terça-feira, 31 de março de 2015

SERMÃO DA RESSURREIÇÃO 2015 - A SINGULARIDADE DA RESSURREIÇÃO DE JESUS



Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente Ressuscitou!

 A SINGULARIDADE DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

VÁRIOS TEXTOS

Introdução:

A. A ressurreição de Jesus pode ser vista sob diferentes aspectos. 

B. Todos os anos nesse domingo, milhões de pastores ao redor do mundo assumem seus púlpitos e apresentam algum desses muitos diferentes aspectos. 

C. Hoje queremos continuar explorando essa questão que envolve esse memorável evento. 

DDe todos os aspectos que poderíamos escolher para abordar a ressurreição de Jesus e desenvolver nossa mensagem hoje, eu escolhi um aspecto pouco mencionado que é:

A SINGULARIDADE DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Em nossa mensagem de hoje nós queremos buscar entender a singularidade da ressurreição de Jesus com base em três aspectos fundamentais

I. A Ressurreição de Jesus é Singular Por Causa do Fato de Que Jesus é Deus

É impossível separarmos a ressurreição da pessoa que foi ressuscitada!

Naquela manhã de domingo não foi um ser humano qualquer que foi ressuscitado, Jesus era o próprio Filho Unigênito de Deus.

Durante seu ministério Jesus várias vezes reivindicou ser o Filho de Deus. Os judeus consideravam isso uma blasfêmia e por isso, pegaram em pedras para matá-lo — ver João 8:31—59. 

Além disso, foi exatamente essa afirmação diante do sumo sacerdote que levou o Sinédrio reunido, alta madrugada, a condenar Jesus à morte: 

Marcos 14:61—64

Tornou a interrogá-lo o sumo sacerdote e lhe disse: És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu. Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: Que mais necessidade temos de testemunhas? Ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o julgaram réu de morte. 

Todavia, pessoas mais sensíveis, como o centurião responsável pela própria crucificação de Jesus admitiram o fato de que Jesus era o Filho de Deus: 

Marcos 15:39

O centurião que estava em frente dele, vendo que assim expirara, disse: Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus.  

A ressurreição de Jesus é na opinião do Apóstolo Paulo a maior evidência de que Jesus era mesmo o Filho de Deus: 

Romanos 1:3—4

Com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor. 

O Apóstolo Pedro também reconheceu essa singularidade ao afirmar o seguinte: 

Atos 2:31—32

Prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.

II. A Ressurreição de Jesus é Singular Por Causa da Morte que a Antecedeu.

A morte de Cristo foi também um evento singular, onde um homem sem pecado morreu a favor de toda uma humanidade pecadora: 2 Coríntios 5:21 — Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 

Existe muitas pessoas que não entendem a morte de Jesus e defendem ideias malucas como: 1) Jesus causou sua própria morte desafiando as autoridades judaicas; 2 Jesus era um maluco que pensava ser Deus e por isso, recebeu o que merecia: a morte. E outras bobagens e blasfêmias. 

Todavia, a maioria das pessoas não costuma ir tão longe, mas preferem entender a morte de Jesus como uma verdadeira tragédia, ou uma fatalidade. 

Mas a verdade é que a morte de Jesus foi algo planejado desde a eternidade. 

Jesus é chamado de “o Cordeiro de Deus” em 

João 1:29

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 

E João nos diz em o seguinte em -

Apocalipse 13:8

E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 

A morte de Jesus durante a celebração da Páscoa pelos judeus, aboliu definitivamente tanto o festival quanto seu significado, pois Paulo nos diz: 

1 Coríntios 5:7

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós

III. A Ressurreição de Cristo é Singular Porque é Algo Sem Precedente.

Jesus não foi apenas ressuscitado dentre os mortos. Outros passaram por essa experiência, como foi o caso de Lázaro, de Dorcas e muitos outros, mas todos esses voltaram a morrer depois. 

Jesus não! Jesus experimentou a ressurreição com o corpo glorificado. Isso significa duas coisas muito importantes para nós que temos a promessa de que um dia seremos como Ele é:

A primeira coisa está descrita por Paulo em 

Romanos 6:9

Sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

Jesus é considerado como o primeiro fruto desse tipo de ressurreição — a primícia — da qual muitos outros frutos virão conforme -

1 Coríntios 15:23

Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.  

III. Conclusão.

1. A ressurreição de Jesus precisa ser bem entendida por todos nós porque é baseado na sua ressurreição que nós também seremos todos ressuscitados. Foi a próprio Jesus quem disse: 

João 14:19

Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.

2. Essa gloriosa esperança deve encher todos nossos corações de alegria indescritível e de uma paz que excede todo o entendimento. Isso é muito confortador para nós, mas extremamente perturbador para aqueles que não conhecem ou não entendem essa verdade.

3. Nunca devemos aceitar que a morte e a ressurreição de Jesus sejam diminuídas por pessoas incrédulas e que não consideraram, de forma devida, todos os fatos.

5. Jesus é nossa Páscoa. Por esse motivo não celebramos a Páscoa judaica e sim a gloriosa RESSURREIÇÃO DE JESUS. De fato os crentes deveriam, inclusive abandonar o uso da expressão “PÁSCOA” para se referir ao DOMINGO DA RESSURREIÇÃO.

6.  A promessa que temos de Deus é também gloriosa. Vida eterna. Vida que não pode mais ser tocada pela morte. Vida de permanente refrigério na presença de Deus por toda a eternidade.

7. Jesus, o primeiro fruto, já desfruta de tudo o que nós também iremos desfrutar. Tenhamos fé e paciência enquanto passamos, como peregrinos, por esse mundo.

8. Nossa esperança não está nesse mundo e sim em Deus e no Seu Cristo Ressuscitado dentre os mortos!



Que Deus abençoe a todos.

Amém.

Alexandros Meimaridis


PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário