com relação a todas as ofertas levantadas.

B. Paulo envia Tito a Corinto —

2 Coríntios 8:16—17

16 Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós;

17 porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros.

Paulo envia também um segundo irmão

2 Coríntios 18—19

18 E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas.

19 E não só isto, mas foi também eleito pelas igrejas para ser nosso companheiro no desempenho desta graça ministrada por nós, para a glória do próprio Senhor e para mostrar a nossa boa vontade.


 E mais ainda, Paulo envia ainda um terceiro irmão —

2 Coríntios 8:22

Com eles, enviamos nosso irmão cujo zelo, em muitas ocasiões e de muitos modos, temos experimentado; agora, porém, se mostra ainda mais zeloso pela muita confiança em vós.

Fidelidade é a única maneira genuína de se promover no serviço cristão. “Foste fiel no pouco, sobre muito te colocarei!— Mateus 25:25.

C. O objetivo de Paulo ao enviar estes irmãos está declarado em

2 Coríntios 8:20—21

20 evitando, assim, que alguém nos acuse em face desta generosa dádiva administrada por nós;

21pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens.

A falta de honestidade e o uso impróprio do dinheiro do povo de Deus, para aumentar o patrimônio particular dos pregadores modernos, especialmente os da Teologia da Prosperidade é uma verdadeira abominação aos olhos de Deus.

D. Paulo pede a igreja em Corinto, que receba bem estes homens —

2 Coríntios 8:23—24

23 Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas e glória de Cristo.

24 Manifestai, pois, perante as igrejas, a prova do vosso amor e da nossa exultação a vosso respeito na presença destes homens.

E. Um segundo motivo era o de preparar o caminho para a chegada do próprio apóstolo conforme —

2 Coríntios 9:1—5

1  Ora, quanto à assistência a favor dos santos, é desnecessário escrever-vos,

2  porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos.

3  Contudo, enviei os irmãos, para que o nosso louvor a vosso respeito, neste particular, não se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivésseis preparados,

4  para que, caso alguns macedônios forem comigo e vos encontrem desapercebidos, não fiquemos nós envergonhados (para não dizer, vós) quanto a esta confiança.

5  Portanto, julguei conveniente recomendar aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza.

III.  A Prática da Contribuição Cristã como uma Sementeira.

A. A prática da contribuição cristã funciona como uma sementeira —

2 Coríntios 9:6

E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.

É uma sementeira de dinheiro, de tempo e de esforços. Vejam como a sementeira funciona:

1. Todos devem contribuir com a atitude descrita em —

2 Coríntios 9:7

Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.

A contribuição sob a Nova Aliança é voluntária de acordo com o que a pessoa decidir contribuir. Tal contribuição deve sempre ser feita com alegria.

2. Deus é quem nos supre as necessidades que temos e nos fornece condições adicionais para contribuirmos —

2 Coríntios 9:8—9

8. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.

9. como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.

É Deus quem supre nossas necessidades e nos capacita a contribuir para atender outras necessidades.

3. É Deus quem nos dá as sementes para plantar! É Deus também quem nos concede uma colheita abundante —

2 Coríntios 9:10—11

10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,

11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.

Vejam como este processo é pervertido nas igrejas que pregam a prosperidade. Nessas igrejas, Deus não dá a semente. É a pessoa que tem que dar a semente como prova de que possui fé em Deus. Neste ambientes, como não poderia deixar de ser, alguns têm fé demais e outros fé de menos.

IV.  Resultado Final de Todo Este Processo.

A. As necessidades daqueles que precisam são satisfeitas –

2 Coríntios 8:13—15

13 Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade,

14 suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade,

15 como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.

Veja como o princípio básico é fácil de ser entendido:

1. Quem tem mais recursos pode e deve contribuir com mais.

2. Quem tem menos recursos pode e deve contribuir com menos.

3. Todavia, todos devem contribuir.

4. A contribuição deve ser proporcional com aquilo que a pessoa tem e não com o que não tem.

Muitas igrejas hoje insistem em que as pessoas contribuam com o que não tem quando, por exemplo, aceitam ofertas via cartão de crédito e cheques pré-datados. Que vergonha! Que horror!

B. Quando isso acontecer então: Deus será louvado e engrandecido –

2 Coríntios 9:12

Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus.

C. Outro benefício desse tipo de contribuição é que: A comunhão será fortalecida e os beneficiários irão orar por aqueles que os auxiliaram —

2 Coríntios 9:13—14

13 Visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos,

14 enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós.

Conclusão.

1. O exemplo estabelecido pelas igrejas da Macedônia deve ser nosso modelo de prática da contribuição cristã. O exemplo deles é em muito superior ao estabelecido no Antigo Testamento. O Exemplo supremo foi nos dado pelo próprio Senhor Jesus —
2 Coríntios 8:9

Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.

2. Que tipo de contribuintes nós somos? Do tipo que contribui resmungando ou daquele tipo especial que “pede com muitos rogos a graça de participar”?

2 Coríntios 8:4

Pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.

3. Não devemos cair no erro de achar que as únicas necessidades que existem sejam materiais e relacionadas ao dinheiro somente. Note que os Macedônios além de contribuir financeiramente acabaram por se entregar a si próprios a Deus e ao apóstolo e seus companheiros para ajudá-los. Hoje também temos muitas necessidades:

1. Precisamos de pessoas para orar por pessoas, por circunstâncias, para entendermos a vontade de Deus, para fazermos a vontade de Deus, para sermos guardados do mal.

2. Precisamos de pessoas para visitar os enfermos, os abatidos e todos aqueles que precisam ser confortados pela presença amiga de alguém que está disposto a levar a prática da compaixão e da misericórdia cristã a sério.

3. Precisamos de pessoas para ajudar com os ministérios da Igreja à medida que os mesmos vão sendo implementados.

4. Espero que os irmãos estejam entendendo onde estamos querendo chegar.

5. O apóstolo Paulo falando aos pastores da igreja em Éfeso disse: Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber — Atos 20:35.

6. Quando metemos a mão no bolso para contribuir da maneira como Deus tem providenciado para contribuirmos, nós damos um eloquente testemunho da genuinidade da nossa profissão de fé como cristãos.

7. Em Lucas 6:38 nós lemos as seguintes palavras de Jesus: “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”.

8. Terminamos com as palavras do apóstolo Paulo em 2 Coríntios 9:15 que diz: Graças a Deus pelo seu dom inefável!

Para uma abordagem mais extensa do material de 2 Coríntios 8—9 sugerimos nossos artigos em resposta ao desafio do falso pastor Silas Malafaia e sua falsa teologia da prosperidade. Os mesmo podem ser visualizados por meio do s links abaixo:



Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. Fico feliz por seu conhecimento, irmão! Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Brenda,

      O importante é prestarmos atenção naquilo que a Palavra de Deus diz. Está tudo lá.

      Abraço,

      irmão Alex

      Excluir