terça-feira, 11 de setembro de 2012

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - ESTUDO 006 - FILIPENSES 2:19-30 - DISCIPULADO


Resultado de imagem para discipulado cristão

Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para os estudos anteriores


O DISCIPULADO CRISTÃO


Texto: Filipenses 2:19 – 30 – Como Exemplo Prático.

Introdução.

• Nesta série temos falado acerca de algumas verdades muito básicas da Vida Cristã. Se quisermos mesmo ser seguidores, prá valer, de Jesus então, precisamos compreender que o Senhor nos chama para:

 Uma vida de verdadeira comunhão e por comunhão dentro do contexto abrangido pela expressão grega κοινωνία – koinonía - nós estamos falando de:

 Uma associação íntima e pessoal entre os crentes e Deus e entre crentes e crentes.

 União na participação ou compartilhar no serviço de pregação do evangelho, no sofrimento e em diversas outras atividades comuns ao povo de Deus.

 Compartilhar e repartir bens materiais e mesmo dinheiro visando satisfazer as necessidades de outras pessoas; uma doação ou oferta.

 Uma vida de verdadeira interdependência porque: Dependemos uns dos outros porque precisamos dos talentos que Deus mesmo tem concedido a todo o Seu povo.

 Uma vida onde cada um de nós contribui para o crescimento do Corpo de Cristo fazendo aquilo que a Bíblia chama de “justa cooperação” para o bem comum.

• Tudo isto é necessário porque precisamos exercitar o dom supremo, que é o amor, como o Senhor nos instruiu dizendo: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” – João 13:34-35.

• Existe, todavia, mais um aspecto fundamental para nossa vida de fé. Se queremos mesmo seguir a Jesus como verdadeiros discípulos nós precisamos mesmo decidir, dia a dia, negar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir a Jesus.

• A grande verdade, temos que admitir, é que não estamos realmente dispostos a fazer este tipo de sacrifício. E assim decidimos que não queremos ser verdadeiros discípulos de Jesus.

• Mas talvez alguns argumentem que são verdadeiros discípulos de Jesus, mesmo assim. Existem meios seguros de se aferir se você é ou não verdadeiro discípulo e é sobre isto que queremos falar nesta mensagem.

VERDADEIRO DISCIPULADO

Introdução.

• O verdadeiro discipulado cristão, tem sido reduzido, em tempos modernos, à insistências de uns poucos indivíduos que por viverem vidas ascéticas alegam que somente eles merecem serem chamados de discípulos de Cristo.

• Mas será mesmo que o verdadeiro discipulado cristão está restrito a alguns indivíduos?

• O que podemos dizer então de tudo o que temos falado acerca de

 Comunhão?

 Interdependência?

 Praticar os Dons e Talentos que Deus nos concedeu para usarmos junto ao Corpo de Cristo que é a Igreja?

• O que podemos dizer da necessidade de amar uns aos outros, especialmente, os irmãos que estão junto conosco em uma comunidade local, como esta aqui?

• Não, o discipulado cristão é como todas as outras coisas que falamos antes. Ele foi proposto pelo Senhor Jesus para ser vivido em comunidade. Na realidade nós podemos dizer que não existe verdadeiro discipulado cristão separado da Igreja de Cristo. Não existe discipulado cristão vivido em isolamento!

I. Definição de Discipulado.

Discipulado é o processo de desenvolvimento de um estilo de vida que é caracterizado por:

• Negação de si mesmo para assumir cada vez mais atitudes que se assemelhem àquelas do próprio Senhor Jesus.

• A tomada diária da Cruz de Jesus e o que ela representa: o fim da nossa vida para este mundo e o início da nossa vida para Deus.

• Seguir a Jesus e seu exemplo. E o exemplo que Cristo nos deixou foi de que Ele fez tudo para e pela Igreja que é Seu Corpo.

• Então, se queremos mesmo ser discípulos verdadeiros de Jesus nos precisamos...

II. Os Elementos Essenciais do Verdadeiro Discipulado

A. O Senhorio de Cristo em Nossa Vidas.

• Esta é a base verdadeira da vida de discipulado. O verdadeiro discípulos é aquele que está disposto a obedecer a vontade do Senhor como revelada nas Escrituras. Se não existir esta dedicação primária tudo o que segue será inútil – ver Lucas 6:46 que diz: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?”.

B. A Palavra de Deus.

• A Bíblia é o texto básico do Cristão. É o verdadeiro “manual do fabricante”. É a única da verdade disponível acerca de Deus e acerca da vontade de Deus para nós. Por estes motivos é imperioso que o discípulo se dedique a estudar a Bíblia e a praticar seus ensinamentos – ver Hebreus 4:12 que diz: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

C. Oração.

• Jesus contou a parábola da “Viúva e do Juiz Iníquo” – ver Lucas 18:2-8 – para ilustrar duas coisas: que precisamos orar de forma persistente e que Deus ouve e responde às nossas orações. No seu comentário editorial 18:1, Lucas diz textualmente o seguinte: “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer.”

• Oração individual e coletiva de todos os tipos – súplicas, petições, ações de graças etc – e de forma persistente é o que se espera dos verdadeiros discípulos de Jesus.

D. Comunhão.

• Já falamos sobre isto no sermão de número 003 desta série.

E. Ministério ou Serviço Cristão.

• Já falamos sobre isto no sermão de número 005 desta série.

F. Vida Cheia do Espírito Santo.

• Como discípulos de Jesus nós precisamos estar sempre prontos a nos submeter ao Espírito Santo. Estamos em meio e uma terrível e contínua luta entre o Espírito Santo e o princípio do pecado em nossas vidas que o Novo testamento chama da “carne”

 A luta: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer – Gálatas 5:17.

 As obras da Carne: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam – Gálatas 5:19 - 21.

 O Fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei – Gálatas 5:22 - 23.

 A Decisão: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne – Gálatas 5:16.

 A Afirmação: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito – Gálatas 5:24 – 25.

Conclusão:

1. Queremos mesmo ser discípulos verdadeiros de Jesus?

2. Se sim, então veja as oportunidades que a nossa comunidade oferece:

• Estudo da Bíblia – Nós temos 5 estudos Bíblicos regulares na nossa comunidade:


Ø  Às segundas-feiras durante nossa reunião de oração.

Ø  Às quartas-feiras onde temos um estudo bíblico.

Ø  Às sexta-feira durante nosso programa de rádio

Ø  Aos sábados durante nossa reunião de jovens.

Ø  Aos domingos temos nossa Escola Dominical com aulas para todos os níveis de idade.

 Gostaria de ver mais irmãos nestes encontros.

• Oração – Nós temos uma reunião de oração semanal às segundas-feiras. Esta reunião pode acontecer em nosso salão ou no lar de qualquer um dos irmãos. Temos um grupo pequeno, mas fiel que participa destas reuniões, mas gostaria de ver mais pessoas vindo se unir a nós.

• Comunhão – existem inúmeras oportunidade para a prática da comunhão como definida pela expressão grega κοινωνία – koinonía:

 Compartilhar e repartir bens materiais e mesmo dinheiro visando satisfazer as necessidades de outras pessoas.

 Uma associação íntima e pessoal entre os crentes e Deus e entre crentes e crentes.

 União na participação ou compartilhar no serviço de pregação do evangelho, no sofrimento e em diversas outras atividades comuns ao povo de Deus.

• Ministérios com a utilização dos dons – Temos muitas possibilidades:

 Possibilidades de visitar, ler a Bíblia e orar com irmãos que estão afastados da comunidade por problemas de saúde.

 Possibilidades de buscar e consolar – fortalecer – irmãos que por vários motivos estão afastados da comunidade.

 Possibilidades de ensinar dentro dos vários níveis de necessidades que temos aqui na nossa comunidade.

 Possibilidades de servir a Deus mediante o canto ou uso de algum instrumento.

3. Como discípulos de Jesus devemos experimentar a vida da perspectiva de nos deixar sermos sempre enchidos pela presença e poder do Espírito Santo e com isto manifestar o “Fruto do Espírito Santo” cuja primeira e maior característica é o AMOR.

Que Deus possa nos ajudar a deixar de lado esta inércia que nos é tão prejudicial e tomarmos, prá valer, nossa cruz, dia a dia, e seguir a Jesus com coragem e determinação. Amém.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis



PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário