sexta-feira, 24 de abril de 2015

A CRÍTICA SITUAÇÃO DOS PENTECOSTAIS HOJE



Ontem, depois de publicar o artigo “CULTO A DEUS OU AOS ORIXÁS?” Que poderá ser visto por meio desse link aqui:


Eu tive minha atenção chamada para o artigo que reproduzo abaixo da autoria do irmão Lisnei e, mesmo que não represente, necessariamente, a opinião do Blog o Grade Diálogo, ainda assim consideramos que o mesmo é importante e deve ser lido por todos.

Reteté, canela de fogo, desenrolar o rolo e outros nomes exóticos usado pelos pentecostais hoje. Não dá para entender por que e para que tanta coisa extravagante é usada estes dias por membros de igrejas pentecostais. Falta de instrução? Vontade de inovar?

O mais correto seria a opção de ignorância. A ingenuidade de muitas pessoas leva-nos a adotar tais práticas e tais vocabulários. Algo que nos espanta ainda mais é o tal manto de mistérios que se vê nos montes, quando se reúnem em grupos para orar é possível presenciar tanta coisa de deixar qualquer um de cabelo em pé. Imaginem o camarada subir em arvores e pular até o galho quebrar, agarrar no pescoço do companheiro, se jogar ao chão e rolar morro acima. Rolar morro abaixo é normal, mas morro acima? Todas estas práticas expõem nome de Jesus ao ridículo. O pior que alguns pastores até incentivam estas sandices, outros procuram coibir estas loucuras porem são intimidados, pelos membros, pois ameaçam sair da igreja e ir para outros ministérios.

Aliás, muitas “igrejas” são fundadas nos montes. Nestes montes há até consagrações de pastores. Esta é a situação do movimento pentecostal e neopentecostal. O misticismo e a mistificação estão invadindo mesmo as igrejas pentecostais, uma pena, pois este movimento é o mais qualificado a levar o evangelho para o mundo perdido.

Sabemos que os presbiterianos, batistas, metodistas e congregacionais, já estavam evangelizando o solo brasileiro. No entanto só após a chegada das Assembleias de Deus é que o evangelismo tomou impulso e agressividade suficiente para fazer diferença. Hoje as próprias igrejas antes tradicionais, agora renovadas superaram as antigas, pois pregam um evangelho mais de resultados. Porem é lamentável que o próprio movimento pentecostal esteja levando o povo ao paganismo.

Realmente é lamentável o estado em que se encontra a igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos dizer, entretanto que a igreja não está perdida, ainda há um remanescente fiel. Assim como nos dias de Elias quando todo o povo de Israel virara as costas para o culto verdadeiro, derrubando os altares e matando os profetas, Jeová revela a Elias que ele não estava sozinho, o Senhor tinha preservado sete mil, que não dobraram seus joelhos a Baal, que não beijaram Baal. Da mesma forma podemos dizer que mesmo em meio a tanto farisaísmo, idolatria e mundanismo, ainda há um remanescente no meio pentecostal. Há ainda pessoas que não se iludiram com talismãs e amuletos, ainda há aqueles que zelam pela sã doutrina.

A idolatria no Catolicismo Romano não entrou assim de uma noite para o dia. Aos poucos a igreja começou a imitar o paganismo. Os deuses pagãos foram substituídos pouco a pouco pelos santos. No início começou a surgir a idéia de representar os antepassados da igreja por meio de ícones, não demorou muito para que a igreja começasse a usar imagens. O uso do rosário também aos poucos passou a fazer parte da liturgia da igreja. E assim aquela que deveria ser a noiva de Cristo passa a ter as mesmas características dos cultos romanos, até o título de Sumo Pontífice da Babilônia dado ao pagão imperador de Roma foi passado ao Bispo de Roma, o hoje Papa da igreja. Tememos que não demore muito tempo e a igreja pentecostal se não tomar cuidado estará em estado muito mais lamentável que da Igreja Romana.

Pelo menos a Igreja Católica Romana, conseguiu preservar valores morais apostólicos. Podemos perceber que nem todas as ramificações pentecostais se importam muito com essas questões. Algumas apoiam o aborto, se bem que de uma forma bem discreta, outras dão apoio ao divórcio e ainda batizam pessoas que não são civilmente casadas. O que nos deixa mais envergonhados é saber que entre as igrejas que apoiam a homossexualidade, algumas são de orientação pentecostal. Realmente nos preocupa muito em saber até onde vamos chegar deste jeito. Como cremos ser difícil achar estas respostas nos estudos seculares, temos buscado a Deus em oração, pois, não queremos ser acusadores e nem nos passar por santarrões como dizem alguns, aliás somos até bem liberais em muitos conceitos, porem não podemos abrir mão dos fundamentos bíblicos e apostólicos. Precisamos de uma reforma, como nos tempos de Lutero, precisamos voltar aos princípios da Bíblia. Carecemos de ser a luz do mundo e sal da terra como Jesus, nos recomendou. Precisamos ser contagiantes e não contagiados. No momento que o movimento “gay” pressiona a sociedade para que os aceitemos como corretos, num momento que classificar as práticas pecaminosas pode ser tido como crime, devemos primar em ser éticos. Se não abraçarmos a ética, a nossa moral não nos servirá pára nada. Mas mesmo assim se preservarmos a pureza doutrinária e conservarmos os bons costumes, ainda que a lei nos persiga, ainda que alguns de nós possamos enfrentar prisão, sendo por manter firme a nossa fé; será motivo de regozijo e não de vergonha para nós. No entanto se formos processados e presos por conduta antiética, por envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro e envolvimento com desvios de conduta no tocante as coisas públicas, então é motivo de muita vergonha, o pior, por nossa causa o nome de Cristo está sendo vilipendiado.

Enquanto ficamos aqui brincando de anjos e outras coisas, enquanto dançamos no espírito ou no bálsamo, almas perecem, pois não têm a oportunidade de confessar a Cristo como salvador. Nos fechamos nas nossas vaidades mistificantes e não damos um passo sequer em prol da evangelização mundial. Sabemos que há inúmeros povos que não foram alcançados e um sem numero de nações sem ouvir o evangelho. Enquanto ficamos de palhaçada e brincadeira, alguns de nossos irmãos na fé estão sendo vítimas se perseguição, ora movido por governos anticristãos ora por povo intolerante ou ambos os casos.

O artigo original do Lisnei poderá ser visto por meio do seguinte link:


Que deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. Edificante!!! Queria poder encontrar líderes com este posicionamento aqui na minha cidade!!! SENHOR lhe abençoe !!! Por enquanto vou acompanhando o blog!!! A paz...

    ResponderExcluir