I. Termos Chaves Para a Disciplina no Novo
Testamento[1]:
B. διδασκαλία —
didaskalía — Ensino.
Essencial
ao discipulado é o ensino ou a doutrina que são referidos no Novo Testamento pelos termos διδασκαλία —
didaskalía — e διδαχῆς — didachês. Sem a transmissão de conhecimentos sobre quem é
Jesus, o Senhor, e quais são suas ordens como podemos esperaria obediência?
Mateus 28:1820
18 Jesus,
aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na
terra.
19 Ide, portanto, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo;
20nsinando-os a guardar
todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias
até à consumação do século.
Filhos
abandonados pelos pais, que brincam na rua em vez de frequentar a escola, não
prestarão bons serviços à sociedade. Nem prometem muito aqueles membros da
igreja que regularmente evitam as fontes de instrução: a leitura e o estudo da
palavra de Deus, a Escola Bíblica, os cultos onde a instrução bíblica recebe
prioridade, e leitura de livros de boa qualidade, escritos por homens de
Deus desejosos de comunicar, de forma sistemática, o conteúdo da Palavra de
Deus.
Jesus
Cristo gastou horas incontáveis no ensino, instruindo seus discípulos nos
princípios da vida abundante — ver Mateus 5—7 — diretamente e por ações —
milagres — e parábolas —
Mateus 13:11
Ao que respondeu:
Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles
não lhes é isso concedido
As
multidões tiveram de se contentar com instrução relativamente superficial e
restrita, mas não os discípulos. O motivo duplo desse procedimento do Senhor
nunca deve ficar esquecido:
Os
discípulos precisavam aprender e interiorizar tudo que o Senhor era como pessoa
e as verdades que Ele ensinava para seu próprio desenvolvimento.
Também
como futuros mestres, necessitavam aprender para poder ensinar.
Após
a ascensão de Jesus Cristo eles tornar-se-iam os substitutos de Jesus na
liderança visível da Igreja. Como eles foram instruídos, passariam a instruir —
Atos 2:42 — a palavra, “doutrina”, representada no grego διδαχῆς — didachês,
quer dizer “ensino” ou “instrução”.
Como
Jesus deu urgente e estendida atenção ao ministério de ensinar, os apóstolos
rejeitaram o cargo da administração da igreja em favor da evangelização e do
ensino —
Atos 6:2b
Não é razoável que nós
abandonemos a palavra para servir as mesas.
Estudiosos
do Novo Testamento creem que homens como João Marcos e Timóteo serviram com os
missionários Paulo e Barnabé no cargo de instrutores — ὑπηρέτης — uperétes —
criado ou remador de baixa categoria ou remador subordinado — ver Atos 13:5. Esses
gastariam seu tempo com os novos crentes, passando-lhes informações sobre a
vida, a morte, a ressurreição do Senhor, junto com as instruções sobre a vida
cristã — tais como as que enchem as páginas finais de Efésios, Colossenses, 1
Pedro, e em escala menor, outros trechos do Novo Testamento. Paulo usa a mesma
expressão grega ὑπηρέτης — uperétes —– criado ou remador de baixa categoria ou remador
subordinado para referir-se a si mesmo e outros como ele mesmo —
1 Coríntios 4:1
Assim, pois, importa
que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos
mistérios de Deus.
Paulo mostra a
centralidade do ensino na vida cristã. Logo que houve centenas de conversões em Éfeso,
Lucas nos informa que Paulo discorreu diariamente na escola de Tirano durante
dois anos —
Atos 19:9—10
9 Visto que alguns
deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da
multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a
discorrer diariamente na escola de Tirano.
10 Durou isto por
espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a
palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.
Um
manuscrito antigo, o código D, acrescenta que Paulo ficava das onze às
dezesseis horas neste trabalho. Se há qualquer fidedignidade nesta antiga fonte
de informação, teríamos de confessar que Paulo estava muito mais preocupado com
o ensino que nós que pastoreamos igrejas locais.
Quando
quer garantir a continuação desta ênfase, o apóstolo afirma diante dos seus
discípulos, os presbíteros de Éfeso: jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de
Deus” — ver Atos 20:27. A palavra grega βουλὴν — boulén — desígnio,
quer dizer: conselho ou propósito. Em certos aspectos a mesma pode ser
utilizada para representar os seguintes conceitos adicionais: forte desejo, ou
plano —
Efésios
5:26—27
26 Para
que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela
palavra,
27 Para
a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, porém santa e sem defeito.
A
passagem acima especifica qual seja o desejo primordial de Deus para sua
Igreja. Ela deve ser santificada e lavada pela palavra, para tornar-se uma
noiva digna de se casar com o perfeito Filho de Deus. É por isso, que Paulo
afirma que a intenção de tudo o que Cristo fez foi para poder apresentar a “igreja gloriosa, sem
mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito” — Efésios
5:26—27. Paulo, despedindo-se dos líderes da Igreja de
Éfeso, os encomendou “ao Senhor e à palavra de sua graça, que tem poder para edificar e
dar herança entre todos os que são santificados” — Atos 20:32. O
desconhecimento da Palavra de Deus, portanto, é o principal motivo pela
fraqueza e pelo estado atual de confusão em que a Igreja se encontra e, como
sempre, os pastores e líderes são os últimos responsáveis por esse estado de
coisas — ver Isaías 56:11; Jeremias 10:21; 12:10; Ezequiel 34:2; Atos 20:29—30;
2 Pedro 2:1—3; Judas 1:1—13.
Novamente
com Paulo na prisão em Roma surge outra ocasião de despedida. Paulo estava pronto
para deixar esta vida pelo caminho do martírio, e escreve a Timóteo para que
viesse logo à Roma para atender algumas necessidades do veterano batalhador.
Mas antes de Timóteo deixar a igreja — seria Éfeso ou Listra, ou outra, não
sabemos — ele deveria, diligentemente, procurar homens fiéis e idôneos para
instruir a outros —
2 Timóteo 2:2
E o que de minha parte
ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e
também idôneos para instruir a outros.
O
ensino tinha importância singular para o apóstolo Paulo. A igreja perecerá sem
a devida instrução, ou mudará para abraçar uma falsa doutrina ou ensinamento —
como podemos constatar com facilidade olhando ao nosso redor — tornando-se igreja
inimiga do Senhor que a comprou com o sangue do Seu próprio Filho —
Atos 20:28
28 Atendei por vós e
por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
A
história da Igreja durante quase dois milênios confirma o receio de Jesus e dos
apóstolos. Não vale nada discutir a disciplina da igreja se a ela não for
comunicado o desígnio de Deus. O que a igreja sabe, crê e vive fornecerá um
quadro essencial para contrastar com aquele membro que não sabe, não crê e não
vive o acordo com a vontade do seu Mestre.
OUTROS
ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
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ACERCA DA IGREJA
014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO
ACERCA DA IGREJA — Parte 002
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ACERCA DA IGREJA — Parte 003
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ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO
ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO
ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO
ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO
ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO
ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
022 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 001
023 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 002
024 — A DISCIPLINA DA IGREJA — PARTE 001 — O DISCIPULADO
025 — A DISCIPLINA DA IGREJA — PARTE 002 — O ENSINO
Que deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
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[1] O material contido nessa
apostila foi adaptado e ampliado do livro escrito pelo Dr. Russell Shedd – A
Disciplina da Igreja. O livro foi originalmente publicado pelas Edições Vida
Nova, e não encontra-se atualmente, no catálogo, da editora.
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