sexta-feira, 24 de abril de 2015

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?



Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


O propósito de Deus ao fazer o que fez a nosso favor é duplo. Paulo nos fala deste duplo propósito em Efésios 2:7 e 10.

1 - Efésios 2:7 - Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Para mostrar, nos séculos vindouros — Essa frase se refere a todo o tempo que encontra-se no futuro, tendo como base inicial o primeiro advento do Senhor Jesus. O propósito do apóstolo Paulo é mostrar que tanto as riquezas da graça divina como a benignidade de Deus serão demonstradas na conversão de pessoas, resultando na eterna salvação dessas mesmas pessoas, por todas as eras futuras. O exemplo que Deus estabelece é realmente impressionante: Deus dá vida a pessoas que estavam mortas em seus delitos e pecados, perdoa os pecados até do maior dos pecadores —

1 Timóteo 1:15—16

15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.

quando estas pessoas se arrependem e crêem na obra realizada pelo Senhor Jesus. Aquilo que Deus fez pelos Efésios servirá como um encorajamento para pessoas de todas as épocas em qualquer lugar. Baseados nessa evidência os pregadores do Evangelho podem anunciar que o Senhor Jesus pode salvar completamente a qualquer um que se aproximar de Deus por meio d’Ele —

Hebreus 7:25

Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Dessa maneira, as insondáveis riquezas de Cristo —

Efésios 3:8

A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo.

são manifestadas na provisão feita por Deus mesmo para a salvação tanto de judeus como de gentios. O mesmo Senhor que salvou os pecadores da cidade de Éfeso é ainda poderoso e está pronto para salvar a qualquer um que se arrepender dos seus pecados e crer exclusivamente em Jesus para sua salvação. 

Assim é o amor de Deus para com aqueles que estão perdidos: a salvação de pecadores é um monumento eterno à misericórdia de Deus, i.e., uma prova permanente e imutável de que Deus é bom! Como podemos ver em —

Efésios 2:6

E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

fomos ressuscitados com Cristo e fomos feitos participantes da Sua glória e honra já que estamos assentados com Ele nos lugares celestiais. Toda esta bondade de Deus para conosco visa causar uma magnífica impressão acerca da bondade divina e da forma misericordiosa como Deus resolveu nos tratar que é de acordo com...

A suprema riqueza da sua graça – O superlativo ὑπερβάλλον uperbállon — suprema — que está acima de tudo — qualifica a riqueza da graça de Deus para conosco que somos pecadores. A expressão πλοῦτος ploûtos — riqueza é uma das favoritas do apóstolo Paulo e ele a utiliza 4 vezes em Efésios; duas vezes para se referir à graça de Deus e duas vezes à glória de Deus:

1. Graça de Deus — ver Efésios 1:7 e 2:7.

2. Glória de Deus – ver Efésios 1:18 e 3:16.

E Deus nos disponibiliza e Sua graça e Sua glória gratuitamente. Sem demandar absolutamente nada em troca. Os céus, que são a morada definitiva dos redimidos, exibirão a mais impressionante prova da bondade de Deus. Lá estarão inúmeras multidões de pessoas que estavam perdidas e mortas no pecado, que estavam sob o domínio de Satanás e que foram salvas pela suprema riqueza da graça de Deus — multidões felizes e puras, libertas tanto da condenação, quanto do poder, como também da própria presença do pecado. Livres também da tristeza e da própria morte. Junto com estas multidões nós seremos também um monumento vivo e eterno à graça de Deus —

Apocalipse 7:13—17

13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?

14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,

15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

16 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,

17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Apocalipse21:3—7

3  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

4  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

5  E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

6  Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

7  O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. 

Em bondade para conosco, em Cristo Jesus - O elemento mais importante da bondade de Deus como manifestada a nosso favor é a outorga ou doação do Seu Filho, o Senhor Jesus, para se tornar nosso Salvador. Para nos salvar da miserável condição em que nos encontrávamos, Deus não poupou Seu próprio Filho. Pelo contrário, Deus entregou o Senhor Jesus para que O mesmo servisse como oferta e propiciação pelos nossos pecados — ver 1 João 4:10. O que podemos esperar de um Deus que nos ama desta maneira? A resposta pode ser encontrada, por exemplo, em —

Romanos 8:32—39 que diz:

Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Outro fato que caracteriza a bondade de Deus para conosco é a questão representada pelo tempo que se tem passado desde o primeiro advento do Senhor Jesus até os nossos dias. Esse versículo de Efésios 2:7 ao mencionar os “séculos vindouros”, parece indicar que certo montante indeterminado de tempo deveria transcorrer até a materialização do segundo advento do Senhor Jesus. Os dias da salvação ainda estão presentes e assim continuarão enquanto o Evangelho da Graça de Deus estiver sendo pregado. É Deus que, em sua sabedoria, tem fixado por quantos séculos o evangelho da graça será pregado:

2 Pedro 3:8 – 9

Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

2 - Efésios 2:10 — Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

No verso anterior de Efésios 2:7 nós vimos como estamos sendo e continuaremos sendo um monumento vivo à graça de Deus e para a glória de Deus. Neste verso vamos ver outro motivo porque somos salvos por Deus.

Pois somos feitura dele – O verbo grego ποίημα poíema — feitura, indica que fomos criados ou formados por Deus. Mas essa criação a que Paulo está se referindo não diz respeito à criação de uma forma geral. Ela faz referência ao fato de que fomos feitos novas criaturas. Isto quer dizer que toda a paz, toda a esperança, todo amor e toda pureza que existem em nossas almas foram realmente produzidos por este ato criador de Deus. Não existe em todo o Novo Testamento nenhuma expressão que traduza melhor o que realmente aconteceu conosco, pela ação do Espírito Santo de Deus em nossas vidas, do que esta expressão “somos feitura dele”. Temos que entender que esta obra é completamente de Deus. Não é obra de homens, nem de pastores e muito menos de anjos. É obra de Deus! Mesmo que essa obra ainda não esteja terminada, todavia prossegue de modo inexorável, sendo levada gradualmente até àquele momento quando o último toque será dado por Aquele que iniciou todo o processo e que é Deus. Todas as três pessoas da divindade estão envolvidas neste processo. O Espírito é aquele que nos regenera e nos santifica; o Filho é aquele que nos ama e que nos tem lavado dos nossos pecados pelo Seu próprio sangue e o Pai é aquele que revela o Filho e que atrai os homens até ao Filho para que sejam salvos. Estes homens são os mesmos descritos em Efésios 2:1 e inclui tanto judeus como gentios. Estes são aqueles que eram “por natureza filhos da ira”, mas que agora, pela graça de Deus, se tornaram em uma nova criação. Tudo isto nos é dito para que fique mais uma vez bem evidenciado que a salvação pertence ao SENHOR, pois é Ele quem opera todas as coisas em nós e a favor de nós —

Filipenses 2:13

Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Criados em Cristo Jesus para boas obras — Na segunda parte dessa frase que diz que fomos criados “para as boas obras”, temos que destacar que essa expressão se refere muito mais, mas não exclusivamente, a uma vida de santidade do que a obras de benemerência que possamos fazer. O propósito de Deus ao nos criar ou recriar em Cristo Jesus consistia em servirmos como testemunho vivo da graça e para a glória de Deus e, além disso, para que pudéssemos viver vidas de genuína santidade. Não existe no Novo Testamento nenhum autor que tenha defendido de maneira mais firme a posição de que os seres humanos são salvos exclusivamente pela graça de Deus, sem a participação de quaisquer “boas obras”, do que o apóstolo Paulo. Por outro lado, também não existe no Novo Testamento, nenhum outro autor que, como Paulo, tenha defendido de maneira mais firme a posição de que os salvos precisam viver vidas de verdadeira santidade. Esta é, na opinião de Paulo e de outros autores do Novo Testamento, a única maneira transparente de evidenciar que somos de fato novas criaturas e genuínos filhos de Deus.

1 João 3:1—6

Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.

Um excelente comentário ao fato de que a expressão “boas obras” se refere à uma vida de santidade pode ser encontrado no assim chamado Sermão da Montanha que foi proferido por Jesus e que está registrado no Evangelho de Mateus nos capítulos 5 a 8. Naquela passagem nós podemos ler que Jesus disse o seguinte:

Mateus 5:16

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Quais seriam estas “boas obras” acerca das quais Jesus está fazendo referência? A única resposta plausível é que Jesus estava se referindo ao que veio antes d’Ele fazer tal afirmação. Antes de afirmar o que está registrado em Mateus 5:16, Jesus falou do fato de que nós, os crentes, somos o sal e a luz do mundo —

Mateus 5:13—15

13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

E antes disto Jesus proferiu as magníficas bem-aventuranças. Ali Jesus fala da humildade que reconhece a grandeza de Deus; da tristeza sincera pelos pecados cometidos; da mansidão; do desejo intenso de ver a justiça sendo feita; de atos de misericórdia; de uma vida pura diante de Deus; de atitudes de pacificação. Como podemos ver, nas chamadas “Bem Aventuranças” estão incluídas tanto as “obras” espirituais bem como as éticas e as sociais. 

As quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas – Conforme vimos as “boas obras” a que este versículo se refere vão muito além de atos de beneficência que possamos praticar. Elas incluem, por exemplo, as qualidades recomendadas por Jesus nas bem-aventuranças. Este é o motivo porque nos é dito que são obras que Deus “preparou de antemão”. Este preparo antecipado da parte de Deus traduz o termo grego προητοίμασεν proetoímasen. Esta palavra ocorre somente duas vezes em todo o Novo Testamento. Uma é nesse versículo e a outra é em Romanos 9:23 onde lemos como Deus nos preparou de antemão para nos tornarmos “vasos de misericórdia” visando dar a conhecer as riquezas da Sua glória. Este verbo grego προητοιμάζω proetoimázo — preparou de antemão, envolve a idéia de uma determinação prévia ou de um arranjo previamente estabelecido visando atingir um resultado de forma segura e completa. Nesse versículo específico de Efésios que estamos estudando agora, esse preparo prévio se refere à intenção divina na qual Deus tem pré-determinado que devemos viver vidas de santidade. Dessa maneira este versículo concorda plenamente com aquilo que está referido em Efésios 1:4, onde lemos acerca de como Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele mesmo.

Devemos andar de forma permanente na prática destas obras, pois são elas mesmas que irão nos ajudar a concretizar o propósito de Deus, de vivermos vidas santas. A expressão “andar” na Bíblia normalmente se refere ao curso da vida que todos temos que cumprir —
Romanos 6:4

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃODE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 —  A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário