terça-feira, 17 de setembro de 2013

A ONISCIÊNCIA DE DEUS



A onisciência de Deus é um dos ensinamentos bíblicos menos citados hoje em dia, e isso é, em nossa opinião o maior responsável pela atual estado de total desarranjo em que se encontra a igreja chamada “evangélica” em nosso tempo. As pessoas vivem suas vidas, inclusive a liderança, como se Deus não tivesse conhecimento absolutos de todas as coisas.

Mas o Salmista deixa isso bem claro ao dizer:

Salmos 147:5

Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.

Deus é o único capaz de anunciar o futuro breve ou distante desde o princípio e Suas Palavras sempre se cumprem:

Isaías 46:9—10

9 Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim;

10 que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.

Mais do que isso, DEUS CONHECE TODOS OS NOSSOS PENSAMENTOS E SABE TUDO O QUE FALAMOS. Isso deve ser capaz de infundir em nós um santo temor, pois estamos, permanentemente sob o escrutínio de Deus, conforme podemos ler em:

1 Reis 8:39

Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens.

1 Crônicas 28:9

Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.

Salmos 139:1—6

1 SENHOR, tu me sondas e me conheces.

2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.

3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.

4  inda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.

5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.

6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.

Deus vê todas as coisas, até as mãos ocultas e secretas e está, plenamente consciente de todas as coisas que acontecem, e não podemos esconder nada de sua gloriosa pessoa:

Provérbios 15:3

Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

Mateus 10:29

Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.

Deus também conhece todas as possibilidades e nos revela as mesmas, muitas vezes, de antemão:

Isaías 48:18

Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.

Mateus 11:23
Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.

Seu cuidado pelas nossas vidas desce ao ponto de saber quantos fios de cabelos existem nas cabeças de todos nós:


Lucas 12:7

Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais.

A ciência nos informa que a média de cabelos nas cabeças de adultos jovens é de 100.000. Pessoas com cabelos loiros tem, em média 140.000 fios, enquanto ruivos, em geral, têm 90.000 fios. Mas nossas cabeças são um ambiente, extremamente dinâmico: cerca de 100 fios caem de nossas cabeças todos os dias, alguns folículos produzem novos fios imediatamente, enquanto outros descansam e só voltam a produzir após um período entre dois e seis anos.

Esse dinamismo todo faz com que para se conhecer quantos fios existem nas cabeças de todos nós, Deus precisa nos conhecer com grande intimidade, minuto a minuto. Mas, muito além disso, Deus sabe o nome de cada uma das “zilhões” de estrelas que ele mesmo espalhou por todo o universo:

Salmos 147:4

Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome.

Isaías 40:26

Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

Imagine por apenas um instante a seguinte situação, a qual não é realmente fácil: segundo estimativas dos astrônomos existem no Universo cerca de 400 bilhões de galáxias. Se em cada uma dessas galáxias existirem 100 bilhões de estrelas — que é número estimado de estrelas em nossa própria galáxia, a Via Láctea — então estaríamos falando de um total, aproximado de, 40.000.000,000,000,00,00,000 de estrelas no Universo. IMAGINE! Mas como falamos, trata-se apenas de uma estimativa. Não dá nem para contar o número exato de estrelas, quantos mais conhecer seus nomes. Mas Deus abe as duas coisas, simultaneamente.


Os próprios cientistas sabem que “ninguém é capaz de contar as estrelas individualmente. Em vez disso o que fazemos é medir quantidades integradas como o número e a luminosidade das GALÁXIAS”. Mas nós, os crentes sabemos que nosso Deus sabe, exatamente quantas estrelas existem e Ele chama as mesmas pelos seu próprios nomes!

Essas verdades devem ser capazes de nos quebrantar diante da gloriosa presença de Deus e se você ainda não aceitou Jesus como seu salvador pessoal, talvez esse seja o dia apropriado para fazê-lo. Para isso convidamos você a ler nosso outro artigo que fala do convite gratuito que Deus faz a todas as pessoas e que pode ser acessado pelo seguinte link:


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

6 comentários:

  1. Seu cuidado pelas nossas vidas desce ao [pinto]???? de saber quantos fios de cabelos existem nas cabeças de todos nós:

    ... Mesmo ao PONTO de pitarmos os cabelos colorindo-os de verde ?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Vânia,

      Obrigado por chamar nossa atenção para algo que estava grafado errado em nosso. texto. Já corrigimos o erro graças a você.

      Quanto a tua pergunta a resposta é sim. Independentemente das pessoas terem cabelos nas mais variadas corres naturais ou até mesmo pintados de verde, isso não muda nem o conhecimento, nem o cuidado e nem o amor que Deus tem pelas suas criaturas, que convenhamos fazem muitas tolices.

      Abraço,

      Irmão Alex

      Excluir
  2. A onisciência de Deus é ilimitada? Ao ponto de saber todos os acontecimentos futuros com todas as pessoas do mundo? Eu aprendi que sim. Mas me indago a respeito da criação dos anjos. Se for ilimitada sua onisciência porque Lúcifer teria sido criado? Se for ilimitada, para Deus uns nasceriam para salvação e outros para perdição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Biologia sem Fronteiras,

      Sem nenhuma pretensão de tentar entender ou explicar Deus, ainda assim podemos dizer o seguinte quanto às tuas duas perguntas:

      1. Quanto á queda de Satanás e dos outros anjos que resolveram unir-se à ele, Deus criou todas as coisas e seres para sua própria glória e Ele não precisa dar satisfação dos seus atos a ninguém.

      A rebelião de Lúcifer já era era do conhecimento de Deus antes do mesmo ser criado, com também acontecia com a rebelião humana no Éden antes que nossos primeiros pais fossem criados.

      Quando Deus enviou Seu Filhos o Senhor Jesus Cristo e esse mundo essas duas questões foram contempladas. A salvação dos seres humanos e a derrota final de Satanás e seus minions, em Colossenses 2:13-15

      13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

      14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;

      15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

      2. Quanto à tua segunda pergunta, não tivesse Deus enviado Cristo ao undo e todos os seres humanos, sem exceção, estariam irremediavelmente perdidos por toda a eternidade.

      Abraço,

      irmão Alex

      Excluir
  3. Paz irmão Alex

    No texto acima no qual você afirma que Deus já sabia da rebelião de Lúcifer e outros anjos traz uma outra reflexão: Deus criou o MAL? Se Deus sabia que Lúcifer se tornaria Satanás por que o criou? trazendo toda sorte de sofrimento e agruras, além dos flagelos impostos à humanidade trazendo tristeza ao coração do próprio Deus?Onisciência é conhecer o futuro ou a capacidade de sondar os corações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Horley,

      Obrigado por escrever e pela paciência pela nossa resposta.

      Suas perguntas misturam diversos aspectos do relacionamento de Deus com o mal. Mas ofereço o seguinte apenas como uma contribuição para a discussão.

      1. Deus é o Criador de tudo o que existe. Como Criador único e último de tudo o que existe ele é o responsável por todas as coisas e Deus não precisa de nós para ser justificado. Certas coisa estão além da nossa capacidade de compreensão.

      2. O fato de Deus ser o Criador não exime a responsabilidade dos seres inteligentes, sejam seres espirituais ou humanos.

      3. Onisciência é conhecer todas as coisa o tempo todo, algo que está muito além da nossa compreensão, e que apenas Deus é capaz de possuir.

      4. Por fim, pelo que está ensinado na Epístola aos Efésios é evidente que tudo o que está aí, tem como propósito cumprir seu beneplácito que propusera, antes da eras eterna, realizar por meio do Verbo.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex

      Excluir