sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra – Estudo 005



Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior
 
D. Exposição do Salmo 119:25 – 32

1. Introdução

A quarta divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ד - Daleth que significa “porta”. Esta letra é também usada para indicar o numeral 4.

2. A situação do Salmista antes de estar andando firme com Deus – versos 25 e 28.

a. Verso 25 – Morte Espiritual

  • O Salmista reconhece que estar sem Deus é o mesmo que estar “morto” ou apegado ao pó.

  • A Bíblia nos ensina que nós somos o pó e ao pó todos voltaremos um dia. Não há espaço para a arrogância humana diante de Deus — ver Gênesis 3:19.

A Bíblia é o único livro que nos ensina aquilo que nos somos ou a condição em que nos encontramos sem Deus. A seguir uma lista parcial:

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem. Cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Mesmo conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. Desprezam o pai e a mãe, praticam extorsões contra o estrangeiro e são injustos para com o órfão e a viúva. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Desviados, transviados, perdidos, fracos, súcia de malfeitores, ímpios, extraviados, inúteis e pecadores; incapazes de fazer o bem, mortos em delitos e pecados, transgressores, homens naturais incapazes de aceitar e de entender a revelação de Deus. Iníquos, vivendo em trevas, filhos do Maligno, filhos da desobediência. incrédulos. Escravos da prostituição, da impureza, da lascívia, da idolatria, das feitiçarias. Ativamente envolvidos em inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas. Cheios de amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmias, desejo maligno e a avareza, que é idolatria. Cheios também de obras infrutíferas e bem assim de toda malícia, de ira, de indignação, de maldade, de maledicência, de linguagem obscena do falar. Egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, maus, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Infiéis, mentirosos, néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-se uns aos outros. Incrédulos, abomináveis, impuros, e feiticeiros; transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e se opõe à tudo que diz respeito à sã doutrina. Impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores; pessoas que não herdarão o reino de Deus”. Bem, a lista é longa, mas não é exaustiva!

Referências Bíblicas: Salmos 26:5; Isaías 53:6; Ezequiel 22:7; 44:10; Mateus 7:11; 13:38; Marcos 7:21—23; Lucas 19:10; Romanos 1:29—32; 3:11—18; 5:6; 1 Coríntios 6:9—10; Gálatas 5:19—21;  Efésios 2:1—3; Colossenses 3:8; 1 Timóteo 1:9—10; 2 Timóteo 3:2—5; Tito 3:3.

Diante deste quadro podemos entender o clamor do Salmista quando diz: vivifica-me segundo a tua palavra!

b. Verso 28 – Tristeza pelos Pecados Cometidos


  • O Salmista sabia muito bem o que era ser pecador. Tanto mais se o autor deste Salmo 119 for o rei Davi.

  • A deplorável história de Davi, Bate-Seba e Urias, com a participação especial do           profeta Natã pode ser lida em 2 Samuel 11:1—12:14.

  • O rei Davi descreve aqueles dias da seguinte maneira: Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio — Salmos 32:3—4.

3. As decisões tomadas pelo Salmista que indicam sua confiança em Deus.

a. Decide abrir o jogo e confessar abertamente seus pecados a Deus – verso 26.

  • Salmo 32:5 — Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei, confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.

  • Ver também Salmo 51:1—5 e especialmente o verso 17 do mesmo Salmo.

b. Decide andar em fidelidade a Deus – verso 30—31.


  • Seguir os mandamentos de Deus como escritos na Palavra do SENHOR. Escolher andar no caminho de Deus – ver Mateus 7:13—14.

  • Se apegar aos testemunhos do Senhor exclusivamente deixando de lado todas as outras opções – ver Josué 24:14—18.

4. O Salmista sabia que precisava depender de Deus para poder cumprir as decisões tomadas. Por este motivo pede a Deus – versos 27 e 29.


a. Faze-me atinar ou entender o caminho.

  • O caminho de Deus é uma pessoa. Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim – João 14:6.

  • O Senhor Jesus resolve todas as dificuldades humanas apresentadas pelo Salmista — Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz – palavras proferidas por Zacarias pai de João Batista acerca do ministério de João como precursor do Senhor Jesus ver Lucas 1:76—79.
    
b. Afasta de mim o caminho da falsidade.


O Salmista pede que Deus o guarde dos caminhos da falsidade religiosa. Mesmo naqueles dias existiam “muitas vozes”, muitas divindades e falsas religiões. O Salmista deseja ser iluminado por Deus.


5. Cheio de confiança em Deus o Salmista então exclama! – verso 32.


O Salmista sabia que a vida com Deus é uma vida abundante independente das circunstâncias – ver o Salmo 23:


1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

Aproveite para ver nossos estudos no Salmo 23 através dos seguintes links:

001 – O SENHOR É O MEU PASTOR =

002 – NADA ME FALTARÁ =

003 – ELE ME FAZ REPOUSAR =

004 — AGUAS DE DESCANSO =

005 – REFRIGERA-ME A ALMA

6. Conclusão:

1. Temos que admitir que nossa condição sem Deus é realmente desesperadora e temos que aceitar o convite de Deus para nos aproximarmos do SENHOR nos termos estabelecidos pelo próprio Deus – ver Isaías 1:18 e 1 João 1:9.

2. Temos que optar pelo caminho de Deus. O caminho estreito. Temos tão pouco tempo para vivermos para Deus – em obediência a Deus – vamos fazer o melhor que pudermos!

3. Temos que depender do Senhor se quisermos viver para o Senhor – ver João 15:5. Veja como o apóstolo Paulo se relacionava com esta verdade – 2 Coríntios 3:4—5.

4. Deixemos o Senhor nos ensinar e nos conduzir pelo caminho da Paz. Que possamos dizer com a mesma confiança do Salmista: O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário