segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O ERRO FATAL DOS FALSOS PREGADORES MODERNOS E SEUS OUVINTES



Esse estudo visa ajudar os leitores a entender a importância do CONTEXTO do material bíblico. É essa falta de compreensão, a maior responsável pelas inúmeras bobagens com as quais nossos ouvidos são desonrados pelos falsos pastores, falsos mestres e falsos profetas.


Ontem ouvi a mensagem do Yossef Akiva pregada na reunião dos Gideões em Comboriú no ano 2012. Nessa mensagem ele insinua uma terrível heresia ao dizer que Ana, mãe de Samuel, foi engravidada, de alguma maneira, pelo próprio Deus. Ele não diz como isso aconteceu, mas deixa claro que Ana não engravidou de Elcana, seu esposo. Não sei se ele já proferiu blasfêmia maior, mas essa foi mesmo de lascar. 

A blasfêmia e a mentira descarada podem ser ouvidas a partir do minuto 23 do vídeo que poderá ser acessado por meio desse link aqui:


 

Outro fato que devemos mencionar é que depois que escrevemos nosso artigo acerca do falso mestre Edir Macedo pregar heresias — alegando que a conversão da água em vinho foi um milagre inútil. Tal afirmação só poderia proceder de alguém que não conhece a Jesus. Que não conhece que o propósito daquele milagre é nos ensinar como Jesus pode transformar, completamente, nossas vidas. Milagre inútil, Sr. Macedo? Não, pura ignorância da sua parte.

Como não poderia deixar de ser, logo alguém nos escreveu para defender a postura e os ensinamentos do falso mestre, com o seguinte argumento:

O próprio Jesus não queria realizar este milagre, ou pelo menos deu a entender que não queria quando disse à Maria: mulher que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Nosso artigo e o comentário original poderão ser vistos por meio do seguinte link:



 
Silas Malafaia

Outro pregador de meia tigela, como ele gosta de chamar aos outros é o prestigiado Silas Malafaia. Silas como bom político costuma acusar seus adversários teológicos de fazerem o que ele está muito acostumado a fazer: deturpar a Palavra de Deus. E isso ele ensinou com esmero para o seu filho e homônimo. É comum o Malafaia Filho aparecer na abertura dos programas dos pai e nos brindar com abobrinhas desse tipo:

Queremos profetizar vitória em Cristo para você”. 

Quando ouço esses patetas eu tenho vontade de chorar devido à enorme e inatingível ignorância em que se encontram. São pessoas, como costumo dizer, que até hoje não entenderem a mensagem da Bíblia, especialmente do Novo Testamento, nem aquilo que Jesus veio fazer. Porque preciso que alguém profetize vitória em Cristo em minha vida se a bíblia me diz com todas as letras o seguinte:

Romanos 8:37  

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Silas Malafaia Filho

Ora, eu já sou mais que vencedor! Portanto não preciso regredir ao nível de “vencedor”. Fala sério, Malafaia Filho.

Mas devemos esclarecer ainda mais nossos leitores, que não estamos aqui para discutir a opinião desse ou daquele, nem mesmo a nossa própria opinião, e sim falarmos a favor da verdade, pois como disse o apóstolo Paulo:

2 Coríntios 13:8

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.

O falso mestre Edir Macedo possui vários diplomas na área de Teologia, inclusive de Dr. Mas todos esses diplomas lhe foram outorgados por uma instituição que não possui reconhecimento formal do MEC e que inclusive, pelo que sabemos, já mudou até de nome. E mais, conhecendo a forma esdrúxula como Macedo costuma interpretar as Escrituras Sagradas, temos dúvidas se ele alguma vez frequentou uma escola formal. Talvez esse seja o motivo porque ele nunca aprendeu nada acerca de como interpretar a Bíblia corretamente. Os tais diplomas são outorgados com base na apresentação de um trabalho escrito, que pode ter sido escrito ou não por ele mesmo e o pagamento de uma taxa.

Portanto, os diplomas alardeados por Macedo em seu site nunca lhe ensinaram nada acerca de hermenêutica nem de exegese. E o comentário do seu escudeiro acima reflete exatamente essa mesma falta de conhecimento. O mesmo acontece com Yossef Akiva que admite não ter formação teológica e que prega aquilo o que é fruto da sua própria cabeça, ou seja, suas próprias invenções.

Outros notórios pregadores pentecostais também se esmeram em falar bobagens como os que afirmam, sem nenhum pudor, que Davi era filho bastardo de Jesse, ver no artigo aqui:


e temos também sua excelência o deputado federal e dublê de pastor Marco Feliciano que em sua pregação nos Gideões 2013 nos brindou com as seguintes pérolas, entre outras, porque só ouvimos os primeiros 33 minutos de sua longa pregação de mais de 2 horas, que pode se acessada por meio desse link aqui:


Nessa sua longa mensagem Marco Feliciano disse o seguinte:

1. Jesus pediu para seus discípulos cantarem um hino para ele enquanto estavam ainda no cenáculo. Mentira! A bíblia diz que: Mateus 26:30  E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Não existe a menção de um pedido formal por parte do Senhor. O cântico do hino era o costume ao final da celebração da Páscoa judaica.

2. Depois de saírem do cenáculo e se dirigirem para o monte das Oliveiras, Judas aproveitou a oportunidade para escapulir, para ir trair o Senhor. Mentira, mais uma vez. O que a Bíblia diz?

João 13:26—30

26 Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.

27 E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa.

28 Nenhum, porém, dos que estavam à mesa percebeu a que fim lhe dissera isto.

29 Pois, como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa ou lhe ordenara que desse alguma coisa aos pobres.

30 Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite.

3. Por fim, Feliciano diz que antes de Jesus chegar ao Getsêmani, Deus se encontrou com o Diabo e os dois fizeram um acordo. Deus disse ao diabo: você não permite que teus demônios venham atormentá-lo e eu manterei meus anjos afastados também. Mentira, mentira e invenção e besteirol total. Besteirol sem fim! A Bíblia não diz nada acerca desse encontro e muito menos de um acordo entre Deus e o Diabo. Também não existe nenhuma menção na Bíblia de demônios atormentando Jesus, mas a Bíblia diz o seguinte, contradizendo Feliciano, por completo:

Lucas 22:42—43

42 dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.

43 Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.

Diante disso, Feliciano faz de Deus um mentiroso, mas nós sabemos quem está mentido nessa história toda: o próprio Marco Feliciano.

4. Feliciano, imitando Edir e seu parceiro Akiva acusa Jesus de não ter ensinado seus discípulos a orar. Quanta ofensa, quanta blasfêmia, quanta tolice. Mas ninguém se importa e ainda vai ter gente que vai me escrever para defender esse mentiroso, inventor de histórias e herege!

Com o intuito de ajudarmos nossos leitores a entenderem a importância do que estamos falando e o terrível perigo que é tentar ensinar a Bíblia sem o preparo adequado, oferecemos, a seguir, algumas linhas mestras nessas matérias fundamentais para uma correta interpretação da Bíblia, algo que devemos admitir, nem sempre é fácil de alcançar devido ao excesso de “pre-conceitos” que carregamos dentro de nós. Todavia, mesmo assim, vale à pena tentar.

1. A Bíblia não é um livro abstrato que qualquer um pode pegar, ler e imaginar o que aquelas palavras querem dizer. A primeira coisa que alguém que deseja expor as Escrituras precisa fazer é entender o contexto histórico em que aquelas palavras foram produzidas. É essa falta de entendimento que leva o falso Bispo Macedo a afirmar que o primeiro milagre de Jesus teve pouco ou nenhum proveito. Ora, se ele soubesse que João é um livro de milagres, escolhidos a dedo, procuraria entender que o primeiro milagre de Jesus, fala da TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA PARA O VINHO que Jesus quer efetuar em nossas vidas. Isso apenas para começar. Mas ele jamais poderia entender tal transformação, porque ainda não experimentou a mesma. O mesmo vale para Akiva ao alegar que Ana ficou grávida pela ação de Deus! Ou quando Feliciano diz que Deus conversou com o Diabo no Getsêmani — ver acima.

2. É importante entender que a Bíblia não surge de um contexto cultural único, nem foi revelada a apenas um indivíduo como, supostamente, aconteceu com o Alcorão, que, alegadamente foi revelado a Maomé.

3. Quando lemos a Bíblia em português, não podemos nunca nos esquecer que a mesma foi escrita, originalmente, em hebraico, aramaico e grego, mas que também sofreu fortes influências do egípcio, do ugarítico, do acadiano, do sumeriano e do latim.

4. A prática de compor provérbios era algo comum não apenas entre os judeus, mas também entre os egípcios e os povos da mesopotâmia.

5. A Bíblia é composta de uma infinidade de textos de formas variadas, e nenhum deles foi produzido em alguma espécie de vácuo, sem ter um propósito específico. Portanto, quando lemos a Bíblia hoje em português, precisamos estar atentos aos contextos culturais e literários em que todo esse material foi produzido. Esse negócio de subir no púlpito, abrir a Bíblia e falar “movido” pelo Espírito Santo não passa de papo furado. Jesus disse o seguinte aos seus discípulos:

João 15:26—27

26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.
João 16:8—15

8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

9 do pecado, porque não creem em mim;

10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;

11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;

13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Essas palavras de Jesus desmantelam por completo essas tolices de inventar “interpretações” nunca ouvidas antes. Bem como todas as tolas revelações que chegam “de imediato”, enquanto o pregador está pregando e que, na maioria das vezes, “revelam” coisas que vão contra a própria Bíblia.

Por esses motivos, então, é da maior importância que:

1. O expositor da Bíblia entenda que o CONTEXTO é crucial para uma interpretação adequada da Bíblia. Não passa de pura estupidez pretender entender a Bíblia ignorando tudo o que o contexto próximo e distante da passagem que estamos analisando diz. Esse é o motivo principal porque se fala tanta bobagem e se inventam tantas e tantas mentiras em cima dos textos bíblicos.

2. O mundo bíblico é complexo e se estende por milênios e as coisas mudam, e muito, com o passar do tempo. O mundo antigo é amplo e diverso e exige muito estudo, estudo esse que a vasta maioria dos pregadores não quer fazer, porque o povo não está, realmente, interessado nessas coisas. O povo quer ouvir coisas tais como:

·       Hoje é o teu dia.
·       Seu dia esta chegando e Deus vai mostrar para todos quem realmente você é.
·       Você nunca viu nada igual, sua vida vai mudar!
·       Hoje eu sinto que a tua vida vai mudar!
·       Sai da frente Satanás. Estamos em guerra.
·       Pentecostal que não faz barulho está com defeito de fabricação.
·       O dia da tua vitória chegou.
·       Eu profetizo que você não vai temer nada nem a ninguém.
·       Tu vai ser abençoado hoje.
·       O ano 2001-2002-2003-2004-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2013 e 2014 será o melhor da tua vida.
·       Tira o pé do chão para adorar agora!
·       Onde tiver um demônio até 5 quilômetros desse local eu ordeno que se retire em 5 segundos.
·       Deus vai tirar dos ímpios e dar na tua mão tudo o que teu coração desejar.
·       Deus vai mudar tua vida hoje à noite.
·       Receba agora a vida, receba a restauração, recebe, recebe.
·       Hoje, o que você está esperando, vai chegar,
·       Hoje o Senhor vai te dar o que você tem pedido por tanto tempo.
·       Chegou a sua hora e vez.
·       Hoje o Senhor vai mudar e transformar a sua vida.
·        MAS ESSE HOJE NUNCA CHEGA, APESAR DAS OFERTAS SEREM RELIGIOSAMENTE LEVANTADAS!!

Ora, para falar essas e outras bobagens, não precisa se dedicar a estudar a Bíblia. Qualquer texto serve e se encaixa perfeitamente no besteirol do pregador.

3. Estudar a Bíblia é algo que exige dedicação, empenho e, especialmente, a iluminação divina por meio do Espírito Santo, que é o único capaz de nos fazer entender o que Ele mesmo inspirou e aplicar essas verdades às nossas vidas e nas vidas de nossos ouvintes, como diz Paulo:

1 Timóteo 4:12—16

12 Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

13 Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

14 Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

15 Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.

Diante de todas essas realidades, a unidade da Bíblia é algo realmente impressionante e serve como um testemunho que estamos mesmo lidando com a Palavra Revelada de Deus.

4. Conhecer bem o contexto bíblico é o único antídoto contra o perigoso veneno que surge da mistura de mentiras com a verdade bíblica, como fazem todos os falsos mestres, inclusive nosso falso bispo, o cearense convertido ao judaísmo — apesar dele ter abandonado a personificação de judeu hassídico — e também o deputado e dublê de pastor.

5. Os intérpretes modernos da Bíblia, como os falsos mestres que temos denunciado nesse blog, não querem saber nada de estudar a bíblia com seriedade. Se fizerem isso perderão a liberdade que desfrutam para inventar mentiras insidiosas, como as que temos mostrado através da análise de suas mensagens, que são, em grande parte, aclamadas com mensagens sublimes, poderosas, fortes e outras bobagens.

6. Quando lemos a Bíblia nós estamos como que navegando por mares desconhecidos. Somente o autor pode nos dizer o que ele queria dizer quando disse o que disse. Como os autores não estão disponíveis para tal consulta então precisamos lançar mão de todos os recursos das línguas originais, da arqueologia, da geografia, da história, da lexicografia e etc., para nos ajudar a entender o significado do texto para os leitores para os quais o material em questão foi, originalmente, escrito.

7. Nos dias de hoje a intenção do autor original — Moisés, Davi, Isaías, Pedro, Paulo etc. — não passa de uma zombaria, feita contra a autoridade da Bíblia, na cabeça doente de muitos falsos mestres que não entendem nada de nada, mas como falam o que o povo deseja ouvir, então público não lhes falta. Esses falsos mestres tendem a interpretar a Bíblia em termos de suas próprias experiências e sentimentos, sem dar a mínimma para aquilo que os profetas e apóstolos estavam, de fato, querendo dizer para os leitores dos seus dias.

8. Quando entendemos todas as implicações dos pontos alistados acima desenvolvemos uma apreciação mais profunda pelos autores bíblicos e pela própria Bíblia em si mesma. Ao descobrirmos as ferramentas e os materiais que os autores bíblicos tinham à disposição, a literatura da época e os costumes com os quais conviviam diariamente, tudo isso nos leva a uma profunda admiração tanto da fé quanto da sabedoria neles infundida pelo Espírito Santo. Quanto aos pregadores modernos com seus falsos ensinamento só podemos nutrir o mais profundo desprezo, ao mesmo tempo em que oramos a Deus para que se arrependam do mal que estão fazendo a si próprios e a milhares de outros.

O autor desse blog assume com seus leitores o compromisso de publicar, de forma periódica, material que venha ajudar na compreensão da história, da geografia, das formas literárias e das narrativas que, muitas vezes não são tão claras assim.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. SAMUEL FOI GERADO POR DEUS SIM A APRTIR DO MOMENTO QUE FOI LEVADO AO TEMPLO DEUS O GEROU PARA SER UM PROFETA SACERDOTE, VOCES NÃO ENTENDEM PORQUE , NÃO BUSCAM AO SENHOR JESUS, VIVEM DA LETRA, NÃO CONHECE O AUTOR DA PALAVRA . SÃO SOBERBOS. VIVEM PROCURANDO CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO. VÃO ORAR SE HUMILHAR. PEDEM PARA SER GERADOS DE DEUS, PARA TEREM SABEDORIA. DISCERNIMENTO.

    ResponderExcluir