terça-feira, 19 de março de 2013

ESTUDO DA VIDA DE JESUS – PARTE 1 – ESTUDO 013



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Lição 013 – A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — 10.

d. O Louvor de Zacarias – Lucas 1:67—79 - continuação.

ii.  E nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo - Verso 69 - continuação.


A expressão “casa de Davi” é semelhante a expressão “família de Davi”. Esse último tipo de uso pode ser encontrado neste mesmo capítulo em Lucas 1:32—33. No caso dos versos 32—33, nós temos uma afirmação feita pelo anjo a Maria, que ela mesma pertencia à família de Davi. E neste verso 69, Zacarias confirma esta condição já que ele, como sacerdote, tinha familiaridade com as linhas genealógicas guardadas no templo em Jerusalém, que servia como cartório naqueles dias. Com essas duas afirmações, do Anjo e de Zacarias, nós temos a confirmação das declarações proféticas do passado que apontavam para o Messias como vindo da família de Davi e com o direito de se assentar, por este motivo, no próprio trono de Davi.

O Salmo 89 tem um papel fundamental na interpretação desta verdade, de que o Messias viria da descendência ou da casa de Davi. Versos especialmente emblemáticos são: 

·   Salmos 89:19 -21 - Outrora, falaste em visão aos teus santos e disseste: A um herói concedi o poder de socorrer; do meio do povo, exaltei um escolhido.  Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá. 

·   Salmos 89:24 - A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o seu poder. 

·      Salmos 89:29 - Conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme com ele, a minha aliança. 

É óbvio que os trastes em que se tornaram muitos descendentes de Davi acabaram por perder as prerrogativas que tinham sobre o trono. Mas o Deus que tudo vê e tudo controla é um Deus fiel e agora, nos dias de Zacarias, estava cumprindo suas promessas com relação à casa de Davi!

A Sabedoria de Deus é Multiforme

Note que a salvação que vem através de Jesus é suscitada pelo próprio Deus Eterno. Por este motivo ela é uma salvação ÚNICA, EXCLUSIVA e PLENA. A nossa salvação em Cristo é tão impressionante, no sentido de que Deus concede Seu único filho para morrer por um bando de pecadores completamente perdidos como nós somos, que o apóstolo Paulo nos diz que: “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele – Efésios 3:8 – 12”.

Além do mais, como diz Zacarias é uma salvação PODEROSA. E neste sentido, a salvação oferecida por Deus, gratuitamente diga-se de passagem, é representativa do fato de que Jesus veio para destruir tanto as obras como o próprio diabo:

·   1 João 3:8 — Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 

·       Hebreus 2:14 — Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.



Jesus alcançou por meio da Sua ressurreição, a posição mais elevada que alguém pode alcançar que é sentar-se à direita do próprio Deus nas alturas “acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio – ver Efésios 1:21”. Além do mais Jesus recebeu “o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai – ver Filipenses 2:9—11. Ver ainda Apocalipse 19:11— 21, onde encontramos uma descrição do Senhor Jesus como aquele que é o vitorioso absoluto em linguagem típica daquele livro.

Apocalipse 19:11—21

11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.

12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.

13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;

14 e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro.

15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.

16 Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

17 Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus,

18 para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes.

19 E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.

20 Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre.

21 Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes. 

iii. Como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas - Verso 70.

Os profetas, desde a mais remota antiguidade profetizaram acerca da vinda do Messias. Algumas destas profecias são realmente extraordinárias. Vejamos algumas delas:

·     Gênesis 49:10  — Profecia proferida por Jacó concernente ao seu filho Judá que diz: “O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos. Ver também Miquéias 5:2! 

·  Deuteronômio 18:15 — Onde Moisés fala acerca de um outro profeta semelhante a ele mesmo e que diz: “O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás. 

·   Isaías 9:6 – 7 — Que fala acerca daquele que viria e que seria chamado de “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. 

·  Isaías 11:2 — Profetiza acerca do relacionamento especial que deveria existir entre o Espírito do Senhor e o descendente de Davi: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR”. 

·       Jeremias 23:5 — Onde Jeremias profetiza acerca de um Renovo que seria levantado na casa de Davi: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra”. 

·       Zacarias 9:9 — Descreve a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”. 

·       Malaquias 3:1 — Fala acerca da presença do “Anjo da Aliança” no próprio Templo em Jerusalém: “Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.

Os autores do Novo Testamento reconheceram, em muitos lugares, que Jesus cumpriu inúmeras profecias do Antigo Testamento[1]. Entre estas referências podemos citar:


·       Atos 3:18 — Mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer. 

·       Atos 10:43 — Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados. 

·    Atos 13:29 — Depois de cumprirem tudo o que a respeito dele estava escrito, tirando-o do madeiro, puseram-no em um túmulo. 

·       Atos 17:2—3 — 2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, 3 expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. 

·     1 Coríntios 15:3—4 — 3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 

·  1 Pedro 1:10—12 — 10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11  investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. 12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar. 

·       1 Pedro 2:5—6 — 5  Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 6  Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. 

O próprio Senhor Jesus deixou claro aos seus discípulos que ele havia vindo para, entre outras coisas, cumprir aquilo que havia sido profetizado a Seu respeito. Ver, por exemplo:

·    Lucas 4:20—21 — 20  Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados. 21  E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?

·       Lucas 24:27 — E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

Até mesmo no último Livro da Bíblia, Apocalipse, nós encontramos esse testemunho: Então, me falou o anjo... Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia — Apocalipse 19:9—10.



OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:

001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo

002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001

003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.

004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —

005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.

006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.

007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.

008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.

009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.

010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.

011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.

012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.

013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.

014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.

015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12

016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13

017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A

017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B

017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C

017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D

018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A

018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B

019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A

019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B

020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17
  
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] Estudiosos falam de cerca de 300 profecias do Antigo Testamento literalmente cumpridas na vida do Senhor Jesus. Ver, por exemplo: MacDowell, Josh. Evidence that Demands a Verdict – Revised Edition. Here’s Life Publisher, San Bernardino, 1979. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário