terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Gênesis — Estudo 042 — PARTE 37 — A ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001


File:Carlo Saraceni - Drunkenness of Noah - WGA20832.jpg
Concepção artística da embriaguez de Noé por Calo Saraceni

Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo. 

O Livro do Gênesis

O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ        
            Eretz   ha  ve-et  Hashamaim    et         Elohim        Bará         Bereshit
            Terra  a      e          céus              os        Deus           criou       princípio No
                                                                                                             Gênesis 1:1

X. Os Filhos de Noé – Gênesis 9:18—29.

De acordo com o texto acima os três filhos de Noé que saíram com ele da arca eram: Sem, Cam e Jafé. Esses foram os filhos que Noé gerou antes do dilúvio —

Gênesis 5:32

Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.


Desses três descendem todos os seres humanos inclusive o autor e você meu caro leitor —

Gênesis 9:18—19

18 Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; Cam é o pai de Canaã.

19 São eles os três filhos de Noé; e deles se povoou toda a terra.  

Tendo recebido a aliança da parte de Deus a vida deveria seguir seu curso, como de fato aconteceu. Mas nesses versículos que estamos estudando agora, nós vamos encontrar algo além da história dos nossos antepassados mais remotos. Neles vamos encontrar as três direções que a raça humana seguiria. Estes caminhos são manifestos pelo caráter que cada um dos três filhos de Noé apresentava. Note que no versículo 18 o autor chama a nossa atenção para o fato que o filho de Noé, chamado Cam, é o pai de Canaã. Isto serve de ponte entre os versículos de Gênesis 9:18—19 e a história que segue e antecipa o fato de que Canaã era o mais novo dos quatro filhos de Cam —

Gênesis 10:6

Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim – que é o Egito – Pute e Canaã.

A história de que Noé plantou uma vinha porque ele era lavrador, não deve desviar nossa atenção do fato de que a plantação da vinha não é acidental e sim, necessária para fazer vir à tona o caráter dos seus filhos. Noé colhe os frutos da videira, faz um vinho com as uvas e exagera no consumo do mesmo e acaba embriagado. Se ele sabia o que estava fazendo ou não, também não é relevante para o propósito central desta história que é desnudar, para nós, o caráter de seus filhos. Como podemos ver, o dilúvio acabou com a maldade sobre a face da terra, mas ainda havia muita corrupção nos corações daqueles que foram salvos através das águas do dilúvio.

Noé sob o controle do álcool se pôs nu dentro da sua tenda. Isto o fez vulnerável a ser ridicularizado pelo seu filho Cam. O autor do livro do Gênesis não está interessado em tirar nenhuma lição de moral desta história. Ele nem condena nem aprova o que Noé fez. Moralistas perdem o tempo deles e o nosso tentando nos ensinar acerca dos males da bebida baseados neste texto[1]. Este não é o propósito do autor.  Seu interesse é nos mostrar o caráter dos filhos de Noé. É nos mostrar como os filhos de Noé reagiram e esta situação e criar a oportunidade para as primeiras palavras proféticas proferidas por um ser humano.  
  
Porque teria Noé se despido dentro da sua tenda? Não sabemos e as especulações que existem são de todos os tipos. Talvez a intenção do autor tenha sido apenas no dizer, em poucas palavras, aquilo que todos sabemos: o ébrio faz de si mesmo um “triste” palhaço. Existem duas outras passagens no Antigo Testamento que relacionam a bebida com o desnudar-se — ver Lamentações 4:21 e Habacuque 2:16.

O que, exatamente, teria levado Cam a estar ou a entrar na tenda de seu pai naquele momento não nos é dito pelo texto. O fato é que ele estava onde não deveria naquele exato momento. O texto de Gênesis 9:22 parece indicar que o pecado cometido por Cam foi o de ter visto a nudez de seu pai e de ter se referido à mesma, provavelmente, de modo zombeteiro. Seu pecado teria sido o mesmo, caso Noé estivesse sóbrio em vez de embriagado. É possível que de situações como essas, os antigos judeus tenham desenvolvido o sentido de considerarem uma verdadeira calamidade social, um filho ou filha ver, de forma proposital, a nudez do pai ou da mãe. Tal atitude era considerada um lapso sério. A falha de Noé, certamente, deu ensejo à falha de Cam. Isto faz que, por um lado, fique evidente a necessidade do exemplo vir de cima e, por outro, a necessidade que os filhos têm de corrigir seus pais quando algo não está certo. Lealdade paterno-filial não pode se colocada acima da verdade e da justiça.

Como Cam era o pai de Canaã e foi de Canaã que se originaram as pessoas que possuem “cor” em suas peles — negros, vermelhos e amarelos — muitos têm associado a “cor da pele” com a própria maldição proferida sobre Canaã. Para essas pessoas Cam era um homem terrível, imodesto, ímpio e libertino. A imaginação de muitos chega a ser surpreendente quando declaram que Cam tornou-se um feiticeiro e ensinou seus filhos e netos toda a corrupção moral que existe neste mundo. Mas isto tudo, como veremos a seguir, não passa de, ignorância na melhor das hipóteses e, de racismo de grosso calibre na pior das hipóteses.

Conforme vimos antes Canaã filho de Cam, foi mencionado pela primeira vez em Gênesis 9:18 e nossa atenção é novamente chamada no verso 22, para o fato de que Canaã era filho de Cam. A palavra hebraica כְנַעַן kenaan — Canaã tinha os seguintes significados que serão do nosso interesse mais adiante:

1. Terras baixas ou vermelhas.

2. Mercador ou comerciante.

3. Mais tarde veio a representar o pai dos fenícios, bem como dos povos que habitavam o lado oeste do rio Jordão e que foram conquistados pelos Israelitas sob a liderança de Josué.

Em Gênesis 9:23 nós lemos acerca de como Sem e Jafé, os outros dois filhos de Noé, procederam para corrigir o erro cometido por Cam. Da mesma maneira que o texto condena Cam, Sem e Jafé são elogiados por seu ato. Eles se comportam de maneira respeitosa e modesta procurando cobrir a nudez de Noé. Também de forma diversa da atitude de Cam, seus irmãos não falam absolutamente nada. E o versículo termina por nos informar que Sem e Jafé, também de forma contrária àquela manifestada por Cam: “cobriram a nudez do pai, sem que a vissem”. O gesto de Sem e Jafé visava preservar a santidade da família até onde era possível.

CONTINUA...

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021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20

022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21

023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22

024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23

025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26

028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A

029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B

030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.

031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.

032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.

033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.

034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?

035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água

036 — Estudo de Gênesis —  O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001

037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002

038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001
039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002

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041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ

042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001

043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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[1] O consumo de vinho nunca foi proibido no Antigo Testamento. Era usado tanto para trazer “alegria ao coração do homem” — ver Salmos 104:14—15 —, quanto como sedativo — ver Provérbios 31:6—7. O “voto do Nazireu” incluía a abstenção do vinho o que seria desnecessário se o mesmo não pudesse ser consumido. O Antigo Testamento, todavia, tem palavras muito sérias contra o consumo exagerado de bebidas alcoólicas — ver Provérbios 23:29—35. O profeta Oséias compara a bebedeira com a idolatria já que estas duas práticas amortecem o desejo que o ser humano deveria ter por Deus — ver Oséias 4:10—11. As duas narrativas de embriagues narradas no livro do Gênesis — em 9:21 e 19:13 em diante — acabaram por conduzir o embriagado a virar motivo de deboche dos outros que estavam por perto.  No Novo Testamento, Paulo exorta aos “anciãos” que fossem moderados no consumo do vinho e não que fossem abstêmios — ver Tito 2:3.

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