Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo
O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Eretz ha
ve-et Hashamaim et
Elohim Bará Bereshit
Terra a
e céus os
Deus criou princípio No
Gênesis 1:1
II.
A Criação
Quando consideramos todas as divisões do Livro do
Gênesis, como vimos nos estudo anterior:
aquela divisão acerca da qual temos menos
informações e que é a mais difícil de ser compreendida é, certamente, a que
trata da Criação como efetuada por Deus e como descrita em Gênesis 1:1 até
2:25. A Criação “ex-nihilo”, ou seja, absolutamente do nada, é um enorme
mistério que tem desafiado os seres humanos desde o princípio. Durante milênios
os homens têm especulado acerca da Criação.
O UNIVERSO
Os seres humanos desejam entender e o que é pior,
querem explicar, como foi o processo que culminou neste Universo, neste
planeta, nesta vida humana sobre a terra. A seguir vamos alistar os modelos
acerca da origem de todas as coisas, que são mais comuns e que existem nos dias
de hoje. Estes modelos procuram explicar como Deus criou ou não criou todas as
coisas. Meus agradecimentos ao professor Gary Chiang da Redeemer University
College de Ancaster, na província de Ontário no Canadá por gentilmente prover,
em parte, o formato organizacional do material a seguir:
Quando se trata de classificar os diversos modelos
acerca da Criação, os mesmos podem ser ajuntados em 5 grupos fundamentais.
Estes modelos podem então ser descritos da seguinte maneira:
A.
Evolucionismo Ateísta – também chamado de Evolucionismo Natural.
BIG BANG
De acordo com este modelo o Universo e todas as leis físicas que encontramos em funcionamento
foram criadas, meramente pelo acaso durante o chamado “Big Bang”, que teria ocorrido
de 15 a 20 bilhões de anos.
Para que não sejamos enganados é necessário entendermos como o Dicionário
Aurélio Século XXI define o termo “acaso”. Acaso: “é o conjunto de causas imprevisíveis e
independentes entre si, que não se prendem a um encadeamento lógico ou
racional, e que determinam um acontecimento qualquer”. De acordo com
os proponentes desta escola, “nós, os seres humanos, existimos através de um complicado
processo aleatório – este processo é dependente de fatores incertos, sujeitos
ao acaso; casual, fortuito, acidental – e que é pomposamente chamado de
“evolução”.
TEORIA DA EVOLUÇÃO
Para acomodar as possibilidades de as coisas darem
“certo”, neste esquema, o que é praticamente impossível diante da quantidade de
possibilidades que precisaram “dar certo” para chegar onde estamos, é
necessário tempo, muito tempo. Daí a figura astronômica apontada acima. Dentro
deste modelo devemos nossa presença aqui ao total acaso. A religião é apenas um
desenvolvimento natural dentro do processo “progressivo” da evolução. De acordo
com este modelo nós cessamos de existir quando morremos.
Carl Sagan
Entre os defensores destas idéias podemos encontrar
o romancista Isaac Assimov, o astrônomo Carl Sagan, o físico Stephen Hawking, o
paleontólogo Stephen Jay Gould e o biólogo e dublê de filósofo Richard Dawkins.
O Nigeriano Richard Dawkins
B.
Evolucionismo Deísta.
De acordo com este modelo, uma força sobrenatural causou o “Big Bang” e estabeleceu todas
as leis físicas em funcionamento. Esta mesma força sobrenatural, todavia, não está
mais envolvida de nenhuma maneira com o que acontece no dia-a-dia do Universo. Neste modelo os seres humanos também chegaram a existir
através do mesmo complicado processo aleatório chamado de “evolução”.
Apesar de aceitar a existência de uma força sobrenatural no início de tudo, os
Evolucionistas Deístas acreditam que o ser humano está aqui como fruto
meramente do acaso.
Charles Darwin numa ilustração do século XIX
Pessoas que acreditam no modelo acima incluem o
naturalista inglês Charles Darwin e o físico alemão Albert Einstein.
Albert Einstein
C.
Evolucionismo Teísta.
De acordo com esse modelo Deus é a força
sobrenatural que criou o “Big Bang” e quem estabeleceu todas as leis da física
que permitem que a evolução aconteça de forma lógica e coordenada. Dentro deste
modelo, Deus usou o processo evolutivo para criar tanto o ambiente ideal quanto
o meio ideal para implantar a alma humana. Quando o tempo certo chegou para אָדָם — adam — adão — ser homem — aparecer, Deus então tomou um
ser que havia evoluído até o estágio de pré-homem e deu a este ser um espírito
e/ou uma alma visando criar o homem à imagem e semelhança de Deus. Este modelo
dá ao evolucionista um propósito e por este motivo difere do Evolucionismo
Deísta. Neste modelo Deus está ativamente envolvido em todo o processo, mesmo o
processo evolutivo.
B.
B. Warfield
Entre
os que acreditam neste modelo vamos encontrar inúmeros luminares do
presbiterianismo tais como Benjamim B. Warfield, James Orr, Charles Ingersol
Scofield que foi o fundador do Seminário Teológico de Dallas no Texas e o
primeiro editor da assim chamada “Bíblia de Scofield” e Howard Van Till. A
Igreja Católica Romana também esposa este modelo.
Igreja
Católica Apostólica Romana
D.
Terra Antiga e Criacionismo.
Esta categoria descreve os modelos que procuram
acomodar a crença em um planeta Terra bastante antigo com a crença que Deus
criou todas as coisas mais ou menos como estão descritas em Gênesis 1. Em todos
os modelos dessa categoria, o Gênesis é interpretado de maneira a prover os
milhões de anos necessários para acomodar as formulações pertinentes aos
registros fósseis. Existem duas sub-categorias dentro deste item de Terra
Antiga e Criacionismo.
Fósseis
D1.
O Modelo do Intervalo.
Este modelo defende a idéia que existe um intervalo
de tempo bastante considerável entre o que está descrito em Gênesis 1:1 e
Gênesis 1:2. De acordo com este modelo o Universo criado muito antes dos seis
dias da criação descritos no capítulo 1 do Gênesis, tornou-se por algum motivo —
muita especulação neste detalhe — “sem forma e vazio”. Na semana da criação
descrita em Gênesis 1, Deus teria então re-criado a terra visando que a mesma
fosse habitada por seres humanos. Alguns proponentes do Modelo do Intervalo
acreditam que o surgimento dos registros fósseis aconteceu antes da re-criação
da terra e com isto não acreditam que o dilúvio teve dimensões mundiais, i.e.,
que as águas do dilúvio tenha coberto toda a terra. Este modelo foi
primeiramente proposto pelo geologistas Thomas Chalmers e Henry Miller e é
também citado como o Modelo da Ruína e da Reconstrução.
Thomas Chalmers
Além dos dois renomados geologistas mencionados
acima podemos também citar, entre os postulantes deste modelo, os escritores
cristãos G. W. Pember autor do livro “As Eras Mais Remotas da Terra” cuja
primeira parte se encontra disponível em português e o Dr. Arthur Custance que
escreveu uma extensa obra tratando dos onze primeiros capítulos do Gênesis.
Pember que escreveu seu livro em 1884 é mais especulativo ao passo que
Custance, que produziu sua obra na segunda metade do século XX, é mais objetivo
nas suas assertivas. Ao ler as obras de Arthur Custance é muito difícil não
concordar com ele. Mas como de resto na história da humanidade ele não chega a
ser unanimidade.
Arthur Custance
D2.
O Modelo do Dia/Era.
De acordo com os proponentes deste modelo os dias
da criação mencionados no livro do Gênesis não descrevem dias literais de 24
horas e sim longos períodos ou eras. Para eles a cada novo período ou era da
criação, Deus foi aumentando a complexidade dos seres vivos ao mesmo passo que
acomodava a terra para receber estas novas formas de vida mais sofisticadas. As
maiores variações na interpretação deste modelo acontecem em função de se
determinar “quanto” das mudanças apresentadas pelos registros fósseis são
atribuídas à ação direta de Deus nestes registros e “quanto” é atribuído a uma
Evolução Criacionista. Alguns proponentes deste modelo acreditam que estamos
agora mesmo vivendo o sétimo dia ou era.
Inúmeros teólogos contemporâneos aceitam este
modelo. Entre estes podemos citar alguns que possuem obras publicadas em português:
Bernard Ramm, Kenneth Taylor autor da paráfrase bíblica conhecida como “A
Bíblia Viva”, James Montgomery Boice que foi por muitos anos pastor da 10ª
Igreja Presbiteriana na cidade da Philadelphia na Pensilvânia e que possui
muitos de seus livros traduzidos para o português por várias editoras e Gleason
Archer autor da importante obra intitulada “Merece Confiança o Antigo
Testamento”?.
James Montgomery Boice
E. O
Modelo da Terra Jovem ou Criacionismo Recente ou ainda Criacionismo Científico.
Neste modelo Deus criou todo o universo e tudo o
que nele existe em seis dias literais de 24 horas cada um. Dentro deste modelo
a criação teria acontecido entre 10.000 e 15.000 anos atrás. Deus criou todas
as coisas com a aparência que elas têm. Desta maneira algumas coisas possuem
uma aparência de “mais recente” enquanto outras têm aparência de “mais antiga”.
Este modelo está em total desacordo com os métodos modernos de datação para
qualquer coisa que vá além de 12.000 anos. Mas está em pleno acordo com uma
leitura literal do livro do Gênesis.
Entre os defensores deste modelo podemos encontrar
o Dr. Henry M. Moris e todos aqueles associados ao Instituto de Pesquisas da
Criação bem como da Sociedade para Pesquisas da Criação.
Dr. Henry M. Moris
F.
Os Seis dias da Criação.
Os seis dias da criação podem ser representados
resumidamente da seguinte forma:
A CRIAÇÃO
|
|||||||
Dias
|
Obras de Deus
|
Dias
|
|||||
1
|
(v. 3)
|
1
|
luz-trevas (dia-noite)
|
5
|
sol-lua, estrelas
|
4
|
(v. 14)
|
2
|
(v. 7)
|
2
|
céu-mares
|
6
|
pássaros-peixes
|
5
|
(v. 21)
|
3
|
(v. 9)
|
3
|
terra seca
|
7
|
animais terrestres
|
6
|
(v. 24)
|
(v. 11)
|
4
|
vegetação
|
8
|
homem-mulher
|
(v. 27)
|
||
Sétimo dia
|
De
acordo com o livro do Gênesis, Deus criou o mundo e tudo o que neles existe em
seis dias. Após ter criado todas as coisas o veredicto de Deus foi que: “Viu
Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom – Gênesis 1:31”. Assim o
Criador descansou no sétimo-dia – ver Gênesis 2:1 – 3.
Embora
existam outras histórias da criação entre as nações pagãs do mundo antigo, a
narrativa bíblica é única no sentido de que Deus existia antes da criação e que
Ele criou todo o mundo físico a partir do nada.
Gênesis 1:1—3
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
2 A terra, porém, estava sem forma e vazia;
havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as
águas.
João 1:1—3
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava
com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio
dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
Entre
as nações pagãs, especialmente entre os babilônios, havia a crença de que o
Universo era eterno e que o Universo havia criado os deuses! A teoria indiana de acordo com a teosofia e que menciona uma tríade inicial representada por uma chama de fogo – composta
de luz, calor e unidade – é tão patética quanto a teoria babilônica.
A
tríade hindu
O
Gênesis fala de um Deus que é superior ao Universo e a qualquer outra coisa que
exista no mundo físico. A Bíblia é bem clara: No Princípio Deus – Gênesis 1:1.
Deus
começou:
- Organizando uma terra sem forma e vazia –—Gênesis 1:2.
- Provendo luz — Gênesis 1:3—5.
- Separando a terra da água — Gênesis 1:6 – 10.
- Segui-se a criação das plantas e dos animais, incluindo as criaturas do mar, ar e terra – Gênesis 1:11—25.
- O Homem e a mulher foram criados no sexto dia
– Gênesis 1:26—28 — antes do descanso sabático do criador.
Conforme
já mencionamos, os estudiosos discordam quanto à duração e o caráter dos seis
dias da criação. Existem bons argumentos nos dois campos representados pelos
criacionistas — aqueles que acreditam que a criação é obra de Deus. De um lado
nós vamos encontrar aqueles que creem que os dias mencionados em Gênesis 1 são
literalmente dias de 24 horas iguais aos que nós conhecemos. Outros creem que
os dias mencionados em Gênesis 1 representam períodos ou eras de duração
indeterminada. Outros ainda preferem não entrar no mérito do tempo e interpretar
a descrição encontrada no primeiro capítulo do Gênesis apenas como uma
“estrutura literária”, como a tabela apresentada acima intitulada “A Criação”.
O importante nesta questão não é a duração dos dias mencionados em Gênesis 1 e
sim o fato de que Deus é o criador, do Universo em geral e
da terra em particular, como parte de um plano magistral. O
mundo não evoluiu simplesmente a partir de si próprio ou por acidente.
O
ser humano criado como homem e mulher é a suprema realização da obra criadora de
Deus — ver Salmos 8:5. Como seres morais livres e que trazem em si mesmos a
imagem de Deus, receberam o domínio sobre o mundo criado.
Gênesis 1:26—28
26 Também disse Deus:
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre
os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre
toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27 Criou Deus, pois, o
homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e
lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a;
dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que
rasteja pela terra.
Entre
todas as criaturas do mundo, somente os seres humanos estão perfeitamente
equipados para manter plena comunhão com o criador no tempo e na eternidade.
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029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B
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031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.
032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.
033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.
034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?
035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água
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038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001
039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002
040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003
041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ
042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001
043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?
044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE
045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
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Alexandros
Meimaridis
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