Concepção artística
Este estudo é parte de uma Análise do Livro do
Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança
que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada
estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz ha
ve-et Hashamaim et
Elohim Bará Bereshit
Terra a
e céus os
Deus criou princípio No
Gênesis 1:1
Continuação...
G. O Sexto Dia — A
Criação dos Seres Viventes
AS IMPLICAÇÕES DO HOMEM
SER CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
e. O homem foi criado
“macho e fêmea” e abençoado com a bênção de crescer e multiplicar-se. Deus o
criou “macho e fêmea” - Adão e Eva. Adão em
primeiro lugar foi formado do pó da terra e Eva foi como que “esculpida” de uma
das costelas de Adão — ver Gênesis 2. Pelo que lemos no livro do Gênesis, Deus
criou as plantas e todos os animais em múltiplos e em muitos pares, mas quando
fala do homem, fez apenas um! — macho e fêmea. É neste conceito que Malaquias,
o último profeta do Antigo Testamento se baseia para falar poderosas palavras
contra o divórcio:
Não é verdade que Deus
criou um único ser, feito de carne e de espírito? E o que é que Deus quer dele?
Que tenha filhos que sejam dedicados a Deus. Portanto, tenham cuidado para que
nenhum de vocês seja infiel à sua mulher. Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel
diz: — Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim.
Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher — Malaquias
2:15—16 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
É
também neste mesmo conceito, de que Deus fez apenas um homem – macho e fêmea –
que Jesus baseou seu argumento contra o divórcio:
Jesus respondeu: — Por
acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os
fez homem e mulher”? Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe
para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não
são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu –
Mateus 19:4—6 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
f. Nosso primeiro pai
estava, por assim dizer, confinado a uma só mulher. Se
ele a desprezasse não teria outra com quem se unir. Isto é um claro indicativo
que a união entre um homem e uma mulher não pode ser algo que se desfaça
baseado exclusivamente na vontade consensual do casal ou mesmo de uma das
partes somente. Veja os anjos, por exemplo, não foram criados como “machos e
fêmeas”, pois não receberam a bênção de procriar e se reproduzir — ver Lucas
20:34—36. O homem — macho e fêmea — recebeu a missão de propagar sua espécie e
fazê-la continuar sobre a face da terra. Deus fez somente um macho e uma fêmea para que
possamos todos saber que temos uma origem comum, somos todos descendentes dos
mesmos pais e temos todos um mesmo tipo de sangue — humano.
g. Uma vez que Deus fez o
homem — macho e fêmea — com a capacidade de transmitir sua natureza aos seus
descendentes, lhe foi ordenado: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e
sujeitai-a — Gênesis 1:28. Desta maneira Deus concedeu ao homem:
i. Uma herança bastante
extensa. Os filhos do homem são feitos para viver suas
vidas sobre a face da terra e estão perfeitamente habilitados para este tipo de
vida — ver Atos 17:26. O planeta Terra é o local que Deus mesmo determinou onde
o ser humano pode se colocar a serviço da providência divina no governo das
criaturas inferiores. É também o local onde existe vida inteligente nesta
esfera da criação — o autor não aceita a existência de vida em outros planetas,
mas não está disposto a morrer por causa desta convicção específica. O planeta
Terra também é o local onde o homem pode receber os benefícios da bondade de
Deus, onde também outras criaturas são beneficiadas, mas, diferentemente do
homem, não possuem o conhecimento para reconhecer este fato. A verdade é que
toda a criação renderá graças a Deus, de alguma maneira, mas somente o homem é
capaz de bendizer ao Senhor:
Benigno e
misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência. O SENHOR é
bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.
Todas as tuas obras te renderão graças, SENHOR; e os teus santos te bendirão. –
Salmos 145:8—12.
ii. Uma família numerosa e
duradoura, que deveria crescer a apreciar a herança dada pelo Senhor.
Nossa capacidade de multiplicar é fruto direto da bênção de Deus sobre o
primeiro homem — macho e fêmea — ver 1 Crônicas 26:4—5 também. É graças a esta
bênção de Deus que uma geração vai e é substituída pela seguinte.
iii.
Foi também
no momento da criação do homem — macho e fêmea — que Deus concedeu a este mesmo
homem o domínio sobre todos os seres considerados inferiores — ver Gênesis 1:28.
Esta é uma situação muito interessante. O homem não provê alimento para os
animais inferiores — especialmente para os peixes e para os pássaros — mas
mesmo assim recebe autoridade sobre eles. Desta maneira Deus concede uma honra
especial ao homem — macho e fêmea — que deve, realmente, conduzi-lo a honrar
ainda mais o Criador. O domínio concedido por Deus foi gravemente afetado pela
queda e tornou-se, de fato, em uma exploração e destruição sem medidas.
Todavia, a graça de Deus, através de seus filhos, Ele restaura aquilo que a
queda derrubou e nos permite seguir vivendo neste planeta. Porque estamos “em Cristo” toda a
criação pertence, por direito a nós – ver 1 Coríntios 3:21—23.
3. Outras Ideias Acerca da Criação: A “Teoria da
Evolução”.
Em oposição ao ensino das Escrituras Sagradas que
nos ensinam acerca do Deus Todo Poderoso que é o Criador dos céus e da terra e
de todos os seres que existem, um grupo de homens quer nos fazer acreditar em
suas “teorias” mirabolantes de como o universo e tudo o mais
foi criado, entre as quais a mais destacada é aquela que é conhecida como a
“Teoria da Evolução”.
A chamada Teoria da Evolução, todavia, não passa
realmente de uma “fé irracional”. Todos os livros escritos por biólogos em
defesa da Teoria da Evolução, sejam eles recentes ou antigos, estão recheados
de afirmações dogmáticas tanto quanto as que encontramos nos primeiros
capítulos do Livro do Gênesis. Com isto estamos querendo dizer que os crentes
não podem provar que Deus criou os céus, a terra e tudo o que existe, inclusive
os seres humanos. O que podemos fazer é crer que Deus criou mesmo todas as
coisas porque a Bíblia assim ensina. Da mesma maneira, os teóricos
evolucionistas não podem provar que suas teorias são verdadeiras. Que a
evolução existe e todo o blá-blá-blá que está atrelado a seus argumentos. Tudo
o que podem fazer é declarar dogmaticamente suas opiniões e acreditar
nelas. Pretendem, todavia, que suas teorias ou sua fé é realmente a única fé
verdadeira. Falam de si mesmo como defensores de “fatos” ao
mesmo tempo em que se referem a nós como defensores de “dogmas”. Mas a verdade
é que eles não possuem nenhum “fato” e possuem, isto sim, muitos dogmas, alguns,
como já vimos, cientificamente impossíveis e outros completamente irracionais.
Atualmente chegamos a uma situação onde uns poucos biologistas formam um
verdadeiro “Colégio de Cardeais” desta “Nova Fé”, que tacha seus oponentes de
“hereges” e cuja pena imposta nestes casos é a de “excomunhão” da fraternidade
científica. Tudo isto acontece apesar das evidências, cada vez maiores, de que todas as premissas fundamentais da Teoria da Evolução têm validade
extremamente duvidosa quando não contrariam diretamente os fatos. De
acordo com o Dr. Arthur Custance a filosofia evolucionista tem se constituído
em um estado mental que mais se parece com uma prisão do que uma atitude
científica apropriada.
4. A Evolução Teísta.
Existem algumas pessoas – entre os protestantes e
evangélicos – que acreditam em uma “Teoria de Evolução Teísta” que é também
chamada de “Criacionismo Progressivo” – está é, por exemplo, a posição oficial
da Igreja Católica Apostólica Romana. Segundo esta teoria Deus teria criado a
humanidade usando a evolução como um recurso. De acordo com os proponentes
desta teoria, os seres humanos teriam se desenvolvido sobrenaturalmente a partir de espécies antropoides semelhantes ao
homem. Os cristãos que aceitam esta teoria da evolução não aceitam a outra onde
tudo é fruto da chance e do acaso, da evolução aleatória e sem propósito como
descrita anteriormente. Esta posição, Evolução Teísta, por ser realmente uma
lei secundária da biologia e não se constituir em uma doutrina de Criação, não
contradiz a crença em um Deus Criador. Assim, os teístas creem que a evolução
foi parte da criação de Deus e está perfeitamente inserida dentro da Sua obra
soberana.
Apesar de visões como a Evolução Teísta e do
Criacionismo Progressivo serem possíveis, devemos levar a sério a ênfase
bíblica quanto à unidade das origens do ser humano – temos todos um mesmo tipo
de sangue: humano:
Portanto, assim como por um só homem entrou o
pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os
homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no
mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou
a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança
da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Todavia,
não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só,
morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem,
Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. O dom, entretanto, não é como no
caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa,
para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a
justificação. Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito
mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida
por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa,
veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato
de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.
Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores,
assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos —
Romanos 5:12 – 19.
E, como vimos, temos todos uma origem comum, já que
descendemos do mesmo homem – macho e fêmea – criado originalmente e diretamente
por Deus.
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