segunda-feira, 16 de março de 2015

JOÃO 17 - ESTUDO 005 - O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE PARTE 002



Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  


CONTINUA...

II. O Relacionamento dos Crentes com o Senhor Jesus.

A. O crente foi dado ao Senhor Jesus pelo Pai

João 17:6

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra —

João 17:9—12

9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;

10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.

11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.

12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Observação: Nós já vimos a grande verdade de que os crentes são escolhidos pelo Pai. Aqui nós temos a afirmação que os crentes são entregues pelo Pai ao Senhor Jesus como um presente. Assim o círculo se fecha: os crentes foram escolhidos desde o princípio para a salvação —

2 Tessalonicenses 2:13

Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

foram dados por Deus Pai ao Filho Jesus como recompensa pelos Seus sofrimentos —

Isaías 53:11

Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.

e são, individualmente e pessoalmente atraídos a Jesus, o salvador —

João 6:44

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Esses versículos enfatizam uma verdade primordial: nós pertencemos a Deus! O que fica claro é que não passamos a pertencer a Deus quando cremos n’Ele. Já pertencíamos a Deus desde a eternidade, antes da fundação do mundo e mais, que Jesus viu a cada um de nós quando estava na cruz lá no Calvário, e que ele ficou satisfeito com o que viu.

B. O crente conhece o Senhor Jesus.

João 17:3

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Observação: Ao morrer em nosso lugar e tornar a salvação possível, o Senhor Jesus abriu a cada um de nós a possibilidade de andarmos em comunhão com ele. Com isso estamos querendo dizer que podemos experimentar a mais íntima, pessoal e profunda relação com Ele. Essa honra que recebemos graciosamente e a potencialidade que está associada à mesma deve causar profunda impressão em nós. O apóstolo Paulo exemplifica bem o que deve ser o desejo de todos nós em —

Filipenses 3:10

Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte.

C. O crente é objeto da oração do Senhor Jesus.

João 17:9

É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

Observação: Sem dúvida podemos dizer que todo esse capítulo 17 de João é um testemunho dessa grande verdade: de que o Senhor Jesus intercede em oração pelo crente. Não apenas neste momento, mas de maneira permanente e constante como nosso Sumo Sacerdote diante de Deus conforme lemos em —

Hebreus 7:25

Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Acerca do que Jesus ora a nosso favor nos é sugerido nos versículos desse capítulo. Cada crente pode fechar seus olhos e contemplar essa grande verdade: O Senhor Jesus está agora mesmo orando por mim! De fato, é grande o conforto que podemos tirar dessas palavras. 

D. O crente traz glória ao nome de Jesus.

João 17:10

Ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.

Comentário: Cada crente constitui uma parte do fruto do trabalho do Salvador. Cada um de nós é parte da colheita da semente profetizada em João 12:24. A graça de Deus é manifestada em nosso arrependimento, confissão, fé, amor e em cada aspecto da nossa santificação e serviço. Todas estas coisas refletem a pessoa e a obra do Senhor Jesus e produzem a gloria do Seu nome. Trazer glória ao nome de Jesus deve servir como um incentivo para nós no dia a dia. Todas as vezes que decidimos viver de acordo com a verdade, o amor e a santidade — como definidos na bíblia — o Senhor Jesus recebe o louvor, a honra e a glória. Nós precisamos nos conscientizar do valor que nossas vidas diárias tem como testemunhas do Salvador.

1 Coríntios 10:31

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

E. O crente é habitado pelo Senhor Jesus.

João 17:23

Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim..

Comentário: Ser habitado pelo próprio Senhor é um dos maiores benefícios da salvação. Pare e pense por um momento no grande fato de que você é o templo do Deus vivo! Quando nos damos conta desta realidade podemos entender o grande potencial que está dentro de nós no que diz respeito ao amor, à verdade, à santidade, à sabedoria e à força. À medida que aprendemos a obedecer a Sua Palavra e a viver para a glória de Deus pela fé, nós iremos experimentar, em medidas cada vez maiores, a ação de Deus em todos os nossos atos. Seu amor se manifestará através da nossa compaixão, Sua sabedoria será evidente em nossas escolhas, e Sua santidade estará presente em nossa decisão de resistir às tentações. Jesus habita em nós para trabalhar conosco à medida que cooperamos com Ele através da prática diária dos ensinamentos bíblicos.

CONTINUA...

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001 —


Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário