sábado, 30 de julho de 2016

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — ESTUDO 038E — EFÉSIOS 3:8—12 — AS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO — PARTE 005 — O QUE É A IGREJA VERDADEIRA DE CRISTO —A PLENITUDE DE CRISTO


Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior
38 – Efésios 3:8—12 - A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.

CONTINUAÇÃO...

O que é a Igreja VERDADEIRA DE CRISTO? 
3 – A Igreja como πλήρωμα plíroma — pleroma.[1]

Nesta secção vamos apresentar o significado de Cristo ser o cabeça de todas as coisas e as implicações de Cristo ser a cabeça da Igreja.

Ao lermos a Epístola de Paulo aos Colossenses ficamos com a nítida impressão que os irmãos estavam se sentindo oprimidos por uma heresia, que os levava a um temor perverso dos poderes espirituais que os cercavam. Contra essa heresia, que tem sido reinventada nos nossos dias, o ensino do apóstolo é bem claro. Cristo é superior a todo principado, autoridade, poder ou domínio espiritual. Vejamos o que a Bíblia ensina acerca deste fato:

a. Todos os principados, autoridades, poderes e domínios devem submissão à Cristo e estão, de fato, submetidos a Ele —

Efésios 1:21

Acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. 

Colossenses 1:16

Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 

Colossenses 2:10.

Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

b. Essa superioridade, que foi conferida a Cristo por Deus quando da exaltação do Nosso Senhor — ver

Efésios 1:20

O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais.

tem íntima relação com aquela referente a “todas as coisas” que eram de Cristo quando da criação, no princípio —

Colossenses 1:15

15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,

19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude

20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

c. Agora, para satisfazer o desejo e o prazer Divinos, tal submissão absoluta e completa foi renovada —

Efésios 1:9—10

9 Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,

10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra;

d. Tudo isto é expresso de forma clara quando se diz:

Colossenses 1:19

Porque aprouve a Deus que, nele, i.e., em Cristo, residisse toda a plenitude.

e. Outro verso que exprime de maneira bastante clara esta verdade é:

Colossenses 2:9

Porquanto, nele (em Cristo), habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

f. Como consequência disso tudo, Cristo é o cabeça de “todas as coisas” — ver Efésios 1:22 — ou “o cabeça de todo principado e potestade” — ver Colossenses 2:10 — e em virtude da glória que lhe foi dada por Deus, Cristo “subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas” — ver Efésios 4:10.

No Antigo Testamento, o Deus Eterno, afirma que ele enche os céus e a terra —

Jeremias 23:24

Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.

Diante desse fato a divindade de Cristo é inescapável. Mas um dia o próprio Senhor Jesus Cristo se sujeitará novamente ao Pai para que “Deus seja tudo em todos” — 1 Coríntios 15:28. Enquanto isso, a Igreja é exortada a permanecer firme em Cristo e não se deixar abalar pelas “filosofias e vãs sutilezas das tradições dos homens e dos rudimentos do mundo” — Colossenses 2:8 em diante. Tudo isto é para nos dizer que não existe vida ou poder independente ou acima de Deus. Nós temos que entender que a Igreja está numa posição de:

Efésios 3:18—19

Compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

Essa mesma glória de Cristo como “o cabeça de todas as coisas”, determina sua posição como “cabeça da Igreja”. A linguagem da “plenitude” retorna quando o assunto é o relacionamento de Cristo com a Igreja. A igreja é o πλήρωμα plíroma — pleroma de Cristo —

Efésios 1:23

A qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

Isto é, a área ou domínio completamente preenchidos por Cristo. A mesma linguagem ocorre em Colossenses 2:10 onde após afirmar que em “Cristo, habita, corporalmente toda a plenitude da Divindade” o apóstolo Paulo continua e afirma que: “em Cristo nós (a Igreja) estamos aperfeiçoados”. A mesma ideia é repetida em Efésios 3:19 e Efésios 4:7 em diante. Nessa última passagem nós somos lembrados que o cabeça de todas as coisas, como cabeça da Igreja, tem proporcionado a essa mesma Igreja tudo o que é necessário para o crescimento dela até que cada indivíduo, na totalidade do corpo, atinja a estatura de varão perfeito.

Assim temos que, se por um lado Cristo enche todas as coisas, com sua presença gloriosa, conforme Efésios 1:23 e Efésios 4:10 — por outro lado, a igreja é chamada de seu πλήρωμα plíroma — pleroma, ou seja, aquele local especial cheio e destinado a ficar cada vez mais cheio, com Sua gloriosa presença. Todavia, parece haver uma distinção na forma como Cristo enche todas as coisas e como ele enche a Igreja. No primeiro caso, fala-se do Seu poder e do fato de que todas as coisas estão contidas ou submetidas a Ele. No caso da Igreja, o enchimento ocupa o lugar da nossa responsabilidade no sentido que temos que ir nos apropriando de cada um e de todos os dons com que Cristo encheu a Igreja. Nós podemos ver isso, claramente, em Efésios 4:7—16, onde a afirmação acerca da posição de autoridade de Cristo sobre todas as coisas é imediatamente seguida pelo desejo desse mesmo Cristo de suprir sua Igreja com tudo que ela precisa para atingir a maturidade. O propósito dessas afirmações é, por um lado, impedir a Igreja de cair na tentação de que pode existir algo maior que Cristo e ela não possua no seu Senhor tudo o que é necessário para seu i.e., da Igreja, aperfeiçoamento e, por outro lado, incentivar a Igreja a buscar a mesma plenitude que existe naquele que é sua cabeça, a saber, Cristo. Essa plenitude que existe em Cristo, e que a Igreja deve se empenhar em fazer sua própria experiência, deve conduzir a Igreja á maturidade, ajudá-la a encontrar em Cristo tudo o que é necessário para seu crescimento, de tal forma que, em sua fé e conhecimento de Cristo, a Igreja, nunca venha ser “agitada de um lado para o outro e levada ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” — Efésios 4:14, mas que a Igreja possa estar “arraigada e alicerçada em amor” — Efésios 3:17.

À medida que a Igreja se apropria mais e mais da plenitude que está em Cristo, fica mais evidente o plano de Deus de “mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça” conforme Efésios 2:7. E, por essa mesma apropriação, “pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” — Efésios 3:10. Na sua própria existência e nas suas relações com o mundo a Igreja precisa mostrar-se a si mesma como a Igreja daquele que é o cabeça de todas as coisas. A Igreja precisa amadurecer, de forma constante, permanente, incessantemente.

Mas mesmo que Cristo já tenha derrotado o inimigo, pois em Colossenses 2:15 nós lemos: “e despojando os principados e potestades, publicamente o expôs ao desprezo, triunfando dele na Cruz”, isso não quer dizer que esses principados e potestades sejam inofensivos. Nós somos advertidos, de forma contínua, que a nossa “luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” —Efésios 6:12. Mas não estamos sozinhos e nem abandonados. Parte daqueles dons que o Senhor está desejoso de fornecer à Sua Igreja na sua plenitude, incluem uma completa armadura tão rica e poderosa que, revestidos com ela, podemos “resistir no dia mau e, depois de termos vencido tudo, permanecer inabaláveis” — Efésios 6:13—20.

Diante de tudo o que vimos até agora, temos que a igreja não poder ser considerada um plano alternativo ou de contingência, da parte de Deus, e nem pode estar, como de fato não está, submetida a nenhum tipo de manipulação por aqueles que, de forma equivocada, acham que são “os donos da igreja”. Papa nenhum, bem como nenhum presidente ou secretário executivo de supremo concílio nenhum, apóstolo, profeta, bispo ou o que for possuem prerrogativas sobre a Igreja do Senhor. Como acabamos de mencionar, a Igreja é do Senhor. É o corpo de Senhor. O Senhor é o único cabeça da Igreja. Tudo o que é pertinente ao Senhor é pertinente à Sua Igreja. É impossível privilegiar a um sem privilegiar o outro. Por semelhante modo, é impossível querer prejudicar a um sem prejudicar o outro - ver Atos 9:1—6. Vejam em que situação delicada se colocam esses homens, com seus pomposos títulos, quando se arrogam o direito de saberem o que é o melhor para a igreja. Quando tomam decisões que são frontalmente contrárias à vontade revelada do Senhor contida na Bíblia. Quando se empenham em prejudicar crentes individuais por não concordarem com seus — deles — desmandos. Quando ensinam o erro e pretendem que estão falando em nome do Deus verdadeiro. É realmente uma situação muito precária e eles terão, como de fato darão contas à Deus de cada um dos seus atos perversos. E tudo isso, para que fique o mais evidente possível, para todo o Universo criado, que é “pela igreja, que a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” — conforme Efésios 3:10.


LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo

O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo

O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo

O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo

O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html

O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html

Que Deus abençoe a todos. 
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos. 


[1] De acordo com o Dicionário Aurélio século XXI: Pleroma: Do latim. Científico. Pleroma. Latim tardio: pleroma, 'plenitude'; grego: pléroma, 'tudo o que é completo'. 

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