Esse artigo é parte da série "Parábolas de Jesus" e é muito
recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades
contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo
você encontrará links para os outros artigos dessa série.
A Parábola da Dracma
perdida
Lucas 15:8—10
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?
9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.
10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Essa breve parábola de Jesus é
geralmente preterida ou até mesmo ignorada por causa de suas similaridades com
a versão bem mais longa e preferida da Parábola da Ovelha perdida, que pode ser
vista por meio do link abaixo:
Isso é perfeitamente entendível e
como existem de fato muitas coisas duplicadas nessas parábolas não é necessário
nos estendermos demais em nossa análise dessa parábola acerca da dracma
perdida. Por outro lado, mesmo sendo semelhantes as mesmas não são idênticas e
cada uma delas tem sua própria mensagem. A Parábola da Dracma Perdida nos
apresenta informações vitais acerca do caráter de Deus. Vejamos:
I. O Tipo da Parábola
Como aconteceu com a Parábola da
Ovelha Perdida essa também é uma parábola interrogativa que funciona como uma
verdadeira símile[1].
A pergunta levantada é seguida por uma afirmação que descreve as consequências
II. Questões
Importantes que Chamam Nossa Atenção
Existem duas questões primordiais
que requerem nossa atenção nessa parábola. Elas são:
1. Qual é o significado do
personagem principal da parábola ser uma mulher? A mulher funciona como sendo
uma imagem de Deus? Existe qualquer implicação na parábola que tem alguma
implicação para o papel da mulher em nossos dias?
2. Qual é o ensinamento da
parábola? De modo especial, quanta teolgia pode ser encontrada na mesma?
III. Características
Textuais da Parábola da Dracma Perdida
1. Com frequência Lucas produz
narrativas envolvendo tanto homens quanto mulheres. Kenneth Bailey em sua
abordagem a Lucas 15 chega a mencionar 27 exemplos[2]
2. Apesar de muitos estudiosos
desconsiderarem esse fato, a verdade é que o mesmo é parte da estratégia de
Lucas para sublinhar a importância das mulheres e o relacionamento de Jesus com
as mesmas.
3. As perguntas que encontramos
em Lucas 15:4 e 8, parecem estar sendo dirigidas a homens. Todavia, o texto nos
diz, no verso 1, que publicanos,
pecadores, escribas e fariseus, se aproximaram de Jesus para ouvi-lo. É óbvio
que a expressão pecadores, que nesse contexto indica apenas pessoas
desinteressadas na lei de Moisés, certamente deveria incluir mulheres.
4. A pergunta de Lucas 15:8
requer uma resposta afirmativa. Qualquer mulher procuraria uma moeda perdida
fosse pelo seu valor intrínseco ou pelo valor sentimental. A lógica utilizada
por Jesus nessa parábola se move do menor para o maior. Se a mulher de alegra
em encontrar a moeda perdida, quanto mais não se alegrará Deus por um único
pecador arrependido?
5. Ao encontrar a moeda a mulher
chama suas amigas para celebrarem junto com ela. O mesmo deve ter sido verdade
com o pastor ao encontrar a ovelha pedida. Apenas pastores poderiam avaliar na
justa medida a angústia experimentada pelo pastor cuja ovelha tinha se
desgarrado.
6. Como já tivemos a oportunidade
de mencionar, apesar dessa parábola estar relacionada de forma muito próxima
com a da ovelha perdida, ainda assim as duas não são sinônimas, e muito menos
idênticas.
6. A autenticidade da Parábola da
Dracma Perdida não é questionada, mas alguns estudiosos insistem em afirmar que
o verso 10 é uma adição feita por Lucas. Mesmo admitindo que o versículo foi
grafado por Lucas, ainda assim a passagem exige uma finalização apropriada sob
o risco de não entendermos exatamente qual direção Jesus deseja indicar.
7. A diferença fundamental entre
a Parábola da Ovelha Perdida e da Dracma Perdida, encontra-se na diligência
demonstrada pela mulher em: ascender uma lâmpada, varrer o chão, procurar
diligentemente. Enquanto isso as diferenças são óbvias: abandonar as noventa e
nove ovelhas, a necessidade de carregar a ovelha perdida, a alegria
experimentada por encontrar a ovelha perdida ser muito maior do que àquela
relativa às outras noventa e nove. Essas diferenças cumprem um duplo propósito:
a. Elas são usada em parte para descrever o que é apropriado para a imagem que Jesus deseja transmitir.
b. Por outro lado, elas são usada
para enfatizar a enorme diligência aplicada pela mulher na busca pela moeda
perdida.
CONTINUA...
Outras
Parábolas de Jesus Podem ser encontradas nos Links abaixo:
001 – O Sal
002 – Os Dois
Fundamentos
003 – O Semeador
004 – O Joio e o Trigo =
005 – O Credor Incompassivo
006 — O Grão de Mostarda e
o Fermento
007 — Os Meninos Brincando
na Praça
008 — A Semente Germinando
Secretamente
009
e 010 — O Tesouro Escondido e a Pérola de Grande Valor
011
— A Eterna Fornalha de Fogo
012
— A Parábola dos Trabalhadores na Vinha
013
— A Parábola dos Dois Irmãos
014 — A Parábola dos
Lavradores Maus — Parte 1
014A — A Parábola dos
Lavradores Maus — Parte 2
015
— A Parábola das Bodas —
016
— A Parábola da Figueira
017
— A Parábola do Servo Vigilante
018
— A Parábola do Ladrão
019
— A Parábola do Servo Fiel e Prudente
020 — A Parábola das Dez
Virgens
021
— A Parábola dos Talentos
022
— A Parábola das Ovelhas e dos Cabritos
023
— A Parábola dos Dois Devedores
024
— A Parábola dos Pássaros e da Raposa
025 — A Parábola do
Discípulo que Desejava Sepultar Seu Pai
026 — A Parábola da Mão no
Arado
027A — A Parábola do Bom
Samaritano — Parte 1
027B — A Parábola do Bom
Samaritano — Parte 2 — Os Ladrões e o Sacerdote
027C — A Parábola do Bom
Samaritano — Parte 3 — O Levita
027D
— A Parábola do Bom Samaritano — Parte 4 — O Samaritano
027E
— A Parábola do Bom Samaritano — Parte 5 — O Socorro
027F
— A Parábola do Bom Samaritano — Parte 6 — O transporte até a hospedaria
027G
— A Parábola do Bom Samaritano — Parte 7 — O pagamento final
027H
— A Parábola do Bom Samaritano — Parte 8 — O diálogo final entre Jesus e o
doutor da Lei
028
— A Parábola do Rico Tolo —
029
— A Parábola do Amigo Importuno —
030
— A Parábola Acerca de Pilatos e da Torre de Siloé
031
— A Parábola da Figueira Estéril
032
— A Parábola Acerca dos Primeiros Lugares
033
— A Parábola do Grande Banquete
034
— A Parábola do Construtor da Torre e do Grande Guerreiro
035
— Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana —
Parte 001
036 — Introdução a Lucas 15
— Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 002
037 — Parábolas de Jesus — Mateus
18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Completa
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/parabolas-de-jesus-sermao-037-parabola.html
038A — PARÁBOLAS DE JESUS — A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA — LUCAS 15:8—10
—— PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/09/parabolas-de-jesus-sermao-038a-parabola.html
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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da mensagem, sujeito à legislação brasileira.
[1]
Símile: Comparação; figura de linguagem através da qual alguma coisa é
equiparada a outra, através de termos diferentes que se unem pela palavra
"como" ou por outra semelhante. Dicionário Eletrônico Dcio.
[2] Bailey, Kenneth. Finding
the Lost. Cultural Keys to Luke 15. Concordia Scholarship Today. Concordia Publishing,
St. Louis, 1992.
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