quinta-feira, 19 de março de 2015

O QUE DEUS FEZ POR NÓS – SALVAÇÃO



Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

Efésios 2:6

E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

A nossa vida vista através da expressão “em Cristo” é bastante diferente da vida miserável vivida em pecado pela vasta maioria da humanidade. No início do capítulo 2 de Efésios o apóstolo Paulo faz uma breve descrição da condição da humanidade sem Deus. Sem rodeios e usando substantivos e adjetivos contundentes, em poucas palavras, ele afirma que as pessoas sem Deus estão “mortas”, que são escravas “do curso deste mundo”, do “diabo” e de suas próprias paixões, e que são, por natureza, “filhos da ira” – ver Efésios 2:1—3 e João 3:16 e 36.

Mas em Cristo, aqueles que antes estavam mortos foram vivificados — ver Efésios 2:1 e 5. Isto quer dizer que em Cristo ou através de Cristo fomos, em primeiro lugar, salvos da condição terrível descrita acima e tivemos implantada em nós uma nova vida espiritual —

Tiago 1:21

Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

1 Pedro 1:23

Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

1 Pedro 2:1—3

1 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,

2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,

3 se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.

Essa vivificação ou novo nascimento espiritual só é possível mediante o derramar da graça de Deus em nossos corações. A morte espiritual torna os sentidos cegos, veda todos os poderes e faculdades que possuímos e nos mantém em um estado de pecado concernente a tudo o que é bom. A graça de Deus, por sua vez, regenera nossos sentidos e nos abre o entendimento alargando nossas almas. Paulo se refere a todos estes fatos como uma verdadeira ressurreição!

E, juntamente com ele, nos ressuscitou — Nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecados fomos, em Cristo, ressuscitados dentre os mortos pela própria virtude da ressurreição do Senhor Jesus. Nossa união com Cristo é tão íntima que tudo o que se refere ao Senhor Jesus é também referido a nós —

Romanos 6:5

Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição.

Colossenses 2:12

Tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Mesmo que muitas dessas coisas ainda estejam no futuro, cronologicamente falando, elas são referidas no passado indicando a firmeza daquilo que nos está reservado. Nossa segurança é inabalável. Fomos ressuscitados com Jesus, para todos os efeitos, no mesmo dia em que o Senhor Jesus ressuscitou dentro os mortos. Mas não para por aí. Além de nos ressuscitar juntamente com Cristo, Deus...

Nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus — Enquanto as pessoas sem Deus se revolvem no lamaçal do pecado, todos aqueles que têm sido ressuscitados e santificados pela obra meritória do Cristo de Deus, o Senhor Jesus, estão assentados nos lugares celestiais juntamente com Ele. Estamos acima deste mundo o qual já não representa absolutamente nada daquilo que costumava representar. O Senhor Jesus, ao nos conceder esta nova vida nos libertou completamente do apego e da fascinação deste mundo. Hoje somos, por assim dizer, seus assessores, pois fomos elevados desse mundo para outro acerca do qual devemos manter uma constante expectativa. Enquanto isso, devemos reconhecer que possuímos o melhor dos Senhores e que estamos envolvidos no melhor dos serviços que é a expansão do Reino de Deus. Dias virão em que nossa posição gloriosa será completamente revelada —

Romanos 8:17

Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

1 Coríntios 6:2—3

2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?

3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

Independente do significado que possamos dar à afirmativa de que iremos julgar tanto este mundo quanto aos anjos, o fato que permanece é que iremos executar funções muito elevadas quando da nossa glorificação com o Senhor. Aqui basta dizer que o Senhor Jesus assumiu sua posição nos “lugares celestiais” o que é para nós a única garantia que precisamos para ter certeza que nosso lugar ao lado d’Ele está plenamente garantido.

Essas verdades adicionais que acabamos de ver por estarmos “em Cristo” devem nos encher de alegria e paz. O que essas verdades querem nos dizer é que estamos unidos com Cristo de uma maneira tal que se morremos com Ele, com Ele também viveremos. Se compartilhamos Seus sofrimentos, também iremos compartilhar Suas alegrias. Estamos mortos para o mundo porque nos identificamos com Sua morte. Estamos vivos para Deus porque nos identificamos com Sua ressurreição. Enquanto vivemos nesta terra, mesmo em meio a muitas e grandes dificuldades somos exaltados a uma posição de honra, paz e esperança como resultado direto da ressurreição de Cristo —

Atos 14:21—22

21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia,

22 fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

Romanos 5:1—5

1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Uma vez nos céus, literalmente na presença do nosso Senhor e Salvador iremos compartilhar com Ele das Suas glórias e dos Seus triunfos.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃODE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 —  A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário