Essa série tem por objetivo expor de maneira ampla, bíblica, literária, histórica e teologicamente, a oração que chamamos de “Oração do Pai Nosso”. Nosso desejo é enriquecer a vida de todos por meio desses esboços de mensagens que também estão disponíveis em áudio. Na parte final desse artigo o leitor encontrará os links para os outros esboços e para os áudios à medida que forem sendo publicados.
Uma Exposição Bíblica, Literária e Teológica de Mateus
6:9—13
Introdução:
A. Hoje
vamos tratar da quarta petição da oração que Jesus nos ensinou e que é
conhecida como oração do “Pai Nosso”.
B. Se
na primeira parte da oração nós estávamos envolvidos com “Teu Nome, Teu Reino e
Tua Vontade”, agora, na segunda parte a oração será dominada por nossas
necessidades enquanto coletividade. Mas não podemos perder a perspectiva de que
nossos pedidos estão diretamente atrelados às três primeiras petições.
C. Essa
petição acontece bem no meio da oração. Como temos falado, ao ensinar essa
oração Jesus estava, de fato, desmantelando as formas de oração adotadas pelos
judeus que existiam nos seus dias.
D. O
esquema judaico de orações era composto de 18 orações e, curiosamente, a oração
de número 9 — Birkat ha-Shanim — é a
oração que pede para que haja plenitude na produção do campo naquele ano
corrente.
E. Mas
a intenção de Jesus não é essa ao dizer: “O
PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE”.
F. Sendo
assim, queremos entender qual foi a intenção e o que Jesus quis nos ensinar
quando disse...
O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE
I. O Problema Que
Existe Nessa Petição
A. Na
frase que estamos considerando hoje, existe uma palavra grega que é ἐπιούσιον — epioúsion — que está traduzida por “cada dia” na versão de
Almeida Revista e Atualizada.
B. Essa
palavra nos chama a atenção porque é a única vez em todo o Novo Testamento em
que a mesma aparece. Ela não existe no grego em que o Novo Testamento foi
escrito — grego Koinê — nem no grego clássico.
C. Esse
aparecimento único dessa palavra nos impede de ver como a mesma poderia ter
sido usada em outros contextos, o que nos ajudaria a entendê-la, e cria uma
dificuldade para a tradução dessa frase.
D. Durante
a história da igreja a expressão ἐπιούσιον — epioúsion — foi entendida de quatro maneiras: duas
relacionadas ao tempo e duas outras relacionadas com a quantidade:
1. A
expressão refere-se ao tempo e diz respeito ao dia de hoje.
2. A
expressão refere-se ao tempo e diz respeito ao dia de amanhã.
3. A
expressão refere-se à quantidade de pão que precisamos sem especificar por
quanto tempo
4. A
expressão refere-se ao fato de que devemos pedir somente o suficiente para
nossa subsistência.
E. Com
isso, nós saímos de uma situação sem solução para quatro soluções propostas.
II. A Melhor Solução
Para o problema causado pela expressão ἐπιούσιον — epioúsion.
A. À
medida que a Igreja se expandiu e que a mensagem do evangelho chegou a outros
países, tornou-se necessário traduzir os escritos do Novo Testamento para as
línguas faladas naqueles países.
B. Uma
das traduções mais antigas, senão a mais antiga é a que foi feita ainda no
século II d.C., para o Siríaco Antigo — língua muito próxima do aramaico
bíblico — e que ficou conhecida como a “Versão Peshita”.
C. Os
tradutores da Peshita lutaram com a mesma dificuldade com que nós estamos
lutando hoje. A opção deles foi traduzir o texto grego da seguinte maneira: “Dá-nos hoje o pão que nunca se acaba”.
III. A Verdadeira
Questão Envolvida Nessa Petição.
A. Uma
das questões humanas mais básicas é o medo terrível que temos de passar por
alguma privação, especialmente quando pensamos que podemos chegar a não ter o
que comer.
B. Hoje
estamos bem. Mas, e amanhã? E quanto ao futuro? E se eu perder meu emprego? E
se um dos meus filhos ficar muito doente e tivermos que gastar todo o dinheiro
no tratamento de saúde dele? Como sobreviveremos?
C. Um
dos mais terríveis medos, capazes de nos paralisar é pensar que não teremos o
suficiente para comer amanhã.
D. É
muito provável que ao nos ensinar a dizer: O
PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE,
Jesus queria nos libertar desse tipo de medo.
E. Na
linguagem bíblica, o “pão” representa aquilo que nos é estritamente necessário
para viver, o mínimo de alimento, sem o qual o pobre não pode passar, o mínimo
necessário ao mendigo, ao peregrino. É o oposto à noção de fome. Esse mínimo que nos
permite viver hoje será que o teremos amanhã também? Essa é uma questão vital.
Agora, vivemos. Mas amanhã? Ninguém sabe. Não há garantia se Deus não nos dá esse
pão necessário, e, com nosso pão, a vida. Os filhos de Deus conhecem essa precariedade da existência humana.
Sejam ricos ou pobres, sabem que somos um povo peregrino, preocupado com a
causa de Deus. Quando pedimos pelo pão no dia de hoje, confessamos a nossa dependência
de Deus hoje e admitimos que não temos controle sobre o dia de amanhã.
F. No Antigo e no Novo
Testamento, a palavra “pão” também representa o sinal da graça temporal de
Deus. Os orientais, da Bacia do Mediterrâneo, de um modo geral, sabem o
significado profundo e sublime expresso pela palavra “pão”. O pão é um sinal de
Deus que foi dado ao povo no deserto; foi dado aos pobres, aos aflitos, àqueles
que têm fome e sede, àqueles que se acham entre as foices da morte. Por causa
desse significado o pão é algo sagrado. O pão é a promessa, e não somente a
promessa, mas também a presença misteriosa desse alimento que nutre bem e para
sempre. Na Bíblia, cada refeição, tanto a mais modesta como a mais requintada,
é coisa sagrada, pois temos nelas a promessa de um banquete, de um festim
eterno.
G. Diante disso, toda a
ansiedade deve ser deixada de lado:
Mateus 6:25
Por isso, vos digo: não
andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem
pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o
alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Filipenses 4:6
Não andeis ansiosos de
coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas
petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
H. Que
a oração substitua a inquietude, e acompanhe o nosso trabalho para amanhã. Os
filhos de Deus não se inquietam pelo trabalho, eles trabalham porque eles oram.
Conclusão:
A. Teremos
pão amanhã? Calvino em seu comentário aos evangelhos sinóticos, diz que é
necessário trabalhar para assegurar o alimento do dia seguinte. Mas temos que
destacar que nem a inquietude — condenada por Jesus em Mateus 6:25—34 — nem o
trabalho dão uma resposta que satisfaça. A questão envolvida na oração é uma
questão de CONFIANÇA EM DEUS.
B. Quando
oramos pelo pão de cada dia devemos orar exatamente por isso mesmo: O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE. Não devemos orar, por bolos,
ou picanhas e sim pelo suficiente para nosso sustento.
Filipenses 4:11
Digo isto, não por
causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
1 Timóteo 6:8
Tendo sustento e com
que nos vestir, estejamos contentes.
C. Por
fim, nosso pedido é no sentido coletivo: O
PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE.
1. O
“nós” é o da irmandade dos homens que se acham com Jesus Cristo, o Deus-Homem,
que nos permite e nos ordena que nos juntemos a Ele, à Sua própria intervenção
junto de Deus, para juntos orar com Ele.
2. É
o “nós” da irmandade que une os homens entre eles, ao mesmo tempo em que eles
são unidos a Jesus Cristo, unidos entre eles por esta permissão e este
mandamento. É uma irmandade que não está fechada, ela está aberta, no sentido
que ela está engajada neste mundo, o que representa, que compreendemos nessa
palavra, “mundo”, aqueles que ainda não ouviram
e que ainda não seguem o convite do Senhor.
Que Deus Abençoe a todos e nos supra sempre com o
pão que nunca se acaba.
OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE DO PAI NOSSO
001 — INTRODUÇÃO A MATEUS 6:9—15
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002 — O PAI NOSSO — PARTE 001 — MATEUS 6:9
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003 — O PAI NOSSO — PARTE 002 — MATEUS 6:9
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004 — O PAI NOSSO — PARTE 003 — MATEUS 6:9
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005 — O PAI NOSSO — PARTE 004 — MATEUS 6:9a — PAI
NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS
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006 — O PAI NOSSO — PARTE 005 — INTRODUÇÃO À
ESTRUTURA DO PAI NOSSO — Mateus 6:9—13
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007 — O PAI NOSSO — PARTE 006 — SANTIFICADO SEJA
TEU NOME — Mateus 6:9
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008 — O PAI NOSSO — PARTE 007 — A RELAÇÃO DA
SANTIDADE DE DEUS COM A JUSTIÇA E O AMOR — Mateus 6:9
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009 — O PAI NOSSO — PARTE 008 — O REINO DE DEUS —
PARTE 001 — Mateus 6:10
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010 — O PAI NOSSO — PARTE 009 — O REINO DE DEUS —
PARTE 002 — Mateus 6:10
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011 — O PAI NOSSO — PARTE 010 — A VONTADE DE DEUS
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012 — O PAI
NOSSO — PARTE 011 — O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE
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Alexandros
Meimaridis
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