terça-feira, 4 de outubro de 2016

A ELEIÇÃO DE JOÃO DÓRIA E O EGOCENTRISMO HUMANO



O excelente texto abaixo é de autoria do professor Dr. Wilson Roberto Vieira Ferreira. Nele o leitor encontrará uma análise precisa do atual estágio de egotismo experimentado tanto pelo candidato João Dória, como também pelos paulistanos que o elegeram. Hoje estamos assumindo que o coletivo não é o mais importante e sim o indivíduo. Tal mudança de comportamento afaga o ego do indivíduo, colocando-o no centro de tudo. Não é necessário nenhum tipo de brilhantismo para perceber que estamos caminhando para um enorme desastre.

Com Doria Jr. mídia não quer mais intermediários
Wilson Roberto Vieira Ferreira

Desde a chamada “crise hídrica”, o Estado de São Paulo é o laboratório de testes para tudo aquilo que espera o restante do País para o futuro. Lá, foi a engenharia de opinião pública para demonstrar que a água é um bem escasso e que, portanto, deve ser regulado pelo mercado como uma mercadoria qualquer. E o Parque Victor Civita na cidade de São Paulo foi o seu showroom. Agora, o teste bem sucedido do primeiro “gestor-midiático” vitorioso nas eleições municipais de São Paulo. João Doria Jr. representa a impaciência da grande mídia em cumprir sua agenda: chega de intermediários! Políticos tradicionais, com a sua melodramática “mise-en-scène teatral”, não têm timing midiático. Doria Jr. é o novo espécime da transpolítica futura: egresso do mundo da mídia e publicidade, aquele que nega a si mesmo como político. Assim como aquela campanha publicitária de um banco que foi adquirido pelo Itaú: “nem parece banco...”. Enquanto isso, as esquerdas lamentam mais uma “revolução traída”.

Assim como o Deserto de Nevada, nos EUA, foi a área de provas dos testes das bombas nucleares, o Estado de São Paulo é o laboratório de testes de preparação do “brave new world” que espera o restante do País para o futuro. Testes com duas bombas: a da água e, agora, a do “gestor midiático”.

Tudo começou com a chamada “crise hídrica”, teste de vanguarda para, sob o álibi do discurso “verde” (alterações climáticas, aquecimento global etc.), sucatear deliberadamente o sistema público de produção e distribuição de água, tornando escasso um bem universal (assim como educação e saúde) para ser entregue à regulação do mercado como simples mercadoria.

E a Praça Victor Civita, na cidade de São Paulo (entre a decadente editora Abril e o fétido Rio Pinheiros) foi o showroom dessa nova ordem da “sustentabilidade sustentável” com a estética da escassez do lixo reciclado – a convergência do ambientalismo com o hiperliberalismo da mercantilização generalizada sob a chantagem da crise econômica e da catástrofe ecológica – para ler mais sobre isso siga o link abaixo:


Com a vitória acachapante do candidato João Doria Jr. à prefeitura de São Paulo já no primeiro turno, confirma-se a agenda desse vanguardismo paulista, já antecipada por este Cinegnose no ano passado: a vitória eleitoral, para um cargo executivo, de um personagem midiático, egresso do mundo da publicidade, lobby e programas televisivos, cuja imagem é não mais de um “político”, mas de um “gestor” – sobre a sinistra profecia do Cinegnose veja o link abaixo:


A engenharia de opinião pública da "crise hídrica"

Uma eleição onde outros dois candidatos também acumulavam capital midiático-televisivo: Celso Russomano, suposto defensor dos direitos do consumidor em programas como o sensacionalista Aqui e Agora do SBT, e Marta Suplicy cujo start up da carreira política foi em um quadro onde apresentava-se como sexóloga no antigo programa TV Mulher da TV Globo nos anos 1980.

Para quê intermediários?

Depois de um trabalho diário do complexo judiciário-midiático em não só destruir o PT, mas em desconstruir a própria Política e a figura do político, a grande mídia realiza o sonho de mandar às favas os intermediários – para quê ter que levar à reboque os políticos, roteirizando e turbinando suas pautas, se as próprios produtos televisivas podem assumir o protagonismo das ações?

Até aqui a grande mídia tem realizado um trabalho hercúleo de alavancar políticos canastrões com expressões tão confiáveis como a de um vendedor de carros usados. Desajeitados diante de câmeras e teleprompters, excessivamente vaidosos diante da presença de repórteres, boquirrotos, desajeitadamente empolados. E alguns com um português parnasiano e cheio de mesóclises.

Grande mídia quer se livrar dos seus intermediários canastrões e boquirrotos

O “proto-coxinha”

Que a Política é tributária da cena teatral, não é novidade na Ciência Política. A novidade é que o laboratório dessas eleições municipais revelaram é que a mise-en-scène teatral será substituída pelo timing midiático – um discurso em primeira pessoa, destinado não para o público, mas para VOCÊ! O apelo não mais para um receptor enquanto público (o enfadonho discurso de “políticas públicas”, “ideologias” e “programas”), mas para um receptor pensado como “proto-coxinha”: individualista e sedento por modelos bem sucedidos de self made man.

O sucesso desse primeiro espécime gestor-midiático testado no laboratório paulistano revela o discurso voltado para o indivíduo e não mais para o coletivo. O discurso de Dória desceu para as profundezas da psicologia coletiva, foi além dos chamados “coxinhas” – esses são bem sucedidos e, como ele, dependentes das gordas verbas públicas provenientes da Política que tanto supostamente rejeitam.

O timing midiático de Dória encontrou um tipo-ideal ainda mais insidioso e volátil: o “proto-coxinha”: o ressentido de não ter aquilo que acha que merece, em busca de modelos de sucesso, campeões da meritocracia. Em síntese, o protótipo do Estado “locomotiva da nação”, aquele que acredita no sucesso e não em qualidade de vida – crê que a sua fortuna pessoal viria de si mesmo e não de uma política pública ou qualquer tipo de projeto coletivo ou política pública.

Mas ironicamente para realizar esse projeto de criar o primeiro gestor-midiático na política, a grande mídia teve que primeiro servir-se dos políticos tradicionais para a desconstrução da própria política. Isso foi necessário para criar uma onda despolitizadora perfeita para que o gestor-midiático surfasse em um tsunami anti-política.

Doria Jr. e o “zeitgeist”

Por isso, os números das eleições municipais que apontam votos brancos, nulos e abstenções superior aos votos do primeiro colocado João Dória Jr. (1/3 do eleitorado se recusou a votar) não surpreende.

Por isso o discurso do gestor-midiático Dória Jr. foi perfeito para capturar o zeitgeist do momento: pouco falou em políticas metropolitanas ou práticas modernas das grandes capitais do mundo. Pensando nas funções da linguagem, seu discurso foi apenas fático e conativo – colcha de retalhos de slogans como “acelera São Paulo” (o apelo fático para apenas manter contato, assim como o singelo “alô” telefônico) e o apelo não ao coletivo (nós ou vocês), mas ao individual (VOCÊ!) – VOCÊ! Vítima da “indústria da multa”, dos “petralhas”, do “IPTU”, da “gestão ineficiente” e assim por diante.

Enquanto o político tradicional, imerso no seu papel da mise-en-scène teatral, tenta ser messiânico ou épico (apela para a “Nação”, o “Povo”, a “Pátria”, o “cidadão”), o gestor-midiático fala para o indivíduo, seja pensado como consumidor (Russomano) ou como vítima de gestores ineficientes – Doria Jr.

Com o gestor-midiático finalmente a mídia consegue colocar um “político” em sintonia com a sua própria linguagem apelativa em segunda pessoa (“TU”, “VOCÊ”), essência da linguagem dos meio televisivo. Afinal, o que é o teleprompter? Senão a simulação da intimidade, da conversa olho no olho, escondendo o fato de que o emissor fala para alguém ausente.

Toda revolução será traída

Mas também a bem sucedida experiência com o novo espécime midiático João Dória Jr. revela que todas revoluções foram, desde o início, revoluções traídas: síndrome que historicamente as esquerdas não conseguem superar.

É irônico vermos o indiciamento do ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo e a prisão do ex-ministro Antônio Palocci pela Operação Lava Jato na chamada “Operação Boca de Urna” que turbinou a onda na qual Doria Jr. surfou.

O primeiro, quando teve a oportunidade de promulgar a Lei dos Meios, optou pela continuidade da orientação “técnica” e “republicana”.

Enquanto Palocci se esforçava em agradar os grandes conglomerados de mídia. Talvez achassem que teriam um lugarzinho na Casa Grande também.

 As esquerdas parecem ainda pensar a comunicação na era da impressão tipográfica. Enquanto a Direita é um produto da era eletromagnética do rádio e da televisão. Seu despertar foi a estetização da política através da radiodifusão e do cinema no nazi-fascismo.

Enquanto as esquerdas se orientam pelos aspectos, por assim dizer, “iluministas” ou “conteudistas” da comunicação (reflexão, conscientização, pensamento crítico etc., funções referenciais da comunicação) a Direita compreendeu muito bem a natureza fática e conativa das comunicações do século XX – atmosferas de opinião, o discurso direto em segunda pessoa e todo o repertório da canastrice que faz referencia não mais ao teatro ou ópera bufa (como fazem os políticos tradicionais), mas aos personagens do cinema e TV. Hitler e Mussolini que o digam.

Doria Jr. e o meme do Rei do Camarote

Por isso João Doria Jr. é o resultado dessa bem sucedida estratégia fática de criação de atmosferas de opinião depois dos últimos anos de incansável guerrilha com bombas semióticas: em primeiro lugar na mídia tradicional. E depois, nas redes sociais com as guerrilhas de memes como, por exemplo, o meme do “Gigante” do Luciano Huck e o meme do “Rei do Camarote” – para ler mais sobre isso siga o link abaixo:


Doria Jr. é a concretização desses memes “coxinhas” para eleitores “proto-coxinhas”. Huck e o “rei do camarote” e o empresário Alexander posando ao lado de uma Ferrari para “pegar gatinhas” são modelos do self made man que lentamente criaram um clima de opinião para a experiência pioneira paulistana.

O primeiro espécime gestor-midiático foi a conclusão final desse silogismo memético: com seus canastríssimos sapatos  italianos e cashmeres jogados sobre os ombros, conseguiu a sintonia perfeita com o clima de opinião diligentemente criado pela grande mídia.

Enquanto isso, as esquerdas lamentam mais uma revolução traída.

O artigo original poderá ser visto por meio do link abaixo:


Que Deus nos salve dessa monstruosa condição onde o indivíduo, e não Deus, é a medida de todas as coisas.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário