terça-feira, 26 de março de 2013

APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU —UMA MULHER — PARTE 2 - ESTUDO 004



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

VI. Uma Interpretação Histórica, Filológica e Teológica de Apocalipse 12.


1. Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça — Apocalipse 12:1.

A saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça — Apocalipse 12:1b.

Mulher Vestida com o Sol

Da mesma maneira como Deus se veste — metaforicamente — com a luz como suas vestes — ver Salmos 104:1—2 — assim também a mulher está vestida com o sol. O mundo pode desprezar o povo de Deus — aqui representado por essa mulher — mas para Deus Seu povo é como uma noiva fulgurante — ver Jeremias 2:2—3. É óbvio que essa mulher marca um profundo contraste com a meretriz montada na besta escarlate conforme Apocalipse 17:1—3. A lua debaixo dos seus pés indica o domínio que a mulher possui e a coroa com estrelas simboliza sua realeza. As doze estrelas são uma referência às estrelas daquilo que chamamos de zodíaco[1] para confundir o leitor não cristão, mas para nós podem representar tanto as 12 tribos do povo de Israel ou os doze apóstolos como representantes de todo Povo de Deus no Antigo e no Novo Testamento.

 
O Zodíaco

Os judeus enfeitavam suas sinagogas com mosaicos representando as doze constelações do zodíaco, mas a igreja cristã nunca deu importância para essas coisas. Sol, Lua e estrelas são apenas elementos criados por Deus – ver Gênesis 1:16.

Na Antiguidade era comum representar povos e cidades usando a figura de uma mulher. Existe uma velha moeda judaica do período da conquista da Palestina pelos romanos que mostra, num de seus lados, a figura de uma mulher sentada e chorando e ao fundo podem ser vistos os troféus da guerra conquistados pelos romanos. Sob a figura da mulher é possível ler a expressão “JUDEIA”.

No livro pseudoepigráfico intitulado “Testamento de Moisés” em 10:9—10 nós podemos ler as seguintes palavras com relação à terra dos judeus:

E Deus te elevará às alturas.
Sim, Ele irá te fixar com toda firmeza no céu onde estão as estrelas.
No local de habitação da estrelas.
E você poderá contemplar tudo lá do alto.
Sim, você irá ver teus inimigos vagando pela Terra.

Devido às duas referências que encontramos em Apocalipse 21:2; 9—11, a própria cidade chamada Nova Jerusalém recebe no sentido que estamos falando, essa atribuição de “noiva” do cordeiro. Mas é óbvio que Jesus não irá se casar com uma cidade e sim com a Igreja, Sua noiva composta pela união de todos os crentes — ver Efésios 5:25—27.Paulo em Gálatas 4:26 chama a Jerusalém celestial de nossa mãe e todos esses versos, especialmente os do Apocalipse, servem para enfatizar a grande diferença que existe entre a noiva do Senhor — pura e gloriosa — com a grande e terrível meretriz descrita em Apocalipse 17:1—3.

A mulher de Apocalipse 12:1 representa, então, a comunidade dos salvos tanto do Antigo quanto do Novo Testamento já que existe uma continuidade no plano de redenção e o povo de Deus é apenas um. Tal comunidade envolve tanto judeus quanto gentios conforme a revelação dada a Paulo e descrita em Efésios 3:6 onde lemos que os gentios e os judeus são:

  • συγκληρονόμα sugkleronóma — co-herdeiros.

  • σύσσωμαsússoma — pertencentes a um mesmo corpo.

  • συμμέτοχαsummétocha — co-participantes.

Agora são todos cristãos, pois em Cristo não existe mais diferenças étnicas conforme podemos ler nos versos abaixo e todos estão destinados a passar pela perseguição que em breve terá início – ver Apocalipse 12:17:

  • Gálatas 3:28 — Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus
  • Colossenses 3:11 — No qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos
Uma última coisa que devemos notar e que: como acontece também com o filho que a mulher dá à luz, nenhum dos dois é nominado, ao contrário do dragão, conforme podemos ler no verso 9.

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1]  Zodíaco. Devemos sempre nos lembrar que são apenas grupos de estrelas criadas por Deus que não exercem nenhum tipo de influência sobre as vidas humanas. As mesmas representam uma área na esfera celeste que se estende cerca de 8º em cada lado da eclíptica sobre a qual se movem o Sol, a Lua e os planetas em órbita. Essa mesma área está dividida em 12 partes de 30° de longitude, cada uma batizada com o nome de uma constelação próxima e que muitos acreditam influenciar o curso das vidas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário