Essa é uma
série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como
apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar
links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a
Religião, a Sociedade e a Cultura.
II. O Prólogo do
Evangelho de João — João 1:1—18 — Continuação
C. Exposição de João
1:1—18 — Continuação.
7. João 1:7—8 — Este
veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos
virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que
testificasse da luz — CONTINUAÇÃO.
Para que testificasse a
respeito da luz – Continuação.
João
recebeu, mediante revelação divina, a informação acerca de quem era,
exatamente, o Messias enviado por Deus — ver João 1:33. Por este motivo ele tinha
firme convicção acerca dessa verdade, apesar de ter, em ocasião posterior,
questionado a Jesus se Ele era, de fato, o Messias esperado —
Lucas 7:18— 23
18 Todas estas coisas
foram referidas a João pelos seus discípulos. E João, chamando dois deles,
19 enviou-os ao Senhor
para perguntar: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?
20 Quando os homens
chegaram junto dele, disseram: João Batista enviou-nos para te perguntar: És tu
aquele que estava para vir ou esperaremos outro?
21 Naquela mesma hora,
curou Jesus muitos de moléstias, e de flagelos, e de espíritos malignos; e deu
vista a muitos cegos.
22 Então, Jesus lhes
respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos veem, os
coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são
ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho.
23 E bem-aventurado é
aquele que não achar em mim motivo de tropeço.
Independente
deste vacilo em sua confiança, ainda assim Jesus se refere a João Batista como
o maior entre todos os homens nascidos de mulher, Jesus porém acrescenta que:
até o menor no reino de Deus era maior que o próprio João —
Lucas 7:24—35
24 Tendo-se retirado os
mensageiros, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver
no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
25 Que saístes a ver?
Um homem vestido de roupas finas? Os que se vestem bem e vivem no luxo assistem
nos palácios dos reis.
26 Sim, que saístes a
ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.
27 Este é aquele de
quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual
preparará o teu caminho diante de ti.
28 E eu vos digo: entre
os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de
Deus é maior do que ele.
29 Todo o povo que o
ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados
com o batismo de João.
30 mas os fariseus e os
intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não
tendo sido batizados por ele.
31 A que, pois,
compararei os homens da presente geração, e a que são eles semelhantes?
32 São semelhantes a
meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos
flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes.
33 Pois veio João
Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio!
34 Veio o Filho do
Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo
de publicanos e pecadores!
35 Mas a sabedoria é
justificada por todos os seus filhos.
O
questionamento de João pode ser explicado pelo simples fato que a revelação
completa da parte de Deus, nos veio através de Jesus e, João, infelizmente, não
viveu o suficiente para ver e entender tudo o que o Messias tinha vindo fazer.
Mas seu testemunho cumpriu o que Deus tinha falado pelo profeta Malaquias
acerca de preparar o caminho do Senhor, o que incluía também, a preparação de
um povo em condições de se encontrar com seu Messias
Malaquias 3:1
Eis que eu envio o meu
mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu
templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais;
eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Malaquias 4:5—6
5 Eis que eu vos
enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR;
6 ele converterá o
coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não
venha e fira a terra com maldição.
A fim de todos virem a
crer por intermédio dele – João é o agente mediante o qual todas as pessoas
— todas as pessoas de todos os lugares, e não apenas os judeus — são chamadas a
crer no Messias, o salvador prometido. O batismo para o arrependimento
apregoado por João — ver Marcos 1:4 — precisava ceder lugar à fé em Jesus, como
o Messias aguardado e, que havia sido enviado por Deus. E Cristo provou que era
o Messias —
João 10:41
E iam muitos ter com
ele e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a
respeito deste era verdade.
O
verbo πιστεύω — pisteúo — crer — aparece quase 100 vezes no Evangelho de
João e é, por esse motivo, uma das palavras mais importantes na teologia do
apóstolo. Crer em Jesus é o mesmo que:
Mateus 10:32—33
Portanto, todo aquele
que me ὁμολογήω – omologéo — confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai,
que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o
negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mateus 10:40
Quem vos recebe a mim
me δέχομαι — déchomai — recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
Mateus 11:28
Vinde — Δεῦτε — deûte — a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos
aliviarei.
A
falta de disposição, por parte dos seres humanos, de crer, confessar, receber
ou vir até Jesus é passível de castigo eterno representado por uma absoluta
separação de Deus. Já que não querem vir, serão separados de Deus por toda
eternidade sem possibilidade de arrependimento ou retorno. É preciso crer,
aceitar, receber e vir a Jesus, porque não existe outra forma de nos
reconciliarmos com Deus e sermos salvos. As Escrituras do Novo Testamento, como
podemos ver, deixam evidente que a salvação é mediante fé em Jesus. Isso nós podemos
ver em passagens, tais como:
Romanos 3:21—23
21 Mas agora, sem lei,
se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
22 justiça de Deus
mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque
não há distinção,
23 pois todos pecaram e
carecem da glória de Deus,
Gálatas 2:16
Sabendo, contudo, que o
homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus,
também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em
Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será
justificado.
Gálatas 3:26
Pois todos vós sois
filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.
Efésios 1:5
Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.
Filipenses 3:9
E ser achado nele, não
tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em
Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.
Colossenses 1:3—5
3 Damos sempre graças a
Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós,
4 desde que ouvimos da
vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos;
5 por causa da
esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra
da verdade do evangelho.
Colossenses 2:5
Pois, embora ausente
quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e
verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
1 Timóteo 3:15
Para que, se eu tardar,
fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus
vivo, coluna e baluarte da verdade.
Apocalipse 14:12.
Aqui está a
perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Essa
era a intenção de João Batista: que todos os que o ouvissem abraçassem,
mediante uma fé viva, o Senhor Jesus. Infelizmente, a liderança — e o exemplo
vem sempre de cima — que rejeitou a Jesus começou, de fato, rejeitando o
testemunho de João Batista.
Outros estudos acerca da vida de Jesus — PARTE 2 podem ser encontrados
nos links abaixo:
001 — Estudos Na
Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A
PLENITUDE DO TEMPO
002 — Estudos Na
Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 —
INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na
Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 —
INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 001
004 — Estudos Na
Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 —
INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS
EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO
EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
006 — Estudos Na
Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 —
INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — A
DIVINDADE DE JESUS E A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU
IGREJA DOS MÓRMONS.
007B — A
DIVINDADE DE JESUS E AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
007C — A DIVINDADE DE JESUS E OS
ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
007D — A DIVINDADE DE JESUS E
IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 001
007E — A DIVINDADE DE JESUS E
IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 002
008 — A DIVINDADE DE JESUS COMO APRESENTADA PELO EVANGELHO DE JOÃO —
PARTE 001
009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004
012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005
013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
022 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 015 — A
LUZ DOS HOMENS
023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 —
JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 —
JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 —
JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O
TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O
TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002
28 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 021 — O
TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 003
29 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE
JOÃO — PARTE 022 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 004
30 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO
O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 023 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE
005
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
31 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 024 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 006
32 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 025 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 007
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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