AS SETE PALAVRAS DA CRUZ
Texto: Lucas 23:44—46
Introdução.
• Arthur e Joyce Cavey foram missionários no Brasil através da Associação dos Batistas para o Evangelismo Mundial. Deus permitiu que nossos caminhos se cruzassem e desfrutamos até hoje de uma amizade cristã que tem abençoado nossas vidas, de forma mútua. Atualmente o casal está aposentado em Milwaukee, no estado do Wisconsin, nos Estados Unidos.
• Quando estavam noivos, os Cavey´s escolheram Filipenses 3:10 como o versículo para servir de guia para suas vidas e mandaram gravar parte do mesmo na parte interior de suas alianças.
• Filipenses 3:10 diz: “Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte”. Essas palavras refletem a verdadeira paixão que ardia no peito do apóstolo Paulo: ele desejava conformar-se a Jesus em tudo, inclusive na Sua morte!
• Eu creio que esse deva ser também nosso desejo como cristãos: VIVER E MORRER como o próprio Senhor Jesus fez.
• Eu penso que um dos motivos porque Deus permitiu que a morte de Jesus fosse narrada pelos evangelistas, com a riqueza de detalhes que encontramos na Bíblia foi exatamente esse:
QUE POSSAMOS APRENDER COM JESUS COMO MORRER
Introdução
• Nos dias em que vivemos, nós estamos vendo o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo ser cada vez mais corrompido. Pregadores que se dizem cristãos estão promovendo cada vez mais as seguintes mentiras:
Porque Jesus sofreu por mim, eu não preciso mais sofrer.
Porque Jesus viveu uma vida de necessidades – ele não tinha nem uma pedra onde pudesse encostar sua cabeça – então eu posso viver uma vida próspera e confortável.
Como Jesus não tinha onde morar, então eu posso viver em uma verdadeira mansão.
Jesus viveu uma vida de pobreza para que eu possa viver uma vida de riqueza.
Jesus sofreu terríveis necessidades materiais para que eu possa viver uma vida de luxo e riquezas.
• Mas tudo isso não passa das mais descaradas mentiras que podem ser proferidas, pois Jesus mesmo disse:
Lucas 9:23 – Jesus dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
• Além disso, o Novo Testamento não deixa nenhuma dúvida quanto a essa verdade ensinada por Jesus:
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados – Romanos 8:17.
Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos – 1 Pedro 2:21.
• Diante dessas realidades, quando olhamos para Jesus crucificado nós devemos nos lembrar, prioritariamente de duas coisas: 1) do preço que foi pago para nos conduzir à glória; 2) do exemplo que Jesus nos deixou.
• Da morte de Jesus, como expressada por suas últimas palavras - Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! - nós devemos aprender e lembrar as seguintes verdades:
I. Quando chegar a Hora da Sua Morte Lembre-se que “Deus Reina”.
• Lucas 23:44—46 diz:
Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
• Aqui precisamos nos perguntar:
Quem produziu as densas trevas que cobriram toda a terra por três horas?
Quem fez com que o véu do templo, que separava o lugar santo do lugar santíssimo, se rasgasse em dois, de cima em baixo?
• Nada, absolutamente nada ao redor da morte de Cristo representava algum tipo de acidente, de algo ocasional, de algo fora do controle ou de mera coincidência!
• No livro de atos nos lemos que quando a Igreja de Deus orou, ela reconheceu a soberania do Senhor nas seguintes palavras: “Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram – Atos 4:27—28.
• Deus reina de modo tão soberano que mesmo a manifestação das trevas profundas de Satanás só podem ocorrer com permissão expressa do Senhor – Lucas 22:53 -
Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.
• Em Sua Soberania Deus escolheu ferir o próprio Filho para nos oferecer a salvação gratuita: Isaías 53:2—10
2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos
II. Quando chegar a Hora da Sua Morte Lembre-se que “Deus se Compadece”.
• Porque Deus é Soberano e Reina como Senhor Todo Poderoso, nós temos a tendência equivocada de pensarmos que ele é incapaz de se compadecer daqueles que sofrem.
• Qual é o significado das trevas que cobriram toda a Terra e o fato do véu ter sido rasgado no templo? Não estava Deus pintando toda a terra com a cor mais forte para expressar o que estava sentindo? E quando rasgou o véu não foi para aproximá-lo mais do seu coração de Pai ferido pela dor que Seu filho enfrentava.
• Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó- Salmo 103:13—14.
• Salmos 116:15 - Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.
• Do mesmo modo que os cravos que pregaram o Senhor Jesus na Cruz, a terrível coroa de espinhos que usou em sua cabeça e a lança do soldado que lhe furou o lado, assim também com as agulhas que perfuram nossas veias e artérias, os tubos com que somos intubados, os drenos e as mais variadas pontes que recebemos fazem com que o Senhor se compadeça de nossa condição tão patética.
III. Quando chegar a Hora da Sua Morte Lembre-se que Você possui um Espírito Eterno que continuará a Viver por Toda a Eternidade.
• Esse é o motivo porque Jesus diz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! A morte não representa:
O fim absoluto das nossas existências como querem alguns.
Também não significa que nosso espírito fica adormecido enquanto nossos corpos apodrecem lentamente quando enterrados ou são rapidamente devorados pelas chamas de algum crematório. Estão apenas sonhando aqueles que ensinam o “sono de nossas almas” quando morremos. Desculpem pelo trocadilho.
• O Ensino Bíblico acerca dessa realidade é claro e inequívoco:
2 Coríntios 5:6 - Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor.
Filipenses 1:23 - Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
Note que Paulo não fala em: purgatório, reencarnação, nirvana, campo das favas, etc., e outras bobagens inventadas pelo ser humano.
IV. Quando chegar a Hora da Sua Morte Lembre-se que o que te Aguarda do outro lado são os Braços Abertos do Pai para te Receber como Filho Amado.
• Jesus não disse:
Pai, ao túmulo eu me entrego.
Pai vou para o vazio eterno.
Pai vou para a escuridão sem fim do universo.
NÃO! Ele disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!
V. Por fim, Quando chegar a Hora da Sua Morte não murmure, nem reclame nem tenha nenhum tipo de medo.
• Umas das maiores tentações que enfrentamos na hora da morte é pensarmos que Deus está nos fazendo pagar por todos os nossos pecados e por esse motivo estamos sob a ira de Deus e não podemos entregar nossos espíritos aos Seus cuidados de Pai amoroso.
• Lembre-se que Jesus estava sob a ira de Deus na Cruz, a ponto de ser abandonado pelo próprio Pai. Ainda assim Jesus não deixou de confiar em Deus entregando-lhe Seu espírito. Jesus se tornou maldito em nosso lugar, mas mesmo assim ele não abandonou a fé de que o Pai ainda o amava.
• O mesmo deve ser verdade em nossas vidas porque o propósito de Deus para nós é o AMOR.
• Como o ladrão na Cruz, o que nos aguarda após nosso último suspiro são as poderosas mãos de Deus e as delícias do paraíso em comunhão com Jesus e com milhões de outros santos.
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa
página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário