sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ESTADO ETERNO - Estudo 9 - Termos Usados no Antigo Testamento – Parte 002 - O ESPÍRITO


Quadro de René Magritte

Essa é uma série cujo propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.


I. רוּחַ — ruach — vento, hálito, mente e espírito
A palavra ruach é encontrada 361 vezes nas suas formas hebraicas e caldaicas no Antigo Testamento. Essa palavra é traduzida, de maneira aproximada na versão Revista e Atualizada de Almeida, da seguinte maneira:

Espírito de Deus 105X
Espírito como atitude 51X
Mente 6 X
Veia 2X
Espírito no homem 59X
Espíritos referência a anjos 23X
Lado do vento 7X
Ar 1X
O vento 43X
Fôlego 14 X
Tormenta 4X
Tempestade 1X

II. A Definição dos Dicionários


Os dicionários definem a expressão ruach de nove maneiras diferentes, dependendo do contexto:

A – O Espírito de Deus, i.e., o Espírito Santo.

B – Anjos, bons e maus.

C – O princípio da vida nos homens e nos animais.

D – Espíritos desencarnados.

E – Fôlego.

F – Ar.

G – Disposição ou atitude.
H – O lugar onde se assentam as emoções.

I – O lugar onde se concentram a mente e a vontade nos homens.[1]

III. A Septuaginta


Os tradutores da Septuaginta — LXX — utilizaram a expressão grega πνεῦμαpneuma — espírito, como equivalente da expressão ruach todas às vezes, com exceção de 75 vezes, que são alguns casos em que a palavra ruach se refere ao vento. A palavra πνεῦμαpneuma — espírito, é usada 388 vezes na Septuaginta. Às vezes em que a palavra não é a equivalente a ruach, ela é a tradução de outras palavras tais como נֶפֶשׁ nepesh: sopro, vida, desejo, alma.

 

IV. A Evidência Exegética


A. A Expressão ruach, da mesma forma que nepesh tem uma grande variedade de significados:

1 – Ao que parece servia, feralmente, para traduzir a ideia do vento que é invisível e imaterial —

Gênesis. 8:1

Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas.

2 – Como Deus é invisível e imaterial, Ele é descrito como Espírito em —

Isaías 63:10

Mas eles se revoltaram contra Deus e ofenderam o seu santo Espírito. Por isso, Deus se tornou inimigo deles e começou a lutar contra eles.

3 – Como os Anjos de Deus são invisíveis e imateriais são chamados de Espíritos em —

Salmos 104:4
Fazes com que os ventos sejam os teus mensageiros e com que os relâmpagos sejam os teus servidores.

Hebreus 1:14

Então, o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação — na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

4 – Como o princípio da vida, que anima tanto os homens como os animais é invisível e imaterial, é também chamado de Espírito —

Gênesis 7:22

Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.

Nesse sentido, Espírito é visto, como o fôlego de vida que parte e causa a morte do corpo físico — morte no sentido de separação entre as duas partes, material e imaterial, e não no sentido de fim da existência.

5 – Como o homem tem uma parte invisível e imaterial entendido como o Eu ou alma, a qual transcende o princípio da vida física, porque é autoconsciente, assim, tanto a mente quanto o coração do homem são chamados Espírito —

Salmos . 77:6

De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta.

Provérbios 29:1

O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.

Note a implicações de Isaías 42:5 para os que defendem a idéia de que a expressão Espírito se refere exclusivamente ao princípio físico da vida. Note como o espírito concedido por Deus é diferenciado das outras coisas criadas em —

Isaías 42:5

Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela.


O movimento do ar era, geralmente, entendido como um símbolo duma presença sobrenatural —

Jó 4:15

Então, um espírito passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos do meu corpo.


Este conceito é paralelo ao expressado pela palavra רְפָאִים refaiym — almas desencarnados —

Jó 26:5

A alma dos mortos tremem debaixo das águas com seus habitantes.


Assim temos que, enquanto na morte o princípio ou fôlego de vida cessa de existir, tanto nos homens quanto nos animais, o lado autoconsciente dos homens ou o espírito dos mesmos ascendem para Deus

Salmos 31:5

Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade.


Eclesiastes 12:7

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.


6 – O Espírito Santo é aquele que proporciona as disposições ou atitudes da vida física que transcendem essa mesma vida —

Isaías 11:2

Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

Romanos 1:4

E foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.


Apocalipse. 3:1

Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.

Nota: Os sete Espíritos de Deus não são sete Espíritos distintos como alguns pretendem e sim sete formas distintas, entre não sabemos quantas possíveis, do Espírito Santo se manifestar, como indicado na passagem de Isaías 11:2 acima.

CONTINUA...

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Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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[1] Gesenius, H. F. W., Driver S. R.,  Briggs, Charles A., Brown, Francis, Robinson, Edward. A Hebrew and English Lexicon of the Old Testament.  Oxford University Press, Oxford, 1952.

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