O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
Texto: Apocalipse 3:14—22
Introdução.
A.
Na mensagem anterior, tivemos a oportunidade de ver a arrogância assustadora
que dominava os membros da igreja em Laodiceia. Certamente, suas palavras
deixaram uma profunda impressão em nós, pois diziam:
Apocalipse 17A — Estou rico e
abastado e não preciso de coisa alguma.
B.
Como dissemos antes, eles confundiam prosperidade material com prosperidade
espiritual, mas a realidade diante de Deus era muito diferente da realidade
material que experimentavam.
C.
Hoje queremos analisar, palavra por palavra, a verdadeira condição espiritual
da Igreja, conforme descrita pelo Senhor Jesus.
D.
Na sequência do verso de Apocalipse 3:17, o Senhor Jesus diz:
Apocalipse 3:17B — e nem sabes
que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
E. E é com esses cinco adjetivos que pretendemos dar início à nossa mensagem de hoje que trata da...
E. E é com esses cinco adjetivos que pretendemos dar início à nossa mensagem de hoje que trata da...
VERDADEIRA
CONDIÇÃO DA IGREJA EM LAODICEIA
I. Os Dois Primeiros Adjetivos
Descrevem a Condição Geral da Igreja em Laodiceia como Vista Pelo Senhor Jesus:
Infeliz e Miserável
A.
A primeira palavra no grego é ταλαίπωρος — talaíporos
— traduzida por infeliz, mas que agrega as ideias de aflito e desgraçado. Esse
é o mesmo adjetivo que Paulo usa para se qualificar em
Romanos 7:24
Desventurado homem que sou! Quem
me livrará do corpo desta morte?
B.
A conotação disso tudo deve ser óbvia: Jesus se refere à condição daquelas
pessoas como sendo de extrema infelicidade.
C. A
segunda palavra no grego é ἐλεεινὸς —
eleeinòs
— traduzida por miserável o que também indica uma pessoa digna de dó.
D.
Essa mesma palavra é usada para descreve a triste condição de todas as pessoas
que não têm esperança, como aquelas descritas em:
1 Coríntios 5:19
Se a nossa esperança em Cristo se
limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
E.
Quando paramos para analisar o resultado dessas duas palavras, notamos que
Jesus diz para a Igreja em Laodiceia que a mesma se encontrava,
verdadeiramente, num estado deplorável.
F.
A igreja se enxergava como rica e poderosa, mas era na realidade uma igreja em
petição de miséria. Por esse motivo ela precisava de um conselho sério e
direto, como o que encontramos Apocalipse 3:18.
G.
Mas antes de falarmos do conselho é importante entendermos o verdadeiro motivo
do mesmo.
II. O Segundo Grupo de Adjetivos
Descreve a Condição Específica da Igreja: Pobre, Cego e Nu.
A.
Os três adjetivos que descrevem a verdadeira condição específica da igreja em
Laodiceia são derivados das suas condições econômicas, sociais, agriculturais,
industriais e medicinais..
B.
O vale do Rio Lico é até hoje a região mais fértil da Turquia. Portanto,
Laodiceia produzia cereais em abundância que respondiam em boa parte por sua
notória riqueza.
C.
Outro motivo da riqueza de Laodiceia eram as criações de ovelhas com lá negra.
Essa lã era caríssima por sua qualidade e brilho.
D.
A cidade também era famosa pela invenção e produção de um colírio para os olhos
que realmente funcionava no combate a inflamações e infecções oculares.
E.
Todos esses elementos contribuíam para a grande riqueza da cidade. Isso, por
sua vez levou ao surgimento de um sistema bancário, o maior conhecido na
antiguidade, que ajudava ainda mais no enriquecimento da cidade por meio de
financiamento, empréstimos e etc.
III. O Conselho de Jesus —
Apocalipse 3:18
A.
O conselho de Jesus é dado de forma branda, como alguém que realmente deseja
ajudar a outra pessoa. Note que, não se trata de uma ordem e sim de um
conselho!
B.
Em primeiro lugar os laodicenses deveriam usar suas riquezas para investir na
obra de Deus e não apenas para esbanjar em seus prazeres ou acumular
desmesuradamente.
C.
A recomendação de Jesus é que os membros da igreja em Laodiceia comprassem dele
próprio em vez de fazerem negócios com os comerciantes errados. Eles tinham
comprado tudo de comerciantes terrenos, portanto, tinham ido à loja
errada.
D.
O resultado final de grande riqueza material, da abundância de bens e da
qualidade dos mesmos, se resumia, em termos espirituais à seguinte realidade:
1.
Primeiro, em vez de serem ricos, eles eram realmente muito pobres, miseráveis
mesmo, dignos de dó. Eles precisavam comprar “ouro refinado” do próprio Cristo
e não investir seus recursos nos bancos locais e no comércio da cidade.
2.
Em segundo lugar, apesar da rica e preciosa lã produzida na cidade, eles
estavam, realmente, como pessoas nuas diante os olhos de Deus e de Cristo. Você
pode vestir Armani e Prada, mas continuar desnudo na presença de Deus.
E.
As vestiduras brancas são citadas muitas vezes no Apocalipse para simbolizara a
justiça, como, por exemplo, Apocalipse 3:4—5.
3.
Em terceiro lugar aquele povo estava completamente cego, independentemente dos
famosos centros oftalmológicos que se encontravam espalhados pela cidade.
F.
Jesus mesmo disse as seguintes palavras —
João 9:39
Prosseguiu Jesus: Eu vim a este
mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem
cegos.
Conclusão:
A. Todos os que desejam ser ricos de verdade precisam seguir a orientação de Jesus quando diz em —
Mateus 6:19—21
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração
B. Se você quiser comparecer diante de Deus, realmente vestido, siga esse conselho de Paulo —
Colossenses 3:12
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
C. Se você deseja enxergar de verdade, siga a luz do mundo que é Jesus —
João 8:12
De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
D. Que Deus no livre da arrogância egocêntrica e cega manifestada pela igreja em Laodiceia é nossa oração hoje.
OUTRAS
MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS
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APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
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APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
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APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA —
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APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA
— PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
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APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
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APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE
005 — FINAL
Apocalipse
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3:7—13 — SERMÃO 025 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 002
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 026 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 003
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 027 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 004
Apocalipse
3:7—13 — SERMÃO 028 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 005
Apocalipse
3:14—22 — SERMÃO 029 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 001
Apocalipse
3:14—22 — SERMÃO 030 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 002
Apocalipse
3:14—22 — SERMÃO 031 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 003
Apocalipse
3:14—22 — SERMÃO 032 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 004
Que
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Alexandros
Meimaridis
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