quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A EXCLUSIVIDADE E A SUPERIORIDADE DE CRISTO: O ÚNICO SALVADOR


  • Resultado de imagem para jesus único salvador
  • No estudo anterior


  • tivemos a oportunidade de mencionar como Jesus é superior a tudo o que encontramos tanto no Antigo Testamento, quanto ao que ensinam todas as religiões do mundo.

  • Hoje queremos aproveitar que já abrimos esse assunto e apresentar uma série de referências da Epístola aos Hebreus, com alguns breves comentários da nossa parte. Nosso interesse é que o leitor se concentre mais na leitura das referências e menos nos que nós mesmos escrevemos.

  • O sangue de Jesus teve a mesma função atribuída ao sangue do novilho e do bode no Dia da Expiação – ver Levítico 16. Ele serviu como sangue para expiar os pecados de todos nós, satisfazendo assim a justiça de Deus e abrindo a porta para a reconciliação perene com o Pai. Note a singularidade da obra de Jesus nos versos abaixo e compare com os muitos falsos ensinamentos que andam sendo propagados por ai:

  • Hebreus 7:11—19 — Jesus representa uma esperança superior, pela qual nos           achegamos a Deus.

  • Hebreus 7:22 — Jesus se tornou fiador de uma aliança superior.

  • Hebreus 7:24 — O Sacerdócio de Jesus é imutável.

  • Hebreus 7:25 — Jesus pode salvar totalmente e vive sempre para interceder a nosso favor.

  • Hebreus 7:26—27 — Jesus se ofereceu uma única vez por todas.

  • Hebreus 7:28 — Jesus é o Filho perfeito, constituído para sempre.
  • Hebreus 8:6 — Jesus obteve um ministério sacerdotal mais excelente; tornou-se Mediador de uma aliança superior que está baseada em promessas superiores.

  • Hebreus 8:13 — Jesus é o Mediador da Nova Aliança.

  • Hebreus 9:8 — A presença do templo em Jerusalém era, na realidade, um verdadeiro impedimento para a adoração verdadeira do povo de Deus.
  • Hebreus 9:10 – Deus não tinha a intenção que o templo fosse eterno. Havia uma promessa de reforma.

  • Hebreus 9:11—12 — Jesus entrou no próprio céu com seu próprio sangue, em vez do sangue de terceiros, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção!

  • Hebreus 9:13—14 — O sangue de Cristo tem o poder de, realmente, purificar nossas consciências, porque temos certeza que nossos pecados receberam o justo castigo que mereciam através da morte expiatória de Cristo — em nosso lugar  na cruz do Calvário. A oferta de Cristo é superior porque foi feita através do Espírito eterno e não através de um homem mortal, como acontecia com as ofertas do Dia da Expiação descritas em Levítico 16.

  • Hebreus 9:15 — Por causa da obra de Cristo a nosso favor, nós recebemos a promessa da eterna herança. O que Cristo faz nos alcança hoje, e se estende por toda a eternidade.

  • Hebreus 9:23 — O sacrifício de Cristo é superior — apesar de singular — a todas as miríades de sacrifícios registrados no Antigo Testamento.Hebreus 9:24—26 — Notem a superioridade de Cristo, quando comparado com o sacerdócio levítico:

Ø  Cristo não entrou em nenhum santuário feito por mãos humanas, mas foi direto para a presença de Deus no céu, onde compareceu a nosso favor.

Ø  Cristo não precisou se oferecer muitas vezes como os sacrifícios periódicos oferecidos pelos sacerdotes levíticos.

Ø Cristo se ofereceu uma vez por todas, para através do seu sacrifício ἀθέτησινathétesin — aniquilar no sentido de: abolir, anular, remover e rejeitar, por completo, o pecado.

  • Hebreus 9:28 — Cristo se ofereceu uma única vez e para sempre para tirar o pecado de muitos. Não de todos, porque as pessoas não querem saber de nada que diga respeito a Jesus Cristo e sua obra expiatória na Cruz do Calvário. Como Jesus é o único Salvador, as pessoas não terão nenhuma outra chance e não existe nenhuma outra possibilidade de salvação fora da pessoa de Jesus. Os incomodados terão que, literalmente, se queixar com os bispos!

  • Hebreus 10:4 – É impossível que o sangue de touros e de bodes remova os pecados. Apenas o sangue de Cristo é capaz de fazer isso.

  • Hebreus 10:9 – Ao obedecer por completo à vontade do Pai, Cristo retira a primeira ou Antiga Aliança para estabelecer a Nova Aliança.

  • Hebreus 10:10 — Cristo ofereceu Seu próprio corpo uma vez por todas.

  • Hebreus 10:12 — Jesus ofereceu para sempre um único sacrifício pelos pecados e depois assentou-se à destra de Deus. Notem como a salvação é simples: Crer em Cristo. Mas os seres humanos são orgulhosos, arrogantes, cegos e desejam insistir em salvarem-se a si próprios através dos milhares de religiões existentes, ou pretendem tapar o sol com a peneira, fingindo que Deus não existe.

  • Hebreus 10:14 — Jesus Cristo, através de uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

  • Hebreus 10:18 — A conclusão é óbvia: onde existe perdão de pecados não existe mais necessidade de sacrifício pelos mesmos.

  • Hebreus 10:26—31 — Uma vez que entendemos todas essas realidades e nos tornamos participantes das mesmas, devemos tomar muito cuidado para não desprezarmos a graça de Deus como fez o povo de Israel na Antiguidade. Nos dias do profeta Jeremias ele escreveu: Assim diz o SENHOR sobre este povo: Gostam de andar errantes e não detêm os pés; por isso, o SENHOR não se agrada deles, mas se lembrará da maldade deles e lhes punirá o pecado — Jeremias 14:10. Hoje em dia não ouvimos mais nenhuma palavra de advertência. Vivemos num vale-tudo evangélico.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário