segunda-feira, 18 de julho de 2016

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus – ESTUDO 017 — A ESCOLHA OU ELEIÇÃO DIVINA — EFÉSIO 1:4 — PARTE 007



NESSA SÉRIE NÓS ESTAMOS TRATANDO DE DOIS ASPECTOS IMPORTANTES ACERCA DA VERDADEIRA IGREJA: 1) A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO; E 2) A IGREJA NO PLANO ETERNO DE DEUS. CONVIDAMOS TODOS OS NOSSOS LEITORES A ACOMPANHAREM ESSA SÉRIE E COMPARTILHAREM A MESMA COM TODOS OS SEUS CONHECIDOS, AMIGOS E IRMÃOS. OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODERÃO SER ENCONTRADOS POR MEIO DE LINKS NO FIM DE CADA ESTUDO.

CONTINUAÇÃO...

9. João 15:19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.


Apenas relembrando: em João capítulo 15 nós encontramos Jesus e os discípulos ainda no salão chamado de Cenáculo, onde eles haviam se reunido para celebrar a páscoa judaica. Os acontecimentos narrados pelo apóstolo João nos capítulo 13 a 17 do seu evangelho descrevem uma cena contínua e constituem o mais longo relato, relacionado a um único evento, que encontramos nas páginas do Novo Testamento.

Se vós fôsseis do mundo — A expressão grega κόσμος kósmos — mundo é usada por João 71 vezes e o sentido dado à mesma varia de acordo com o contexto, i.e., o significado não é monolítico[1]. Os próprios dicionários do grego do Novo Testamento não apresentam um resumo que seja adequado do uso que João faz da palavra “mundo”. O resumo a seguir foi sugerido pelo comentarista do Novo Testamento William Hendriksen no seu comentário de João[2]. Ele diz: o significado básico da expressão κόσμος kósmos — mundo como utilizado por escritores gregos como Homero — autor dos poemas épicos “a Ilíada” e “a Odisseia” — e Platão — filósofo que escreveu extensa obra própria além de preservar, em forma escrita, a obra de Sócrates — era “ordem”. A palavra era usada para designar algo “organizado” e, por extensão, algo “adornado”. O Dicionário Aurélio Século XXI define mundo como: a Terra e os astros considerados como um todo organizado; o universo. E em 1 Pedro 3:3 nós encontramos a expressão κόσμος kósmos — mundo sendo traduzida como “adorno” como uma referência a enfeites usados por mulheres. A partir dessas definições nós temos os seguintes usos da expressão κόσμος kósmos no Evangelho de João: (todas as referências a seguir são do Evangelho de João).

1. O Universo organizado — 17:5; o Planeta Terra, talvez — 21:25.

2. Como metonímia[3], os habitantes humanos do Planeta Terra, ou seja, a humanidade ou o ambiente onde a humanidade se movimenta e onde acontecem os eventos históricos relativos aos humanos, à raça humana e a estrutura social da humanidade — 16:21.

3. O público em geral — 7:4. O mesmo uso ocorre também, talvez, em João 14:22.

4. No sentido ético, o termo descreve a humanidade alienada da vida de Deus, pecaminosa, sob o severo juízo de Deus e precisando de salvação —

João 3:19

O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

A definição ou uso acima é a mais importante dentre todas as utilizadas pelo apóstolo João.

5. O mesmo uso indicado no item 4 acima, com a ideia adicional de que não existe nenhuma distinção com respeito à raça ou nacionalidade. Assim o termo é usado para descrever seres humanos de todas as raças, línguas e nações, sejam judeus sejam gentios — 4:42. O mesmo uso ocorre, provavelmente, em João 1:29; 3:16—17; 6:33, 51; 8:12; 9:5; 12:46; ver também 1 João 2:2; 4:14—15. Todos esses versos precisam ser entendidos à luz de João 12:32 que diz:

E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.

Para o apóstolo João como para todos os outros autores do Novo Testamento não havia, da perspectiva do pecado, nenhuma diferença diante de Deus entre judeus e gentios.
 
6. A jurisdição ou extensão do mal. O sentido é o mesmo no item de #4 com a seguinte ideia adicional: uma hostilidade aberta contra Deus, Seu Filho Jesus Cristo e o Povo de Deus —

João 7:7

Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más.


João 8:23

E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou.


João 12:31

Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.


João 14:30

Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.


João15:18—19

18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.

19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.


João 17:9, 14

9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.

CONTINUA...

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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 012  A —Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 002

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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 015 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 005

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 016 — A Escolha ou Eleição Divina — Efésios 1:4 — PARTE 006

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A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 020 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 002

A Igreja Como Corpo de Cristo e No Plano Eterno de Deus — ESTUDO 021 — As Desculpas para Rejeitar a Jesus e o Evangelho da Graça — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/a-igreja-como-corpo-de-cristo-e-no_6.html

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http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/a-igreja-como-corpo-de-cristo-e-no.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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Desde já agradecemos a todos. 



[1] Monolítico em forma figurada diz-se do caráter, do sentimento, da crença, etc., que não apresenta rupturas, que é Integro. Não é o caso do uso que João faz da palavra grega κόσμος kósmos — mundo.
[2] Hendriksen, William, New Testament Commentary – John. The Banner of Truth Trust, Edinburgh, 1976.
[3] Metonímia: Figura de linguagem que consiste em designar um objeto por palavra designativa de outro objeto que tem com o primeiro uma relação de causa e efeito - trabalho, por obra - de continente e conteúdo - copo, por bebida - lugar e produto - porto, por vinho do Porto - matéria e objeto - bronze, por estatueta de bronze - abstrato e concreto - bandeira, por pátria - autor e obra - um Camões, por um livro de Camões - a parte pelo todo - asa, por avião etc.

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