Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos
alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas
todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você
encontrará links para outros estudos.
EFÉSIOS 2:1—2
1 Ele vos deu vida,
estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais andastes
outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do
espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
A primeira coisa que deve chamar
nossa atenção nos versos acima é sua estrutura:
1. O curso — αἰῶνα — aiôna — desse mundo.
2. O príncipe — ἄρχοντα — árchonta:
a. Da potestade — ἐξουσίας — exousías — do ar — ἀέρος — aéros.
b. Do espírito que agora atua nos
filhos da desobediência.
Agora, devemos notar que Paulo se
refere ao príncipe da potestade do ar, no singular e isso
tem seu próprio significado, como veremos logo adiante. A tradução da Almeida
Revista e Atualizada em sua 2ª Edição está correta, contra o indesejável plural
que encontramos na ARC e NTLH, que é a pior tradução das três nesse caso
específico.
A ARC diz:
Segundo o príncipe das
potestades do ar — note o plural potestades.
A NTLH diz:
Que governa os poderes
espirituais do espaço — note o plural poderes e o acréscimo perverso da
expressão do espaço.
Quanto ao uso da expressão poderes, no plural, devemos deixar bem
claro que o apóstolo Paulo era bem capaz de distinguir a expressão potestade — ἐξουσίας — exousías — no
singular, da expressão — ἐξουσίαις — exousíais — potestades
no plural, conforme podemos ver em —
Efésios 3:10
Para que, pela igreja,
a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e
potestades nos lugares celestiais.
Efésios 6:12
Porque a nossa luta não
é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra
os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas
regiões celestes.
Quanto ao acréscimo da expressão espaço feita pelo NTLH, a mesma é
gratuita e acaba por confundir o leitor, uma vez que os lugares celestiais mencionados por Paulo em Efésios não
equivalem ao conceito puro e simples de espaço, mas envolvem todo o Universo
criado, inclusive a própria terra. Para ajudar o leitor a entender melhor o
conceito bíblico de lugares celestiais
sugerimos a leitura de nosso artigo que trata dessa questão e que pode ser
acessado por meio do link abaixo:
Além disso, a menção de Paulo ao príncipe da potestade do ar, como dissemos,
tem um propósito específico, que não é fazer uma referência a alguma tropa de
demônios no espaço, como quer a NTLH, mas sim descrever uma atmosfera — ἀέρος — aéros — ar — que
envolve por completo as pessoas e sela o destino das mesmas.
Já o paralelo entre as expressões
— κόσμος — mundo e — πνεύματος
— espírito parece indicar a qualidade da existência alienada, o clima
generalizado que influencia a humanidade no meio do qual todos nós vivemos, nos
movemos e acabamos nos perdendo. É esse clima
que respiramos, absorvemos e bebemos, como uma definição normativa da nossa
verdadeira condição nesse mundo. A potestade — ἐξουσίας — exousías — do ar, aqui mencionada por Paulo não é algo
personificado, mas abstrato. Ela representa a subjetividade de uma época mundial,
da espiritualidade de uma era, das permissões, licenças, restrições,
advertências e da repressão que nos são impostas pelo tempo em que vivemos.
Mas tudo isso, também nos é
imposto pelo príncipe — ἄρχοντα
— árchonta, que controla
tal atmosfera. Paulo nos diz aqui que Satanás é o senhor dessa época. Em outra
passagem Satanás é chamado de Deus deste século —
2 Coríntios 4:3—4
3 Mas, se o nosso
evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto,
4 nos quais o deus
deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça
a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Desse modo, quando seguimos
apenas o curso maligno desse mundo, não podemos esperar colher nada, senão a
morte física e a perdição eterna de nossas almas. Paulo afirma que todos nós estávamos mortos, porque o sistema
global no seu todo é uma grande conspiração contra Deus. Tudo não passa de uma
grande mentira perpetuada pelas pessoas e controlada pelo próprio Satanás. Nós estávamos mortos, porque já nascemos
nesse mundo e nunca tivemos nenhuma outra escolha. Mortos, porque uma vez que respiramos esses vapores mortais,
expiramos os mesmos e assim, contaminamos todos os outros. Somos como
portadores ou incubadores do mal, transmitindo o mesmo para nossas
instituições, estruturas e sistemas, ao passo que esses, por sua própria vez,
nos devolvem o mesmo veneno intensificado.
Quando entendemos essa realidade,
do mal como uma herança cultural e espiritual com seu poder contagiante, então
podemos, pela graça de Deus, nos afastar dos conceitos mitológicos do mal
personificado apenas em espíritos demoníacos. Isso é completamente distinto da
abordagem mitológica da vasta maioria dos pregadores modernos que enxergam em
tudo um infindável número de demônios aos quais responsabilizam por todos os
males sociais, físico, espirituais e etc., e cobram um alto preço para livrar
as pessoas da influência dos mesmos.
Paulo nesses versos usa uma
linguagem metafórica sim, mas não mitológica. Os autores do Novo Testamento não
acreditavam num Universo ou numa atmosfera repleta de demônios. Quando Paulo
menciona o príncipe da potestade do ar,
não o faz com a intenção de especificar um lugar onde demônios pululam, e sim
uma atmosfera, explorada por Satanás para causar nossa destruição. Desse modo,
a potestade do ar, não deve ser
identificada com poderes espirituais personificados — tão ao gosto de crentes
mal informados e filmes de Hollywood —, mas com o príncipe que governa sobre a
mesma. Ao que então equivale à expressão a potestade
do ar? Ela é equivalente ao domínio invisível ou ambiente resultante da
somatória de todas as opções feitas a favor do mal. Trata-se da base
fundamental da vida hipócrita, falsa e pretensiosa. Vida essa cercada por
poderosas forças que são completamente antagônicas a Deus. Resumindo, podemos
usar o que Paulo escreveu em —
1 Coríntios 2:12
Ora, nós não temos
recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que
conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
No verso acima, Paulo chama de espírito do mundo, esse aspecto aparente
de permanência absoluta que o mundo transmite a todos que se entregam
completamente a ele, mas tudo não passa de um engodo, de uma grande ilusão.
Mesmo não reconhecendo nem admitindo essa gigantesca fraude, ainda assim temos
inventado uma série de termos que usamos para nos referir à mesma. Entre esses
termos temos: ideologia, usos e costumes, opinião pública, pressão de grupo,
expectativas institucionais, psicologia de grupo, patriotismo, falso moralismo,
vibrações negativas e etc. Todos esses nomes fazem referência à potestade do
ar, ao ambiente invisível, porém palpável, de opiniões, crenças, propaganda,
convicções, preconceitos raciais e de classe, ódios, tabus e lealdades. Todos
esses elementos acabam por condicionar nossa percepção do mundo ao nosso redor,
antes mesmo de atingirmos a idade de fazer escolhas, isto é, antes mesmo de começarmos
a falar. Essa atmosfera intoxicada acaba nos matando, exatamente, porque somos
incapazes de reagir ao seu odor nauseabundo. Somos como os peixes dentro da
água, que nadam sem se dar conta da existência da mesma. No nosso caso, essa
atmosfera determina a forma como pensamos, como falamos e como agimos. Iludir-nos
com a impressão de que a mesma não existe é o resultado mortal do qual
padecemos. Seus poderosos tentáculos são tão fortes que apenas braços
invisíveis, ainda mais poderosos, são capazes de nos proteger e, por fim, nos
libertar dos mesmos. Por esses braços ainda mais poderosos, estamos nos
referindo à armadura de Deus, conforme descrita em —
Efésios 6:10—20
10 Quanto ao mais, sede
fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda
a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 porque a nossa luta
não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades,
contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do
mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda
a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes
vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14 Estai, pois, firmes,
cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
15 Calçai os pés com a
preparação do evangelho da paz;
16 embraçando sempre o
escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o
capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda oração e
súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda
perseverança e súplica por todos os santos
19 e também por mim;
para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez,
fazer conhecido o mistério do evangelho,
20 pelo qual sou
embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me
cumpre fazê-lo.
CONTINUA...
Listas dos Estudos
de Encontros de Poder
001 — Introdução =
002 — A Linguagem
de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas
003 — A Linguagem de “Poder” no Novo
Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.
004 – A linguagem de “Poder” no Novo
Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.
005 – A linguagem de “Poder” no Novo
Testamento = δυνάμεις — dunámeis —
poderes.
006 – A linguagem de “Poder” no Novo
Testamento = Θρόνοι— thrónoi —
tronos.
007 — A Linguagem de “Poder” no Novo
Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.
008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.
009 — A Linguagem
de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.
010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônio, πνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito maligno, ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous
te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.
011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.
012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.
013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.
014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte
1 — Introdução
015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas
— 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1
016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas
— 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2
017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte
3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3
018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte
4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39
019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte
5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1
020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte
6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2
021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte
7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1
022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte
8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2
023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte
9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1
024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte
10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE
2
025
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS
1:20—23 — PARTE 3
026
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS
1:20—23 — PARTE 4
027
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS
1:20—23 — PARTE 5
028
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS
1:20—23 — PARTE 6
029
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS
1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS
030
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas —
COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO
CRISTO
031
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas —
COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES
032
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas —
COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002
033
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001
034
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002
035
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003
036
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004
037
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005
038
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006
039
— A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007
040 — A
Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008
041 — A
Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009
042 — A
Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010
043 — A
Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS
ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html
044 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 28 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 012 — AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL — PARTE 001
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis.
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