sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO —GÊNESIS 37:3A - Estudo 006



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida de José como um Tipo do Senhor Jesus Cristo. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: José como Tipo de Cristo.
José Como Tipo de Cristo — Estudo 006

6. A Relação de José com a Idade de Seu Pai e a Eternidade de Jesus.

Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice – Gênesis 37:3a.

Tudo o que está escrito acerca de José, assim entendemos, tem um significado mais profundo por causa da sua identificação como um “tipo” do Senhor Jesus. A mesma palavra usada aqui para expressar a idade de Jacó pode ser usada, em termos espirituais para indicar “eternidade” Assim, o homem Jesus é o filho unigênito da eternidade de Deus. Essa é uma das verdades mais complexas de todas as que encontramos na Bíblia, porque a mesma tem implicações relativas à trindade e à encarnação do Verbo eterno de Deus. Mas alguns versos podem nos ajudar a entender, pelo menos um pouco, essas verdades profundas e eternas:

Apocalipse 13:7—8

7 Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação;

8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

João 17:24

Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

Efésios 1:3—5

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor

5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

1 Pedro 1:17—21

17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,

18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,

19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,

20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós

21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.

João 1:1—3

1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida

2 (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),

3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

João 17:5

E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

Contrário a todas as verdades afirmadas nos versos acima, recentemente o auto proclamado Apóstolo Valdemiro Santiago escreveu em um artigo no site da Igreja Mundial do Poder de Deus o seguinte:

Jesus já existia muito antes de tudo. Ele é a imagem do Deus invisível, a encarnação do verbo. MAS ELE – JESUS – NÃO É SEMPITERNO, É ETERNO. O PAI QUE É DEUS É SEMPITERNO, AQUELE QUE ANTES DELE NUNCA EXISTIU COMO ELE, NEM EXISTIRÁ DEPOIS DELE, SEMPRE EXISTIU, SEMPRE EXISTIRÁ. A PRIMEIRA OBRA DELE FOI JESUS CRISTO”.  

Esse artigo foi removido do site da IMPD e no local existe hoje apenas uma página em branco que pode ser vista nesse endereço:


Todavia quem tiver interesse em ler o que falso apóstolo Valdemiro Santiago escreveu, poderá fazê-lo por meio desse link aqui, já que salvamos seu ensino mentiroso, pelo qual ele nunca se arrependeu:


Ora, devemos deixar bem claro que um Jesus que não é Deus, também não tem poder para salvar ninguém. Isso nos deixa muito preocupados com o destino eterno das almas que acreditam nas mentiras ensinadas pelo Sr. Valdemiro quanto à divindade de Jesus. O pior de tudo é a falsa segurança que essas pessoas sentem achando que o Jesus anunciado por ele, que não é Deus, é capaz de salvá-los e, por esse motivo, não se preocupam em conhecer o verdadeiro Jesus o qual é Deus. Abaixo seguem algumas referências Bíblicas que comprovam que Jesus não é uma criatura e sim o próprio Deus:


João 1:1—3

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o VERBO ERA DEUS.

2 Ele estava no princípio com Deus.

3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

João 1:18

Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

João 5:18

Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

João 8:57-59

Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.

João 10:27—33

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

30 Eu e o Pai somos um.

31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.

32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?

33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, SENDO TU HOMEM, TE FAZES DEUS A TI MESMO.

João 20:28

Respondeu-lhe Tomé: SENHOR MEU E DEUS MEU!

Romanos 9:5

Deles – i.e. dos judeus - são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

Atos 20:28

Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

Tito 2:13
Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.

2 Pedro 1:1

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.

O Senhor Jesus Cristo, como fica evidente pelos versos acima, não é uma criatura e sim o próprio Deus Criador. Ele não foi criado, nem é apenas uma emanação[1] de Deus. Em Cristo, como diz o apóstolo Paulo em Colossenses 2:9: “habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade”. Jesus é muito mais do que apenas uma manifestação de Deus. Ele é o próprio Deus manifesto em carne, por mais difícil que isso seja para nós entendermos ou aceitarmos —

1 Timóteo 3:16

Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.

A encarnação de Deus é um sério problema para monoteístas estritos como parece ser o caso de Valdemiro Santiago, judeus, maometanos e eventualmente outros grupos e indivíduos.

Jesus não é uma pessoa que teve seu início no tempo, mas é Eterno em seu ser como expresso pelo profeta Miquéias que disse: “E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Assim temos que Cristo é, na linguagem do nosso tipo José – filho da velhice de Jacó - “o Filho de Deus desde a eternidade”, ou o “Eterno Filho de Deus”.

Continua....

OUTROS ESTUDOS ACERCA DE JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO

Estudo 001 — José como Tipo De Cristo — Introdução

Estudo 002 — José como Tipo De Cristo — A Infância de José

Estudo 003 — José como Tipo De Cristo — Os Irmãos e Os Nomes de José

Estudo 004 — José como Tipo De Cristo — José Como Pastor dos Seus Irmãos

Estudo 005 — José com Tipo De Cristo — José Como o Filho Amado de Seu Pai

Estudo 006 — José com Tipo De Cristo — Jesus, o Filho e Deus Pai

Estudo 007 — José com Tipo De Cristo — José e a Túnica Talar de Distinção

Estudo 008 — José com Tipo De Cristo — O Ódio que os Irmãos de José Tinham Dele

Estudo 009 — José com Tipo De Cristo — José era Odiado por Causa de Suas Palavras

Estudo 010 — José com Tipo De Cristo — José Estava Destinado a Um Futuro Extraordinário

Estudo 011 — José com Tipo De Cristo — José Antecipa Sua Glória Futura

Estudos 012 e 013 — José como Tipo de Cristo — José Sofre nas Mãos de Seus Irmãos e Vai a Busca Deles a Pedido de Jacó

Estudos 014 e 015 — José como Tipo de Cristo — José Busca Fazer o Bem a Seus Irmãos, e É Enviado De Hebrom Para a Região de Siquém

Estudo 016 — José como Tipo de Cristo — José Vai Até a Região de Siquém

Estudos 017 e 018 — José como Tipo de Cristo — José se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina

Estudos 019 — José como Tipo de Cristo — A Conspiração contra José

Estudos 020 — José como Tipo de Cristo — As palavras de José são Desacreditadas

Estudos 021 e 022 — José como Tipo de Cristo — José é Insultado e Humilhado e José é Lançado num Poço

Estudos 023 e 024 — José como Tipo de Cristo — José é Retirado Vivo do Poço e Os Irmãos de José Misturam Ódio com Hipocrisia

Estudos 025 e 026A — José como Tipo de Cristo — José é Vendido por Seus Irmãos e o Sangue de José é Derramado

Estudos 026B — José como Tipo de Cristo — O Futuro de Israel Profetizado em Gênesis 38

Estudos 027 e 028 — José se Torna um Servo — Jose se Torna Próspero

Estudos 029 — O Senhor de José Estava Muito Feliz com Ele

Estudos 030 — José Como Servo Foi Uma Bênção Para os Outros

Estudos 031 — José Era Uma  Pessoa Consagrada aos Outros

Estudos 032 — José Foi Duramente Tentado, Mas Resistiu à Tentação

Estudos 033 — José Foi Acusado Falsamente

Estudos 034 — José Não Tentou Se Defender das Falsas Acusações

Estudos 035 — José Sofreu nas Mãos dos Gentios

Estudo 036 e 37 — José Ganha o Reconhecimento do Carcereiro e José Foi Numerado com outros Transgressores.

Estudo 038 — José Como Instrumento de Bênção e de Condenação.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1]  Emanação: 1.            Ato ou efeito de emanar.  2. Proveniência, origem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário