Este estudo é parte de uma Análise do Livro do
Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança
que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada
estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo.
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz ha ve-et
Hashamaim Elohim Bará Bereshit
Terra a e céus os Deus criou
princípio No Gênesis
1:1
IX. A História de Noé —
Continuação.
4. O Significado do
Dilúvio para os Homens de Todas as Eras.
Em
primeiro lugar, o dilúvio, muito mais do que nos falar do juízo de Deus, nos
fala da graça de Deus, pois o dilúvio não veio tanto para matar os ímpios como
veio para salvar o justo Noé —
1 Pedro 3:18—20
18 Pois também Cristo
morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos
a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,
19 no qual também foi e
pregou aos espíritos em prisão,
20 os quais, noutro
tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de
Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram
salvos, através da água.
Não
podemos nunca nos esquecer que no meio daquela geração perversa e cheia de
violência —
Gênesis 6:8
Noé achou graça diante
do SENHOR.
De
acordo com os versículos de 1 Pedro acima, não foi apenas Noé quem experimentou
a graça de Deus. Todos aqueles que pereceram, também tiveram a oportunidade de
experimentar a graça de Deus, pois Noé levou cerca de 120 anos para construir e
aparelhar a arca. Durante aqueles anos, Noé não somente trabalhou na
construção, mas também se dedicou a pregar acerca da justiça divina que estava
a caminho —
2 Pedro 2: 4—5
4 Ora, se Deus não
poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a
abismos de trevas, reservando-os para juízo;
5 e não poupou o mundo
antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando
fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios.
A
diferença entre Noé e aqueles que pereceram no dilúvio é que Noé respondeu, de
maneira apropriada, à graça de Deus, enquanto que aquelas pessoas optaram por
ignorar, essa mesma graça. Para aquelas pessoas que pereceram no dilúvio, a
graça de Deus não passava, realmente, de uma manifestação da indiferença de
Deus para com os seres humanos e para com o pecado. Hoje mesmo, os seres
humanos vêm muitas perversidade sendo cometidas e se perguntam: “onde está Deus?” Essa
pergunta, mesmo retórica, é respondida pelo silêncio generalizado que diz, em
alto e bom som que: “Deus não está nem aí com estas coisas, temos total
liberdade de fazermos o que quer que seja”.
Por
outro lado, Noé reconheceu a graça de Deus por aquilo que ela representava de
verdade: uma
oportunidade para entrar em comunhão com Deus e viver uma vida que fosse
agradável a Deus!
A
graça de Deus está certamente manifestada na promessa divina, que encontramos
em —
Gênesis 8:22
Enquanto durar a terra,
não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e
noite.
A
graça de Deus, como manifestada acima, nos ajuda a compreender a ironia dos
dias que estamos vivendo. Da mesma maneira, como nos dias que antecederam ao
dilúvio, os incrédulos olham para o estado atual da condição humana e
perguntam: Como é possível, se Deus existe mesmo, que Ele acompanhe toda esta iniquidade
e nada faça para por as coisas em ordem? A resposta,
normalmente dada a essa pergunta, é: Deus não faz nada porque Ele não existe,
porque está morto, porque sofre de profunda apatia ou porque é completamente
incapaz de fazer qualquer coisa. Tudo isto é feito demonstrando um profundo
desprezo pela advertência que nos foi deixada em
2 Pedro 3:8—9
Há, todavia, uma coisa,
amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e
mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a
julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo
que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
Noé,
ao contrário dos seus contemporâneos, reconhece que a vida é apenas um reflexo
do absoluto controle que o Deus gracioso exerce sobre toda a criação e sobre
toda vida. O apóstolo Paulo expressou muito bem essa compreensão ao dizer:
Colossenses 1:15—17
Este – Jesus - é a
imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram
criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis,
sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi
criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo
subsiste.
Quando
lemos a promessa de Deus feita a Noé, quando esse saiu da arca, depois do
dilúvio, nossa atitude não pode ser diferente de nos curvarmos, em reverente
adoração e louvor a Deus, pela Sua fidelidade e cuidado providencial. Os
incrédulos, por sua vez, torcem a promessa da providência de Deus, em uma
nojenta desculpa para cometer pecados cada vez mais inomináveis. Mas tudo isto
já foi predito pela Palavra de Deus:
2 Pedro 3:3—6
Tendo em conta, antes
de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios,
andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua
vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como
desde o princípio da criação. Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo
tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela
palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em
água.
Os
ímpios, vez após vez, são incapazes de reconhecer que Deus, em sua bondade,
concede-lhes um tempo para se arrependerem e se reconciliarem com Deus. Mas, da
mesma maneira que o período da graça se expirou nos dias de Noé, depois de 120
anos, da mesma maneira, irá expirar para a nossa geração e para tantas quantas
o Senhor, em Sua graça, permitir que a raça humana siga existindo no Planeta
Terra. A advertência bíblica, todavia, não pode ser ignorada:
2 Pedro 3:10
Virá, entretanto, como
ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e
os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem
serão atingidas.
O
próprio Senhor Jesus nos adverte que os últimos dias antes da Sua volta serão
muito parecidos com os dias de Noé —
Mateus 24:37—39
37 Pois assim como foi
nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.
38 Porquanto, assim
como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em
casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 e não o perceberam,
senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do
Filho do Homem.
Note
como, nos versículos que acabamos de ler, a vida não é descrita em termos de
deboche ou decadência. Ela é descrita como algo normal, como rotina até. Nos
últimos dias, os seres humanos estarão fazendo aquilo que sempre fizeram:
vivendo suas vidas, sem se importarem com Deus.
Note
que todos, tanto os que se salvaram como os que pereceram, tiveram que passar
pelas águas do dilúvio. Mas somente sobreviveram aqueles que estavam dentro da
arca, a qual os protegeu da manifestação de desagrado de Deus com relação ao
pecado. Tanto os que entraram na arca, quanto os que se recusaram a fazê-lo,
até que Deus fechou a porta da arca —
Gênesis 7:16
Eram macho e fêmea os
que entraram de toda carne, como Deus lhe havia ordenado; e o SENHOR fechou a
porta após ele.
sabiam
que a arca existia. Tinham conhecimento, também, da grave advertência acerca
daquilo que Deus pretendia fazer — nunca é demais repetir que Noé pregou por
120 anos antes do dilúvio ser derramado. Somente Noé, sua esposa, filhos e
noras acreditaram na Palavra do Senhor. Todos os outros preferiram ignorá-la.
De
modo muito semelhante, todas as gerações humanas, apenas repetiram essa duas
atitudes: acreditar e não acreditar na Palavra de Deus. Se não tivessem sido
advertidos, até poderiam inventar alguma desculpa. Mas porque foram gravemente
avisados, por séculos e milênios até, são completamente indesculpáveis. O mesmo
é verdade para com essa nossa geração. Deus tem declarado que o pecado merece
juízo e a consequência do juízo de Deus sobre o pecado é a morte do pecador —
Romanos 6:23
Porque o salário do
pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus,
nosso Senhor.
A
expressão “morte” aqui, não significa cessação da vida e sim separação. O
pecado separa o homem de Deus hoje —
Isaías 59:2
Mas as vossas iniquidades
fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu
rosto de vós, para que vos não ouça.
e,
se não for tratado de maneira apropriada, fará separação por toda a eternidade.
Esta separação, por toda a eternidade, é algo tão terrível que, na falta de um
termo ou uma ilustração melhor, os autores bíblicos se referem à mesma como uma
condição muito parecida com ser lançado num lago de fogo —
Apocalipse 20:10—15
15 Sai da sua boca uma
espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de
ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus
Todo-Poderoso.
16 Tem no seu manto e
na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
17 Então, vi um anjo
posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam
pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus,
18 para que comais
carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e
seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos
como grandes.
19 E vi a besta e os
reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele
que estava montado no cavalo e contra o seu exército.
20 Mas a besta foi
aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela,
seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua
imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com
enxofre.
CONTINUA...
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004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra
005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida
006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR
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008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1
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013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2
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015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A
016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B
017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A
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020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19
021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20
022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21
023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22
024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23
025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24
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027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26
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Meimaridis
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