Descendentes de Sem na cor branca e nos países que têm nomes.
Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo.
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz ha ve-et Hashamaim et Elohim Bará Bereshit
Terra a e céus os Deus criou princípio No
Gênesis
1:1
CONTINUAÇÃO
XII —
Gênesis 11 — “Deram com uma Planície na Terra de Sinear”.
H. A Genealogia dos Semitas — Gênesis
11:10—32.
Gênesis 11:5
H. A
Genealogia dos Semitas — Gênesis 11:10—32.
As informações acerca
dos descendentes de Sem variam consideravelmente, dependendo da fonte
utilizada. Os escritos disponíveis são: o Texto Massorético, a Septuaginta, o
Pentateuco Samaritano e os escritos de Flávio Josefo. Desses escritos nós
podemos colher informações que dizem que o tempo entre Sem e Abraão foi de:
1. O Texto Massorético
diz que foi de 390 anos.
2. O Pentateuco
Samaritano fala em 1040 anos.
3. A Septuaginta
menciona 1260 anos.
Essas disparidades podem
ser explicadas apenas se levarmos em conta que as letras do alfabeto hebraico
serviam também como numerais e que os valores individuais das letras bem como
suas combinações podiam variar de acordo com o meio cultural em que foram
produzidas. E os três documentos acima foram produzidos em três culturas
diferentes, a saber:
1. O Texto Massorético
foi produzido entre os judeus que habitavam o reino do Sul — Judá — onde ficava
a cidade de Jerusalém, por um povo que se considerava incontaminado.
2. O Pentateuco
Samaritano foi produzido na cidade de Samaria localizada no reino do Norte —
Israel por um povo — samaritanos – considerado impuro pelos judeus.
3. A Septuaginta foi
produzida pelos judeus que estavam na dispersão. Esses eram judeus de Judá que
não quiseram retornar para Jerusalém e circunvizinhanças após o cativeiro
babilônico e que foram gradativamente se estabelecendo por toda a bacia do
Mediterrâneo. Foram os judeus estabelecidos em Alexandria, no Egito, que
produziram a Septuaginta.
O hebraico era uma
língua consonantal — tinha apenas consoantes — composta de 24 letras. As
primeira 20 letras representavam os numerais de 1 ao 20. As últimas quatro
letras representavam as centenas que vão de 100 a 400. A partir daí os números
eram representados por combinações de letras, combinações estas que variavam de
acordo com quem estava fazendo os cálculos. É realmente muito difícil, senão
impossível, fazer uma consolidação dessas cronologias para chegar a uma
definição precisa do tempo. O Senhor não quis nos revelar maiores detalhes
acerca destes fatos, então podemos nos dar por satisfeitos com o que temos
diante de nós.
Prosseguindo com a
história, depois de descrever como surgiram as diversas nações que se
originaram dos três filhos de Noé — Sem, Jafé e Cam — e de como essas nações se
espalharam por sobre a face da terra falando línguas distintas, nossa narrativa
vai se concentrar, daqui em diante, a acompanhar os descendentes de Sem até
chegarmos a Tera que foi o pai de Abrão.
Os cinco primeiro
descendentes de Sem mencionados em Gênesis 11:10—32 já foram objeto do nosso
estudo quando estudamos Gênesis 10:21—31. Naquela ocasião a intenção do autor do
Gênesis era estabelecer a relação de Sem com Héber e deste com Pelegue. Nos
versículos que estamos estudando nesta divisão nós podemos ver que a intenção
do autor é traçar a genealogia de Sem via Pelegue até fazê-la chegar a Tera.
Pelegue é o fio da meada abandonada em Gênesis 10:25 e que agora será retomada
a partir de Gênesis 11:18 e nos conduzirá até Tera, o pai de Abrão.
A genealogia que temos
diante de nós em Gênesis 11:10—32 é a continuação natural daquela que foi
interrompida em Gênesis 5:32. Existe uma pequena, porém notável distinção entre
as formas com que estas duas genealogias são apresentadas e o autor prefere
deixar que o próprio leitor, fazendo uma comparação entre as duas, descubra
qual é esta diferença.
Além da diferença mencionada acima, também é
notável uma dramática redução na duração da vida em termos absolutos de anos —
praticamente reduzidos à metade — dos que viveram antes do dilúvio com relação
àqueles que viveram após aquele evento cataclísmico. Uma leitura mais atenta de
Gênesis 11:10—32 irá nos revelar que uma nova e também marcante redução no
número absoluto de anos — outra vez reduzidos pela metade — ocorreu novamente
após os eventos relacionados ao personagem Pelegue — ver Gênesis 10:25.
Enquanto Noé, que pertencia ao mundo que existia
antes do dilúvio viveu por longos 950 anos — ver Gênesis 9:29 — seu filho Sem,
que nasceu ainda nos dias do velho mundo, mas viveu a maior parte da sua vida
após o dilúvio alcançou a idade de 600 anos, o que representou uma notável
redução quando comparada com os anos vividos por seu pai — ver Gênesis 11:10—11.
Começando com os descendentes de Sem, é fácil perceber o acelerado decréscimo
no número absoluto de anos daqueles que viveram após o dilúvio. Assim temos:
שֵׁם – Shem — Sem viveu 600 anos — ver referência acima.
אַרְפַּכְשָׁד — Arphakshad — Arfaxade viveu 438 anos — ver Gênesis 11:12—13.
שָׁלַח — Shalá — Salá viveu 433 anos — ver Gênesis 11:14—15.
עֵבֶר — Yeber — Héber viveu 464 anos — ver Gênesis 11:16—17.
פֶּלֶג — Peleg —
Pelegue viveu
239 anos — ver Gênesis 11:18—19. Notável redução.
רְעוּ — Reyú — Reú viveu, como seu pai Pelegue, por 239 anos —
ver Gênesis 11:20—21.
שְׂרוּג — Serug — Serugue viveu 230 anos — ver Gênesis 11:22—23.
נָחוֹר — Nahor — Naor viveu 148 anos — ver Gênesis 11:24—25.
תֶרַח — Terah — Tera
viveu 205 anos — ver Gênesis 11:26—31.
Não podemos deixar de notar que tanto o dilúvio
quanto a divisão dos seres humanos nas mais diversas nações acabaram por exercer
uma poderosa influência no sentido de reduzir o número absoluto de anos dos
seres humanos. De acordo com os estudiosos esses eventos produziram estas
reduções, basicamente por dois motivos, a saber:
1. O dilúvio alterou de forma considerável as condições
climáticas do planeta.
2. A divisão dos seres humanos em diversas nações
causou uma substancial mudança nos hábitos das pessoas.
Mas à medida que a duração da vida humana diminuía,
filhos começaram a ser gerados cada vez mais cedo. Sem gerou seu primogênito,
Arfaxade, quando tinha 100 anos de idade. Arfaxade, por sua vez, gerou seu
primogênito, Salá, aos trinta e cinco anos de idade. Salá gerou o seu quando
tinha trinta anos e assim sucessivamente. A exceção nessa lista é Tera que
gerou seu primogênito aos 70 anos. De qualquer maneira, esta mudança de hábito —
gerar filhos cada vez mais cedo — foi a responsável pelo rápido crescimento da
população naqueles dias. E essa rápida multiplicação dos seres humanos é a
explicação mais plausível para o fato de Abrão encontrar tribos, cidades e
reinos por onde quer que estivesse peregrinando a meros 365 anos após o
dilúvio. Projeções baseadas em 11 gerações — de Noé até Abrão — contando o
nascimento de 8 filhos por casal estimam que somente os semitas somavam cerca
de 25 milhões de pessoas. Quando as mesmas fórmulas são aplicadas aos Camitas e
aos Jafetitas, baseadas na Tábua das Nações de Gênesis 10, as estimativas são
de que a população da Terra nos dias de Abrão deveria ser por volta dos 300
milhões de pessoas. Todos os patriarcas Semitas — de Sem a Tera — estavam vivos
quando Abrão ouviu o chamado de Deus e iniciou sua peregrinação sem saber para
onde deveria ir — ver Hebreus 11:8.
Esta parte do nosso estudo do livro do Gênesis
termina com o fechamento da genealogia em 11:26 de uma forma muito semelhante à
que havia terminado em Gênesis 5:32. Naquela ocasião foram mencionados os três
filhos de Noé — Sem, Jafé e Cam. Neste momento o texto alista o nome dos três
filhos de Tera, filhos esses que terão uma grande importância em toda a
história subsequente. Esses filhos são:
1. Abrão — que irá se tornar o pai de todos aqueles
que recebem o dom da fé.
2. Naor —
que era um dos ancestrais de Rebeca que veio a se casar com Isaque — comparar
Gênesis 11:29 com Gênesis 22:20—23.
3. Harã que era o pai de Ló — ver Gênesis 11:27.
Que motivos teriam levado Tera a sair de Ur dos
Caldeus acompanhado de seu filho Abrão, a esposa desse chamada Sarai e seu
sobrinho Ló? O texto não nos revela. Harã morreu na terra natal de Ur. Nada nos
é dito acerca dos rumos de Naor. Em Gênesis 11:31 nós temos uma explicação
porque a descendência de Sem — ver Gênesis 11:10—32 — é mencionada após os acontecimentos
registrados na cidade e na torre chamada de Babel.
O leitor atento irá notar que Gênesis 11 conta a
história de dois grupos. Estes grupos são caracterizados da seguinte maneira:
1. Os dois grupos estão em movimento de um lugar
para outro.
2. Os dois grupos se estabelecem no local de
destino.
3. Os dois grupos viajam, de uma forma geral, na
direção que vai do Leste para o Oeste.
O final da história dos dois grupos é, todavia,
bastante diferente.
1. A migração do primeiro grupo termina em uma
grande frustração acompanhada de uma dispersão maciça.
2. A segunda migração nos fala dos estágios iniciais
daqueles que são abençoados por Deus e nos falam de Abrão, um homem escolhido
por Deus.
Os nomes dos filhos de Tera nos apresentam uma
possibilidade de compreendermos, pelos menos por um pouco, o tipo de ambiente
religioso que existia em Ur dos Caldeus nos dias de Abrão. Se a relação do nome
Tera com as expressões “yarea” —
lua — e “yerah” —
mês lunar — for estabelecida então é bastante possível que a família dos
ancestrais de Abrão fosse composta de adoradores da Lua. Vejamos alguns
exemplos:
1. O nome Sarai, por sua vez, é equivalente a
expressão “sarratu”—
rainha. Esse nome era uma tradução em acadiano do nome sumeriano da deusa
Ningal. Essa deusa era a parceira feminina do deus sumeriano chamado Sin — deus
lua.
2. Milca era nome idêntico ao da deusa Malkatu que era filha do deus Sin.
3. Labão quer dizer “branco” e era usado como uma referência comum para
representar, de forma poética, a lua cheia.
Além disso, a história registra que tanto Ur dos
Caldeus quanto a cidade de Harã eram grandes centros de adoração à lua.
Diante destes fatos nós podemos afirmar que o meio
do qual Abrão procedeu era composto por pessoas que adoravam, de forma
especial, a lua.
Antes de prosseguirmos com a história de Abrão,
propriamente dita, é necessário, fazermos uma pequena pausa para avaliarmos a
apropriação que o Novo Testamento faz do conteúdo de Gênesis 11.
CONTINUA...
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DE GÊNESIS
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002 —
Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação
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005 — Introdução
ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida
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ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR
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ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA
008 – Gênesis
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Deus Dia a Dia — O Quarto Dia
012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de
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Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1
013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de
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2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A
016 — Estudo de Gênesis — Gênesis
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3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A
018 — Estudo de Gênesis — Gênesis
3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B
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3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C
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021 — Estudo de Gênesis — Gênesis
3 — O Dois Adãos — Parte 20
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Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21
023 — Estudo de Gênesis —
Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22
024 — Estudo de Gênesis —
Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23
025 — Estudo de Gênesis —
Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da
Humanidade — Parte 24
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050 — Estudo
de Gênesis — A TORRE DE BABEL — PARTE 002
051 — Estudo
de Gênesis — A TORRE DE BABEL — PARTE 003
052 — Estudo
de Gênesis — A TORRE DE BABEL — PARTE 004
053 — Estudo
de Gênesis — A TORRE DE BABEL — PARTE 005
054 — Estudo de Gênesis — A
GENEALOGIA DOS SEMITAS
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