segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MAIS SOBRE BURRACOS NEGROS E CIENTISTAS CONFUSOS

Nasa divulga novas fotos de seus arquivos, capturadas com o Chandra X-ray Observatory
Nasa divulga novas fotos de seus arquivos, capturadas com o Chandra X-ray Observatory
Centro de uma galáxia similar à Via Láctea, mas com um buraco negro supermassivo muito mais ativo em seu interior (Raios-x: NASA/CXC/Univ degli Studi Roma Tre/A.Marinucci et al, Óptico: ESO/VLT & NASA/STScI/VEJA)



O Material abaixo foi originalmente publicado pelo site da revista veja com notícia da Agência EFE:

Cientistas descobrem galáxia com três buracos negros gigantes em seu centro.
Segundo os pesquisadores, a fusão entre galáxias pode resultar em casos desse tipo.

Cientistas encontraram uma galáxia com três buracos negros supermassivos em seu centro, a uma distância de aproximadamente 4 bilhões de anos-luz da Terra. Acredita-se que cada uma das grandes galáxias do Universo tenha em seu centro um buraco negro gigante, com milhões ou bilhões de vezes a massa do Sol. A fusão entre galáxias, segundo pesquisadores, pode resultar em casos com mais de um buraco negro. A pesquisa que relata a descoberta foi publicada nesta quarta-feira, na revista Nature.

CONHEÇA A PESQUISA
Título original: A close-pair binary in a distant triple supermassive black hole system
Onde foi divulgada: periódico Nature
Quem fez: R. P. Deane, Z. Paragi, M. J. Jarvis, M. Coriat, G. Bernardi, R. P. Fender, S. Frey, I. Heywood, H.-R. Klöckner, K. Grainge e C. Rumsey
Instituição: Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO), na Austrália, e outras
Resultado: Cientistas encontraram uma galáxia com três buracos negros supermassivos em seu centro

Os cientistas já conheciam quatro sistemas triplos de buracos negros, mas a uma distância mínima de 7.825 anos-luz um do outro. No novo trio, os dois buracos negros mais próximos estão a cerca de 460 anos-luz de distância.

Uma das explicações sobre a raridade do fenômeno seria que os buracos negros se fundem muito rapidamente depois da união de duas galáxias. A equipe que realizou o estudo, porém, encontrou o trio após examinar apenas seis galáxias, o que, para eles, indica que a presença de mais de um buraco negro em uma galáxia, pode ser mais comum do que se acreditava.

A equipe liderada por Roger Deane, da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, descobriu o novo sistema de três buracos negros na galáxia SDSS J1502+1115, a partir de quatro observatórios internacionais interligados para operar como um poderoso telescópio. "A descoberta pode ajudar a entender como esses corpos se fundem e influenciam na evolução das galáxias", afirmou Ian Heywood, astrônomo da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO).

Heywood explicou que seria muito estranho que os três buracos negros se fundissem entre si e, o mais provável é que "um dos buracos negros seja expulso do sistema para que os outros dois se assentem em uma órbita mais estável e eventualmente se unam", disse o pesquisador.
(Com Agência EFE)

O artigo original poderá ser visto por meio do seguinte link:


Que Deus Abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário