NESSA SÉRIE NÓS ESTAMOS TRATANDO DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS NOSSOS LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS SEUS CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER ENCONTRADOS POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CADA ESTUDO.
Efésios 1:4—5 — Assim como nos escolheu nele antes
da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em
amor.
e em amor nos predestinou para ele, para a adoção
de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.
E em amor nos predestinou para Ele — A
expressão “predestinou” nesta frase traduz o verbo grego προορίζω — proorízo. Esse verbo por sua vez tem sua origem no verbo ορίζω — orízo — designar. O dicionário grego define os verbos προορίζω
— proorizo — como predestinar e ορίζω — orízo — como
designar, da seguinte maneira:
ορίζω - orízo – designar
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προορίζω
— proorizo
— predestinar
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1. Definir, determinar.
|
1. Predeterminar, decidir de antemão.
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2. Marcar as fronteiras ou limites de
um lugar ou de alguma coisa.
|
2. Usado no Novo Testamento para se
referir a algum decreto de Deus desde a eternidade passada.
|
3. Designar.
|
3. Preordenar ou designar de antemão.
|
4. Aquilo que foi determinado, de
acordo
com um decreto.
|
|
5. Ordenar.
|
Como a assim chamada doutrina da predestinação tem
causado inúmeras controvérsias no seio da Igreja Cristã é da maior importância
que aqueles que pretendem se utilizar deste termo — predestinação — o façam de
acordo com os próprios oráculos de Deus conforme 1 Pedro 4:11. Usando as
definições acima podemos afirmar que o verbo προορίζω
— proorízo
— predestinar, significa definir, designar de antemão, estabelecer
limites. Esta palavra era usada para designar localizações geográficas e foi
adaptada por Paulo para se referir a algo concluído, determinado ou
demonstrado.
Nesse
contexto o termo é usado para demonstrar o propósito fixo ou predeterminado de
Deus de conceder aos Gentios a bênção da adoção de filhos através de Cristo.
Esta adoção já oferecida ao povo de Israel é estendida, agora, aos gentios. Mas
a oferta feita agora não incluí nem a circuncisão, nem qualquer outro rito
estabelecido pela lei Mosaica. Não é à toa que os judeus sentiam uma enorme
inveja dos cristãos gentios. Essa inveja e ciúmes que os judeus sentiam não
eram justificadas, pois de acordo com o apóstolo Paulo tudo isso que estava
acontecendo havia sido preordenado por Deus, da mesma maneira como Deus havia
estabelecido os limites da terra de Israel baseado em promessas prévias feitas
aos patriarcas da nação judaica —
Gênesis 15:18
Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão,
dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande
rio Eufrates:
1 Reis 4:21
Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o
Eufrates até à terra dos filisteus e até à fronteira do Egito; os quais pagavam
tributo e serviram a Salomão todos os dias da sua vida.
Este propósito de Deus, de alcançar os gentios,
havia sido estabelecido antes da criação do mundo, o que deixa claro que foi
estabelecido antes da outorga da lei por Moisés.
Da mesma maneira como Deus havia, na antiga
dispensação, escolhido os judeus para ser Seu povo particular e essa escolha
foi motivada exclusivamente pela bondade de Deus e não porque existisse algum
mérito no povo de Israel, conforme:
Deuteronômio 7:6—8
6 Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o
SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos
os povos que há sobre a terra.
7 Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu
porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos
os povos,
8 mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o
juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos
resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.
Assim, na nova dispensação os gentios também são
chamados exclusivamente por causa da bondade e do amor de Deus conforme
Efésios 2:4—7
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa
do grande amor com que nos amou,
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu
vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez
assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema
riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Quando os gentios são atraídos para dentro da Igreja
do Senhor e recebem os dons da graça, mediante a ação do Espírito Santo de
Deus, tudo isto acontece de acordo com o que foi previamente proposto por Deus.
Se assim não fosse, então os propósitos eternos de Deus não poderiam ser
consumados —
Jó 42:2
Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos
pode ser frustrado.
A oferta de salvação através da obra de Cristo não
privilegia uma nação, os judeus, mas é estendida gratuitamente, primeiramente
aos judeus, e também a todos os gentios, conforme podemos ver em:
Romanos 1:16
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o
poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e
também do grego;
Atos 13:46!
Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente,
disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra
de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida
eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.
O argumento do apóstolo é sobejamente conclusivo e
serve para silenciar definitivamente os judeus, que baseados na revelação do
Antigo Testamento costumavam pensar que seus direitos originais, primitivos e
exclusivos os diferenciavam de forma completa dos gentios. Mais do que isso
ainda, os judeus não somente pensavam que eram diferentes dos gentios como se
achavam melhores que eles. Mas o apóstolo Paulo não deixa nenhuma dúvida de que
antes mesmo que Abrão fosse chamado e a economia judaica – organização dos
diversos elementos de um todo — fosse implantada, Deus já havia predestinado
que os gentios, na plenitude do tempo, seriam chamados e admitidos a todos os
privilégios do reino do Messias. Este fato torna a salvação exclusiva ou, de
alguma forma diferenciada, dos judeus, numa verdadeira quimera[1].
Paulo é categórico: a pregação do evangelho para os gentios obedece a um
projeto original do próprio Deus. Compreender esta verdade irá nos ajudar a
resolver inúmeras dificuldades que existem em torno desse assunto. Vejamos como
esta mesma idéia é encontrada na Epístola de Paulo aos Romanos 8:29—30 que
diz:
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os
predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele
seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também
chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a
esses também glorificou.
Nesses dois versos de Romanos 8 nós podemos ver
como o nosso chamamento i.e., o chamamento dos gentios, serve como argumento
para explicar como “todas as coisas cooperam para o bem” conforme o que Paulo
propôs em Romanos 8:28. Nestes dois versículos nós podemos ver vários
passos que a sabedoria e a bondade de Deus estabeleceram para concretizar nossa
completa salvação.
No início do verso 29 Paulo nos apresenta o início
e o final do esquema estabelecido por Deus para a nossa salvação. Paulo diz que
aqueles que Deus “de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem
de seu Filho”. Quando a Bíblia fala acerca de nós como aqueles
a quem Deus “de antemão conheceu” está falando acerca do primeiro plano ou projeto
de Deus, antes que qualquer esquema viesse a ser executado. O propósito de Deus
para nós consistia no favor e privilégio de nos transformar no “povo de Deus”
por excelência. Este é o primeiro e mais fundamental passo no processo da nossa
salvação que consiste no propósito e graça de Deus a nós concedida em Cristo Jesus,
antes da fundação do mundo —
2 Timóteo 1:8—10
8 Não te
envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado,
que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do
evangelho, segundo o poder de Deus,
9 que nos
salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas
conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus,
antes dos tempos eternos,
Palavras complexas estas que fazem referência a “antes dos tempos
eternos”! Mas, independente da nossa dificuldade de
entender o conceito de tempo implicado nesta última passagem, o fato que permanece
é: Deus nos conheceu naquele tempo e derramou sobre nós Seus favores. Ora, se
Deus conheceu os gentios lá e então, quando o esquema foi elaborado e antes
mesmo que qualquer parte desse mesmo esquema fosse executado, consequentemente,
em referência à execução do esquema, Deus já nos conhecia. Este é o primeiro
passo no processo da nossa salvação. O último passo será nossa perfeita
conformação ao Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, em sua glória eterna —
Romanos 8:17
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros,
herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com
ele seremos glorificados.
1 Coríntios 13:12
Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente;
então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como
também sou conhecido.
1 João 3:1—3
1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a
ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por
essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não
se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar,
seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta
esperança, assim como ele é puro.
Nossa conformidade com o Senhor Jesus implica em
conformidade moral. No momento em que Deus nos conheceu, Ele também nos
destinou a sermos conformes o Senhor Jesus!
Deus nos conheceu, exatamente, quando Ele estava
desenvolvendo o esquema de salvação através da mensagem das Boas Novas ou do
Evangelho. Foi naquele momento, lá e então, no passado, que Deus manifestou Sua
vontade de derramar sobre nós o privilégio de sermos parte do Seu povo. Foi
naquele momento também, que Deus nos destinou ou nos desenhou para que fossemos
conforme a imagem do seu filho Jesus. E, ao nos destinar ou determinar que
fossemos recebedores de tão grande e distinta honra e felicidade, Deus nos
pré-destinou, nos pré-ordenou ou pré-determinou para que recebêssemos este
privilégio. Em outras palavras podemos dizer que, lá e então, Deus estabeleceu
“os limites” da nossa salvação. É neste contexto que precisamos entender tanto
o fundamento inicial quanto a finalização do esquema da nossa salvação. O
fundamento está baseado na pré-ordenação do propósito gracioso de Deus a nosso
favor. A finalização tem a ver com o fato de sermos feitos co-herdeiros
juntamente com o Senhor Jesus Cristo. Nosso chamamento ou convite para
pertencer ao povo de Deus nesta categoria de co-herdeiros com Cristo, mantém
uma relação bastante próxima com:
CONTINUA...
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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 024 — Nossa Predestinação Divina
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que
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Desde já agradecemos a todos.
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Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à
legislação brasileira.
[1] A
palavra quimera que descrevia um monstro fabuloso, com cabeça de leão, corpo de
cabra e cauda de dragão é usada para representar, de modo figurado, o produto
da imaginação; fantasia, utopia ou sonho.
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