terça-feira, 14 de abril de 2015

COMO ESCAPAREMOS NÓS – PARTE 002


CONTINUAÇÃO

Hebreus 2:1

Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos — 

Quais seriam algumas das fontes deste grande perigo? 

A. Em primeiro lugar nós podemos pensar que as verdades reveladas não são importantes e antes que nos demos conta da importância das mesmas elas já passaram por nós e agora estão fora do nosso alcance. Existe um ditado que diz que nós não percebemos as coisas que temos até perdê-las. E este ditado é verdadeiro seja em relação a objetos e pessoas bem como a um dos bens mais preciosos que Deus nos concedeu que é o tempo. Quanto tempo nós perdemos nesta vida quando não nos dedicamos em alcançar alvos de valor? Todos nós podemos admitir uma ou outra oportunidade perdida exatamente porque não demos à mesma a importância devida. Os jovens devem prestar muita atenção ao que dizemos, pois são eles que possuem diante de si mesmos a maior quantidade de oportunidades. 

B. Nos envolvermos demais nos “negócios desta vida”. A grande maioria de nós está tão atolada nesta situação que não temos mais tempo para ler a Bíblia, para orar, para pensar e agir sobre nossas obrigações como cristãos. Alguns estão tão envolvidos nos negócios desta vida que a oportunidade de salvação passa deslizando suavemente por nós até que seja tarde demais. 

C. Estarmos nos sentindo grandemente atraídos pelos prazeres dessa vida! Vamos de um programa para outro e nem percebemos as oportunidades divinas passarem por nós. Quando pensamos em quantas palavras de esperança e consolação ficaram sem serem descobertas e tocadas porque estávamos muito ocupados nos prazeres desta vida devemos nos lembrar da coragem de Moisés como descrita em

Hebreus 11:24—27 que diz:

Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. 

A atração que o mundo exerce sobre nós é a mesma que a isca exerce sobre o peixe. Somos atraídos e seduzidos até que, tarde demais, sofremos a grande desilusão e percebemos que as oportunidades dadas por Deus já se distanciaram de nós de maneira irremediável. 

D. A grande maioria das pessoas deixa as oportunidades que são realmente significativas passarem sem dar a mínima importância. A mocidade, por exemplo, é um tempo por excelência para nos unirmos a Jesus e à Seu povo. Mas a grande maioria dos jovens hoje não tem o mínimo interesse nas coisas de Deus e nem no salvador Jesus. Os dias, as semanas, os meses e até mesmo os anos escorregam mansamente até que todo o tempo precioso da mocidade se esgote e nenhuma decisão por Jesus tenha sido tomada. 

E. Nós deixamos as oportunidades divinas passarem por nós porque pensamos que poderemos nos apropriar das mesmas mais adiante. Assim o jovem adia as oportunidades até a vida adulta e os adultos por sua vez adiam as oportunidades até a terceira idade e a terceira idade adia as oportunidades até o leito de morte. E assim a vida inteira se vai e a alma não foi salva. O autor de Hebreus conhecia esse perigo e conhecia também de maneira profunda o coração humano. Ele sabia que nossa tendência natural é deixarmos que estas verdades escapem da nossa mente! Daí sua advertência tão intensa acerca de nos apegarmos com mais firmeza às verdades ouvidas. Se nos distrairmos agora a oportunidade passará por nós para não retornar nunca mais.

CONTINUA...


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 


Desde já agradecemos a todos.

Bibliografia

Barnes, Albert. The Complete Works of Albert Barnes. Grand Rapids, William B. Eerdmans Publishing Company, 1980.


Rienecker, Fritz e Rogers, Cleon. Chave Lingüística do Novo Testamento Grego. São Paulo, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário