sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

SERMÃO PARA O ANO NOVO 2017


Resultado de imagem para ano novo 2017

EFICIÊNCIA SEGUNDO DEUS

Vários textos

Introdução

A. Mais um final de ano se aproxima. Queiramos ou não, nesses dias, de uma ou de outra maneira avaliamos o ano que passou e começamos a fazer planos para o ano que desponta no horizonte.

B. Nesse processo, na maioria das vezes não percebemos, que nossa avaliação do que passou é feita pelo padrão estabelecido pelo mundo e pela cultura ao nosso redor. A grande maioria de nós não consegue perceber quão pervasivas são as ideias do mundo.

C. O padrão do mundo para avaliar, praticamente tudo, é chamado de eficiência. Tudo é analisado e avaliado a partir dessa perspectiva: quão eficientes a pessoa ou os processos envolvidos foram.

D. Por eficiência o mundo entende o seguinte: a capacidade de realizar tarefas ou trabalhos de modo eficaz e com o mínimo de desperdício; produtividade. O desperdício referido pode tratar de várias coisas, mas pode ser resumido a um único elemento: tempo.

E. Nas vésperas do início de um novo ano, mesmo sem perceber, é isso que nos preocupa: o uso que faremos do tempo no próximo ano. E, inevitavelmente, somos confrontados com as ideias acerca de quão eficientes seremos no uso do nosso tempo.

F. Todavia, como o tempo é uma dimensão criada por Deus, é da maior importância procurarmos entender como Deus enxerga o tempo e o que é que Deus considera realmente importante para que sejamos eficientes, da perspectiva de Deus e não do mundo.

G. A Bíblia é bem clara no que diz respeito à forma como Deus percebe o tempo, uma dimensão criada para os humanos, e da qual O SENHOR está completamente livre —

2 Pedro 3:8

Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.

Salmos 90:4

Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite.

H. Para nós, mil anos é um período de tempo quase inconcebível. Mas para Deus, trata-se apenas de outro dia no Paraíso.

I. Por isso, devemos sempre considerar as sábias palavras do profeta, quando compara os pensamentos humanos como os pensamentos divinos. Ele diz:

Isaías 55:9

Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

J. Vamos, portanto, considerar alguns pontos que Deus considera da maior importância, se queremos fazer o ano novo valer à pena e, realmente contar algo para a eternidade.

A EFICIÊNCIA SEGUNDO DEUS

Quatro pontos a considerar quando pensamos no que iremos fazer no ano novo.

I. Andar com Deus

A. Apesar do fato que a Bíblia, algumas vezes, se refere à vida cristã como uma carreira — 1 Coríntios 9:24 e Hebreus 12:1 — ela nunca se refere ao nosso andar com Deus como uma carreira ou corrida, mas apenas como um andar.

B. Se devemos andar com Deus, é necessário nos aplicarmos para realizar essa missão.

C. Logo no início a Bíblia nos fala dum homem chamado Enoque que foi caracterizado por uma única coisa —

Gênesis 5:22—24

22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas.

23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos.

24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

D. Note que Enoque não fez nem isso, nem aquilo. Ele não realizou nem pequenas nem grandes obras. Do ponto de vista do nosso mundo moderno, Enoque foi um verdadeiro fracassado porque não conseguiu ser eficiente e realizar coisas.

E. Note ainda que Enoque também foi um verdadeiro fracasso em viver uma vida longeva. Naqueles dias era comum as pessoas viverem 900 ou mais anos, e Enoque viveu apenas 365! Ele foi um verdadeiro fracasso. Ou não?

F. Veja, novamente o que o texto diz: Andou Enoque com Deus — verso 22 e, ainda outra vez: Andou Enoque com Deus — verso 24. Parece que a única coisa digna de nota que Enoque fez, além de gerar a Metusalém, o homem que mais viveu na face da terra — 969 anos — foi ter andado com Deus. Mas, quer saber, essa é mesmo uma das únicas coisas que importam no tempo e na eternidade. Nos também temos que andar com Deus.

G. Mas, como posso andar com Deus? Aqui estão alguns passos bem simples, que qualquer pessoa pode seguir:

1. Leia a Bíblia todos os dias, e medite no que está lendo, de tal maneira que as verdades bíblicas possam ser incorporadas à tua própria vida.

2. Também é necessário separar um tempo para a oração e para a adoração. Quando Maria derramou o precioso vidro de perfume sobre a cabeça de Jesus os seus discípulos reagiram ao que ela fez dizendo:

Mateus 26:8

Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício?

Os discípulos estavam preocupados com a eficiência. O perfume poderia ter sido vendido e etc. Mas Jesus, percebia e aceitava a devoção ou dedicação de Maria, pois ele disse:

Mateus 26:10

Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo.

II. Estar com Sua Família

A. Nunca ouvimos alguém em fim de carreira dizer essas palavras: eu gostaria de ter podido investir mais tempo em meu negócio. O que geralmente ouvimos é: eu gostaria de ter investido mais tempo com minha família.

B. Todas as vezes que as pessoas falam de mais tempo com a família, sempre aparecem alguns especialistas no assunto que dizem que o importante não é a quantidade de tempo e sem a qualidade do tempo. Acho isso engraçado, para não dizer que é trágico: nossos três filhos sempre preferiram, muito mais, tempo em quantidade, do que tempo com qualidade! Nossos filhos sempre apreciaram a quantidade do tempo que investimos neles.

C. Muitos nos perguntam: como vocês fizeram para criar três filhos onde nenhum se perdeu para o consumo de álcool, drogas e outras degenerações? O que vocês fizeram que vocês não estão brigados com nenhum dos filhos de vocês? E muitas outras perguntas semelhantes. Nossa resposta é sempre a mesma: não sabemos. Nós procuramos viver um dia de cada vez, oramos bastante pelos nossos filhos e confiamos em Deus e na sua providência graciosa.

D. Mas uma coisa, nós podemos dizer que fizemos. Dentro do possível, nós procuramos investir tempo com nossos filhos, especialmente quando eles eram pequenos. Isso marcou a vida deles. Todos os três, num ou noutro momento, já nos disseram que estavam muito agradecidos pelos tempos que passamos juntos, como família. Quando saímos com nossas crianças, nós fazíamos tudo juntos.

E. Hoje eu fico encantado de ver como a Simone se transforma quando está com nossa neta, como fez no passado, com nossos filhos. Tempo, tempo em quantidade!

III. Estar com a Família de Deus.

A. Os mesmos princípios que se aplicam com relação às nossas famílias, também se aplicam ao nosso relacionamento com a família de Deus.

B. Definitivamente, nós precisamos nos envolver mais uns com os outros. Essa semana alguém da igreja me ligou para perguntar se ele e mais uma pessoa poderiam fazer uma visita para outro membro da nossa congregação. Nós precisamos de mais atitudes desse tipo.

C. A Bíblia nos diz que crentes mais experientes devem se envolver com crentes novos e ajudá-los —

2 Timóteo 2:2

E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.

Tito 2:4

A fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos.

D. Não podemos nos acomodar com a ideia de que está tudo bem em encontrarmos os irmãos de vez em quando, numa ou noutra atividade. Temos que nos envolver mais uns com os outros.

E. Nós somos a família de Deus e, sempre que a família de Deus estiver reunida, nosso desejo deverá ser de estar junto com ela.

IV. Buscar Alcançar os Perdidos.

A. Como pastor, devo admitir que passo a maior parte do meu tempo ao redor de pessoas cristãs. Mas nunca deixo de ter em mente a missão de pregar o evangelho a toda criatura.

B. Sempre oro para que Deus me dê um coração disposto a alcançar pessoas que ainda não conhecem a Cristo.

C. Nessa última semana do ano tivemos a alegria de conduzir uma jovem senhora, mãe de três filhos e cujo marido encontra-se encarcerado, a receber a Jesus em seu coração. Para nós isso é motivo de renovada alegria, apesar de sempre existir aquela sensação de que mais precisa ser feito.

D. Todos precisamos orar para que Deus nos use para alcançarmos pessoas que ainda não têm Jesus como seu Salvador e Senhor.

CONCLUSÃO.

A. Quando falamos de um ano proveitoso e, até mesmo duma vida proveitosa, não podemos nunca deixar de considerar a vida do Senhor Jesus Cristo.

B. Jesus se manifestou publicamente por apenas três anos. Todavia, Ele afirmou o seguinte:

João 17:4

Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer.

C. Jesus levava a sério seu compromisso com Deus. Isso era para Ele algo tão superior a qualquer outra coisa, que Jesus pensava em fazer a vontade de Deus como nós pensamos em comida —

João 4:34

Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

D. Talvez você esteja se questionando, como você conseguirá fazer as quatro coisas mencionadas na mensagem acima:

1. Andar com Deus.

2. Estar com sua família.

3. Estar com os irmãos.

4. Buscar alcançar os perdidos.

E. Não existe uma fórmula mágica. Mas aqui está uma atitude inicial que poderá fazer toda a diferença: limite o número de horas semanais que você gasta assistindo televisão ou surfando na internet ou zapeando no celular.

F. Em vez de desperdiçar tempo nessas atividades, que tal usar parte desse tempo para visitar algum irmão ou irmã? Ou então, frequentar a uma de nossas reuniões semanais de oração e estudo bíblico?

G. Se você nunca leu a Bíblia toda, que tal fazer isso durante o ano que se inicia? Você já leu a Bíblia toda? Ok. Então que tal escolher um livro da Bíblia e estudar o mesmo a fundo. Se precisar de orientação, estamos às ordens.

H. No mais, no novo ano, deixem Deus ser Deus em vossas vidas. Um andar contínuo com Deus, por mais breve que seja é mais proveitoso, da perspectiva da eternidade, do que uma vida inteira de realizações humanas onde a bênção de Deus está ausente.

I. Quero finalizar com dois versículos do Salmo 90 que podem nos ajudar a colocar o novo ano na perspectiva certa:

Salmos 90:12

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
Salmos 90:17

Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.

OUTRAS MENSAGENS DE FINAL DE ANO

Para o ANO NOVO 2012

Para o ANO NOVO 2013

Para o ANO NOVO 2014

Para o ANO NOVO 2015

Para o ANO NOVO 2016

Para o ANO NOVO 2017

Que deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário