domingo, 22 de setembro de 2013

Salmos 119:113—120 — O SALMISTA E A VIDA ÍNTEGRA DIANTE DE DEUS — Estudo 016


Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Exposição do Salmo 119 – A Excelência da Palavra de Deus - 016

O. Exposição do Salmo 119:113 – 120 – O Salmista e a vida íntegra diante de Deus.

I. Introdução

A. A décima quinta divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ס  – samech que não possui significado conhecido. Esta letra era usada para indicar o numeral 60. Normalmente é transliterada como a letra “s” em português.

B. Nesta porção o Salmista vai falar da importância de uma vida íntegra diante de Deus, de se levar Deus e Sua Santa Palavra à sério e das graves consequências de se desobedecer a Deus.

1. A vida íntegra versus a vida hipócrita e pretensiosa — versos 113—115.

Verso 113 - O Salmista inicia esta porção falando de sua atitude de aborrecer a duplicidade. Com isto ele está querendo dizer o seguinte:

a. O Salmista não aceita viver uma vida dupla, hipócrita e pretensiosa.

b. Caim é um excelente exemplo individual deste tipo de vida — ver Gênesis 4:1—9.

c. O povo de Israel é um excelente exemplo coletivo deste tipo de vida — ver Isaías 1:1—17.

d. O Salmista opta por amar a Lei de Deus que em outras palavras quer dizer que: ele opta por obedecer a Lei de Deus. A única maneira com que podemos provar que amamos a Deus é sendo obediente aos seus mandamentos — ver João 14:15.

Verso 114 — O Salmista ama a Deus e se refugia em Deus. O Salmista espera em Deus e confia plenamente na Palavra de Deus. Isto é tanto mais verdade se o autor do Salmo 119 for mesmo o rei Davi. Davi creu e esperou na palavra de Deus para ser rei sobre Israel mesmo contra todas as evidências. Deus é nosso perfeito refúgio e escudo — ver Salmos 3:3; 18:2, 30: 27:5; 32:7 e 91:1 – 2.

Verso 115 — O Salmista deseja estar perto de Deus e quer distância dos malfeitores. O Salmista sabe que não pode existir comunhão com os pecadores e que é obrigação de cada e de todo crente se afastar daqueles que praticam iniquidades — ver Salmos 6:8.

Hoje em dia existem muitos crentes que acham que podem manter comunhão com os incrédulos sem sofrer as consequências deletérias desta comunhão

1 Coríntios 15:33

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

O apóstolo Paulo é claro ao dizer que não devemos nos colocar em um jugo desigual com os incrédulos:

2 Coríntios 6:14—18

14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?

16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,

18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Quando nos aproximamos dos incrédulos para manter comunhão com eles, estamos realmente nos afastando de Deus!

Tiago 4:4—10

4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.

9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.

10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

2. O Salmista sabe que precisa da ajuda de Deus para viver uma vida íntegra — versos 116—117.


Verso 116 – O Salmista pede para Deus ampará-lo. A palavra hebraica כְָמָך camak — traduzida por amparar neste verso, denota as idéias de apoiar, encostar, escorar e suportar. Ou seja, o Salmista quer se lançar completamente em Deus para experimentar a vida verdadeira. Só experimentamos a vida verdadeira quando alinhamos nossas vidas com a perfeita vontade de Deus como revelada em Sua Santa Palavra.

Verso 117 – O Salmista pede também para Deus sustentá-lo. A palavra hebraica סָעָד ca`ad traduzida por sustentar neste versículo, também significa apoiar, permanecer, estabelecer, fortalecer e confortar. O Salmista contava com a força de Deus para se manter firme. Para não cair. Para não ter do que se envergonhar

3. A grave situação daqueles que querem viver suas vidas sem levar em conta Deus e Sua Santa Palavra — versos 118—119.

Verso 118 – A primeira verdade que o Salmista estabelece acerca daqueles que querem viver suas vidas independentes de Deus e Sua Palavra tem a ver com o fato de que os caminhos dessas pessoas, por estarem pautados em mentiras, terminarão em um grande desapontamento

Provérbios 14:12

Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Verso 119 — A segunda verdade tem a ver com o fato de que Deus sabe quem é íntegro e quem é hipócrita e apenas pretende ou finge ser íntegro. Há muito joio crescendo junto com o trigo. Mas o SENHOR sabe distinguir um do outro e, apesar de deixá-los crescer juntos, no tempo da colheita —o Dia do Juízo — dirá aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro — ver Mateus 13:30 e 49—50.

4. O Salmista e sua reação diante do castigo dos incrédulos — verso 120.

a. O Salmista ao considerar o fim dos incrédulos sente na própria pele o que significa ignorar a Deus e Sua Santa Palavra. Ele está cheio de temor reverente a Deus.

b. Outros servos de Deus testemunharam acerca da severidade dos juízos de Deus. Vejamos os seguintes exemplos e como se sentiram:

Isaías 6:5

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!

Jeremias 23:9

Acerca dos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como homem embriagado e como homem vencido pelo vinho, por causa do SENHOR e por causa das suas santas palavras.

Habacuque 3:16

Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete.

c. Precisamos levar Deus e Sua Palavra à sério sob a pena de sofrer as graves conseqüências preditas pelos juízos de Deus.

Conclusão:

1. Deus espera de nós uma vida íntegra. Uma vida coerente os sete dias da semana. Deus não aceita que vivamos como queremos e depois compareçamos diante dele como se nada tivesse acontecido. Deus pode ver cristalinamente através da máscara da nossa pretensão hipócrita. Devemos emendar nossos caminhos e, como diz o apóstolo Paulo: Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus — 2 Coríntios 7:1.

2. Temos que nos conscientizar de que não podemos viver a vida cristã por nossas próprias forças e sim pela força que o Senhor mesmo supre através da Sua graça e através da presença do Seu Espírito Santo habitando em nós –

Zacarias 4:6

Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.

Efésios 6:10

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

3. O melhor que podemos fazer a favor das nossas almas eternas é ouvir e obedecer ao SENHOR Deus e à Sua santa Palavra!

Isaías 1:18—20

18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

20 Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.



OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário