domingo, 26 de abril de 2015

EFÉSIOS - SERMÃO 015 – NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DA MANIFESTAÇÃO DE CRISTO - EFÉSIOS 2:11—12


 NÃO VOLTE A EDIFICAR O MURO QUE O PRÓPRIO JESUS DERRUBOU!

Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS


Introdução.

A. Em Efésios 2:1—10 Paulo descreveu a terrível condição da raça humana como um todo:

1. Mortos em seus delitos e pecados.

2. Escravos do curso deste mundo, do diabo e de suas próprias naturezas pecaminosas.

3. Sob o severo juízo de Deus, pois estão sob a ira de Deus.

B. Mas ele também descreveu a transformação que a raça humana pode experimentar pela graça de Deus:

1.Deus nos deu vida.

2.Deus nos ressuscitou.

3. Deus nos salvou exclusivamente pela Sua graça mediante a fé que Ele mesmo nos concede.

4. Deus nos fez assentar nas regiões celestiais juntamente com Cristo.

5. Enquanto estamos vivendo nesta vida devemos viver na prática de boas obras as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.

C. Visando dar um destaque maior ainda à salvação que Deus nos oferece gratuitamente em Cristo Paulo vai agora fazer uma comparação entre os judeus e os gentios mostrando como era:

NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

Introdução.

A. Se existe uma palavra boa para descrever nossa precária condição antes de conhecer a Cristo, essa palavra é: alienados.

B. A expressão “alienado” foi cunhada pelo Filósofo alemão Ludwig Andreas Feuerbach no século XIX.

C. As ideias de Feuerbach deram asas à imaginação de Karl Heinrich Marx que popularizou o termo em seus escritos.

D. Para Feuerbach e Marx a expressão “alienado” tinha um significado duplo:

1. Em parte representava uma profunda insatisfação com a situação em que um indivíduo se encontra.

2. Por outro lado representava o sentimento de impotência diante da necessidade de mudar aquela mesma situação.

E, Mas, muito antes de Feuerbach e Marx, a Bíblia já falava acerca da alienação humana. O termo grego usado por Paulo é o verbo ἀπαλλοτριο­ω apallotrioo — que quer dizer: alienar-se, distanciar-se e ser excluído da companhia e da intimidade de alguém.

F. Paulo usa esta expressão duas vezes na Epístola de Efésios:

1. Em Efésios 2:12 onde a versão de Almeida Revista e Atualizada diz: “separados da comunidade de Israel”.

2. Em Efésios 4:18 onde a versão de Almeida Revista e Atualizada diz: “alheios à vida de Deus”.

G. Em Efésios 2:1—3, nós tivemos a oportunidade de perceber a terrível situação em que toda a raça humana, sem nenhuma exceção, se encontrava: completamente alienada de Deus.

H. Nesta segunda parte de Efésios 2, Paulo está falando da profunda alienação que existia entre os judeus e os gentios.

I. Entendendo os Termos: Judeus e Gentios.

A. Fato 1 — Deus criou somente uma raça humana, pois todos nós descendemos de um e mesmo primeiro casal: Adão e Eva.

B. Fato 2 — Após a queda e a degeneração da raça humana, Deus decidiu começar tudo novamente através de Noé, sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos. Todos os seres humanos são, portanto, descendentes dos filhos de Noé.

C. Fato 3 — Todavia, nos Seus planos soberanos —

Isaías 45:9

Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça.

Deus decidiu escolher um homem, Abraão, para dele fazer uma nação através da qual viria o salvador, não somente daquela nação, mas de todas as nações —

Gênesis 12:1— 3

1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;

2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

D. Fato 4 - A mesma promessa foi repetida a Jacó, que era neto de Abrão —

Gênesis 28:13—14

13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência.

14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.

E. O propósito de Deus era fazer de Israel uma luz para todas as nações. Era fazer com que Israel pudesse discipular as nações. Israel deveria ser um verdadeiro reino de sacerdotes —

Êxodo 19:6

Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

F. Mas os judeus acabaram por mudar a eleição de Deus em um verdadeiro travesti, pois a transformaram em mero favoritismo que visava apenas distinguir os judeus das outras nações. Os judeus passaram a se referir aos outros povos como “gentios”, de forma discriminatória, durante o reinado de Acaz rei de Judá entre 735—715 a.C.

G. A expressão “gentios” traduz o hebraico גּוֹיִם goyim — que por sua vez procede da expressão singular גּוֹי goy — que é traduzida como nação — inclusive em Gênesis 12:1—
3 e Êxodo 19:6 — gentio, povo pagão ou prosélito.

H. Assim os judeus inventaram a aplicação deste termo גּוֹיִם goyim — como uma forma de discriminar aqueles que não eram judeus.

I. Da perspectiva dos judeus existem somente dois tipos de pessoas: os judeus que são “os queridinhos de Deus” e o resto a quem eles se referem, de forma pejorativa, como gentios.

J. O resultado direto desta dicotomia não demorou a se manifestar: os judeus passaram a desprezar os gentios a quem detestavam e a quem se referiam como pagãos e cães. A inimizade se tornou cada vez maior entre judeus e gentios.

II. Ergue-se o Muro da Separação.

A. De acordo com o professor William Barclay em seu comentário nas Epístolas aos Gálatas e aos Efésios:

“Os judeus nutriam um profundo desprezo pelos gentios. Os judeus diziam que os gentios haviam sido criados por Deus apenas para servirem como combustível para as chamas do inferno. Deus, diziam os judeus, ama exclusivamente os judeus entre todos os povos da terra. Não era sequer permitido auxiliar uma mulher gentia na sua hora do parto, porque o judeu que assim procedesse estaria ajudando a trazer mais um gentio para este mundo. Até o advento de Jesus os gentios eram profundamente desprezados pelos judeus. A barreira que existia entre eles era absoluta. Se um moço judeu casasse com uma moça não judia ou vice versa, a família da parte judaica encomendava um funeral para o filho ou a filha, pois tal união com um gentio(a) correspondia à própria morte para a família”.[1]    

B. Como podemos ver os relacionamentos entre judeus e gentios eram bastante tensos. Paulo chama, em Efésios 2:14, esta situação de “inimizade” e faz um paralelo entre esta situação com um muro que causa uma separação.

C. Mas o muro existia também de fato. Concreto! Era um testemunho permanente das hostilidades que existiam entre judeus e gentios.


Modelo do Templo de Herodes

D. O Templo construído por Herodes em Jerusalém era magnífico:

1. O Templo em si estava construído sobre uma plataforma elevada.

2. Em toda área ao redor do Templo, ainda sobre a plataforma elevada, encontrava-se o pátio dos sacerdotes.

3. Ao leste do pátio dos sacerdotes estava o pátio dos Israelitas que não eram sacerdotes.

4. Mais adiante, ainda no sentido leste, estava o pátio das mulheres israelitas.

5. Estes três pátios estavam todos no mesmo nível do Templo.

6. Deste nível mais elevado a pessoa precisava descer 5 degraus para atingir o próximo nível mais baixo. Este nível, por sua vez, era completamente circundado por uma parede.

7. Da parede para fora existia uma segunda escadaria de 14 degraus que circundava toda a plataforma elevada.

8. No pé desta segunda escadaria estava localizado o pátio dos gentios. Aqueles que não eram judeus podiam se aproximar até o início da escadaria de 14 degraus, sendo proibido ir mais adiante sob risco de pena de morte.

9. Ao redor do perímetro da escadaria havia sinais escritos em grego e latim dizendo o seguinte: “Nenhum estrangeiro poderá entrar para além do muro que circunda o Templo. Qualquer um que for pego transgredindo terá somente a si mesmo para se culpar pela sua execução”. 

E. O grande tema de Efésios 2 é exatamente o fato de que Jesus destruiu tanto nossa alienação de Deus como também destruiu nossa alienação do povo das promessas —

Efésios 2:14—16

14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,

15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,

16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

F. A obra de Cristo é absoluta em reverter tudo o que a queda de nossos primeiros pais e a cegueira dos judeus haviam criado. Note especialmente:

1. “outrora” — Efésios 2:11.

2. “naquele tempo” — Efésios 2:12.

3. “Mas agora” — Efésios 2:13.

4. “Assim” — Efésios 2:19.

III. Nossa condição como alienados – Efésios 2:11—12.

A. Paulo enumera uma lista razoável para descrever a condição dos gentios:

1. Em primeiro lugar ele menciona que os gentios eram chamados de incircuncisos por aqueles que haviam sido circuncidados apenas na carne. Mas os judeus haviam dado importância demasiada tanto à expressão circuncisão quanto ao ritual em si mesmo. A verdadeira circuncisão é aquela que acontece no coração e é feita por Deus e não por mãos humanas.

2. Ouçam as palavras de Deus através do profeta Jeremias:

Jeremias 9:25 – 26

Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todos os circuncidados juntamente com os incircuncisos: ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas e habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.

Ver o comentário acerca da verdadeira circuncisão no artigo que será publicado depois desse, por meio desse link aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/04/a-verdadeira-circuncisao-e-o-verdadeiro.html

3. Por estes motivos nós sabemos que a circuncisão não significa absolutamente nada, nem tão pouco a incircuncisão. O que importa é ser nova criatura, nascida de Deus e com um coração circuncidado.

4. Em segundo lugar Paulo diz que “naquele tempo estáveis sem Cristo”. E este é o coração do problema. Quem não está em Cristo está sob a ira de Deus.

5. Em seguida Paulo diz que nós os gentios estávamos “separados da comunidade de Israel” e éramos “estranhos às alianças da promessa”. O fato de Israel ter transformado a eleição em favoritismo não muda aquilo que Deus fez através das Suas promessas —

Romanos 9:1—5

1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:

2 tenho grande tristeza e incessante dor no coração;

3 porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.

4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;

5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

Estando separados de todos estes benefícios representava tremendo prejuízo a nós todos.

6. Para finalizar Paulo agrega mais duas condições verdadeiramente patéticas: “não tendo esperança” e “sem Deus no mundo”.

Conclusão:

A. No início de Efésios 2:12 Paulo diz “lembrai-vos”. Com isto ele está querendo nos forçar 
a lembrar nossa condição de outrora de tal maneira que possamos apreciar melhor nossa condição de agora.

2. Lembremo-nos sempre de que Jesus nos resgata da dupla alienação:

a. Da alienação que tínhamos para com o Deus verdadeiro, andando atrás das tolices inventadas pelos homens. Estávamos sem Deus e sem nenhuma esperança.

b. E da alienação que a cegueira dos judeus havia imposto sobre todos os que não eram judeus.

B. O mundo hoje está completamente divido:

a. Existe a divisão Norte — Sul que é na realidade um eufemismo para expressar a profunda divisão que existe entre os países ricos e os países pobres.

b. Existem profundas divisões raciais com as nações brancas pouco interessadas em salvar a África negra que está sendo devorada pela fome e pelas doenças. Os números são imorais demais para serem mencionados, mas fala-se em 100 milhões de crianças e adultos mortos nas últimas décadas.

c. Existem também enormes divisões causadas pelas religiões. Países como a Índia e o Paquistão estão armados até os dentes, com armas nucleares inclusive, e divididos por questões tanto religiosas quanto políticas.

D. Jesus veio para liquidar com todas as divisões, todas as separações e todo tipo de alienação. Jesus veio transformar você e eu em novas criaturas e com isto ele veio estabelecer uma nova sociedade e isto será o assunto da nossa próxima mensagem.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO

EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO

EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS

EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS

EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA

EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM

EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE



EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 



[1] Hendriksen, William. Galatians and Ephesians. The Banner Of Truth Trust, Edinburgh, 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário