quinta-feira, 4 de abril de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ - ESTUDO 001 - A Excelência da Vida Pessoal Daqueles que Desejam Ensinar - PARTE 1



Ontem eu recebi um comentário de um leitor que dizia o seguinte:

Meus parabéns pelo blog. Tenho muito que aprender com o senhor pr. Alex. Qualquer um prega a palavra de Deus, mais nem todos esses tem Deus verdadeiramente em seus corações.

Essas palavras tão generosas, me fizeram lembrar dum material que eu escrevi há muitos anos para ajudar pastores e professores a serem os melhores professores. Esse material foi ensinado em dezenas de cursos de formação de professores durante meus 15 anos de magistério e creio que o mesmo poderá servir para todos os que desejam, verdadeiramente, ensinar com excelência em suas vidas. Como o material é extenso para um único artigo, irei publicar o mesmo em três partes. Segue a parte 1 

I. Uma Vida que Realmente Vale à Pena.

Como está sua vida? Quando as pessoas olham para você elas percebem atitudes que gostariam de ter em suas próprias vidas? Você sabia que como professores mais do que ensinarmos qualquer conteúdo a nossos alunos, nos transmitimos a eles parte do nosso caráter, daquilo que nós somos lá no fundo? Por isso, volto a perguntar: como está sua vida? Ela é uma vida que vale à pena ser vivida? É uma vida que vale à pena ser reproduzida às dezenas, centenas e aos milhares no decorrer dos anos? Ou é um a vida pífia que nem você mesmo aguenta mais? Se seu caso é o segundo, por favor, reconsidere sua posição como professor. Só vale à pena nos dedicarmos ao ensino se, acima de tudo, nossas vidas como professores valerem à pena serem replicadas na vida de todos os nossos alunos.

Quando falamos de professores da Bíblia, então nossa responsabilidade torna-se espantosa, porque se espera de nós que imitemos a própria vida do Senhor Jesus Cristo e que ensinemos nossos alunos a ser, a cada dia, um pouco mais parecidos com o próprio Senhor Jesus. O apóstolo Paulo disse o seguinte em

2 Coríntios 3:18:

Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito - NTLH.

Essa é, exatamente, a intenção do Senhor Jesus como todos os seus discípulos: que sejamos perfeitas réplicas dEle mesmo, pelo poder do Espírito Santo em nossas vidas. Nosso desejo nesse artigo e suprir certos elementos que poderão ajudá-lo bastante a experimentar a excelência espiritual na sua vida pessoal, de tal maneira que sua vida valha realmente à pena ser reproduzida na vida de todos os seus alunos.


II. O Risco de Não Sermos Aprovados

O maior risco que corremos na carreira como professores é fracassar, não apenas diante dos olhos dos nossos alunos, mas, especialmente diante dos olhos de Deus. Por esse motivo, somos advertidos com as seguintes com as seguintes palavras:

·       Mateus 25:21 — Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

·     1 Coríntios 9:27 — Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

·       2 Coríntios 5:10 — Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

·       2 Coríntios 13:5 — Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.


III. A Necessidade da Salvação Pessoal.

Nós não podemos nos descuidar dessa verdade crucial: não podemos oferecer nem duplicar aquilo que não temos. Se você é professor, mas ainda não mantém um relacionamento pessoal com Deus, o Pai e com Jesus, o Filho, através da presença do Espírito Santo em sua vida, então não é possível compartilhar o caráter cristão com seus alunos. A maioria das pessoas acha que a fé cristã é uma religião constituída de práticas e rotinas. Elas pensam que basta participar e praticar as mesmas que podem ser consideradas cristãs. Mas elas estão redondamente enganadas. A fé cristã não é uma religião é um relacionamento de conhecimento íntimo do Pai e do Filho conforme Jesus mesmo ensina em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Note que Jesus não está falando de uma vida eterna futura e sim de algo no tempo presente: aqui e agora. O Espírito Santo habita em nosso corpo como um templo espiritual e junto com sua presença compartilhamos o privilégio de ter tanto o Pai quanto o Filho habitando em nós:

·       1 Coríntios 6:19—20 — Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

·    João 14:23 — Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

Portanto, você como professor precisa ter certeza que mantém essa comunhão com o Pai e com o Filho e é, realmente, habitado pela presença poderosa, gloriosa e santificadora do Espírito Santo. Você precisa ter certeza que seu nome está escrito no livro da vida — ver Apocalipse 20:15.

Que Deus abençoe a todos  e até a segunda parte que será publicada em seguida.


OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001

002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002

003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003

004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS

005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS

007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS

008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA

009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO

010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS

011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO

012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ

013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA

014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002

015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/09/educacao-crista-estudo-015-o-que-o-novo.html
016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/educacao-crista-estudo-016-o-que-o-novo.html
017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-017-o-que-o-novo.html
018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-018-o-que-o-novo.html
019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/educacao-crista-estudo-019-o-que-o-novo.html
020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-020-o-que-o-novo.html
021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-021-o-que-o-novo.html
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário: