sexta-feira, 7 de setembro de 2012

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - ESTUDO 005 - ROMANOS 12:18 - OS DONS ESPIRITUAIS


Imagem relacionada

Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

OS DONS ESPIRITUAIS - VIVENDO A VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS


Texto: Romanos 12:1 - 8.

Introdução.
• Quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador muitas coisas acontecem e nos acontecem. Entre estas queremos destacar duas:

 O Espírito Santo nos une aos Senhor Jesus e passamos a fazer parte daquilo que a Bíblia chama de “Corpo de Cristo”.

 O Espírito Santo nos une uns aos outros de tal maneira que existe uma interdependência entre todos nós. Nosso bem estar e progresso na vida cristã depende dos outros cristãos assim como o bem estar e progresso dos outros depende de nós.

 Estas verdades estão bem claras em Romanos 12:5 que diz: “assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros”.

• Porque estamos em Cristo e somos membros uns dos outros também possuímos necessidades especiais.

• Visando satisfazer estas necessidades Deus nos tem concedido dons ou talentos especiais através do Espírito Santo. Por este motivo estes dons ou talentos são chamados de dons espirituais.

• Assim temos que: baseado em 1 Pedro 4:10 – 11.

 Cada cristão possui pelo menos um dom espiritual repartido pelo Espírito Santo mediante o derramar da graça de Deus sobre o seu povo.

 Cada um de nós é responsável pelo bom uso do dom que recebeu.

 Os dons mais comuns são os de “falar” e os de “servir”.Todo cristão possui pelo menos um ou o outro.

• O propósito porque Deus derrama Sua χάρις – Cháris – graça sobre a Sua Igreja é para que a mesma possa manifestar os χαρίσματα – charísmata – dons.

OS DONS ESPIRITUAIS

I. Definição de “Dom Espiritual”.

• O Dom Espiritual é:

 Uma capacidade única.

 Fornecida pelo Espírito Santo de Deus mediante o derramar da Graça de Deus.

 Concedida a cada crente individualmente.

 Para ser usada para o bem e em conexão com a edificação da Igreja que é o Corpo de Cristo.

 De tal maneira que a Igreja possa crescer organicamente, quantitativamente e qualitativamente.

II. Os Três Tipos de Crescimento da Igreja.

A. Crescimento Orgânico.

• Este crescimento tem a ver com o processo de surgimento de uma liderança local. O surgimento desta liderança visa prover uma estrutura que pode ser formal ou informal. O propósito da liderança é servir o Corpo de Cristo visando manter, acima de tudo, a unidade e facultar o corpo a crescer quantitativamente e qualitativamente.

• Existem muitas passagens na Bíblia que ilustram isto que estamos dizendo, mas talvez nenhuma seja tão significativa quanto aquela envolvendo o pedido de Tiago e João que resultou em verdadeira indignação por parte dos outros discípulos e que possui um impagável desfecho nas palavras do próprio Senhor Jesus. Estamos falando o texto de Marcos 10:35 – 45.

35 Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir.

36 E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça?

37 Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda.

38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?

39 Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado;

40 quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado.

41 Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João.

42 Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade.

43 Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;

44 e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.
45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.


B. Crescimento Qualitativo.

• O crescimento qualitativo tem a ver com o processo de amadurecimento e de crescimento segundo q imagem do Senhor Jesus que precisa ser desenvolvido por cada cristão individualmente e pelo Corpo de Cristo coletivamente. O objetivo deste crescimento é descrito pelo apóstolo Paulo como sendo: Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo – Efésios 4:13.

• Quando crescemos na imitação do Senhor Jesus nós:

 Aprendemos a nos relacionar uns com outros exercitando nossos dons e baseados nos conceitos de comunhão e de obediência aos mandamentos de reciprocidade que encontramos no Novo Testamento.

 Nós nos unimos aos irmãos nos cultos de adoração a Deus.

 Nós nos unimos aos irmãos para estudar a Bíblia juntos.

 Demonstramos preocupação e cuidados pela vitalidade espiritual dos irmãos.

C. Crescimento Quantitativo.
• Este crescimento refere-se ao aumento numérico da igreja que acontece através da evangelização. O mandamento do Senhor dado aos discípulos ainda é válido hoje: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século – Mateus 28:19 – 20.

III. Listas de Dons.

• Antes de falarmos das listas de dons mencionados no Novo Testamento é importante que destaquemos os seguintes pontos:

 Os dons são do Espírito Santo e independente da vontade humana. A insistência pentecostal de que o crente precisa ser batizado com o Espírito Santo e manifestar o dom de línguas não se sustenta nem na obrigação de ser batizado – não existe nenhum mandamento na Bíblia para que os crentes recebam ou sejam batizados com o Espírito Santo – nem na obrigação de falar em línguas – porque o dom é concedido pelo Espírito Santo sem a obrigação de manifestá-lo para confirmar a teologia de quem quer que seja.

 Os dons são diferentes e fluem da graça de Deus derramada sobre seu povo: “tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada – Romanos 12:6a.”

 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso – 1 Coríntios 12:7.

 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente – 1 Coríntios 12:11.

 Paulo insiste que devemos procurar com zelo os melhores dons e aponta o dom do “amor” como sendo o “caminho mais excelente” – ver 1 Coríntios 12:31 – 13:1 – 3.

A. As Listas

• Existem no Novo Testamento várias listas de dons. Nenhuma dela pretende ser exaustiva.

• À medida que o tempo foi passando e a igreja foi se solidificando por todos os lugares as listas encurtaram. Dons de sinais e prodígios foram cedendo lugar aos dons de edificação e ensino até culminar com os dons de “falar” e “servir”. Ver as listas a seguir:

1 Coríntios 12 – Lista elaborada por Paulo por volta do ano 54 a.D. Paulo alista os seguintes dons: 9 no total.

 Palavra de Sabedoria.

 Palavra de Conhecimento.

 Fé.

 Dons de Curar.

 Operações de Milagres.

 Profecia.

 Discernimento de Espírito.

 Variedade de Línguas.

 Capacidade para Interpretar as Línguas.

Romanos 12 – Lista preparada por Paulo em 55 a.D. Paulo alista os seguintes dons: 7 no total.

 Profecia.

 Ministério.

 Ensino.

 Exortação.

 Contribuição.

 Presidir.

 Exercício de Misericórdia.

Efésios 4 – Lista preparada por Paulo por volta do ano 60 a.D. Paulo alista os seguintes dons: 4 no total.

 Apóstolos.

 Profetas.

 Evangelista.

 Pastores mestres.

1 Pedro – Lista preparada por Pedro por volta do ano 63 a.D. Pedro alista os seguintes dons: na realidade ele menciona “tipos” de manifestações e não dons em si.

 Dons de “falar”.

 Dons de “Servir”.

• Como falamos antes as listas não pretendem ser exaustivas. Mas temos que reconhecer que as mesmas foram sendo encurtadas à medida que o tempo passava. Nada impede, todavia, o Espírito Santo manifestar qualquer dom que ele ache necessário para o bem da Igreja. Estes dons podem estar nas listas acima e também podem não estar.

B. Os Dons Como Manifestação dos Mandamentos de Reciprocidade.

• Muitos dos dons alistados acima foram ordenados como mandamento de reciprocidade e isto quer dizer que o Espírito Santo capacitou todos os crentes no Corpo de Cristo a exercer estes mandamentos para o benefício mútuo. Entre estes nós podemos citar os seguintes:

 O dom de ensino - Colossenses 3:16: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”.

 O dom de exortação – Hebreus 3:13: “Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.

 O dom da fé que está atrelado ao serviço de oração - Tiago 5:16: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.

 O dom de profecia que está atrelado ao serviço da edificação - 1 Tessalonicenses 5:11: “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo”.

 O dom de misericórdia - Lucas 6:36: “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai”.

C. O Amor Como o Dom Supremo.

• Único dom que podemos pedir ao Espírito Santo até porque temos a obrigação de amar uns aos outros como o Senhor Jesus nos amou.

• Este é o dom que todos podemos praticar, sem nenhuma exceção, nem desculpa que possa ser aceitável.

• O amor tem muitas facetas e muitas destas facetas podem ser vistas na prática diária dos mandamentos de reciprocidade que falaremos nas próximas mensagens.

• Amar é decidir fazer pelo nosso irmão aquilo que é a vontade de Deus para nós e para o nosso irmão. Amar é, portanto, uma decisão e não tem nada a ver com sentimentalismo ou pieguice.

Conclusão:

1. Temos chamado esta série presente de mensagens de: “Vivendo a Vida Comum dos Santos de Deus”. Isto se deve ao fato de que tudo que estamos tratando nesta série diz respeito a todos os crentes, sem exceção.

2. Somos todos chamados e capacitados por Deus para servir uns aos outros.

3. Quando deixamos de compreender estas verdades então mergulhamos de cabeça no cipoal que estamos vendo. Entre as aberrações mais comuns podemos citar:

• Divisões de todas as espécies. Irmãos que se consideram melhores que outros irmãos. Irmãs que pensam que podem agradar mais a Deus do que outras irmãs. Estas atitudes, por sua vez, demonstram:

 Falta de humildade e amor fraternais que causam o surgimento de panelas.

 Atitudes de favoritismo que acabam por aleijar o funcionamento normal do σῶμά – sômá – corpo do Senhor.

• Um outro elemento da maior gravidade é o surgimento de castas sacerdotais, sejam eles sacerdotes ou anciãos ou pastores ou reverendos ou bispos, pouco importa. Estas castas além de criar uma separação perversa entre “nós e eles”, alimentam intermináveis lutas pelo poder. Estas lutas pelo poder, que não podem ser vencidas em caráter definitivo por ninguém, escandalizam, aleijam e destroem as pessoas pelas quais Jesus derramou Seu precioso sangue.

• A cegueira e arrogância das lideranças no meio da ἐκκλησία - ekklissia do Senhor são o maior empecilho ao desenvolvimento sadio do σῶμά - sômá – corpo. Nossa cegueira se manifesta no próprio fato de transformarmos nossos irmãos, aos quais estamos irremediavelmente unidos pelo Espírito Santo, em nossos inimigos. Não existe nada pior nem mais destrutivo.

4. Que Deus nos conceda, acima de tudo, o dom do Amor e a respectiva vontade para exercitá-lo.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis


 PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. Olá irmão Alex! Esse estudo veio bem a calhar aos dias atuais, quando dentro da própria igreja temos visto a ganância e opulência de muitos, e tantas igrejas têm surgido com promessas de riquezas financeiras e individuais... muito tem se esquecido quais os verdadeiros dons que devemos buscar.
    Parabéns pelo estudo, sempre muito explicativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu irmão;

      Que Deus continue a abençoar a tua vida e dos seus.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex

      Excluir